no final de 2021 quando fizemos as nossas resoluçoes de ano novo eu disse que pretendia apenas dirigir mais curtir mais meu carro as estradas o tempo ao volante o prazer de dirigir a materia sobre as resoluçoes do ano novo so sai semana que vem mas posso adiantar que coloquei em pratica meu plano e coloquei mais uns milhares de quilometros no odometro do carro eu realmente curti mais meu carro as estradas a paisagem o tempo ao volante e as reflexoes que a gente sempre acaba fazendo quando se viaja sozinho so que eu tambem acabei recebendo algumas multas logo eu que passei os ultimos seis anos sem um misero ponto na carteira foram tres multas daquelas de ate 20% acima do limite o primeiro nivel do excesso de velocidade aquela para pegar motorista preocupado em dirigir e nao em acertar a velocidade do radar tudo bem as regras do jogo sao essas eu aceitei quando me habilitei para conduzir automoveis e acho uma troca justa para poder dirigir em um ambiente minimamente controlado o valor das multas tambem e razoavel afinal eu trabalho e faço parte dos 30% da populaçao que ganha mais de dois salarios minimos pago sem muito prejuizo pessoal e ai entre os radares e o sol baixando atras da serra eu me pus a pensar sobre os r$ 400 ou r$ 500 de multas que eu terei de pagar e me pus a pensar em como os 70% da populaçao que ganham menos de dois salarios minimos lidam com isso e ai eu estendi o raciocinio para uma conta rapida se 1% dos motoristas brasileiros forem multados como eu fui quanto dinheiro sera arrecadado o brasil tem 74 000 000 de motoristas 1% disso sao 740 000 motoristas se cada um deles pagar r$ 500 por ano sao r$ 370 000 000 que saem dos bolsos dos motoristas para os cofres publicos das tres esferas do governo resistindo a tentaçao de falar sobre a ineficiencia do estado da destinaçao obscura do dinheiro das multas e tudo mais pensei em uma outra questao sobre o dinheiro das multas estes r$ 370 000 000 deixariam de ser usados para pagar produtos e serviços eles seriam pagos obrigatoriamente ao estado que ja se sustenta com impostos e taxas e deixariam de circular no mercado afinal o dinheiro das multas so pode ser usado para produzir mais multas ou bancar campanhas de educaçao para o transito entao eu fiquei me perguntando qual sera o impacto das multas de transito na economia eu esperava encontrar uma resposta para isso mas parece que ninguem se preocupou em realizar um estudo sobre este impacto ha estudos sobre o impacto das multas na vida dos mais pobres e estudos sobre o impacto dos acidentes na economia mas nao encontrei estudos sobre o impacto que o dinheiro pago ao estado em forma de multas causa na economia devido a uma hipotetica reduçao do consumo de produtos e serviços em paises ricos isso nao e um grande problema afinal o que mede a riqueza e justamente a produtividade; se o pais e rico ele tende a ser produtivo e se ele e produtivo sua economia nao e impactada negativamente em grande escala por nenhum motivo mas estamos em um pais eternamente em desenvolvimento um pais cuja produtividade esta estagnada ha 40 anos onde 70% da populaçao nao recebe mais de r$ 2 300 por mes e onde a multa de transito mais barata custa quase 10% do salario minimo e tambem um pais onde a suposta industria da multa virou discussao no senado federal o meu exemplo do 1% dos motoristas pagando r$ 500 em multas por ano e quase ingenuo so na cidade de sao paulo nas vias municipais a receita com multas de transito passou o bilhao de reais em 2020 so na cidade de sao paulo somente nas vias municipais na conta nao entram as rodovias que cortam a cidade nem as infraçoes que sao geradas para o estado como aquelas por nao indicar o contudo em carro de empresa ou por nao atualizar o cadastro do carro em caso de transferencia agora pense na seguinte situaçao 50% desse bilhao de reais injetados diretamente na economia popular pessoas gastando r$ 200 da multa na lojinha da dona judith no cafe do centro ou em uma sessao de quiropraxia nao parece muito afinal o pib da cidade de sao paulo e 700 vezes maior que este bilhao das multas mas a economia e escalar voce recebe r$ 1 e consegue gerar multiplos de r$ 1 em produtos e serviços pelo reinvestimento entao esse bilhao que deixa de circular no mercado tem potencial para gerar multiplos bilhoes e estamos falando so da cidade de sao paulo um exemplo de como esse valor e significativo a formula 1 em sao paulo em 2021 movimentou r$ 1 370 000 000 com retorno em impostos de apenas r$ 206 400 000 nas rodovias federais ha outro bilhao tirado do mercado em 2018 a arrecadaçao somente com radares de velocidade foi de r$ 936 000 000 em 2020 o numero caiu para r$ 340 000 000 mas houve uma reduçao drastica no fluxo de veiculos devido as quarentenas daquele ano mesmo assim estamos falando de r$ 2 000 000 000 somente na cidade de sao paulo e nas rodovias federais cada capital e regiao metropolitana do brasil tem potencial para outra centena de milhoes de reais de arrecadaçao com multas de forma que e facil encontrar um outro bilhao nessa conta em belo horizonte por exemplo a arrecadaçao anual com multas gira na casa dos r$ 80 000 000 e se dois ou tres bilhoes parecem pouco perto de um pib de trilhoes de reais saiba que o banco do brasil que atua em todo o brasil lucrou r$ 3 000 000 000 no primeiro trimestre de 2022 ou seja radares lucram 1/3 do lucro anual de um banco publico que auxilia o desenvolvimento economico do pais e claramente uma distorçao da funçao da fiscalizaçao ao ponto de que ha evidentemente um potencial prejuizo a economia popular produtos deixam de ser comprados serviços deixam de ser prestados e o dinheiro deixa de circular para cair nas maos do estado que nao pode usa lo para otimizar a educaçao e a saude publica nem subsidiar a formaçao de condutores tampouco investir na infra estrutura de transporte e ha outra questao estamos diminuindo o numero de acidentes graves e fatais ha anos mas a arrecadaçao vem batendo recordes nesse mesmo periodo ou seja mais pessoas estao cometendo infraçoes e mesmo assim o transito esta mais seguro e evidente que a fiscalizaçao ja deixou de coibir apenas o comportamento de risco para ser aplicada a situaçoes corriqueiras sem risco mas que atravessam o binarismo burro das maquinas de multar incapazes de avaliar o risco real como faria um agente humano de fiscalizaçao so que o aumento da arrecadaçao e percebido como algo positivo afinal um estado rico pode fazer mais pelos cidadaos pelos quais ele existe mas o crescimento continuo da arrecadaçao fatalmente ira impactar negativamente a economia as pessoas terao de escolher entre pagar multas ou pagar por produtos e serviços em um pais tao sensivel economicamente isso e uma tragedia anunciada esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
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