bem vindos novamente ao diario de um subaru neste 4º post vamos falar sobre o segundo tema mais mencionado nos comentarios atras apenas de duvidas sobre manutençao do carro mas se voce se leu os posts 1 2 e 3 deve se lembrar que ao longo dos ultimos 13 anos quase nao houveram problemas mecanicos e a manutençao toda coube em um paragrafo do segundo post de qualquer forma o assunto nao sera esquecido ja que em mais alguns meses farei a revisao dos 100 mil kms ao todo a susie e eu participamos de 11 eventos em autodromos quase um evento por ano sendo o primeiro ha mais de dez anos e o ultimo em dezembro de 2014 andamos em jacarepagua completo jacarepagua mutilado interlagos e curitiba e ao longo dos anos fiz modificaçoes e ajustes com base nestas experiencias lembrando que o objetivo nunca foi quebrar recordes ou ter um carro de pista mas sim um conjunto que pudesse buscar as crianças na escola fosse rodando ate a pista divertido e rapido em track days e sobre as modificaçoes que deram certo neste sentido que este post trata outro ponto importante e que os modelos sw apresentam algumas diferenças em relaçao a versao sedan mas ha muito mais em comum em especial no que diz respeito ao temperamento do carro caracteristico de todas as geraçoes dos classicos ao shark por isso embora este post nao entre em maiores detalhes sobre diferenças especificas acredito que a maior parte das observaçoes se aplique de forma geral aos modelos wrx suspensao o tal temperamento que mencionei acima pode ser resumido como uma tendencia quase tradicional de understeer saida de frente coisa relativamente natural em carros awd e propositalmente planejado pela subaru por razoes relacionadas a segurança isso porque um motorista medio em um susto tende a aplicar freios o que em uma saida de frente permite reduzir a velocidade e dependendo das condiçoes recuperar grip na dianteira sem maiores problemas algo que seria mais complicado em uma saida de traseira 100% originais os wrx tendem a sair muito de frente na entrada da curva a frente nao aponta e no meio da curva muitas vezes e necessaria uma tirada de pe do acelerador ou ate um leve toque no freio para transferir peso para a dianteira e recuperar um pouco de grip ate o apex da curva a tendencia e de understeer mas o chassi parece ter sido ajustado justamente para que o carro possa ser controlado aplicando e reduzindo a pressao no acelerador desde que em rotaçao suficiente para que o motor produza força necessaria para alterar o balanço do chassi por outro lado em curvas mais fechadas antecedidas por freadas fortes pelo fato de a suspensao dos wrx nao ser das mais duras a transferencia rapida de peso pode causar oversteer saida de traseira isso e mais comum nos sedans devido a maior bitola dianteira e maior rigidez da parte traseira mas ocorre tambem nas sw e quase sempre sem aviso e a partir do apex da curva que o wrx se comporta melhor e se voce conseguir manter o traçado correto para uma boa saida e possivel antecipar aceleraçao sem perda de traçao e sem necessidade de ajustes na direçao e acelerador e neste ponto que os wrx começam a deixar outros carros para tras em uma pista mas ainda assim quando o acelerador e aplicado de forma precipitada e a suspensao ainda esta sobrecarregada com as forças de aceleraçao lateral novamente pode haver undesteer exigindo outra tirada de pe do acelerador e perda de tempo em resumo a suspensao relativamente macia a geometria original e a traçao do wxr exigem uma tocada especifica em que a regra geral e reduzir bem na entrada da curva manter o carro equilibrado ate o apex e acelerar de novo o mais rapido possivel na saida das curvas parece facil mas especialmente nas versoes 2 0 por causa do turbo lag e menor torque e comum estar acelerando antes do apex e quando o torque chega a suspensao nao da conta exigindo novas correçoes resultando em uma tocada nao muito fluida e de novo perda de tempo freios com a mecanica original