quando se guia um carro nem sempre tudo da certo seja na rua na estrada ou no circuito quem dirige esta sujeito a se envolver em um acidente de carro mas qual foi o primeiro acidente de carro que aconteceu no mundo a resposta depende do que voce considera um carro o primeiro acidente envolvendo um veiculo capaz de mover se por sua propria força aconteceu bem antes do que voce provavelmente imagina quer dizer dizem que aconteceu foi em 1771 quando o inventor frances nicolas joseph cugnot realizava um test drive em sua mais recente criaçao o fardier a vapeur fardier era um tipo de carroça de duas rodas feita para transportar cargas pesadas como balas de canhao portanto nao esta errado dizer que a invençao de cugnot era basicamente uma carroça a vapor a ideia era dispensar os cavalos e facilitar o transporte de cargas pesadas sobre terrenos acidentados recriaçao moderna e funcional do fardier a vapeur construido em 1770 o fardier a vapeur tinha duas rodas atras e uma na frente onde normalmente ficaria o cavalo a caldeira ficava a frente desta roda de acordo com o livro the observer s book of automobiles escrito por l a manwaring e publicado em 1966 o fardier a vapeur era capaz de transportar quatro pessoas e nao era muito rapido sua velocidade maxima era de 3 6 km/h e como alguem consegue se acidentar com um carro mais lento que uma pessoa a pe o ser humano caminha em media a 5 km/h e corre a cerca de 9 km/h bem nao importa o caso e que relatos da epoca dizem que por causa da pessima distribuiçao de peso o fardier era muito instavel teria sido esta a causa do primeiro acidente que aconteceu em 1771 com o segundo prototipo [youtube id= 1wmkn3zh9dk width= 620 height= 350 ] o problema e que nao ha nenhum relato contemporaneo falando sobre o tal acidente de acordo com o historiador frances georges ageon o mais perto disso e um artigo escrito em 1801 de qualquer forma a veracidade do incidente jamais foi confirmada alem disso mesmo que tenha acontecido mesmo dificilmente o acidente de 1771 seria considerado um acidente de transito pois bem nao havia transito o primeiro acidente de transito confirmado e documentado tambem foi o primeiro acidente de automovel fatal da historia e a vitima foi uma mulher e nao foi qualquer mulher mas mary ward irlandesa que foi cientista em uma epoca em que mulheres eram ainda menos valorizadas pela sociedade ela poderia ter entrado para a historia apenas por suas conquistas que sao impressionantes nascida em uma familia de cientistas ward era prima de william parsons astronomo que projetou e construiu aquele que foi o maior telescopio da historia ate 1917 isto ajuda a explicar seu interesse pelas coisas que o ser humano nao consegue ver a olho nu a diferença e que ela ia pelo caminho oposto em vez de observar a imensidao do universo ela preferia olhar mais de perto o mundo microscopico foi assim que ela começou a desenhar as coisas que via e ainda muito jovem publicou seu primeiro livro sketches with the microscope rascunhos com o microscopio ela fez tudo sozinha enviando seus estudos diretamente aos cientistas pois universidades nao a aceitavam por ser mulher; e bancando a publicaçao e a distribuiçao de seu livro do proprio bolso pois as editoras nao a aceitavam por nao ter credenciais academicas ainda assim as primeiras 250 copias evaporaram das livrarias o sucesso foi tanto que o livro foi reimpresso oito vezes entre 1858 e 1880 onze anos depois de sua morte ela morreu em 1869 os filhos de william parsons haviam construido um carro a vapor afinal seu pai era cientista nao era possivel comprar veiculos assim na epoca pois um decreto havia imposto um limite de velocidade de ate 6 5 km/h nas vias publicas irlandesas na epoca as autoridades nao consideravam o carro uma invençao que definiria o futuro mas sim como algo perigoso demais isto quase matou o automovel logo no inicio de sua vida mas alguns entusiastas que continuaram com os seus ou construiam em casa como os parsons garantiram que isto nao acontecesse contudo infelizmente o entusiasmo dos irmaos parsons pelo automovel foi o que matou mary ward no dia 31 de agosto de 1869 ela e o marido levaram os sobrinhos para um passeio no carro a vapor pelas estradas nos arredores de birr no condado de offaly centro da irlanda ao passar por uma curva acentuada na estrada mary foi atirada para fora do carro e ficou caida em seu caminho uma das rodas passou sobre seu pescoço e ela morreu quase imediatamente um medico local compareceu a cena e encontrou mary ward ferida e sangrando pelos ouvidos a causa da morte foi uma fratura no pescoço o primeiro acidente de transito no brasil se o primeiro acidente de transito no mundo aconteceu em 1869 o primeiro do brasil aconteceu 28 anos mais tarde em 1897 no rio de janeiro e tambem envolveu uma figura historica na verdade duas o poeta olavo bilac e o jornalista jose do patrocinio conhecido por ser ativista a favor da aboliçao da escravatura os dois eram amigos e na ocasiao patrocinio havia comprado um serpollet carro a vapor fabricado na frança nao ha informaçoes concretas mas diz se que o serpollet do jornalista era o primeiro automovel a circular pelas ruas do rio verdade ou exagero o fato e que havia mesmo poucos carros nas ruas do brasil e naturalmente olavo bilac nao sabia dirigir isto nao impediu patrocinio de tentar ensinar o amigo a dirigir o local escolhido foi a estrada velha da tijuca no alto da boa vista e a ideia era que o dono do carro fosse no banco do carona que ficava no lado esquerdo com bilac ao volante o passeio nao durou muito bilac bateu o carro na primeira arvore que passou pelo caminho a 4 km/h ambos sairam ilesos provavelmente envergonhados e provavelmente bilac jamais se aventurou a dirigir novamente o carro mais antigo a sofrer um acidente recentemente um acidente que aconteceu em utah nos eua chamou a atençao por envolver um carro de 98 anos e resultar em uma fatalidade foi em julho de 2013 quando um ford modelo t 1915 capotou com quatro pessoas dentro o carro era guiado pro karen johnson presidente do ford model t car club ela estava a frente de uma carreata com mais de 170 automoveis quando em determinado momento precisou abrir passagem para o trafego virando a direita em direçao ao acostamento ao fazer a manobra uma das rodas do carro atingiu um desnivel no acostamento e como era feita de madeira acabou quebrando o carro tombou e caiu pelo barranco os quatro ocupantes estavam sem cinto de segurança logicamente o marido que estava no banco do carona e os passageiros do banco traseiro sobreviveram mas karen nao teve a mesma sorte
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.