fala galera estou de volta para a 3º e ultima parte do pc #209 aquela do carro na varanda ou simplesmente o do putz pra quem nao viu a segunda parte volte para a casa 2 e quem ainda nao viu nada volte ao inicio e comece o jogo novamente resumindo e a historia de um carro no alto de um predio nao nao e isso mesmo para quem esta acompanhando o pc desde o inicio ficou faltando um video da epoca demorei a encontrar o video e ainda tive que passar para o youtube mas voila esta foi uma reportagem veiculada no mgtv na epoca o carro ainda nao estava pronto mas a imprensa ja estava sabendo e começou a dar cobertura foram diversas reportagens de diversos meios de comunicaçao da epoca [youtube id= xyfwfi lovq width= 620 height= 350 ] como foi descrito no ultimo texto o carro ja estava pronto mas ainda sim no setimo andar do predio a reporter fala sexto andar mas nao considerou o andar terreo o que completa 21 metros ou o equivalente a sete andares e voltamos a pergunta como vai descer bom o segredo e que ele nunca desceu meu pai deixou ele por la e virou a atraçao do bairro andava pra frente e pra tras e com um pouco mais de habilidade voce conseguia esterçar o volante e dar meia volta na area nesse momento eu sei que voce ja rolou a pagina ate o final pra conferir se estou falando a verdade claro que e mentira entao se permanecer na varanda nao era uma opçao meu pai teve que finalmente responder a tao repetida pergunta vamos por possibilidades escadas sem chances elevador foi cogitado porem a carroceria deveria estar desmontada para que houvesse a possibilidade de descer e depois seria montada la embaixo mas a possibilidade foi descartada por diversos motivos o carro era pequeno mas nem tanto e a carroceria foi unida dando forma final ao carro ainda la em cima balao sim foi sugerido o uso de um balao para a retirada do carro mas foi logo descartado por motivos obvios eu acho helicoptero seria epico mas os custos elevados e o alto grau de dificuldade tornaram a opçao inviavel guindaste possivel porem existiam varios empecilhos eram sete andares que totalizavam uma altura de 21 metros mais uma distancia de cerca de cinco metros de obstaculos ate a frente do predio havia uma bancada entre a area utilizada como fabrica e o parapeito frontal alem de um recuo do predio em relaçao a rua no total seriam necessarios 40 metros de lança para atender o objetivo o que nos trazia para outro desafio preço quanto custaria para alugar um guindaste com lança de 40 metros para retirar um carro de cima de um predio residencial imaginem as janelas a fachada e todos os procedimentos que deveriam ser tomados para nao danificar o patrimonio dos vizinhos apesar da dificuldade esta parecia ser a soluçao mais viavel pra nao dizer a unica que restou sendo assim meu pai procurou empresas que faziam este tipo de serviço para analisar os preços logo de cara uma surpresa na primeira empresa visitada chamada lider o dono ao ser questionado sobre o preço logo se prontificou a aceitar o desafio challenge accepted ele topou utilizar o guindaste da empresa para o serviço cobrando apenas o diesel do caminhao noticia fantastica um dos maiores medos do meu pai ja estava resolvido pelo menos na teoria digo um dos maiores medos nao o ultimo afinal o carro ainda nao havia andado na rua apesar de terem sidos realizados alguns testes com o carro andando dentro da varanda aqueles poucos metros nao eram o suficiente a tensao tinha data e hora marcada para terminar ou para uma enorme frustraçao acontecer dia 19/12/1991 em plena quinta feira as 9 horas a expectativa era tamanha que todos aguardavam o guindaste pela janela como crianças quando esperam os pais com um presente chegou naquele momento ja tinha toda a familia vizinhos imprensa pedreiros porteiros curiosos de todas as partes assistindo o gigante amarelo coincidencia manobrando na rua e consequentemente fechando todo o transito da rua na ansiedade para realizar o sonho meu pai se esqueceu de avisar ao departamento de transito que naquele momento ocorreria uma simples e corriqueira operaçao de retirada de um carro do alto de um predio o gigante indo buscar o pequenino resultado nenhum carro passava o onibus do bairro passava pela minha rua passava o caos estava instaurado apesar de ser uma rua de bairro relativamente pouco movimentada uma interdiçao causava um no no transito e irritaçao dos motoristas sai da frente passa por cima olha pra cima ta passando a irritaçao passava ao ficarem sabendo do que se tratava logo os motoristas tambem paravam o carro para