quando falo em revisao total acho que levei ao pe da letra mas como o maycon comentou que ele ficou um tempo parado e bom dar uma atençao o tanque de combustivel o fato e que dentro do tanque existe um filtro de combustivel por ficar parado um tempo o oleo do combustivel acaba impregnando ali e consequentemente acaba entupindo parcialmente ou por completo a linha de combustivel e com isso acaba o motor nao tendo um ajuste ideal ou proximo ficando assim muito gordo e lento ou muito faminto e a consequencia em ambos os casos sabemos bem e tememos muito tanque desmontado por completo sujo ainda olhando a foto acima dentro do tanque voces veem um negocio vermelho certo olhando pela boca aquele ali e o filtro de combustivel mas tem um detalhe ele e branco entao imagine como ele estava impregnado de sujeira a limpeza foi feita com um pouco de agua raz jogada dentro do tanque e agua entrando pela linha de combustivel no sentido inverso assim expulsando a sujeira do filtro feito isso foi lavado por fora e limpo ate sair todo o solvente dele inspeçao da tampa sempre e valido nos motores glow a pressurizaçao do tanque e feita pelo escape pipa entao sempre e bom dar uma verificada se nao esta entupido ou se a borracha de vedaçao esta em perfeito estado alem da mola neste caso foi preciso apenas de uma limpeza simples e a montagem sem grandes problemas tampa montada e pronta para voltar ao tanque tanque limpo e com a tampa instalada mas tem coisa estranha ali nao falei que ralei a roda entao na batida eu quebrei o suporte do escape pipa e ela acertou a lateral do tanque trincando e ele começou a vazar muito o que fazer agora simples papel higienico e superbonder wtf sim colocando o papel higienico na area e o embebedando de superbonder ele acaba formando uma especie de fibra de vidro exemplo melhor possivel que achei alem de ficar impermeavel fica muito resistente a forças mecanicas e nao corre o risco de se soltar ja tem meses assim e nenhuma gota ou pressurizaçao do tanque se perde otimo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 101877 101878 ] tanque limpo e montado note a mangueira ligada a pipa pressurizando o tanque agora começa a briga ou seja cambio lembra da comilança que estava quem tem motor ap bem mexido entende bem minha dor quando dei uma acelerada e bem vamos la cambio essa hora da revisao foi de sentar respirar fundo e fazer com calma por conta do historico porem o problema nao era ele mas sim o motor como os pontos de fixaçao do motor estavam fracos e com a vibraçao do motor os parafusos soltavam e com isso comiam as engrenagens ai vinha o problema pelo relato do maycon pensei que ser inicialmente algum empenamento no eixo do cambio ou mesmo do chassi mas depois de eu rodar e estraçalhar a primeira marcha saquei o que era na parte do motor irei mostrar o trabalho feito e irei explicar o que vou fazer tambem para resolver de vez este problema relativamente grave e ate perigoso mas voltando ao cambio quando recebi do maycon ele estava com as engrenagens comidas e a primeira marcha ainda aguentava alguma coisa mas depois da minha volta ela ficou mais careca que eu ba tum tss [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 101879 101881 ] as antigas a menor veio de reserva e nao poderia ser usada por ser um dente a menos diante deste fato nao teria outra opçao a nao ser comprar duas novas tanto da primeira como a segunda marcha por sorte achei com a quantidade de dentes corretas as duas 51 e 46 respectivamente por um preço bacana na kris shop aqui na minha cidade [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 101882 101880 ] as novas ja tinha usado elas ate para testar o conserto que fiz bem entao hora de desmontar tudo e fazer a revisao dele tambem que alias e junto com o freio a disco no topo da foto lado esquerdo esta as peças do freio entao hora de limpar todas as peças e começar a montagem o jeito mais facil e iniciar pela montagem do freio pois como o exito um dos lados deixei o copinho que vai o carda fica mais facil por ele e depois regular montando a alavanca que aciona o freio e o embolo que pressiona a pastilha essa alavanca e ligada atraves de um varao ao servo que acelera o automodelo pois quando acelera ela fica solta e se for pro lado inverso o varao pressiona a alavanca e ela empurra o embolo contra a pastilha [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 101885 101886 ] o disco de freio e de aço e com espessura grande o disco e ventilado de um aço muito duro durante uma corrida ele esquenta muito e se fosse um metal mais leve derreteria e isso nao seria bom aqui o sistema montado e pronto para ser usado montado o sistema de freio agora e partir para o cambio a primeira coisa a se montar e o engate da segunda marcha ela e engata por rotaçao e força centrifuga o