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Car Culture

Quais as diferenças e semelhanças entre a Variant II e a Brasilia?

Em 1968, quando a Ford lançou no Brasil o Corcel com sua configuração mecânica moderna, a Volkswagen precisou se mexer para manter seu espaço no mercado. Não que o Corcel fosse ameaçar o Fusca, mas ele trouxe ao mercado uma alternativa a quem precisava de mais espaço e versatilidade que o velho besouro. Foi quando a Volkswagen lançou o 1600 quatro-portas, mais conhecido por seu apelido Zé do Caixão, seguido pela perua Variant e pelo fastback TL. Era os primeiros modelos da marca no Brasil desde 1959 — até então a Volkswagen se virava muito bem com o Fusca e com a Kombi — especialmente porque seus concorrentes não eram páreo. Mas o cenário mudaria com a chegada de novos concorrentes como o próprio Corcel e também o Dodge 1800 e o Chevrolet Chevette. O Zé do Caixão não vingou, talvez por ser parecido demais com o antigo Willys Dauphine/Gordini, ou simplesmente por não ter agradado o público. Já a perua Variant deu certo e foi uma forte rival para a Belina, lançada um ano depois �