acompanhar a operaçao a subida da lança ja foi regada a muita tensao alta tensao eu diria explico na frente do predio passavam varios cabos de alta tensao para dribla los foi necessaria muita habilidade por parte do operador do guindaste mais uma vez muito obrigado lider ainda hoje eu nao sei como eles conseguiram [youtube id= sjgim7zk_mm width= 620 height= 350 ] momentos de alta tensao com a lança no lugar começou a operaçao para colocar o carro na plataforma de içamento apesar de leve o carro precisou de ajuda de varias pessoas para ser colocado no lugar certo primos amigos cunhados sobrinhos filhos ta bom eu so olhei colocaram o putz em alguns calços de madeira e o protegeram com panos e cobertores contra as cordas que o seguravam acertando os preparativos da descida chegou a hora os cabos começavam a subir com o carro que a cada balanço aumentava o risco de queda e de infarto dos espectadores o carro girou balançou quase virou o nervosismo foi indescritivel mas isso tudo o carro ainda estava a menos de um metro do chao do apartamento menos mal ali ainda dava para fazer acertos e estabilizar a descida preparando para ganhar as ruas da cidade começando a descida com os cuidados do meu pai e do grande amigo leo bela foto do putz descendo belo horizonte atras e minha mae tomando conta de tudo la vem ele foram duas horas de putz putz putz grila quando faltavam alguns metros a euforia ja havia tomado conta todos comemoravam champanhe estourando em cima do heroi meu heroi e eu pequenininho sem entender direito porque todo mundo abraçava e parabenizava meu pai eu so estava achando legal ver o meu carrinho de brincar na rua agora o bom e velho banho de champanhe para os vencedores [youtube id= z_htr8nu ta width= 620 height= 350 ] o sentimento de todos na rua era de euforia familia amigos curiosos conhecidos imprensa todos queriam ver chegar perto conhecer tirar selfie nao isso ainda nao existia mas o mais importante era o ver andando formou se uma roda ao redor dele e era quase como se houvesse um coral de todos mas em voz baixa liga ele faz ele andar deixa eu dar uma volta as cameras e reporteres estavam engatilhados para registrar o momento imagino o que meu pai passou naquele momento um sonho de 20 anos atras e mais 54 semanas de construçao estava ali na rua pronto para rodar prestes a fazer historia todo um trabalho toda uma expectativa toda aquela historia dependia daquela girada de chave vai ligar vai andar ligou andou com quatro la dentro meu pai minhas duas irmas e eu subiu a ladeira da minha casa e logo voltou ele ainda nao podia rodar livremente pelas ruas mas o importante foi que fez bonito para as cameras e testemunhas oculares [youtube id= pqppw08jwmo width= 620 height= 350 ] como nao podia ser diferente foram veiculadas reportagens em diversos meios na tv passou na globo manchete e sbt jornais impressos tambem fizeram reportagens estado de minas hoje em dia e o globo recortes dos jornais da epoca [youtube id= amsf2xxzlqg width= 620 height= 350 ] para poder andar nas ruas da cidade foi necessario tirar um certificado de veiculo experimental como o carrinho tinha aparecido em varias reportagens meu pai foi muito bem recebido no detran mg com o numero de chassi da vespa o certificado foi facilmente emitido legenda dando uma das primeiras voltas pelas ruas ele nao era muito de ir ao posto mas quando ia era sucesso pit stop ou melhor putz stop eu e meu grande amigo de infancia caio apos alguns pequenos ajustes para o carro rodar perfeitamente meu pai o utilizou para tarefas do dia a dia passeios obrigaçoes e so para dar umas voltas mesmo o meu primeiro dia de aula por exemplo foi conduzido por ele um dia que toda criança teme nao gosta ou morre de medo pra mim foi sensacional inesquecivel como podia ser diferente meu primeiro dia de aula foi de putz segundo meu pai o carro era confortavel pratico e otimo de dirigir a media de consumo ficou em 20km/l dentro da cidade eu gostei tanto do carro que meu pai resolveu fazer um pra mim uma miniatura mas uma miniatura que eu pudesse dirigir lembra daqueles carrinhos de pedal que existiam na epoca meu pai pegou a mecanica de um carrinho desses criou chassi de metal e refez a carroceria com a fibra de vidro excedente era literalmente uma miniatura do putz que funcionava o putzinho como se nao bastasse um carrinho para chamar atençao agora tinhamos dois carrinhos ou melhor um carrinho e um carrinhozinho meu pai costumava me levar a praça da liberdade praça do papa e outros pontos turisticos da cidade para desfilarmos