a esta altura de 2021 voce ja deveria estar acostumado as mudanças no universo automobilistico especialmente em relaçao aos carros novos alem das mudanças ja esperadas pela evoluçao tecnologica nossa economia que sofreu um baque em 2014 e ate hoje nao se recuperou deu uma força para terminar de virar o mercado de cabeça para baixo como resultado os carros populares hoje sao pouco vendidos e modelos de segmentos superiores figuram ha algum tempo entre os modelos mais bem sucedidos no mercado nao ha mais carros populares na verdade — apenas fiat mobi e renault kwid cumprem esse papel — e o motivo para isso ja foi discutido o fato e que os crossovers roubaram a cena nos ultimos anos mataram as peruas e as minivans depois engoliram os hatches medios e lentamente estao corroendo os sedas medios os crossovers parecem ser o produto perfeito do momento eles tem apelo social por seu porte tem um apelo racional devido as enormes rodas e pneus parrudos que nao se abalam tanto com a situaçao ridicula do asfalto na maior parte do brasil eles tambem tem uma certa versatilidade a suspensao elevada nao enrosca em rampas e lombadas a posiçao mais verticalizada dos bancos e menos cansativa para viagens e o espaço interno e razoavel nao sao bons em todos os aspectos tambem nao sao perfeitos em nenhum aspecto mas o equilibrio da razoabilidade em todos os aspectos os torna carros interessantes para os consumidores alem disso sao carros com alto valor agregado o que e bom para quem fabrica nao custam muito mais caro para fazer mas sao mais caros na hora de receber se o publico quer o publico paga por que raios a fabricante deveria fazer algo diferente agora os suv reviveram uma categoria que eu tenho certeza que voce jamais imaginaria ser tao forte no brasil com tantas opçoes em tantas faixas de preços no mercado os carros de sete lugares o que e curioso porque as familias estao menores do que ha 30 anos quando as peruas dominavam e nem mesmo na onda das minivans tivemos tantos carros de sete lugares a venda no brasil atualmente sao nada menos que 20 vinte modelos diferentes com a opçao de uma terceira fileira de bancos e em breve esse numero sera maior porque a conta nao inclui o hyundai grand santa fe que nao aparece mais no site da fabricante no brasil mas devera voltar renovado nem o futuro jeep commander o compass de sete lugares o modelo sera posicionado acima do compass o que significa que ele devera custar entre r$ 230 000 e r$ 280 000 dependendo da motorizaçao e equipamentos claro isso tambem significa que ele ira brigar na faixa mais concorrida dos carros de sete lugares que compreende os modelos de r$ 200 000 a r$ 260 000 como nao sabemos quando ele chega nem como ele sera equipado e nem quanto ele realmente ira custar nao podemos compara lo aos rivais por enquanto mas podemos dar uma olhada nesta e nas demais categorias dos carros de sete lugares atualmente oferecidos no brasil os populares r$ 105 000 a r$ 130 000 se voce precisa de um carro de sete lugares que seja zero quilometro e nao quer um modelo premium ha somente duas opçoes por aqui o chevrolet spin e o fiat doblo e se voce pensa que e o modelo da fiat que abre as portas desse mercado pensou errado o modelo de r$ 105 000 e o chevrolet spin premier a primeira versao do modelo que pode ser equipada com a terceira fileira de bancos o fiat doblo parte de sente se antes de continuar lendo r$ 122 438 na versao essence de sete lugares a competiçao aqui contudo nao existe na pratica o fiat e mais voltado a vendas diretas clientes com isençoes tributarias e frotistas ou a quem nao vai com a cara da spin porque a minivan da chevrolet mesmo em sua versao de topo a activ 7 equipada com todos os opcionais sai por r$ 111 930 — r$ 10 498 mais barato e mesmo quem prefere a cara da doblo precisa levar em consideraçao que a plataforma gamma da spin e mais de dez anos mais nova que a da fiat — e ainda foi atualizada no brasil para o ncap ou seja na pratica estamos comparando um carro do fim dos anos 1990 pois a doblo e baseada em uma variaçao da plataforma da fiat strada de primeira geraçao a um carro projetado ha pouco mais de cinco anos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 294854 294855 294845 294846 ] como se nao bastasse alem do projeto mais moderno e um visual mais harmonico a spin tambem e bem melhor equipada pelo preço divulgado — a fiat cobra pelo radio do doblo por exemplo e o modelo vem