os freios sao suficientes para varias voltas na pista sem apresentar fading vale dizer que as pastilhas originais jdm sao tao boas quanto as melhores pastilhas esportivas que usei por conta da suspensao relativamente macia as freadas mais agressivas combinadas com aceleraçao lateral as vezes desequilibram o carro tende a soltar a traseira sem aviso por isso as freadas acabam sendo mais suaves e longas que o ideal o que tbm aumenta a temperatura e o desgaste de pastilhas e discos mas e facil aumentar ate mais de 20% a potencia num wrx e quando isso acontece os freios originais simplesmente se tornam perigosos as pinças nao sao um problema mas os discos originais nao dissipam bem o calor entao a linha que nao e de malha de aço expande e o fluido ferve rapidamente receita certa para um desastre no caso das pastilhas de reposiçao ao longo dos anos percebi que a qualidade e eficiencia varia assustadoramente de marca para marca ao ponto que uma nacional de boa reputaçao durou menos de 3000 kms e isso sem nenhum track day fluidos racing tem temperatura de ebuliçao no seco entre 40 e 50◦ acima dos melhores fluidos convencionais dot 5 1 mas exigem trocas mais frequentes e cuidados extras na chuva ja que a temperatura de ebuliçao nestas condiçoes humidade alta tende a cair muito fluidos racing tambem podem perder suas caracteristicas mais rapidamente e quanto mais racing maior sera a possibilidade de que no longo prazo ataque borrachas vedaçoes e ate conexoes da linha de freio isso aconteceu com a susie que apos tres anos usando o excelente rbf660 teve uma das conexoes do aeroquip praticamente dissolvida e ela ficou sem freios exceto pelo de mao em plena marginal mecanica a combinaçao de turbo lag com relaçoes de marcha relativamente longas nao e das mais interessantes para uso em pista e apos algumas voltas um carro mais leve com um bom motor e pneus melhores pode surpreender um wrx ver post 3 e a comparaçao com o mini em jacarepagua no caso da susie havia tambem dificuldade para manter a temperatura dentro do ideal ja que mesmo sem nenhuma preparaçao a temperatura ja passava do ideal em dias mais quentes na pista e em uma saida mais longa a perda de desempenho era sensivel parte do problema e caracteristico do projeto incluindo a posiçao da turbina e o intercooler em cima do motor mas um mapeamento da injeçao inadequado ou que nao tenha sido acertado para variaçoes na octanagem e percentual de etanol na gasolina ainda que imperceptiveis na rua podem levar a superaquecimento na pista o lubrificante do motor tambem merece atençao e o original recomendado pelo manual nao e o mais indicado para uso na pista contribuindo tambem para o aumento indesejado da temperatura vale observar aqui que uma programaçao agressiva que entrega 300 cavalos em uma puxada no dinamometro pode perder potencia exponencialmente a medida que a temperatura sobe a cada volta na pista por experiencia prefiro um motor com menos potencia mas consistente e que aguente diversas voltas sem maiores variaçoes permitindo foco na melhora da tocada mas isso ja e questao de gosto e cada um tem suas preferencias em track days o motor e o sistema de arrefecimento original sao exigidos ao maximo e no caso da ecu detectar temperaturas acima do normal o carro entra em modo de segurança a luz da injeçao no painel o que reduz a potencia disponivel nada que nao possa ser resolvido com um scanner ou usando o metodo universal de ligar e desligar o carro algumas vezes mas se a causa nao for evitada o problema vai ocorrer novamente ate o momento em que algo de mais errado e a brincadeira acabe definitivamente no geral a potencia e torque do motor original sao suficientes para uma boa dose de diversao mas verdade seja dita um wrx fica bem interessante com um pouco mais de potencia o que nao fica e ate o comportamento dinamico pode melhorar mas ate certo ponto isso porque nos wrx os diferenciais nao sao limited slip e o ajuste de potencia entre as