quando criança pedi aos meus pais para fazer aulas de teclado um amigo havia ganhado um daqueles teclados eletronicos que tocam acompanhamentos e tem centenas de sons e achei que seria legal conseguir fazer aquilo tambem jovem mas ja sabio meu pai me matriculou nas aulas mas nao comprou um teclado nao antes de o professor falar que eu estava progredindo e que para avançar precisaria de um teclado proprio que me permitisse estudar em casa alem daquela hora semanal com o professor ganhei um casio ma 220 bem diferente do yamaha que meu professor usava nas aulas o ma significa mini arranger ou seja era um mini teclado suas teclas eram mais curtas e seu teclado tinha apenas 49 teclas em vez das 61 72 ou 81 teclas dos teclados mais serios da epoca novamente meu pai estava sendo apenas precavido se eu desistisse das aulas ele teria gasto algo em torno de r$ 300 em dinheiro de hoje nao era avareza mas sensatez antes de comprar algo realmente bom ele queria apenas que eu esgotasse as possibilidades daquele tecladinho que era simples e barato porem adequado para o meu nivel de aprendizado da epoca [caption id= attachment_286340 align= aligncenter width= 1024 ] meio instrumento meio brinquedo[/caption] no fim das contas alem da teoria musical basica o tecladinho me ensinou uma valiosa liçao sobre ter querer e poder que me voltou a memoria durante aquela discussao da toxicidade das redes sociais e agora sobre as burradas que ja fizemos por causa dos carros comecei a pensar em como muito dessa discussao acontece porque em algum momento decidimos pegar um carro e melhora lo repare ninguem critica um carro original a unica ofensa possivel a um virtus msi 1 6 branco e chama lo de taxi mas ai voce resolve modificar o carro e os criticos brotam do asfalto cada parafuso que se afasta do original se torna um potencial alvo rebaixe o carro e ele sera alto demais e baixo demais ao mesmo tempo depende so de quem digita instale as rodas que voce gosta e elas serao grandes demais pequenas demais largas demais nao combinam ficam perfeitas expoem os tambores de freio que voce deveria ter trocado por discos https //www youtube com/watch v=a_do3qmltky o que pretendo aqui contudo nao e apontar o dedo para os criticos mas para nos mesmos e em seguida perguntar de onde veio essa necessidade de modificar nossos carros eu sei que um carro e um produto produzido em grande escala que precisa atender as necessidades individuais de bilhoes de pessoas e por isso tende a ter uma calibragem de motor mais generalista assim como seu acerto de suspensao e nivel de acabamento decoraçao etc ao mesmo tempo o carro e uma propriedade privada uma extensao da nossa pessoa e naturalmente ela ira refletir algo de nossa personalidade e como as roupas que vestimos os tenis que calçamos a cor que escolhemos para pintar a fachada das nossas casas os carros sao um elemento social o carro que voce dirige diz algo sobre voce ainda que voce nao tenha dispensado um pingo de emoçao em sua compra e nao queira dizer nada ao dirigir mas as vezes voce quer dizer algo ao circular com seu carro pelas ruas e ai que entram as modificaçoes e personalizaçoes pode ser um simples adesivo com a bandeira do seu estado de origem uma ideia que voce apoia uma marca que voce admira podem ser modificaçoes esteticas tudo tem relaçao direta ou indireta com suas expectativas ao dirigir um carro eu freio para animais diz o adesivo no carro da moça que por gostar tanto de bichinhos decidiu mostrar isso para o mundo ao dirigir seu carro por ai o entusiasta por sua vez tem outro tipo de expectativa ao dirigir seu carro ele espera encontrar um certo tipo de prazer ao acelerar frear contornar curvas outros esperam ser reconhecidos por seu gosto pessoal pela posse daquele carro e ai vem o mercado de acessorios e equipamentos automobilisticos que movimenta r$ 25 bilhoes apenas no brasil um tapa na suspensao escape mais encorpado ou menos restritivo rodas maiores filtro de ar esportivo alguma personalizaçao estetica sao açoes de praxe entre os entusiastas mais comedidos os mais animados trocam freios refazem a suspensao e começam a substituir os componentes do motor aqui chegamos a toca do coelho especialmente se voce e jovem e solteiro ou se tem dinheiro suficiente para bancar seus desejos e facil passar horas na internet procurando receitas e estilos e projetos estrangeiros e nacionais assistindo a centenas de horas de videos e descobrindo se o comando 278 e melhor que o 298 para o seu opala se o carburador 2e e melhor que o 3e para o chevette ou se o escape de 2 polegadas e mesmo tao pior que o de 2 5 polegadas para seu honda civic entao voce finalmente vislumbra o carro perfeito ja sabe quais rodas vai usar que freios vai instalar quais serao os pneus como ira preparar o motor como serao os bancos e o volante [caption id= attachment_286343 align= aligncenter width= 1920 ] rarissimo supra mkiv original [/caption] entao voce começa o projeto — e este e o momento em que voce cai na toca do coelho a partir dali duas coisas podem acontecer voce termina o projeto ou entra em uma espiral descendente de frustraçoes e despesas e cada um destes caminhos pode ter consequencias diferentes voce pode terminar o projeto e curtir o carro mas tambem pode terminar e descobrir que tudo aquilo que parecia incrivel na sua imaginaçao nao e o que voce esperava no mundo real e ai voce acaba frustrado caso voce entre na espiral de frustraçoes e despesas pode acabar desistindo do negocio ou gastando mais dinheiro do que deveria para terminar logo o carro do jeito que foi possivel voce talvez tenha se identificado com essa historia eu me identifico porque ja passei por isso e por que ja a vi se repetir centenas de vezes isso nao e uma hiperbole eu vi