em 1968 quando a ford lançou no brasil o corcel com sua configuraçao mecanica moderna a volkswagen precisou se mexer para manter seu espaço no mercado nao que o corcel fosse ameaçar o fusca mas ele trouxe ao mercado uma alternativa a quem precisava de mais espaço e versatilidade que o velho besouro foi quando a volkswagen lançou o 1600 quatro portas mais conhecido por seu apelido ze do caixao seguido pela perua variant e pelo fastback tl era os primeiros modelos da marca no brasil desde 1959 — ate entao a volkswagen se virava muito bem com o fusca e com a kombi — especialmente porque seus concorrentes nao eram pareo mas o cenario mudaria com a chegada de novos concorrentes como o proprio corcel e tambem o dodge 1800 e o chevrolet chevette o ze do caixao nao vingou talvez por ser parecido demais com o antigo willys dauphine/gordini ou simplesmente por nao ter agradado o publico ja a perua variant deu certo e foi uma forte rival para a belina lançada um ano depois — a variant e de 1969 e a belina de 1970 mas o negocio apertou para a volkswagen quando a chevrolet começou os preparativos para o lançamento de seu novo modelo compacto que se tornaria o chevette a volkswagen acelerou o desenvolvimento de um sucessor mais moderno para o fusca visando apronta lo a tempo do lançamento da gm do brasil e foi assim que a brasilia ou o brasilia se preferir chegou as ruas no segundo semestre de 1973 o carro mantinha todas as qualidades do fusca percebidas pelo publico porem com uma embalagem mais moderna versatil e mais espaçosa em vez da configuraçao 4+1 do fusca na brasilia ha espaço para cinco pessoas gesticulando como dizia o material da epoca o melhor espaço se devia a carroceria com linhas mais retas e principalmente pela nova plataforma/chassi que a tornava mais larga e mais curta que o fusca — sao 17 cm de diferença no comprimento mas o entre eixos e identico o carro vendeu bem mas nao conseguiu substituir o fusca — principalmente depois que a volkswagen lançou o gol mais moderno e atraente no fim a brasilia saiu de linha em 82 e o fusca ficou ate 1986 com direito a reencarraçao pegou o trocadilho entre 1993 e 1996 dos outros derivados do fusca o melhor sucedido foi a perua variant o ze do caixao foi para o saco em 1971 acabou substituido pelo tl que acabou tendo vida curta porque o passat chegou em 1974 com a mesma proposta e tornou o tl obsoleto da noite para o dia ele ainda resistiu por mais um ano mas acabou saindo de linha em 1975 ja a variant continuou porque alem da mecanica confiavel e da versatilidade ainda melhor que a da brasilia era a unica alternativa a belina do mercado nacional tanto que em 1977 a volkswagen apostou em uma segunda geraçao da perua a variant ii o modelo seguia a identidade visual da brasilia a ponto de ser confundida pelos observadores menos atenciosos eu mesmo quando criança achava essa brasilia um tanto estranha ate o dia em que consegui ler o nome e descobri se tratar de outro carro era como se alguem tivesse colocado a brasilia numa maquina de xerox e apertado 110% quer dizer isso por fora considerando apenas o visual porque debaixo dois paineis de aço havia um carro completamente novo com uma configuraçao mecanica jamais vista na linha volkswagen brasileira a variant ii tambem tinha suspensao independente nas quatro rodas como a brasilia mas em vez dos braços arrastados com barras de torçao na dianteira e semi eixos oscilantes com molas helicoidais na traseira ela tinha a moderna estrutura macpherson na dianteira e braços arrastados com molas helicoidais na traseira o que resultava em um comportamento dinamico muito superior ao da brasilia pois eliminava a variaçao da cambagem com o movimento vertical da suspensao tipico dos semi eixos oscilantes alias aqui ha uma coincidencia interessante o outro carro da epoca que usava um boxer a ar na traseira com braços arrastados atras e macpherson na frente era o porsche 911 claro a volkswagen nao tirou esse arranjo do porsche para a variant antes dela os modelos typ 4 411 e 412 usaram essa mesma configuraçao mecanica entre 1968 e 1974 na europa em uma ultima tentativa da volkswagen de evoluir sua linha a ar algo curioso sobre o visual da variant ii e que ele fazia a perua parecer muito maior que a brasilia mas algumas dimensoes nem eram assim tao diferentes veja por exemplo a largura a variant tem 1 