rodas traseiras e dianteiras nao e tao rapido lembrando que ate o hawk nao ha controles eletronicos de traçao/estabilidade/diferencial e com aumentos de potencia mais exagerados o undeerster nas saidas de curva tende ate a aumentar direçao provavelmente este e o ponto mais fraco dos wrx a subaru promete melhorias a cada versao mas mesmo nos modelos sti ela ainda e mais lenta leve e vaga do que em um evo por exemplo e a sensaçao de leveza excessiva e potencializada pelo volante momo que mesmo tendo la seu charme e grande demais na pista essas caracteristicas reduzem a precisao em entradas e saidas de curva o que leva tempo para se acostumar e certamente adiciona alguns decimos de segundo aos tempos de volta o ratio da direçao nos wrx ate 2006 e de 16 5 1 16 5graus no volante giram em 1grau as rodas nos sti a direçao e mais rapida; 15 1 mas ainda assim longe da direçao de um evo que e de 13 1 esses numeros mostram que a direçao mais lenta e uma escolha da subaru possivelmente pensando em conforto e talvez um pouco em uso off road neve terra seja como for eu abriria mao de um pouco de conforto por um pouco mais rapidez e precisao na rua e possivel que nenhuma destas caracteristicas da suspensao freios ou mecanica sejam percebidas ou consideradas problematicas ja na pista estas caracteristicas se destacam e podem ser ate bastante desagradaveis mas se um wrx tem algo de excepcional e a possibilidade de melhorar seu desempenho para todos os gostos niveis e exigencias a receita a seguir e o que funcionou pra mim com a susie em track days modificaçoes com serias restriçoes orçamentarias nem sempre e possivel gastar dinheiro com peças especiais preparaçao ou pneus para participar de um track day mas mesmo sem nenhuma preparaçao um wrx pode ser muito divertido na pista desde que observados os cuidados basicos com manutençao especialmente freios e sistema de arrefecimento alem disso alguns pequenos ajustes funcionaram bem no meu caso melhorando o comportamento do carro e ate melhorando tempos de volta e o melhor de tudo sem grandes investimentos calibragem dos pneus a recomendaçao no manual e de 33psi na frente e 32 atras para os pneus originais frios na medida 17´215/45 mas usando pressoes mais altas na frente 37psi para ser mais preciso a frente aponta melhor e ha menos understeer nas saidas de curva especialmente nas mais apertadas alinhamento basico a modificaçao mais importante na geometria e aumentar caster mas isso exige modificaçoes maiores e peças especiais a boa noticia e que somente ajustando camber e convergencia consegui uma boa melhora no comportamento da susie reduzindo o understeer na entrada das curvas partindo de um setup da whiteline acabei chegando a valores um pouco diferentes para o meu gosto mas ambos estao na tabela abaixo o setup da susie deixa o carro um pouco mais nervoso quando rodando em rodovias mas nao chega a me incomodar e na pratica ate compensa um pouco a leveza da direçao modificaçoes altamente recomendadas para participar de track days com frequencia a lista abaixo e quase obrigatoria mas aumenta muito a diversao melhora os tempos de volta e evita sustos e problemas na pista linha de freio fluido para altas temperaturas e pastilhas racing apesar de obvia esta nao costuma ser a primeira melhoria que a maioria dos donos fazem em seus wrx e a bem da verdade nao foram as primeiras que fiz tambem nao e o caso com a potencia original mas com o beneficio da retrospectiva hoje seriam modificaçoes que faria simultaneamente ao aumento de potencia a especificaçao de fluido que prefiro e dot 5 1 uso o da pentosyn mas nao tive problemas usando super dot 4 cujo ponto de ebuliçao e bem mais alto que do dot 3 e 4 e o ponto de ebuliçao molhado ainda e mais alto que o do 5 1 e ainda permite intervalo entre as trocas bem maior que fluidos racing para os fluidos do tipo racing a classificaçao dot nao e fundamental o rbf600 da motul por exemplo e dot 4 e sim a temperatura de