as corridas de grand tourers ou gt estao entre as favoritas dos entusiastas nao e dificil entender a razao elas trazem carros mais proximos de esportivos de rua e evocam o espirito de competitividade entre as fabricantes que nao aparece em provas de monopostos por exemplo alem de dar origem a algumas das linhagens mais adoradas pelos entusiastas como os modelos gt3 e gt4 da porsche ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas o termo gt e um guarda chuva usado para referir se a diferentes categorias do automobilismo atualmente gt4 gt3 e lm gte em comum todas elas trazem carros produzidos em serie mesmo que limitada com carroceria de duas portas dois lugares ou configuraçao 2+2 e motores que estejam em linha e diferente das corridas de touring cars que podem ter mais de quatro lugares os carros do dtm e da supercars australiana por exemplo os criterios para as categorias gt permitem uma ampla variedade de carros elegiveis para administrar melhor esta variedade toda categoria gt utiliza um mecanismo chamado balance of performance bop trata se de uma serie de medidas que incluem restritores no sistema de admissao lastros limites de pressao nos turbocompressores no caso dos motores sobrealimentados que variam de carro a carro e equilibram a performance de todos eles e graças ao bop que por exemplo um camaro com motor v8 naturalmente aspirado um audi r8 com motor v10 e um porsche cayman com motor flat six naturalmente aspirado podem competir em pe de igualdade dentro da mesma categoria ate mesmo a quantidade de paradas para abastecimento e a duraçao das mesmas e afetada pelo bop que e atualizado todos os anos levando em consideraçao todos os carros que estao homologados para a temporada cada carro tem suas especificaçoes o que da origem a uma lista bem extensa divulgada em todo inicio de temporada com parametros definidos individualmente pela comissao organizadora de cada campeonato nem sempre e uma decisao justa alguns carros acabam favorecidos pelo bop em uma temporada e favorecidos na seguinte mas o objetivo e sempre equilibrar peso potencia e arranjo mecanico as categorias gt4 gt3 e lm gte ou so gte diferenciam se pelo no nivel de potencia dos carros bem como a quantidade de modificaçoes permitidas em cada uma delas e a quantidade de assistencias ao piloto presentes nos carros a gt4 e composta por esportivos bastante proximos de carros de rua comuns; a gt3 permite mais modificaçoes e tem carros mais extremos tanto em visual quanto em mecanica; e a lm gte e a mais liberal das tres sendo tambem a mais veloz e mais cara alem disso as categorias gt4 e lm gte tambem possuem subdivisoes que levam em conta o nivel de experiencia e idade dos pilotos mas esta e a versao mais resumida e nao e para isto que voce esta aqui e gt4 na base da piramide das categorias gt fica a gt4 a categoria foi concebida em 2006 pela stephane ratel organisation sro para oferecer a pilotos amadores uma categoria de base que pudesse servir como degrau para o ingresso no automobilismo profissional a sro foi fundada em 1995 pelo piloto frances stephane ratel e tem o apoio oficial da fia em suas atividades sendo uma categoria de acesso a categoria gt4 consiste nos carros mais proximos de suas contrapartes de rua entre todas as categorias gt os carros sao acertados para render ate 450 cv e seus componentes aerodinamicos sao bem mais contidos que nas categorias gt3 e gte razao pela qual a potencia e limitada os motores mais potentes devem ser equipados com restritores homologados pela fia no coletor de admissao ainda que nao exista um padrao para a configuraçao mecanica tanto o chevrolet camaro quanto o audi r8 por exemplo sao homologados na categoria gt4 a performance dos carros e bastante equilibrada o peso minimo do carro varia de acordo com a configuraçao mecanica o deslocamento do motor e a quantidade de cilindros por exemplo para a atual temporada 2020 o porsche cayman gt4 que e movido por um flat six central traseiro de 3 8 litros tem peso minimo de 1 330 kg ja o audi r8 gt4 por sua vez tem um v10 de 5 2 litros e peso minimo de 1 490 kg todos os carros sao equipados com freios abs e controle de traçao toda competiçao que segue o regulamento gt4 prioriza pilotos amadores e utiliza criterios de eliminaçao rigorosos para evitar que profissionais participem pilotos com menos de 30 anos de idade nao podem ter ficado entre os dez primeiros em nenhuma competiçao de monopostos nacional ou internacional e nem possuir uma carreira de sucesso em provas de turismo nacionais ou internacionais a chamada categoria silver os que tiverem mais de 30 anos de idade nao podem ter experiencia previa com monopostos e nao podem ter recebido suas licenças de pilotagem apos ter completado 30 anos estes formam a categoria bronze https //www youtube com/watch v=ayyq0as 1ag a principal competiçao que utiliza o regulamento gt4 e a gt4 european series mas campeonatos como o british gt championship o austrialian gt championship e o adac gt masters alemanha tambem tem categorias gt4 gt3 logo acima da categoria gt4 esta a gt3 que e a classe intermediaria das corridas de turismo desde 2005 quando tambem foi concebida pela sro na