63 metro enquanto a brasilia tem 1 60 metro — apenas 3 cm de diferença a altura de ambas e a mesma 1 48 metro as maiores diferenças estao no comprimento que e 28 cm maior na variant ii — sao 4 04 metros na brasilia e 4 32 metros na variant ii — e no entre eixos que e 9 cm maior na variant ii [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 271302 271295 271293 271299 ] apesar disso os dois carros compartilhavam o para brisa o para choque traseiro as portas e o conjunto optico dianteiro alem de elementos internos como as maçanetas alavanca do vidro puxadores de porta e outros elementos menores normalmente compartilhados entre modelos de uma mesma linha [caption id= attachment_271289 align= aligncenter width= 999 ] fotos reginaldo de campinas[/caption] o volume das areas de carga claro tambem era significativamente diferente a brasilia sempre teve problemas nesse quesito pois seu porta malas dianteiro e raso e ainda acomoda o estepe enquanto o compartimento sobre o motor tambem e raso e curto devido ao motor em pe compartilhado com o fusca [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 271303 271284 ] com isso o volume para carga mal chegava aos 160 litros enquanto a variant ii por usar o motor deitado proporcionava mais espaço atras dos bancos sem contar o comprimento maior somando o volume deste compartimento ao volume do bagageiro dianteiro o total era 412 litros para a bagagem da familia [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 271288 271287 271304 271306 ] ainda dentro dos carros a idade do projeto da brasilia ja se evidenciava pelo painel e instrumentos enquanto a variant ii usava um painel de plastico injetado com instrumentos retangulares — os mesmos que seriam adotados no gol a partir de 1980 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 271301 271281 271300 271290 ] essa diferença dimensional por si era suficiente para segmentar os dois modelos de forma bem diferente alem disso havia o preço de ambas a brasilia era cerca de 10% mais barata que a variant ii outra diferença entre a variant ii e a brasilia era evidentemente o posicionamento no mercado a brasilia era posicionada acima do fusca na entrada da linha volkswagen enquanto a variant ii era posicionada acima da brasilia ate 1980 a segmentaçao era a seguinte fusca brasilia variant ii kombi e passat com a chegada do gol em 1980 ele foi posicionado entre a brasilia e a variant ii distanciando a perua de sua inspiradora [caption id= attachment_271309 align= aligncenter width= 800 ] foto reginaldo de campinas[/caption] apesar das qualidades a variant ii foi bem sucedida por pouco tempo logo em 1978 a ford atualizou a belina com um estilo ainda mais moderno — foi o primeiro carro brasileiro com farois retangulares inaugurando a tendencia dos anos 1980 — mais confortavel mais versatil mais silenciosa e mais economica custando praticamente o mesmo na verdade a variant ii era posicionada perigosamente proxima da caravan de entrada [caption id= attachment_271294 align= aligncenter width= 999 ] foto reginaldo de campinas[/caption] segundo a tabela de preços de 1980 a brasilia custava cr$ 305 900 na versao basica e cr$ 338 000 na luxuosa ls enquanto a variant ii que era vendida em versao unica custava cr$ 361 900 em valores corrigidos pela inflaçao oficial o ipca a brasilia custava entre r$ 59 000 e r$ 65 300 enquanto a variant ii ficava nos r$69 900 com as vendas cada vez mais fracas a variant ii acabou em segundo plano na linha volkswagen ate ter sua produçao encerrada no final de 1980 embora as vendas tenham continuado ate meados de 1981 no ano seguinte a volkswagen lançou sua nova perua derivada do gol a voyage parati em 1982 foi a vez da brasilia se despedir do mercado olhando em retrospecto considerando que a volkswagen ja produzia o passat e o sucesso do santana quantum a partir dos anos 1980 foi um erro estrategico da marca insistir na variant quando o mercado ja apontava para algo bem mais moderno quando poderia ter trazido a passat variant de primeira geraçao impondo uma vantagem significativa sobre a caravan de entrada quanto a brasilia a ironia foi ela ter saido de linha antes do fusca o carro a quem veio substituir que continuou produzido ate 1986 em vez de manter a brasilia ate 1986 e encerrar de vez a produçao do fusca
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