os pequenos eramos a sensaçao [gallery columns= 4 link= file ids= 48115 48116 48117 48118 ] neste caso a carroceria e a mecanica ainda existem desmontados e em um estado nao muito bom mas esse eu nao vou deixar morrer meu sobrinho que acabou de nascer vai brincar muito com ele disso eu vou cuidar se fosse nos dias de hoje a tendencia seria construir variaçoes do modelo cross sport adventure suv compacto quatro portas talvez seria bacana um modelo off road que seria o putz grila ou talvez um esportivo com um swap para um motor de r1 seria putz com tres ou mais exclamaçoes mas da forma que ele foi fabricado era inviavel a construçao de mais modelos o objetivo era andar com ele no dia a dia ate quando fosse possivel ou necessario uma intervençao mecanica maior um dia essa necessidade chegou e meu pai acabou deixando ele estacionado na garagem de uma casa de campo da familia aguardando ter tempo para brincar com ele novamente mas os tempos ja eram outros e o tempo foi passando e passando ate que um dia alguns vandalos pra nao dizer palavras indevidas encontraram o carro debaixo da lona que o cobria e picharam destruiram portas janelas e outros componentes putz era o inicio do fim meu pai acabou o desmontando novamente carroceria e chassi foram parar em lugares diferentes e o tempo novamente passou passou e nao voltou mais o carro nunca mais voltou a andar nem a formar novamente aquela carroceria charmosa que desceu do setimo andar os restos imortais pelo menos nas nossas memorias foram se deteriorando e hoje nao existem mais planos para ressuscitar o projeto nao faltaram inclusive chegaram a existir esboços de um putz 2000 mas o projeto teria que ter algo inovador ou exclusivo para valer a pena desenvolve lo a varanda ja havia sido reformada e nao era mais possivel descer de la a nao ser que o plano do helicoptero fosse realmente colocado em pratica em 1998 foi lançada comercialmente a primeira geraçao do smart que viria a ter um relativo sucesso no brasil somente na geraçao lançada em 2007 e ele tinha tudo que o meu pai sonhou em ter no putz tamanho pequeno simples economico pratico e bonito ou seja mais uma vez os sonhos do meu pai se tornaram realidade desta vez atraves das maos de outra empresa mas o carrinho estava la fala que nao parece segundo ele mesmo o futuro dos carros pequenos ainda nao chegou acho um desperdicio um carro de 1 200 kg andando 90% das vezes com uma pessoa so e eu compartilho com o pensamento dele a necessidade da maioria das pessoas nao passa de um carro para duas pessoas imagina a reduçao no consumo de combustivel reduçao do transito nas cidades a reduçao da poluiçao e principalmente imagina as cores das cidades com carros como ele na rua mas bem rssa e outra historia cara voces imaginam o que e ser uma criança com o pai construindo um carro na varanda as lembranças que tenho daquela epoca nao sao muitas mas sao fortes lembro do cheiro da fibra de vidro sendo preparada e do tanto que coçava quando eu encostava mesmo meu pai falando mil vezes que nao podia lembro tambem do tanto que eu e meus amigos gostavamos quando meu pai nos liberava para conhecer o carro por conhecer subentende se fuçar todos os cantos fingir que dirigia trocar de lugar andar la dentro e tudo mais que meu pai provavelmente nao queria que fizessemos o putzinho me marcou muito tambem era muito bacana poder andar em uma miniatura do carro do pai literalmente ele ainda foi repintado e utilizado por muito tempo depois ja disse esse tem um futuro vai ser restaurado e quem sabe nao participa de um mini project cars dava pra nao ser engenheiro mecanico dava pra nao gostar de carro e contar essa historia para todos os amigos e rir quando eles incredulos ficavam imaginando se era realmente verdade pronto agora contei a historia mostrei as fotos e tambem videos era tudo verdade mesmo e se voce era um dos que duvidavam ate agora pode acreditar eu tenho o pai mais foda do mundo por carlos casadei project cars #209 uma mensagem do flatout que historia sim apostamos que todos os leitores se colocaram no seu lugar e imaginaram como e ver um carro ser construido na varanda de casa pelo proprio pai chegar na escola com esse carro e passear nos fins de semana com uma miniatura desse carro queremos tambem parabenizar seu pai humberto pela inventividade e criatividade so alguem muito louco por carros e com muita vontade de construir seu proprio projeto poderia fazer isso na varanda do setimo andar um gearhead de primeira parabens
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.