o fim do motor v8 bentley no alto de seus 61 anos de produçao foi tambem o fim de uma era pela primeira vez desde 1959 nao ha nenhum v8 com comando no bloco sendo produzido na fabrica de crewe e isso nos traz a uma questao que motor ocupou seu lugar como o mais antigo produzido em serie comecei a responder esta pergunta pensando nos motores mais antigos que eu conseguia lembrar o primeiro foi o bmw n63 eu sabia que ele era um motor ja prestes a ser substituido — provavelmente junto do aj v8 da jaguar outro veterano do mercado — mas conferindo sua idade percebi que ele nao e tao velho quanto pensei afinal esta em seu 12º ano de estrada novinho ainda o outro era o l series da honda tenho certeza de que muita gente ficara surpresa em saber que ele ja esta por ai ha quase 20 anos ja que foi lançado em 2001 e a mesma idade do mazda l o motor que na ford e chamado de duratec alias duratec quando ele nao tem turbo e injeçao direta se tiver e o ecoboost — uma das cinco familias que dao origem aos ecoboost o v12 da ferrari f140 tambem era um bom candidato afinal os italianos nao lançaram nenhum v12 nos ultimos anos mas ele e ainda mais novo que o mazda l e o honda l series pois foi lançado em 2002 e assim fui regredindo na linha do tempo dos motores w16 da bugatti 16 anos w12 da volkswagen/bentley 19 anos chrysler hemi e a terceira geraçao foi lançada em 2003 fca tigershark 15 anos peugeot thp 14 anos a medida em que ia lembrando comecei a achar motores com mais de 20 anos depois com mais de 30 anos ate chegar aos mais de 40 anos sim ainda temos motores produzidos ha mais de quarenta anos e eles sao relativamente modernos graças as atualizaçoes tecnologicas quais sao e o que voce ira descobrir ao fim do texto que ira seguir em ordem crescente de idade por falar nisso por uma questao de viabilidade a lista teve como idade de corte 20 anos de produçao praticamente todos os motores com menos de 20 anos ja foram citados mais acima a partir daqui voce vera somente os que ja completaram duas decadas no mercado gm ecotec desde 2000 esse motor tem uma pegadinha para enganar os desavisados ecotec e uma marca usada pela opel na europa desde 1994 para designar a ultima evoluçao local dos motores da familia ii depois disso a gm continuou usando o nome ecotec na familia de motores lançada em 2000 para substitui los tecnicamente o ecotec ainda era uma evoluçao do familia ii porem suficientemente modificada para dar origem a uma nova familia isso porque o novo ecotec foi projetado para resolver a aspereza do familia ii entao tinha dois eixos de balanceamento embutidos no bloco e a bomba da direçao hidraulica era instalada diretamente no cabeçote e tocada pelo comando de admissao alem disso a bomba de agua era fundida no bloco e o compressor do ar condicionado e o alternador eram afixados diretamente no bloco sem suportes separados outra caracteristica e o filtro de oleo embutido que usa um refil de papel como elemento filtrante o primeiro carro a usa lo foi o saturn l series em 2001 caramba o que 2001 tem com a letra l seguido pelo chevrolet cavalier pontiac grand am depois opel vectra zafira e astra ate se espalhar por praticamente todos os modelos de traçao dianteira da gm alem do fiat croma e do alfa romeo 159 em 2006 ele ganhou uma nova geraçao embora a primeira tenha sido mantida ate 2012 nesta segunda geraçao ele veio ao brasil no cofre do captiva e do malibu — era o motor 2 4 usado em ambos atualmente ele esta em sua terceira geraçao lançada em 2013 e usada nas versoes a gasolina da s10 e da trailblazer brasileiras alem do cadillac ats da blazer e ate na versao turbo do camaro de sexta geraçao fiat e torq desde 1999 outro motor que tem uma pegadinha para desavisados embora tenha sido adotado pela fiat na decada passada substituindo os motores 1 8 compartilhados com a gm a familia e torq foi desenvolvida nos anos 1990 e produzida a partir de 1999 voce nao percebeu porque ele se chamava tritec