em 2023 vimos um acontecimento raro na formula 1 um piloto dominar a temporada vencendo quase todas as corridas do ano max verstappen venceu 19 das 22 etapas impondo sobre seus rivais um dominio inedito na historia da formula 1 — e que pode se repetir nesta temporada de 2024 se considerarmos o que aconteceu ate agora nas tres primeiras etapas do campeonato alem disso max tambem fez do rb19 um dos carros mais dominantes da historia da formula 1 igualando o recorde do mclaren mp4/4 em 1988 note contudo que o mp4/4 venceu 15 de 16 corridas enquanto o rb19 venceu 21 de 22 corridas nesse caso quem fica com o recorde os estatisticos de plantao certamente sugeririam verificar o indice de aproveitamento do carro afinal ele faz uma proporçao exata das vitorias no caso do rb19 100% de aproveitamento seriam 22 vitorias entao cada vitoria corresponde a 4 54% de aproveitamento como ele venceu 21 vezes seu aproveitamento foi de 95 34% em 1988 100% de aproveitamento seriam 16 vitorias entao cada vitoria corresponde a 6 25% de aproveitamento com 15 vitorias o carro teve 93 75% de aproveitamento conclui se dai que o rb19 foi um carro mais dominante afinal ele tem um aproveitamento maior em valores absolutos e tambem precisou de mais vitorias para obter esse aproveitamento os mais observadores contudo notaram um problema nesse metodo o mp4/4 sequer teria como superar o aproveitamento do rb19 porque cada corrida corresponde a 6 25% de aproveitamento sendo assim cada corrida que ele vence vale mais que uma corrida do rb19 mas cada corrida que ele deixa de vencer tambem vale menos alem disso por causa da proporçao para que ele tivesse um aproveitamento de 95 34% como o rb19 ele teria que vencer 15 25 corridas — e nao da para vencer um quarto de corrida e aqui voltamos novamente ao problema de se comparar eras diferentes da formula 1 em busca da resposta definitiva sobre quem foi o melhor de todos os tempos ate por que o mp4/4 nao foi o primeiro a vencer todas as corridas da temporada exceto uma antes dele outros dois carros dominaram a formula 1 o alfa romeo 158 e a ferrari 500 o alfa romeo 158 foi o carro da equipe na temporada de 1950 da formula 1 a primeira do campeonato mundial ele usava um oito em linha de 1 5 litro sobrealimentado por um compressor tipo roots para produzir 350 cv a 8 600 rpm e nas maos de giuseppe farina e juan manuel fangio venceu seis das sete provas da temporada inaugural da formula 1 — farina levou os gp da gra bretanha suiça e italia enquanto fangio ficou com os gp de monaco da belgica e da frança a unica corrida que o alfa 158 nao venceu naquela temporada foi a indy 500 — que a maioria das equipes europeias sequer disputava com a ferrari 500 foi a mesma historia mas dois anos mais tarde em 1952 naquela temporada e na de 1953 o mundial de formula 1 correu sob o regulamento da formula 2 com carros consideravalmente menores menos potentes e mais leves que os formula 1 foi assim que a ferrari 500 entrou em cena ela tinha um motor de quatro cilindros e dois litros sim uma ferrari de corrida com quatro clindros com 185 cv a 7 500 rpm e pesava so 560 kg como todo f2 da epoca ela nao precisou de mais que isso para conquistar sete das oito corridas da temporada novamente a unica corrida que nao foi vencida foi a indy 500 a ferrari ate disputou a prova com alberto ascari mas nao ao volante da 500 e sim da 375 indianapolis um carro adequado ao regulamento da indy https //flatout com br/voce conhece os carros que a ferrari fez para a indy/ e aqui vem a questao filosofica sobre o carro mais dominante da historia da formula 1 estatisticamente alfa romeo 158 e ferrari 500 nao tem 100% de aproveitamento eles sequer chegam aos 90% como mclaren mp4/4 e red bull rb19 mas como eles poderiam ter se a indy 500 era disputada sob um regulamento diferente mesmo estando no calendario da formula 1 os dois carros venceram 100% das corridas disputadas sob o regulamento da formula 1 a unica corrida da temporada que eles nao venceram foi justamente aquela em que eles nao tinham chance de competir por serem carros de categoria diferente — na epoca os carros da indy corriam com motores sobrealimentados de ate 3 litros e aspirados de ate 4 5 litros em qualquer caso sem limite de peso e por isso que as equipes europeias nao se davam o trabalho de ir aos eua tambem e por isso que os americanos nao disputavam os gp europeus; eles sequer tinham carro para isso diante disso deixo a pergunta nao faria sentido considerar o alfa romeo 158 e a ferrari 500 mais dominantes que mclaren e red bull afinal eles venceram tudo o que podiam vencer diferentemente dos dois monopostos modernos que nao apenas tinham condiçao de disputar 100% das corridas da temporada que eram todas realizadas sob as mesmas especificaçoes como tambem as disputaram e nao venceram https //flatout com br/pare de comparar estatisticas da formula 1 para saber quem e melhor/ se o mp4/4 era superior ao rb19 ou vice versa e outra questao o mp4/4 era um carro analogico sem telemetria que disputou 16 gp em uma epoca na qual as quebras eram mais frequentes enquanto o rb19 correu em uma epoca onde os adversarios nao tem espaço para alteraçoes no carro visando melhorar a competitividade ao mesmo tempo o mclaren precisou correr apenas 16 vezes enquanto o rb19 teve de correr 22 etapas sob um regulamento que limita testes e trocas de motores e cambio como comparar os dois carros ou melhor e possivel comparar os dois carros e vou alem e deixo a questao e necessario comparar os dois carros o mesmo vale para o recorde pessoal de max verstappen que se tornou o piloto mais dominante da formula 1 em uma temporada ja que ele nao venceu somente tres etapas alberto ascari disputou sete das oito etapas do mundial de 1952 — ele ficou fora apenas do gp da suiça mas participou da indy 500 que corria sob outro regulamento nesse caso ele ganhou tudo o que disputou sob o regulamento da f1 e na unica corrida que nao venceu ele sequer participou ou seja das corridas sob o mesmo regulamento ele so nao venceu uma e das que ele participou tambem so nao venceu uma da para comparar seu desempenho em 1952 com o de max em 2023 leia tambem https //flatout com br/qual o chassi mais vitorioso da historia da formula 1/ esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.