ajuste da marcha e feito atraves de dois parafusos nela que voce define se vai enganar mais cedo ou mais tarde ou mesmo ficar so na primeira marcha [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 101888 101889 ] as peças note que a foto da esquerda tem um rolamento ja engraxado em cada metade por acionar em força centrifuga e bom sempre estar engraxado o sistema internamente pois se colar a peça o motor sera forçado a trabalhar apenas na segunda marcha e isso acaba forçando o e podendo acelerar o desgaste da embreagem [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 101890 101891 ] esses parafusos sao os responsaveis pelo ajuste eu ajusto para em metade da velocidade ser engatado a segunda marcha porem e a primeira marcha como que faz garanto que se perguntaram isso quando falei de engatar a segunda marcha na engrenagem da primeira marcha e montado um rolamento do tipo one way mas o que seria isso esse rolamento gira somente para um lado livre e para o outro ele e travado entao por conta disso quando engata a segunda marcha a primeira começa a girar em falso nao sendo mais responsavel para a traçao e o caso tambem da segunda marcha quando se vai arrancar com o automodelo ela gira em falso [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 101892 101893 ] rolamento one way da primeira marcha a engrenagem fica parafusada nele diante disso podemos entao montar o cambio por completo [gallery columns= 4 link= file ids= 101894 101895 101896 101897 ] cambio montado entao hora de unir ao chassi aos diferenciais pelos cardas [gallery columns= 4 link= file ids= 101898 101899 101900 101901 ] ainda tem muito parafuso pra por mas agora vem um dos momentos mais legais para um gearhead desmontar o motor revisao do motor bem uma das partes mais complexa deixei mais para o final mas porque complexa ja irao entender meninao ainda montado foi limpo apenas com um pano para nao melecar tudo vamos começar o desmonte dele a principio o motor e simples neste ponto soltando apenas alguns parafusos e esta aberto acabei nao soltando o virabrequim porque estou sem morsa em casa para travar o volante do motor porem isso nao atrapalha esta manutençao e revisao aos pedaços mas como monta o motor tem algumas facilidade em uma retifica seria apenas a troca da camisa pistao biela com isso consegue a compressao novamente bem grosso modo dizendo tem alguns segredos a mais ai mas como todo bom entusiasta melhor ir por partes antes de fazer besteira entao aqui na parte do motor assim fica mais simples carburador bem o principio de funcionamento e o mesmo que o que encontra em um carro temos a regulagem de alta baixa lenta a partir disso se tem um ajuste para o motor abaixo segue um video com uma breve explicaçao dos ajustes e de como ajusta previamente o carburador [youtube id= xyd_1elqgnw width= 620 height= 350 ] mas devemos levar em consideraçao a regiao que moramos e combustivel que usamos pois tem combustiveis bons e ruins o carburador completamente desmontado como de costume temos tres agulhas alguns carburadores de desempenho tem 4 ou 5 agulhas melhorando o ajuste por faixas os dois parafusos da esquerda com o chanfro e o dourado nao sao agulhas os demais sao respectivamente sao agulha de baixa marcha lente e agulha de alta a mola serve como uma emergencia pois se escapar o link do servo imediatamente o carburador volta para a lenta se a mola ele poderia disparar e controlar um automodelo assim e dificil bota dificil nisso aquela peça preta do lado do corpo e onde entra o combustivel e onde fica a agulha de alta o cilindro metalico e onde fica a agulha de baixa e a da marcha lenta fica no proprio corpo aquela abertura que aparece na foto [gallery columns= 5 link= file ids= 101905 101906 101907 101908 101909 101910 101911 101912 101913 101914 ] as fotos acima mostram o passo a passo que fiz da montagem do carburador acabei deixando um pre ajuste apenas para ligar o motor e depois andando fazer o ajuste fino melhor dizendo o ajuste de verdade ele estava com vazamento de combustivel na junta do carburador com o bloco resolvi usando silicone para junta de motor automotivo mesmo tinha da troca que fiz da justa da tampa de valvulas do blacksun e no automodelo funcionou perfeito sem dar problemas na peça e sem nenhum tipo de vazamento acabei substituindo algumas juntas do motor por este silicone silicone passado agora so deixar curar eita filtro de ar sujo quem nao e do mundo do automodelismo deve ter visto o filtro de ar e falado esse cara e um asno mesmo mas ali vale lembra que o filtro de ar deve estar umedecido com oleo especifico entao algumas voltas na pista acaba ficando desta cor alias ele e o proximo mas isso fica para um outro post por geraldo camara miranda project cars #55
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