com rodas de aço cobertas por calotas plasticas se voce quiser radio ajuste eletrico dos retrovisores e farois de neblina tera de desembolsar mais r$ 4 702 e se quiser as rodas de liga leve elas custam entre r$ 5 029 e r$ 6 240 — o que eleva o preço do doblo para r$ 133 380 e amplia a diferença para a spin activ7 para r$ 21 450 a tabela acima consolida a vantagem da spin sobre a doblo caso voce ainda tenha alguma duvida porta malas maior entre eixos maior mais itens de serie projeto mais moderno e claro menor preço sao os itens que fazem da spin a unica opçao neste segmento a briga de verdade r$ 185 000 a r$ 265 000 a grande disputa dos carros de sete lugares fica nesta faixa de preços sim e um corte de r$ 80 000 mas ha apenas um modelo por menos de r$ 200 000 — o chery tiggo 8 — os demais ficam entre os r$ 205 000 a r$ 265 000 o que ja estreita o corte para r$ 60 000 por demais modelos me refiro ao mitsubishi outlander ao volkswagen tiguan allspace e ao mercedes benz glb chery tiggo 8 vs mitsubishi outlander hpe 2 0 o chery tiggo 8 e um modelo sem concorrentes nao por ser bom demais mas por ser significativamente mais barato que os outros modelos deste segmento alem de ser de uma marca menos prestigiada custa r$ 183 990 e tem alguns recursos de conforto e conveniencia pouco comuns nessa faixa de preços entre estes recursos esta o proprio motor do carro um propulsor 1 6 16v turbo com injeçao direta e 187 cv o propulsor batizado acteco e uma evoluçao do antigo tritec desenvolvida pelos austriacos da avl e ja usado em outras configuraçoes por modelos anteriores da chery o modelo sino brasileiro segue a receita que a caoa usou para consolidar a hyundai no brasil oferecer um pacote recheado por um preço atraente frente a concorrencia fisgando o publico disposto a abrir mao de uma marca consolidada para colocar na garagem algo com melhor relaçao custo/beneficio para isso claro eles precisam de um pouco de pragmatismo comercial o carro e oferecido em versao unica com apenas quatro opçoes de cores preto branco e dois tons de cinza e sem opcionais ou voce topa o que ele entrega ou precisara partir para outra o que ha como alternativa nada que nao va te custar ao menos r$ 21 000 reais mais caro o modelo de sete lugares mais proximo do tiggo 8 e o mitsubishi outlander 2 0 hpe de r$ 204 990 o modelo tem porte semelhante ao do tiggo mas em vez do motor turbo com injeçao direta ele ainda usa uma atualizaçao do conhecido motor mivec 2 0 16v com 160 cv e modo economico a transmissao do mitsubishi e a tipica cvt com simulaçao de seis marchas no modo sport usada em outros modelos da marca como o tiggo o outlander tambem vem com um pacote de equipamentos fechado porem como tem a tradiçao da marca a seu favor o pacote nao e tao apelativo quanto o da chery o outlander hpe nao tem por exemplo a base de recarga de celulares por induçao nem os farois de led cameras externas 360º no chery partida remota quadro de instrumentos digital sistema de monitoramento de ponto cego e os sensores de estacionamento sao acessorios cobrados a parte — tudo isso e de serie no tiggo 8 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 294856 294857 ] por outro lado como seu rival menos prestigiado ele tambem tem teto solar monitor de pressao dos pneus assistente de partida em rampa assistente de declives ar condicionado de duas zonas tampa do porta malas motorizada o unico equipamento que o outlander oferece a mais que o tiggo e o airbag para os joelhos do motorista outra diferença esta no sistema multimidia de ambos o do mitsubishi embora fornecido pela jbl tem uma tela de apenas sete polegadas enquanto no chery o sistema white label tem tela de 10 25 polegadas ambos suportam apple carplay e android auto volkswagen tiguan allspace vs mitsubishi outlander hpe s 3 0 v6 vs mercedes benz glb200 se voce quiser um outlander melhor equipado ou mais potente que o hpe 2 0 tera que partir para a versao hpe s equipada com o motor v6 de tres litros e 240 cv e que tambem tem traçao nas quatro rodas so que o preço aumenta substancialmente para r$ 252 990 antes dele uma opçao intermediaria de sete lugares e o volkswagen tiguan allspace r line 350 tsi a unica que restou do modelo alemao depois da chegada do taos como seu nome sugere o volkswagen e equipado com o motor 2 0 turbo de 220 cv aqui combinado ao cambio de embreagem dupla e sete marchas como custa r$ 236 090 e tem apenas 20 cv a menos — que acabam compensados pela linearidade do turbo — ele acaba concorrendo com o outlander v6 especialmente por que completo o tiguan chega aos r$ 247 280 — apenas r$ 5 110 mais barato que o mitsubishi sem os opcionais o tiguan e bem equipado tem seis airbags tampa traseira motorizada ar condicionado de duas zonas com saida para o banco traseiro farois de led quadro de instrumentos digital programavel sistema multimidia com tela de oito polegadas e audio premium com 16 canais base de recarga de celulares por induçao ajustes eletricos do banco do motorista controle adaptativo de velocidade com sistema de frenagem de emergencia e camera traseira o mitsubishi tem quase tudo isso — lhe faltam o sistema de audio premium o sistema de recarga por induçao o painel digital configuravel e os ajustes eletricos do banco do passageiro — mas o tiguan nao oferece teto solar de serie o que explica boa parte do seu preço inicial mais baixo a volkswagen cobra r$ 6 810 por ele enquanto a mitsubishi o embute no valor do pacote unico do carro o tiguan ainda tem um pacote estetico que remove os cromados do carro e instala acabamentos escurecidos interna e externamente pacote black style de r$ 2 280 e cobra um valor adicional pela pintura metalica r$ 2 260 ou perolizada r$ 2 760 a maior desvantagem do mitsubishi contudo e a distancia entre eixos significativamente mais curta que a do tiguan 2 670 mm contra 2 790 mm a diferença de 120 mm parece pouca mas no entre eixos e a diferença entre encostar ou nao os joelhos no banco da frente com os bancos dianteiros recuados ou nesse caso o espaço para os pes na terceira fileira como comparaçao modelos mais compactos como o jeep compass o hyundai tucson e o kia sportage tambem tem entre eixos na regiao dos 2 670 mm [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 294862 294860 ] isso tambem se deve as diferenças entre as plataformas dos dois carros enquanto a mitsubishi usa a antiga plataforma gs da marca que estreou em 2005 justamente na geraçao anterior do outlander o tiguan usa a moderna mqb uma plataforma modular que permitiu a volkswagen desenvolver esta versao de entre eixos longo do suv — la fora ele e vendido em uma configuraçao curta como o taos o outlander alias ja tem uma nova geraçao em produçao no exterior agora produzida sobre a plataforma cmf cd da renault nissan que deve chegar ao brasil em 2022 com uma lista de equipamentos e acessorios mais robusta e proxima do tiguan por ultimo como ja estamos pagando r$ 250 000 num suv de sete lugares por que nao considerar um modelo premium partindo dos r$ 265 000 a mercedes tem o glb200 crossover recem lançado da marca alema que chega ao brasil como alternativa de entrada para os sete lugares ele e o menor carro desta faixa de preços — tem apenas 4 634 mm de comprimento uma dimensao que compromete a acomodaçao do pessoal dentro do carro e o espaço residual para carga ou compras contudo o pequeno mercedes tem impressionantes 2 829 mm de entre eixos o maior desta faixa de preço a largura e praticamente a mesma do outlander 1 830 mm no glb e 1 810 mm no mitsubishi o problema aqui e que a mercedes por alguma razao inexplicavel decidiu oferecer a versao glb200 em vez da glb250 e por isso ele tem apenas um motor 1 3 turbo de 163 cv — o mesmo do renault captur porem sem a calibragem para rodar com etanol tivesse optado pelo motor 2 0 turbo compartilhado com o a250 a mercedes teria um glb de 224 cv o que fariam dele um modelo muito mais apelativo nesta disputa ainda que fosse pouco mais caro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 294864 294863 ] este alias e outro problema do mercedes apesar do motor compartilhado com um modelo menos glamouroso o que ele entrega por r$ 265 000 e um pacote inferior ao dos demais voce tem alguns mimos como a base de recarga por induçao mas o teto solar panoramico so vem no pacote progressive junto com o pacote de assistencia ativa de conduçao com sistemas como monitoramento de velocidade por leitura de placas assistente de permanencia em faixa de rodagem na pratica portanto o glb200 corre em paralelo a disputa entre o outlander e o tiguan e ainda que o motor v6 e o nivel de equipamentos do outlander tenham seu apelo nesta faixa de preço nao da para ignorar o fato de que ele ja esta no fim de seu ciclo de produto e que ja pede atualizaçoes para concorrer de verdade com o tiguan
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