epoca a gt3 ficava abaixo das categorias gt2 e gt1 mas a gt1 foi extinta em 2011 por questoes de custo e a gt2 foi transformada em gte a gt3 cresceu bastante em popularidade nos ultimos anos e atualmente e vista como a favorita entre pilotos e equipes os carros da categoria gt3 devem pesar entre 1 200 kg e 1 300 kg com potencia entre 500 cv e 600 cv sempre definidos de modo a dar aos carros uma relaçao peso potencia parecida carros como o porsche 911 gt3 e a ferrari 488 gt3 apostam em peso e potencia mais baixos enquanto outros como o bentley continental gt3 ou o m6 gt3 tem peso e potencia mais altos os carros que competem na categoria gt3 tem freios abs e controle de traçao os carros podem ser fabricados e preparados pelas proprias fabricantes como fazem porsche mercedes amg lamborghini e audi; ou montados por equipes independentes com apoio de fabrica os aston martin gt3 por exemplo ficam aos cuidados da prodrive ha uma liberdade maior quanto a modificaçoes na carroceria e aerodinamica sendo permitidos para lamas mais largos e apendices maiores spoilers e asas https //www youtube com/watch v=jjat7zz74pm diferentemente da gt4 a gt3 nao coloca restriçoes quanto a experiencia dos pilotos e uma categoria estritamente profissional com nivel mais alto de competitividade lm gte gte quer dizer grand touring endurance a categoria nasceu com foco nas provas de longa duraçao seu nome completo e lm gte por conta de le mans mas na verdade a categoria e utilizada pelos campeonatos wec world endurance championship do qual as 24 horas de le mans fazem parte; e imsa gt que e disputado nos eua ate 2011 a lm gte era chamada gt2 mas isto mudou com a primeira temporada do wec em seu formato atual nao existem no momento outras competiçoes que incluam a categoria lm gte diferentemente do que ocorre com as categorias gt4 e gt3 que estao presentes em uma serie de campeonatos nacionais e internacionais alem de categorias monomarca como a lamborghini super trofeo os carros da lm gte devem ser baseados em modelos de rua que tenham campanhas publicitarias e sejam vendidos em uma rede de concessionarias o deslocamento do motor e restrito a 5 5 litros para carros naturalmente aspirados com a exceçao especial para o dodge viper que tem oito litros na versao gte e quatro litros para motores sobrealimentados o peso minimo e de 1 245 kg para todos os carros e inclui o piloto com macacao e capacete combustivel e demais fluidos o cambio deve ter no maximo seis marchas e a traçao deve ser sempre traseira abs nao e permitido apenas controle de traçao e os carros devem ter limpadores de para brisa e iluminaçao farois e lanternas funcionais bem como camera de re o motor deve ser preferencialmente baseado no propulsor da versao de rua daquele modelo o carro de rua deve ter pelo menos 100 exemplares produzidos caso a produçao total de sua fabricante seja de mais de 2 000 exemplares por ano empresas consideradas pequenas que produzam menos de 2 000 exemplares por ano podem homologar seus carros assim que 25 unidades de rua sejam produzidas ate mesmo os materiais usados no carro sao restritos materiais mais leves como fibra de carbono magnesio e titanio so podem ser utilizados em componentes menores como rodas e aparatos aerodinamicos o cockpit pode ser feito de fibra de carbono desde nao seja fixado diretamente a suspensao e importante lembrar que o regulamento nao proibe a alteraçao do posicionamento do motor desde que se mantenha a plataforma e por isso que mesmo que a porsche nao venda um 911 de motor central traseiro o 911 rsr compete na lm gte desde 2017 sem problemas o uso de recursos aerodinamicos possui limites bastante severos bem como a quantidade de alteraçoes no projeto ao longo do tempo apenas um conjunto de modificaçoes a cada dois anos alem de pequenos ajustes permitidos para as 24 horas de le mans as dimensoes tambem sao limitadas no maximo 4 800 mm de comprimento e 2 050 mm de largura excluidos os retrovisores o tanque de combustivel e padronizado com 90 litros porem seu volume pode ser alterado posteriormente caso isto seja definido pelo bop daquele modelo em especifico embora a natureza das regras favoreça o uso de superesportivos carros com a configuraçao classica de um gra turismo como o chevrolet corvette os bmw m3 m8 e z4 e o jaguar xkr tambem tem versoes homologadas para a gte como na categoria gt3 a gte faz uso do bop para equalizar a performance entre todos os carros do grid utilizando lastros e restritores quando aplicavel o teto de potencia e de 650 cv contudo o tempo para pit stops e padronizado sem variaçoes de acordo com o carro https //www youtube com/watch v=7pmb5zeyrg0 nas 24 horas de le mans os carros da lm gte sao divididos em duas subcategorias lm gte pro e lm gte am enquanto a lm gte pro nao faz restriçoes quando a composiçao da equipe a lm gte am so permite equipes com dois ou tres pilotos amadores sendo pelo menos um deles da categoria silver alem disso a gte am aproveita o regulamento do ano anterior medida que visa evitar que um carro da gte am que tem carater mais amador vença um carro da gte pro por questao de desempenho
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