faz quase 20 anos eu passava todos os dias pela rua de tras em direçao ao ponto de onibus que me levaria ao departamento de transito onde eu trabalhava na epoca no caminho todos os dias eu espiava um gol gt prata impecavelmente original guardado debaixo de uma garagem feita de madeira e zinco era 2004 ou 2005 eu ja tinha a vontade de dirigir um carro velhinho por ai afinal eu era mais um moleque entusiasmado com 60 segundos e aquela primeira onda da moda retro o antigomobilismo nao era popularizado como hoje e ninguem chamava qualquer fusca bem conservado de reliquia nem vendiam se colonias de clostridium tetani fingindo que era um carro para restaurar era mais facil para um moleque de 18 anos sonhar com um classico um dia minha chefe me chamou e disse que eu precisaria organizar o arquivo morto do nosso setor ok onde fica perguntei no patio respondeu era o patio onde ficavam os carros apreendidos em operaçoes de fiscalizaçao era uma oportunidade e tanto patios de carros apreendidos nao sao acessiveis por qualquer pessoa e tendem a ter muitas coisas legais e o melhor e que eu poderia anotar a placa dos carros para descobrir os contatos eu admirava o gol gt diariamente mas o carro que estava no meu radar naquela epoca era mesmo o opala ss qualquer um menos o modelo 1980 eram carros razoavelmente baratos mesmo considerando a inflaçao nesses anos todos um ss impecavel da fase mais valorizada anterior a 1976 era facilmente encontrado por r$ 7 000 ou r$ 8 000 era como comprar um desses por r$ 25 000 hoje bons tempos chegando no patio dei uma olhada farejadora e me enfiei no arquivo morto caixas interminaveis e empoeiradas de oficios protocolos guias de recebimento e dezenas de documentos que serviam apenas para ocupar espaço me aguardavam para coloca las em ordem cronologica por sorte eu sou bom nesse negocio e terminei antes da hora sai e comecei a procurar algo de bom no meio das tranqueiras dei uns vinte passos antes de encontrar meu mini graal um opala ss 1974 amarelo todo original imundo com bancos um pouco rasgados vidros riscados pintura opaca rodas originais volante original era um sonho que talvez poderia se tornar realidade ao menos e o que eu achava com a ingenuidade/estupidez de todo moleque de 18 anos eu so precisaria localizar o dono e fazer a proposta indecente que basicamente consistia em oferecer uma mixaria e argumentar que se o carro fosse a leilao ele seria incluido na divida ativa da uniao e morreria pagando o debito o problema e que o opala estava no patio fazia mais de tres anos foi apreendido por falta de licenciamento e ja tinha multas se nao me engano na epoca a diaria do patio era algo em torno de r$ 11 fiz uma conta rapida e me decepcionei o carro estava no patio havia mais de 1 000 dias seriam mais de r$ 11 000 somente em diarias — em valores da epoca hoje seria algo como r$ 30 000 sem contar o guincho os licenciamentos as multas e a manutençao que ele precisaria para voltar a funcionar infelizmente o carro acabou vendido como sucata com sorte suas peças ainda estao por ai em outros opala ss ff>> chegamos a 2017 o up tsi nao se revelou o esportivo que esperavamos que ele fosse o gol gt apresentado no salao do automovel no ano anterior tambem nao saiu do papel e o peugeot 208 gt ainda nao tinha data para chegar havia o golf gti e o civic si claro mas isso la na casa dos r$ 120 000 mas havia o sandero rs uma surpresa que eu jamais imaginaria ver no mercado brasileiro o carro era um hot hatch europeu a moda antiga motor de um modelo maior cambio esportivo suspensao recalibrada freios redimensionados direçao mais direta era como o peugeot 205 gti o fiesta xr2i o citroen ax o clio williams so que feito no brasil era de longe um dos melhores esportivos que ousaram vender nesta terra mas como estamos na era da internet das opinioes faceis sem consequencias o carro foi alvo de criticas pelos entusiastas acometidos pela sindrome da era de ouro voce sabe aquele transtorno cognitivo que faz com que a pessoa pense que o passado era melhor e mais brilhante e que hoje tudo e muito chato as criticas eram infundadas nao era uma questao de gosto muita gente adorou o carro claro — os numeros de vendas e os encontros em interlagos guardaram para a posteridade o relativo sucesso que esse carro foi mas muitos criticos concentraram se em argumentos banais como ele usa motor de duster ou ele nao e um verdadeiro esportivo enquanto mantinham embaixo do braço o codigo tecnico dos esportivos que nunca foi escrito nao eram criticas subjetivas ligadas ao visual do carro e questoes em que o gosto pessoal fala mais alto eram argumentos falaciosos parecem logicos mas sao frageis como as bieletas de um peugeot 206 esse panorama deu inicio a uma conversa entre a equipe do site — que e unanime sobre as qualidades do sandero rs — e que resultou em uma serie de posts com as receitas dos esportivos brasileiros do passado voce sabe os esportivos de verdade os esportivos raiz nao um dacia com motor de suv de shopping e com muita sutileza os textos mostraram que as receitas do passado nao eram assim tao diferentes do que a renault fez com o rs algumas alias eram bem mais modestas que as modificaçoes do esportivo da renault — caso do dodge charger r/t que diferenciava se mecanicamente do dart pela taxa de compressao mais elevada identificada pela famosa pintura dourada do motor e tambem do opala ss 76 aquele que virou