ebuliçao mas lembre se que neste caso e melhor fazer trocas em no maximo 1 ano as pastilhas da ebf amarelas funcionam muito bem com os discos originais mas usando os discos do spec c elas nao passam a mesma sensibilidade e ainda duram menos que as ferodo ds2500 mas estas demoram bem mais para chegara temperatura ideal o que ja me causou pelo menos um belo susto as originais jdm sao minha preferencia elas funcionam perfeitamente na rua e vao bem em track days e naqueles dias em que precisamos virar um temporal as ferodo sao as que melhor me atenderam sway bar traseira de 21mm esta e a modificaçao com maior impacto no comportamento do carro na pista a troca da sway bar original de 17mm por uma sti de 21mm transforma o carro no meio das curvas e melhora ate a entrada e a saida principalmente em curvas mais fechadas alem disso a necessidade de tirar o pe no meio das curvas quase desaparece tornando a tocada muito mais fluida e as voltas mais rapidas a mudança e tao grande que eu arriscaria dizer que em um carro completamente original essa seria a minha primeira modificaçao e certamente e o melhor custo beneficio para alguem que quer acima de tudo um carro afiado na pista pneus ao longo dos anos a susie calçou pneus yokohama adrive michellin pilotsport e pirelli pzero nero alem de uma breve e desastrosa experiencia usando pneus khumo solus que duraram exatamente 12 voltas antes de se deformarem em interlagos nenhum destes certamente nao os khumo pode ser considerado ideal para uso em pista mas considerando que trackdays representam menos de 5% da quilometragem total da susie todos cumpriram bem o seu papel a susie nunca usou pneus do tipo semi racing que podem ser usados na rua como os yokohama advan neova mas recentemente instalei um jogo deles em outro carro e eles nao decepcionaram virando tempos proximos aos de slicks usados o problema com slicks usados alem de nao poderem rodar na rua e que em geral quando os compramos eles ja perderam suas melhores propriedades slicks novos sao incriveis mas sua aderencia e tao grande que a suspensao e o diferencial simplesmente nao conseguem trabalhar idealmente e a sensaçao na pista e de que estou forçando demais o conjunto da susie entre os pneus convencionais minha preferencia e pelos pzeronero que me pareceram os mais previsiveis e consistentes ate agora mantendo a performance mesmo apos muitas voltas seguidas alem disso ao inves das medidas originais 215/45 adotei a mesma medida dos sti bugeye 225/45 com sensivel reduçao de understeering e elevando um pouco o peso da direçao o que reduz a sensaçao de imprecisao molas mais duras as molas originais do wrx embora nao sejam exatamente moles privilegiam o conforto e funcionam muito bem para uma combinaçao de uso diario com eventual off road lembrando que o carro e muito vendido em regioes com neve na pista entretanto elas permitem muita rolagem e transferencia de peso ao ponto em que o awd nao consegue evitar destracionamento o que se traduz de novo em understeering existem muitas opçoes de molas mais esportivas eibach e h&r sao bem conhecidas e tem potencial para reduzir tempos de volta na pista a um custo relativamente baixo optei por originais do sti por serem especificas para sw e por nao reduzirem a altura do carro mas a mudança fez uma boa diferença mesmo antes da instalaçao dos amortecedores sti modificaçoes adicionais com foco em tempo de volta por mais que um track day nao seja uma competiçao por mais que no fim das contas o objetivo seja apenas diversao e mesmo considerando que as prioridades sao aprimorar as habilidades e conhecer melhor o carro a primeira coisa que pensamos quando acaba um track day e no que fazer para o carro ficar mais rapido as modificaçoes a seguir nao garantem que o wrx seja o carro mais rapido na pista mas certamente o colocam em pe de igualdade com carros bem mais caros bem mais novos e ate mais esportivos discos de freios maiores slotados/perfurados como mencionei