na epoca sim a tritec que fabricava os motores da mini no parana o tritec foi fruto de uma parceria entre a chrysler e o grupo rover entao sob o comando da bmw quando a bmw vendeu sua parte no grupo rover ela manteve a tritec para equipar os modelos mini que estavam sendo relançados naquele inicio dos anos 2000 alem dos mini one hatch e cooper s da primeira geraçao esse motor tambem foi usado no chrysler pt cruiser e no dodge neon em uma configuraçao de 1 6 litro em 2007 quando a chrysler ja estava unida a daimler a bmw vendeu sua parte aos americanos e firmou uma parceria com a psa para desenvolver um novo motor — que se tornaria o prince em 2008 a fiat powertrain technologies comprou a tritec da chrysler atualizou o motor e o relançou como e torq apesar de o motor e torq estar com os dias contados a familia tritec pode continuar na forma dos motores chery acteco produzidos pelos austriacos da avl que licenciaram o tritec ainda na epoca da bmw ford sigma desde 1995 fechando a trilogia dos pseudonimos chegamos ao ford sigma ouvimos este nome pela primeira vez em 2009 quando a ford lançou no brasil o focus de segunda geraçao o motor 1 6 16v das versoes de entrada era desta familia contudo ele ja havia passado por aqui entre 1996 e 2000 quando a ford vendeu fiesta e courier com o motor 1 4 16v entao batizado como zetec se — provavelmente uma sigla para sigma engine mais tarde ele foi aproveitado no fiesta e na terceira geraçao do ka mas como ganhou comando de valvulas variavel acabou rebatizado como ti vct por isso voce continuou sem perceber que era o mesmo motor agora a ford deixou de oferecer este motor no brasil na europa e nos eua mas isso nao matou a familia sigma primeiro porque ele continua usado no escort chines depois porque ele ganhou um turbo e outro nome lembra que eu falei de cinco familias que formam os motores ecoboost pois bem a familia de tres cilindros e a dragon a familia de quatro cilindros com deslocamento de 1 5 e 1 6 litro e a sigma a familia de quatro cilindros com deslocamento de 2 e 2 3 litros e a duratec/mazda l e a familia v6 e a cyclone ha apenas um motor nascido como ecoboost um 2 0 com turbo de voluta dupla dragon sigma duratec cyclone e ecoboost sao as cinco familias como o sigma foi modificado para receber injeçao direta e turbo ele ainda esta em produçao — ainda que com outro nome e ja perto do fim atualmente somente o fusion 1 5 ecoboost americano e equipado com este motor — ao menos ate 21 de julho de 2020 quando sua produçao for encerrada chevrolet ls desde 1995 os atuais v8 da chevrolet tem bloco pequeno mas nao sao o mesmo chevy small block desenvolvidos em 1954 uma nova familia de motores foi lançada em 1995 com o nome ls apesar de manter o mesmo espaçamento entre os cilindros os mesmos balancins e a mesma medida dos moentes que seu antecessor o ls era um motor completamente novo um fato interessante e que o engenheiro chefe do projeto ed koerner era um hot rodder detentor de um recorde nacional das arrancadas da nhra com o novo projeto a parte inferior do bloco ganhou saias laterais mais longas que formaram uma estrutura mais rigida ao redor do virabrequim algo que permite extrair ate quatro digitos de potencia o comando de valvulas foi acomodado em uma posiçao mais elevada o que permitiu nao apenas a adoçao do curso de quatro polegadas mas tambem o uso de comandos de valvulas com cames mais pronunciados permitindo maior levante de valvulas os novos cabeçotes de aluminio tambem adotaram respiros para prevenir bolhas no sistema de arrefecimento o que permitiu a adoçao de taxas de compressao mais elevadas sem risco de detonaçao o primeiro modelo a receber este novo motor foi claro o chevrolet corvette c5 com a configuraçao de 5 7 litros e 345 cv a 4 000 rpm a partir dali ele foi adotado por todas as marcas da gm — incluindo holden e vauxhall — e acabou se tornando a unica familia de motores v8 da corporaçao atualmente ele esta em sua terceira