isso acontecer centenas de vezes e isso acontece quando agimos por impulso com emoçao demais e pouca ou nenhuma razao — o que e facil de acontecer quando temos recursos vontade inspiraçao e prioridades pouco definidas as vezes as consequencias sao inofensivas voce vende o carro recupera a grana e segue para o proximo mas as vezes voce pode perder um tempo precioso por ter investido demais no tal projeto — tempo e dinheiro demais e a parte triste desta historia e que voce so descobrira isso quando o tempo tiver passado e dinheiro desaparecido falo por experiencia propria dirigir sozinho me faz pensar sobre muitas coisas e foi sobre isso que pensei em diversas ocasioes da semana passada apos os dois episodios mais recentes do nosso podcast eu tenho um carro 95% original para uso diario os 5% se referem as rodas e ao freio a disco traseiro que adaptei do modelo mais caro fora isso ele e exatamente como saiu da loja [caption id= attachment_286341 align= aligncenter width= 1920 ] preciso de mais potencia vou fazer um swap [/caption] e apesar de tudo eu me divirto com ele toda vez que dirijo pela rodovia que liga a cidade ao meu bairro rural eu curto as curvas que ficaram sensacionais com o novo traçado da duplicaçao a aceleraçao moderada do carro a subida de giro a paisagem e as musicas do radio eu nao sinto falta de nada mesmo quando a estrada esta vazia e eu posso chegar aos limites eu poderia modifica lo mas por que eu faria isso eu posso rodar com uma economia de combustivel bem razoavel a potencia do motor me atende suficientemente bem para viajar e ele ainda tem conforto mesmo carregado com as malas da familia inteira nas ferias qualquer modificaçao que eu fizesse afetaria os pontos chave que fazem este carro atender minhas necessidades basicas de transporte e claro que eu gosto de dirigir de um jeito mais entusiasmado e foi por isso que eu escolhi este carro se voce esta se perguntando e um ford focus gl 1 6 rocam mas tenho certeza de que modificar a suspensao dele nao me traria mais prazer ao volante se eu modificasse sua suspensao para conter mais a rolagem do carro eu certamente afetaria o conforto e a dinamica de rodagem com o carro cheio mas nao e esta a questao que me impede de modifica lo se eu modificasse a suspensao do carro eu aumentaria seus limites eu consigo chegar ao limite do meu carro com relativa segurança em termos de habilidade mas isso exige um conjunto de fatores dificil de se obter no dia a dia ou em um final de semana qualquer entao os momentos em que posso fazer isso sao escassos isso por si e um bom motivo para eu nao tocar na suspensao deste carro nao faz sentido piorar as condiçoes de uso mais rotineiras para melhorar uma condiçao de uso eventual mas ainda ha a questao de aumentar os limites se eu aumenta los as chances de usa lo no limite serao ainda mais escassas e eu corro o risco de fazer um carro que esta muito alem da minha habilidade e isso se aplica a absolutamente todos os aspectos das modificaçoes de performance de um carro o carro e mais potente ele acelera mais rapidamente e isso exige mais habilidade melhores reflexos e muito facil montar um carro que entrega mais do que voce pode manejar e essa facilidade e sedutora se eu posso fazer por que nao faço e claro que nao estou dizendo que preparar um carro e irracional que voce nao deveria fazer isso porque e um negocio desnecessario e que voce deveria se contentar com seu celta vhc 1 0 e o maior lag de acelerador ja visto na industria brasileira meu argumento aqui e a possibilidade de se divertir com um carro original a possibilidade de gostar de um carro original e de se contentar com o que ele te oferece como um todo e nao apenas quando voce quer bancar o ayrton senna no gp da europa de 1993 https //www youtube com/watch v=uqv_69no_ek como o sujeito acha que esta dirigindo na chuva mais que isso o argumento e que voce descubra o que e capaz que esgote as possibilidades do carro antes de tentar melhora lo a palavra upgrade significa conceitualmente graduaçao superior ou seja fazer um upgrade e subir o nivel do seu carro mas voce esta pronto para subir de nivel como motorista voce sabe exatamente quais sao os pontos fracos do seu carro o que precisa subir de nivel para ficar mais adequado ao uso que voce deseja https //www youtube com/watch v=gy0gda12pxg como ele realmente dirige na chuva se voce sabe va em frente e faça o upgrade se nao sabe e melhor explorar mais o conjunto que voce tem ate esgotar as possibilidades e descobrir o que voce precisa porque voce precisa de experiencia para descobrir isso e experiencia ao volante so se adquire dirigindo e descobrindo o que seu carro faz muito bem e o que ele nao faz tao bem a medida em que voce ganha experiencia tambem descobre que algumas caracteristicas do seu carro sao muito boas do jeito que vieram ao mundo quer um exemplo os tempos do polo gts e do onix rs em interlagos os dois carros originais e automaticos usados em seu limite foram mais rapidos que modelos tao ou mais potentes que eles quem poderia dizer que eles tem esta capacidade sem upgrades https //www youtube com/watch v=9eaooarh_gg https //www youtube com/watch v=adrl9dugtcs voltando ao teclado do inicio desse papo aquele casio baratinho acabou sendo o unico teclado que tive em toda a minha vida logo depois do meu upgrade tecnico musical mudei de cidade e nao encontrei uma escola de musica com horarios compativeis com a agenda dos meus pais aos poucos o teclado foi esquecido substituido pelo interesse por carros basquete formula 1 e eu nunca esgotei as possibilidades daquele instrumento nunca cheguei perto de seu limite eu nao disse que ele foi uma grande liçao sobre ter querer e poder
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