acima as pinças originais do wrx bugeye as mesmas do sti da versao anterior aguentam bem a instalaçao de discos maiores que ajudam a dissipar calor e melhorar a eficiencia do sistema em situaçoes de maior exigencia por isso na susie optei pelos discos do spec c que quando usados com aeroquip pastilhas e fluidos racing melhoram significativamente a resiliencia do sistema e distancia de frenagem existem kits completos de marcas de renome que prometem melhorias ainda maiores e dependendo do aumento de potencia podem ser uma opçao no meu caso com os discos slotados do spec c ja e possivel frear muito depois do que com os originais com muito mais segurança e o unico contraponto e um maior consumo de pastilhas mais potencia e torque ok e bem provavel que este tenha sido o primeiro item que a maioria dos proprietarios modifica em um wrx e realmente todo wrx ja deveria sair de fabrica com uns 30 cavalos a mais muito mais que isso pode ser alcançado sem grandes dificuldades mas haverao compromissos de durabilidade e exigencias criticas de modificar freios suspensao cambio etc a altura da nova potencia na susie a proposta sempre foi de manter tudo o mais original possivel usando prioritariamente itens e especificaçoes sti isso implica em algumas limitaçoes como por exemplo o escapamento original que e bastante silencioso e restritivo mas essa e a proposta na susie e na pratica nao conseguir ouvir o ronco / rotaçao do motor me faz mais falta que os cavalos a mais que um escape mais livre traria com a susie minha preferencia para andar na pista esta mais em aumentar o torque que a potencia ou seja uma boa programaçao vem antes de um filtro conico um escape de menor diametro e preferivel a um extremamente livre e turbinas que com faixa de uso em rotaçao mais baixas sao mais indicadas mesmo que tenham pico de potencia um pouco menor no caso da susie o filtro e original e esta na caixa original o escape e original exceto pelo coletor sti e a turbina e uma vf34 do spec c arrefecimento com mais potencia vem a necessidade de melhor refrigeraçao e no caso da susie apos a preparaçao a temperatura ja passava do ideal na quarta ou quinta volta a soluçao foi usar o radiador do sti 04 e o mesmo usado nas legacy que encaixa perfeitamente e exige apenas adaptaçao de mangueiras sob sol forte a temperatura ainda passa do ideal apos 10 ou 12 voltas na pista mas volta ao normal em apenas uma reta em velocidade de cruzeiro obviamente ha muitas outras modificaçoes possiveis como os coilovers por exemplo muito populares em carros de track days tecnicamente as opçoes sao infinitas em se tratado de wrx mas neste post estao apenas as que se encaixam no projeto e na filosofia da susie onde alguns segundos a mais na pista sao compensados pela maior originalidade confiabilidade e usabilidade no final das contas sempre tem uma certa competitividade em track days mas o bacana mesmo e a possibilidade de acelerar com os amigos em dezembro participei do torneio interlagos um rally de regularidade em que o objetivo e virar o maximo de voltas iguais foi o presente de natal dos meus moleques que graças ao apoio do jan balder puderam participar como navegadores apesar de nao ser um track day havia diversos carros acelerando forte focus rs camaro porsche 964 boxster cayman mini jcw wrx shark e embora muitos sejam teoricamente mais rapidos que a susie nenhum chegou a intimida la ate ao contrario nada mal para uma peruinha com quase 14 anos como sempre nao hesitem em mandar suas duvidas concordancias e discordancias pelos comentarios inclusive sugestoes para o proximo post ps a proposito do rally de regularidade minha esposa exigiu que eu informasse que ela chegou duas posiçoes a minha frente em 6˚ lugar e claro que eu nem queria ganhar mesmo mas ela nao concorda e diz que quem desdenha quer comprar pois e vou ter aguentar isso um bom tempo ainda por marcelo r project cars #82
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