geraçao cronologicamente a quinta do motor de bloco pequeno e tem variaçoes de 5 3 litros 6 2 litros e 6 6 litros com injeçao direta indireta sobrealimentado ou de aspiraçao natural e possivelmente com dois turbos caso os rumores sobre o corvette c8 se concretizem a potencia varia desde os 355 cv da versao l83 5 3 ate os 755 cv da versao lt5 um 6 2 de injeçao dupla variaçao do comando de valvulas e compressor de polia de 2 6 litros renault f type desde 1983 um dos motores mais antigos em produçao e bem conhecido no brasil apesar de ter desembarcado ha cerca de 25 anos trata se da familia f type da renault da qual deriva o motor f4r do sandero rs do duster e do captur alem deles os motores f tambem deram as caras no brasil no cofre de modelos da volvo especificamente os 440 turbo vendidos nos anos 1990 os s40 e v40 de primeira geraçao da virada para os anos 2000 alem claro do laguna e das duas geraçoes do megane que tivemos por aqui — incluindo o scenic a familia r foi lançada em 1983 para ser o primeiro motor renault sem camisas de cilindro removiveis como as do motor cht alem disso ele tambem adotou comando no cabeçote com sincronizaçao por correia dentada — que na versao a diesel tambem acionava a bomba injetora https //www youtube com/watch v=fgq5xnlobnu a primeira versao a gasolina tambem e de 1983 lançada no renault 11 na variaçao conhecida como f2n com deslocamento de 1 7 litro e potencia variando entre 90 e 102 cv atualmente somente as versoes f4 ainda estao em produçao — o f4p que equipa o proton waja na malasia e o f4r que equipa os modelos brasileiros ja citados mais acima a produçao contudo pode estar com os dias contados visto que a renault desenvolveu o motor h5ht em parceria com a daimler benz justamente para substitui lo o que deve acontecer ate 2022 gm familia 1 desde 1982 nosso velho conhecido da gm e atualmente o segundo motor mais antigo produzido em serie sua historia começou em 1982 quando a opel decidiu substituir seu antigo cih de quatro cilindros para os modelos medios e compactos por isso eles sao todos motores de quatro cilindros com comando simples no cabeçote de aluminio sincronizados por correia dentada foram feitos para ser simples leves e baratos o primeiro carro a usa los foi o corsa a lançado naquele mesmo 1982 depois ele acabou equipando todos os carros compactos e medios da opel chevrolet pontiac vauxhall e holden ele tambem teve uma versao com cabeçote multivalvulas com comando duplo desenvolvida pela lotus na epoca em que a fabricante britanica era propriedade da gm por aqui estes motores vieram no corsa gsi e no chevrolet tigra os motores da familia 1 ainda foram usados nos modelos fiat no brasil graças a uma parceria entre as duas fabricantes atualmente eles equipam os modelos joy a picape montana e a minivan spin em uma configuraçao chamada spe/4 volkswagen ea111 desde 1974 apesar de ter chegado ao brasil em 2003 com o polo e logo depois com o fox a familia de motores ea 111 foi lançada na europa no distante ano de 1974 para equipar o diminuto audi 50 a versao chique do polo de primeira geraçao ela se diferenciava do irmao maior o ea827 nosso ap pelo cabeçote de fluxo cruzado ao longo de seus 46 anos ele equipou praticamente todos os modelos compactos e medios de todas as marcas do grupo volkswagen em versoes de tres e quatro cilindros e com deslocamento de 1 a 1 6 litro as atualizaçoes mais recentes do carro tiveram ate mesmo injeçao direta de combustivel e turbocompressor a primeira geraçao do audi a1 por exemplo foi equipada com este motor em uma configuraçao de 1 2 e 1 4 litro assim como o scirocco e o tiguan de primeira geraçao no brasil o ea111 e o 1 6 de oito valvulas que equipa o gol o voyage e a saveiro alem deles o volkswagen vento mexicano e outros modelos chineses tambem sao equipados com o ea111 e por isso ele e atualmente o motor mais antigo ainda produzido em serie
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