project car aqui no flatout o conceito de modificar um automovel por um longo periodo de tempo e contar todas as peripecias que acontecem ao se fazer isso e um conceito imbuido no cerne do que este site sempre foi todo entusiasta em um momento ou outro da vida embarca em algo assim; o flatout e um lugar onde sempre promovemos esse tipo de coisa [caption id= attachment_357092 align= aligncenter width= 999 ] em 1965 quando foi comprado[/caption] e um conceito que desde que o site começou dez anos atras explodiu com a expansao da vida online veio a facilidade de se contar novidades em tempo real para uma audiencia gigante e mundial e os project car hoje sao legiao mas como sabemos e mais antigo que o tik tok na verdade mais antigo que o flatout que tanto fez para populariza lo mais que isso e mais antigo que a internet em si nao e exatamente uma novidade nao mesmo os mais jovens eu incluso quando podia ser seriamente classificado para tal tem a tendencia de achar que a sua geraçao inventou uma multidao de coisas e mudou tudo na verdade apenas reempacotamos todas as coisas no formato do tempo corrente; novidade mesmo de verdade e algo bem mais raro e como ouvi ontem num cinema num discurso do vesgo professor paul hunnan paul giamatti no sensacional filme os rejeitados em um museu para seu aluno nao ha nada de novo na experiencia humana sr tully cada geraçao pensa que inventou a devassidao o sofrimento ou a rebeliao mas todos os impulsos e apetites do homem do nojento ao sublime estao a mostra aqui mesmo ao seu redor portanto antes de descartar algo como chato ou irrelevante lembre se se voce realmente deseja compreender o presente ou a si mesmo deve começar pelo passado veja a historia nao e simplesmente o estudo do passado e uma explicaçao do presente entao e neste espirito que hoje vou tentar resumir para voces a historia do mais longevo project car da historia da imprensa automotiva; um carro que esta praticamente ha 60 anos evoluindo e as vezes involuindo na frente de nossos olhos initerruptamente um carro que e sucesso desde a epoca das revistas mensais nas bancas ate os programas de youtube de hoje um carro que e talvez o primeiro project car como conhecemos hoje e uma lenda de nosso meio o project x o mundo de 1965 o nome project x meio que ja diz tudo o carro nunca teve um objetivo definido e um laboratorio um experimento continuo uma tela em branco o barro onde os artistas modernos moldam a nova arte profundamente individual do hot rodding pode um projeto por definiçao algo planejado para ter um fim e um objetivo ter uma finalidade x qualquer em aberto sem fim programado pois e aqui a primeira genialidade dele o inicio e em 1965 quando o carro original e comprado por uma revista lembra delas enfeitavam as bancas aos montes eram nossa unica fonte de informaçao e apareciam uma vez por mes apenas posso ser um ludita mas tenho saudade delas e da vida menos ansiosa e apressada da epoca em que dominavam a imprensa o mundo mudou muito durante os ultimos 30 anos e a gente tem que se adaptar a ele; mas o lento definhar das revistas nao vai nunca deixar de me entristecer principalmente triste e para quem chegou a ver uma banca americana nos anos 1980 a variedade de publicaçoes de qualidade sobre automoveis era inacreditavel em escopo especializaçao qualidade e quantidade eram literalmente coisa de 30 titulos diferentes ou mais para a historia de hoje basta lembrar das principais publicaçoes sobre hot rod americano duas grandes editoras a petersen hot rod car craft e argus popular hot rodding street rodder super chevy batalhavam pela atençao do publico americano em 1965 a popular hot rodding compra um chevrolet 1957 modelo 210 duas portas com coluna por meros 250 dolares o ’57 nao era o classico que e hoje; era apenas um carro velho de 8 anos de idade lembre se era o project x a ideia era ser uma plataforma de testes motores pneus suspensao pintura tudo estava pronto para ser experimentado no mundo real pela revista e assim gerar conteudos de varias formas quando aplicavel seria tambem testado em pista nao havia nenhum plano para que x fosse concluido nenhum objetivo final; era apenas um carro para testar ideias para os leitores e ajuda los a decidir um plano para suas proprias viagens na verdade o projeto x era um perpetuo work in progress e era muito antes da internet um projeto totalmente interativo os leitores foram incentivados a escrever carta fisica de papel em correio com selo aos editores e sugerir sugestoes e testes a serem realizados a unica diferença e que resposta demorava mais meses as vezes mas a gente era muito mais paciente entao; e por outro lado todos eram mais pacientes para conosco tambem por isso a unica coisa constante no x era a mudança teve de tudo debaixo do capo usou de tudo na suspensao rodas e tudo mais a cor acaba ficando famosa como um amarelo vivo e parou de mudar um incrivel testemunho de 60 anos de hot rodding as varias vidas do x pode se dizer tambem que o x ajudou a fama dos tri five os chevrolet de 1955 1956 e 1957 a ganharem mais fama; nao que precisassem desde novos foram materia prima procurada para