sucata que usava o mesmo conjunto mecanico do comodoro porem com suspensao mais firme a receita classica era praticamente a mesma uma carroceria popular com um motor mais potente — fosse ele uma versao preparada do original ou um motor exclusivo do esportivo cedido por um modelo maior da fabricante — rodas maiores ou mais largas adesivos/grafismos elementos como saias e spoilers interior exclusivo molas e amortecedores com mais carga uma transmissao mais esperta e nada muito alem disso quer dizer esta e a receita basica de um carro esportivo acessivel mas por alguma razao parte do publico a aceita no passado mas nao em carros modernos o que nos traz ao polo gts nao acho que ele tenha sido batizado com esta sigla por acaso a volkswagen nao poderia batiza lo com a sigla gti porque ele claramente nao seria um gti — com exceçao do gol gti 8v de segunda geraçao e do golf gti mk3 8v a volkswagen aparentemente sempre teve o cuidado de nao banalizar sua valiosa sigla esportiva por outro lado ela nao poderia simplesmente batiza lo de gt como fez em 2008 para criar seu esportivo de adesivo porque ele seria mais que isso sobrou a sigla gts diferentemente da gti a sigla gts e historicamente associada a modelos com receita mais comportada volte para 1984 e pense na receita do gol gt — aquele pelo qual eu babava no inicio dos anos 2000 e no inicio deste texto era uma carroceria pequena e leve com o motor do seda medio da vw recalibrado com o comando 49g decoraçao esportiva um conjunto mais firme na suspensao interior exclusivo cambio com 4ª e 5ª marchas mais curtas discos e pastilhas de freio maiores e rodas exclusivas de maior diametro em 1987 o gol gt virou gts e manteve a receita mas ficou mais proximo do gl a partir de 1988 quando a versao comportada ganhou o motor 1 8 manso que nao usava o comando 49g e nao tinha as melhorias dinamicas do esportivo mas tudo bem porque ainda no final daquele ano veio o gti com o motor 2 0 injetado com 120 cv e todas as mudanças que ja conhecemos no cambio alimentaçao suspensao freios decoraçao etc o gts se tornou o meio termo entre o gl e o gti um carro menos comprometido esportivamente mas nao totalmente careta com o passat gts nao foi diferente ele compartilhava o motor 1 8 com o passat plus quando foi lançado — o 1 8s com o comando 049g chegou em 1985 e foi compartilhado com o passat flash dois anos depois claro havia o cambio freios e todo o acerto mas eram as unicas diferenças em relaçao a estas versoes nao esportivas nesse sentido e razoavel que a volkswagen tenha adotado o nome gts para o polo esportivo porque houve uma preocupaçao em torna lo um pouco mais empolgante que o polo 1 0 tsi ainda que ele seja equipado com cambio automatico e nao tenha altura de rodagem rebaixada ou freios exclusivos parte da receita dos gts do passado esta la o motor do modelo maior o 1 4 do jetta o acerto dinamico exclusivo a transmissao reprogramada nao e o ideal mas ainda e um meio termo entre o highline e o gti que nunca teremos nao e como o ka sport da segunda fase da segunda geraçao que so tinha o motor 1 6 como elemento esportivador ou como o gol e o golf gti dos anos 1990 que tinham o mesmo conjunto do gls e do glx respectivamente — e assim mesmo sao admirados pelos saudosistas claro o polo gts tem varios pontos de critica — e caro demais poderia ter cambio manual opcional molas do gti — mas optei por usa lo como exemplo porque nao acho que ele nao deva ser considerado um esportivo pelos mesmos motivos que fazem considerar o 208 gt um esportivo houve uma preocupaçao em tornar o carro mais comunicativo mais envolvente mais dinamico e claro mais rapido e veloz mais recentemente o mesmo tipo de critica foi direcionada aos novos fiat abarth a marca do escorpiao que chegou ao brasil no stilo e se repetiu no 500 abarth de repente enfeitava um suv curiosamente um suv que foi criticado por nao ser suv suficiente por ser muito parecido com o hatchback do qual ele deriva a receita da fiat para os novos abarth — tanto o pulse quanto o fastback — nao deve nada a receita dos medalhoes do passado os dois tem calibragem especifica da suspensao direçao e freios e no caso do pulse um motor exclusivo da versao e ainda tera algo que so o maverick gt teve no brasil um stage 2 para aumentar ainda mais o desempenho estou falando do kit quadrijet do maverick caso voce nao tenha notado nao da pra dizer que os dois nao sao esportivos voce pode dizer que nao sao esportivos do seu gosto fica mais preciso [caption id= attachment_352925 align= aligncenter width= 2080 ] se e suv nao pode ser esportivo o mitsubshi pajero evolution discorda com veemencia[/caption] o problema e que a esportividade tem uma definiçao muito ampla um morgan 3 wheeler e um esportivo um saab sonet e um esportivo um lamborghini diablo e um esportivo um sandero rs e um kadett gs tambem sao um mitsubishi pajero evolution uma toyota hilux gr e uma f 150 raptor tambem nao e apenas uma questao de numeros e receitas no fim das contas arrisco dizer que uma versao esportiva se define — alem da capacidade de andar mais rapido que seus semelhantes — pelo envolvimento do motorista e por sua capacidade de se permitir ser levado aos limites e principalmente de ser controlado no limite se ele sera melhor ou pior que um esportivo rival bem isso faz parte do jogo desde que o segundo carro foi inventado nao
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