por rodrigo almeida project cars #76 depois de tanto tempo com o carro parado o reencontro com a gts estava um pouco amargo as dificuldades para dar partida com motor quente a falta de compressao no motor e o convivio com carros modernos tornaram minha readaptaçao a um carro antigo menos que ideal enquanto o project garagem puma saia da prancheta e consumia meu orçamento com vigas e tijolos ainda era necessario tornar o carro um pouco mais utilizavel afinal eu ainda possuia dentro de uma caixa fechada aquela dupla solex 40 de opala que ninguem sabia acertar foi nessa epoca que descobri a metal garage race cars e comecei a escrever mais um capitulo da saga puma gts que muito bem poderia ser rebatizada a partir daquele momento de puma mgr a mgr era tocada pelo maicon mecanico de pista sempre envolvido com provas de automobilismo desde endurance com prototipos monoposto ate a copa classic rs com antigos preparados na epoca eu era viciado em todoassuntoclassic e acompanhava assiduamente a categoria de classicos gaucha quando um 147 fiasa emplacado e documentado estreou na categoria com p1 quis saber de onde veio aquele temporal em taruma foi quando ouvi falar da metal garage pela primeira vez o nosso mundo e pequeno e logo descobri que a mgr nao somente ficava na minha cidade como haviam outros brinquedos aos cuidados do maicon que tambem me interessavam dentre os varios dois deles me tiraram os butias do bolso como dizemos por aqui uma gte 1900 de pista e uma gts 1700 de rua encomendadas ao maicon ambas vestidas com livery martini racing coincidencias da vida o dono das pumas que ja comentou sobre os carros dele na parte 3 dessa saga muitos anos depois salvaria a vida de um casal de grandes amigos apos um serio acidente de transito no litoral eram obras de arte aqueles carros de verdade [gallery type= grid link= file size= medium ids= 281837 281838 281829 ] provando que nosso mundo e um ovo o mesmo 147 p1 que mencionei acima ganharia destaque nos achados meio perdidos aqui no flatout quando esteve a venda apos faturar a classic gaucha em sua categoria [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 281833 281831 ] nessa publicaçao do flatout o proprio maicon da metal garage surgiu nos comentarios falando um pouco mais sobre o fiat ali mencionei que ja havia tietado varios desses brinquedos montados por ele e que logo mais se tudo desse certo tambem me tornaria um cliente na propria sessao de comentarios ouvi dele que seria muito bem vindo e recebi um convite para visita lo ha pouco mais de sete anos ao contrario da restauraçao anterior eu permaneci muito proximo a execuçao dos serviços na metal garage a mgr era mais que uma oficina era um centro de convivio gearhead quando visitava o maicon bebiamos boa cerveja enquanto ouviamos ac/dc discutindo os projetos sensacionais espalhados ao redor da gente de chassis de escort duratec ford 29 v8 bmw 2002 tubular com suspensao push rod aos projetos pumas havia de tudo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 281834 281835 ] entre um papo e outro varios amigos chegavam sentavam e entravam na conversa para provavelmente como eu simplesmente respirar fundo tudo aquilo como ele mesmo dizia ali se levava motorsport muito mas muito a serio a mgr era a casa do maicon mas de muitos de nos tambem onde invejavamos carreteras argentinas e todo o potencial do esporte a motor raiz sem grifes politica ou nutellismos quando recebi a gts com a dupla 40 redonda percebi varias surpresas e detalhes o maicon era naturalmente inconformado com o mal feito e saia corrigindo coisas sem pedir e sem cobrar haviam pequenos upgrades por todo lado o filtro de combustivel voltou afastado do distribuidor por segurança mangueiras novas foram substituidas aqui e ali alem da capela inteira de refrigeraçao substituida pelo simples fato de ser mais bonita cabos posiçao da igniçao filtros respiro de oleo em billet tudo coisa da mgr nao pedi nada mas ele nao podia deixar feio comprei um volante lenker rossetti ganhei um cubo billet para ficar mais legal era tudo assim o capricho era absurdo e aqueles pequenissimos detalhes provavam que havia investimento pessoal em cada projeto como se feito para ele mesmo a dupla 40 nao trouxe nenhuma cavalaria a mais mas finalmente achou o torque escondido do milliseis agora eu tinha um carro mais usavel era possivel andar para cima e para baixo pela cidade ou nao era para cada coisa que acertavamos outra desandava sem duvida havia um indicio que alguns detalhes poderiam ter sido executados de forma diferente na restauraçao anterior suspensao frenagem precisao da direçao tudo me deixava desconfortavel honestamente nao lembro como era a dirigibilidade quando usei a gts no dia a dia como meu primeiro carro teriam realmente os carros modernos me mimado tanto assim resolvi insistir e passei a usar a puma pos mgr muito mais [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 281836 281839 ] durante esses anos quanto mais usei mais problemas surgiam o courvim do interior simplesmente se desfez lembrei com raiva do aviso do tapeceiro quando substitui o couro original por um material mais barato deveria ter gastado uma vez so a lona da capota começou a ressecar e os suportes da armaçao se desprenderam minha adorada pintura cinza atlas começou a apresentar bolhas por toda parte o motor com torque recuperado começou a incomodar enquanto quente outra vez todos eram sintomas de uma segunda restauraçao no horizonte em mais uma temporada com a mgr o carro foi para a estrada ao menos em fotos bonito estava [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 281819 281841 ] o veredito nao poderia ser diferente o 1600 original de 1978 estava encontrando seu fim o motivo da dificuldade com igniçao enquanto quente sem duvida era falta de compressao querendo ou