modificaçao mas como um dos mais famosos deles e uma fonte de inspiraçao e informaçao para uma multidao de gente quem o viu nas paginas da revista era imediatamente fisgado o tri five amarelo teve de tudo desde um 283 v8 original ate todo tipo de v8 chevrolet bloco grande pequeno ls injetado e carburado e muitas vezes com um enorme blower em cima era um carro que se reinventava constantemente para acompanhar as ultimas tendencias em hot rodding ate as meio dubias como veremos mais adiante o project x era um carro bem conhecido dentro da comunidade hot rodding mas foi quando estreou no cinema no filme the hollywood knights de 1980 ficou famoso fora do mundinho dos entusiastas tambem nele era o carro do personagem do entao jovem tony danza que namorava uma jovem e belissima garçonete interpretada por michelle pfeiffer estava entre os jovens e adolescentes que ao ver este filme imediatamente comecei a sonhar com um 57 amarelo com um gmc 6 71 tao grande que faria o capo ser defenestrado e nunca mais parei na verdade https //www youtube com/watch v=fninknlenvk a versao do filme e provavelmente o que as pessoas mais se lembram pensam quando imaginam o chevy 57 mas esse carro estava mudando ha 15 anos antes de aparecer ali e continuaria a mudar depois no mundo moderno [caption id= attachment_357093 align= aligncenter width= 999 ] gm ataca o projeto x[/caption] por volta de 2005 o projeto x entao um dos hot rods mais famosos da historia de valor inestimavel estava bem cansado e estruturalmente dubio a revista entre num acordo com a gm pra restaurar e modificar o carro novamente e uma boa ideia colocar uma corporaçao num projeto tao humano assim na epoca começava ja a decadencia da revista impressa e o negocio financeiramente foi bom a gm fez tudo de graça e garantiu a sobrevivencia do carro mas na sede da gm performance em warren michigan o carro teve sua maior reconstruçao e modificaçao o tema era pro street mas virou um daqueles carros de show tao comuns da epoca realizado a um custo absurdo suspensao dianteira corvette modificada suspensao traseira de quatro braços e mini tubing atras para rodas gigantes e muito mais tudo foi atualizado desde as travas das portas ate os suportes do capo; peças em aluminio billet carissimas e uma execuçao extremamente profissional em 2007 o novo x estreou no sema show ficou conhecido como o chevy de um milhao de dolares usava um v8 big block de sete litros de 600 cv transmissao manual de cinco marchas richmond heavy duty eixo traseiro strange engineering s60 as enormes rodas traseiras eram de 20x15 polegadas com rodas sob medida usinadas a partir de tarugo solido de aluminio muita gente achou que o carro foi corrompido ai muito gasto em algo que sempre foi mais simples possivel de se realizar em casa mas ficou um carro sensacional e muito mais usavel e bem feito do que nunca fora mas nada dura para sempre e a popular hot rodding fecha as portas em 29 de maio de 2014 a companhia que era sua dona entao era dona tambem da revista hot rod; assim seus ativos incluindo o chevy 57 project x foram herdados pela hot rod antes de um rival a revista hot rod agora era guardia de um legado incrivel naquele ponto tinha sido capa de 21 revistas e tema de 93 materias muitas delas materias tecnicas [caption id= attachment_357105 align= aligncenter width= 999 ] o x vira eletrico e a turba ataca [/caption] mas os tempos eram dificeis financeiramente e a hot rod consegue criar um problema para si mesma quando aceita uma proposta da gm para refazer o project x novamente desta vez o carro seria convertido para motor eletrico e bateria serio fica pronto em 2021 e o publico bem queria matar os responsaveis hoje o carro esta em obra novamente a ultima noticia que temos e que voltara a ser um hot rod de verdade no tema pro street que lhe cai tao bem esta sendo feito pelo programa hot rod grage parte do serviço de streaming motor trend tv americano que infelizmente nao vende no brasil mas e o herdeiro nao so da motor trend mas do legado da revista hot rod nos programas hot rod garage e roadkill o motor sera o novo crate engine da chevrolet o sensacional big block v8 zz632/1000 que e um monstro aspirado nada menos que 10 35 litros de deslocamento ainda assim gira ate 7000 rpm para fornecer 1018 cv a 6600rpm e nada menos que 121 1 mkgf de torque a 5600rpm seis meses atras ainda estava em construçao depois da infame era eletrica que felizmente durou pouco https //flatout com br/como os americanos chegaram ao crate engine de 1 000 cv 10 litros e 7 000 rpm/ mas mostra que e algo realmente especial como alguem realmente experiente e nao somente velho o project x pode dizer que ja foi de tudo um pouco ate um carro eletrico descobriu o quanto desejavel ou nao isso poderia ser no mundo real e nao na teoria um verdadeiro icone de nosso credo este chevy 57 amarelo continua sua historia; provavelmente muito depois de todos nos deixarmos este plano ele continuara por ai lembrando uma epoca muito parecida com a de hoje apenas com mais tempo e tranquilidade para se fazer algo vida longa ao project x
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