enzo ferrari começou a construir o legado ao redor de seu nome ha mais de um seculo quando em 1919 começou a pilotar para a costruzioni meccaniche nazionali cmn em 1920 foi para a alfa romeo e la passou de piloto para chefe de equipe depois montou seu proprio time virou fabricante e desde entao devotou a sua vida para o automobilismo sempre ostentando o vermelho herança das corridas antigas onde os carros de cada pais corriam com a mesma cor para serem facilmente identificaveis o cavallino rampante deixou e ainda deixa sua marca nas corridas mundo afora tal legado e tao forte que a ferrari adotou o rosso corsa como sua cor oficial e ate hoje e comum para um leigo olhar para um lamborghini vermelho por exemplo e dizer que e uma ferrari sendo um cara talentoso e com visao para recrutar pessoas tao ou mais talentosas que ele sua equipe prosperou foram incontaveis titulos e vitorias em diversas categorias seja pelo time oficial por alguma equipe satelite ou nas maos de pilotos privados talvez a mais importante dessas equipes seja a north american racing team nart fundada pelo empresario italo americano luigi chinetti a nart foi por decadas a equipe satelite da ferrari para os campeonatos e corridas norte americanos chinetti era amigo de enzo e depois de pilotar pela alfa romeo e ferrari e vencer tres vezes as 24 horas de le mans mudou se para os eua e se tornou o representante oficial da ferrari na america nos tempos do bom e velho win on sunday sell on monday a nart foi o meio que ele encontrou para promover a marca ate entao desconhecida no mercado americano eles tomaram parte em algumas provas de f 1 mas o forte eram as corridas de endurance e sprint incluindo provas europeias e o campeonato can am por ser um time norte americano os carros eram pintados de azul e branco pilotaram por ela nomes como phil hill mario andretti jochen rindt john surtees e os hermanos pedro e ricardo rodriguez [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 287017 287018 ] como um bom latino a historia de enzo no automobilismo tem uma dose tao cavalar de drama quanto molho de tomate no prato dos italianos uma das anedotas mais conhecidas e a da homologaçao da 250 gto a fia requeria que um minimo de 100 unidades do veiculo fossem produzidas enzo e seu time construiram 39 gto 33 normais tres com motor colombo de quatro litros e tres carros serie 2 com numero de chassis nao sequencial armazenaram em diferentes locais e enquanto os tecnicos da fia inspecionavam um lote o anterior era transportado para outro local a realidade nao foi bem essa mas o simples fato dessa anedota existir ser perfeitamente plausivel e de muita gente acreditar nela ja mostra o espirito matreiro do velho italiano em 1963 a ferrari apresentou no salao de paris a 250 lm carro esporte prototipo com motor central traseiro a ideia era que ele ficasse pronto para correr em le mans ja em 1964 porem a ferrari nao conseguiu produzir as 100 unidades necessarias para homologar o carro aqui nao teve carbonara nem bolonhesa que desse jeito enquanto a 250 gto foi homologada por conta da 250 gt swb ja que em essencia eram o mesmo carro com modificaçoes; a 250 lm se tratava de algo novo e que nao poderia ser coberto por nenhum outro carro de linha a manobra que enzo tentou foi colocar a 250 lm como uma versao fechada da 250 p e assim poder correr no grupo 4 a manobra nao deu certo o que obrigou enzo a inscrever seus carros como prototipos que nao requeriam numero minimo de carros fabricados aqui e onde entra a pimenta malagueta no ragu da historia obviamente o comendador nao gostou nada da recusa da fia em homologar o 250 lm durante todo o ano de 1964 a ferrari tentou argumentar sem sucesso que o 250 lm era um 250 p coupe enzo tentou buscar apoio junto ao automobile club d italia aci que virou as costas para ele sem apoio politico e condiçoes de produzir as 100 unidades em tempo habil nao teve jeito como a recusa final veio logo apos a etapa de monza da f 1 e como nao poderia deixar de ser em protesto enzo decidiu nao enviar o time para as duas ultimas provas em watkins glen eua e no hoje conhecido como autodromo hermanos rodriguez mexico esse tipo de manobra e executada ate hoje pela ferrari quando algo a desagrada o ponto chave e que a ferrari nao desistiu oficialmente das provas ela apenas nao botou os equipamentos nos avioes e mandou para o outro lado do atlantico oficialmente a ferrari continuava inscrita para as duas provas e aqui onde luigi chinetti e a nart entram na historia como a equipe oficial nao compareceu coube a ele representar o time nas duas provas lorenzo bandini e john surtees foram para os eua e como a nart tinha carros de f 1 ela os utilizou nessas provas pedro rodriguez foi convidado a participar da prova em sua terra natal com um terceiro carro do time e conseguiu um bom sexto lugar amealhando um ponto essas duas provas foram cruciais para a decisao do campeonato na epoca pontuavam os seis primeiros colocados e a pontuaçao era distribuida da seguinte forma 9 6 4 3 2 1 pontos do ganhador para o sexto lugar respectivamente houve dezoito provas naquele ano sendo dez do calendario oficial e oito extra oficiais que nao contavam pontos apenas os seis melhores resultados dessas dez corridas eram considerados para definir o campeonato enquanto a ferrari liderava o campeonato de construtores surtees chegou aos eua com 28 pontos quatro pontos atrasado em relaçao a graham hill 32 e dois de atraso para jim clark 30 mas ainda no pareo ele conseguiu um segundo lugar nesta prova mas como hill venceu ele agora estava com 39 pontos com surtees com 34 a boa noticia e que ele era o vice lider ja que clark abandonou a prova no mexico surtees precisaria vencer a corrida ou chegar em segundo lugar e contar que hill ficasse no maximo na quarta posiçao como a sorte favorece os campeoes o segundo lugar caiu em seu colo ele vinha em quinto lugar com clark liderando seguido por dan gurney graham hill e lorenzo bandini se a corrida terminasse assim clark seria campeao ja que empataria com hill nos pontos mas desempataria com quatro vitorias duas a mais que seu compatriota hill e bandini vinham lutando ferrenhamente pelo terceiro lugar e por um erro de bandini ele acabou batendo na traseira do carro de hill bandini conseguiu se recuperar mas o carro de hill com o escape quebrado perdeu potencia e ficou para tras hill terminou em decimo clark viu o titulo escorrer por entre os dedos quando abandonou na penultima volta enquanto liderava por um vazamento de oleo em seu motor climax gurney entao passou a liderar a corrida e imediatamente a nart deu a ordem para bandini ceder o segundo lugar a surtees assim num rompante do comendador a ferrari ganhou o titulo de construtores e pilotos de 1964 da formula 1 vestindo uma nada convencional cor azul meses depois no começo de 1965 a fia homologou a 250 lm e o time oficial voltou ao campeonato de f 1 naquele ano a nart ainda venceria as 24 horas de le mans com a recem homologada 250 lm encerrando um ciclo iniciado pelo proprio chinetti ele estava ao volante da 166m em 1949 quando a ferrari conquistou le mans pela primeira vez; e ele estava no comando da equipe que em 1965 conquistou a ultima das nove vitorias da ferrari em la sarthe
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.