nao com orçamento reservado ou nao nao havia para onde fugir era chegada a hora de tirar do papel aquele projeto inspirado no pumakit tanto contato com a metal garage me empurrava um pouco mais para dentro da toca do coelho no mundo das maravilhas agora pretendia montar um dia tambem uma gte de pista e track days logo a gts nao e nem seria um carro exclusivo de pista ja falei sobre a menor rigidez das conversiveis e os problemas estruturais que causei quando andei no autodromo de guapore precisava de uma receita intermediaria capaz de me permitir voltar a explorar meu templo de curvas sem sufoco ultrapassando com tranquilidade quem eu quiser serra acima queria um carro de rua mais forte seguro em curvas pronto para eventuais rallyes de regularidade e so para a mgr missao dada era missao cumprida parei o carro novamente e tornaria a ficar bastante tempo sem voltar a dirigi lo o maicon avançava conforme o ritmo do meu bolso conversou com a sportsystems em boituva entendeu o que eu queria e comissionamos algumas peças a receita final decidida foi um 1700 para trazer um pouco mais de torque em baixas rotaçoes empurrado por um comando mais bravo capaz de elevar um pouco mais o limite de giro kit de pistoes 88mm a&a cabeçotes 8 aletas com valvulas 35 5x32mm e molas simples importadas par de balanceiros 1 25 jogo de reguladores de patinhas de elefante comando de valvulas importado 284° jogo de tuchos empi jogo de varetas em aço jogo de capas e tuchos com anel de silicone par de tampas de valvulas importadas kit de polias graduadas minha expectativa era atingir cerca de noventa cavalos embora haja quem creia que essa receita possa render ainda mais a estimativa conservadora nos permitiria atingir uma relaçao de peso potencia equivalente a de um punto t jet o desempenho soava suficiente para um conversivel com traçao traseira suspensao precaria sem hidrovacuo nem direçao hidraulica sem airbag ou abs sem qualquer baba eletronica famoso por tirar a vida de seus condutores mais animados durante os anos 70 que encontraram seu fim empalados por lanças de fibra de vidro quebrada enquanto a montagem se arrastava limitada pelo meu orçamento disponivel o project home nao parava sem gts me envolvi tanto com a obra e construçao que quase esqueci do motor sendo montado eventualmente a construçao que tambem se arrastou por mais dois anos chegou ao fim mal podia acreditar mas sim o covil puma estava pronto como e de se esperar mudanças de casa sao complicadas de certo modo haviam muitos detalhes inacabados que requeriam ajustes ainda ha na casa nova nao havia dia livre sem instalaçoes aqui pequenos reparos ali limpeza sem fim e quebra cabeças com moveis o processo e longo drenava energia e tempo foi justamente tamanho envolvimento com a casa nova que tornou a surpresa ainda mais especial quando recebi aquela ligaçao questionando se eu estava em casa abri o portao da garagem e la estava a gts roncando o 1700 em seu primeiro shakedown minha esposa que em nosso escritorio garagem estava em video conferencia com a familia levantou se aos gritos mostrando a puma em video para todos os parentes que deveriam achar nossa histeria minimamente divertida ainda ha quem ache que carro e so meio de transporte [gallery type= grid link= file size= medium ids= 281821 281822 281823 ] como o maicon deixou claro ainda nao havia acerto algum o ajuste de ponto de igniçao era inexistente carburaçao requeria revisao no momento pouco me importava sai de gts novamente para todo lado o volante estava torto e desalinhado a suspensao excessivamente baixa foi levemente erguida destruindo o conforto em virtude dos amortecedores impacto 20% mais curtos o painel se desfazia a capota estava horrivel e as bolhas da carroceria aumentavam mas o motor novo era legal [video width= 618 height= 618 mp4= https //cdn flatout com br/wp content/uploads/2021/02/87147044_506127860100369_1940026393341715276_n mp4 ][/video] o ronco mudou completamente agora soa metalico lembra engrenagens de cambio com dentes retos assobia ar em rotaçoes que nunca havia atingido antes mas nao entregava ainda todo seu potencial a estrategia seria curtir um pouco o carro para amaciar tudo logo em seguida pararia novamente para realizarmos um ajuste fino e finalmente sairmos em busca de toda cavalaria prometida foi nesse momento que recebi uma daquelas noticias que nao poderia chamar de nada senao agridoce o maicon havia vislumbrado uma oportunidade na alemanha a metal garage race cars encerrava se ali o legado era gigantesco pois alem da gts ali passaram nosso 500 os inumeros upgrades do jetta tsi alem de um resgate emergencial do c3 da familia vitimado por um rompimento de correia dentada a puma gts mgr rallye wannabe estava orfa a despedida da metal garage foi tao memoravel quanto sua historia dezenas de lasanhas dos clientes apareceram para prestigiar o garage sale se comeu muito churrasco bebemos muita cerveja e houve bastante fumaça de pneu para celebrar aquele espaço que foi tao especial para muitos de nos desejei toda a sorte do mundo para o maicon torci de verdade mas fiquei chateado por perder muito mais que a oficina acabavam se as noites de ac/dc discutindo temas aleatorios como endurance argentino e agora abandono quem herdaria meus caprichos tao especificos para esse projeto ficaria desassistido de jeito nenhum o maicon me conectou rapidamente com o pessoal da project motorsports a garagem old school com luzes baixas lembrando pequenas oficinas familiares nas redondezas de le mans daria lugar ao laboratorio mclaren do interior gaucho outro estilo resultados tao bons quanto mas a historia da puma gts project motorsports fica para o proximo capitulo ate la clique aqui para ver o indice dos projetos e acessa los individualmente
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