disse o grande dante giacosa em sua autobiografia o leitor ja deve ter notado que automoveis grandes destinados a poucos privilegiados nunca me atrairam muito nunca me livrei do gosto pelo pequeno e economico o tipo de carro que permite a maior quantidade possivel de proprietarios gosto que me foi incutido nos meus primeiros anos de trabalho na fiat [caption id= attachment_382013 align= aligncenter width= 999 ] ing dante giacosa a esquerda; a direita de branco mario boano[/caption] giacosa e um tipo de pessoa rara alem de sua capacidade tecnica incrivel era tambem um artista com uma capacidade de desenhar tudo que pensava a mao livre de uma forma clara e bela alem disso era habil politico e gerente por isso tudo subiu a uma posiçao de poder na fiat e esta posiçao permitiu a ele mudar o mundo do automovel criando o template do carro atual no fiat 128 de 1969 [caption id= attachment_382055 align= aligncenter width= 999 ] 1970 humberto agnelli e giacosa com o premio de carro do ano para o 128[/caption] mas era tambem um cara ascetico criado entre as duas guerras mundiais e passando pela segunda guerra mundial nao muito ileso admirava a pureza tecnica e artistica de um ferrari mas particularmente se enojava com qualquer manifestaçao de riqueza e abundancia proposital nao era de bom tom; e acreditava que existia mais beleza em carros pequenos e baratos se bem projetados que nos maiores e mais extravagantes [caption id= attachment_382056 align= aligncenter width= 999 ] fiat 2800 berlina 1938[/caption] mas era um empregado da fiat e como tal devia fazer todo tipo de carro inclusive grandes e caros claro afinal de contas todo mundo sabe e neles que esta o lucro de verdade os pequenos de grande volume podem pagar as contas mas a estrutura que os cria pode criar tambem algumas coisas mais chiques e caras cuja margem de lucro realmente e generosa [caption id= attachment_382049 align= aligncenter width= 936 ] fiat 2300 lusso 1965[/caption] talvez a aversao de giacosa aos carros grandes venha tambem do fato de que pela maior parte de sua carreira os carros grandes da fiat fossem um fracasso o 2800 do pre guerra um carro de seis cilindros em linha era segundo ele mesmo um automovel com excelentes especificaçoes mecanicas que nao obteve sucesso porque foi feito muito grande e pesado para o tamanho do motor os 1800 depois 2100 e 2300 outro seis em linha lançado em 1959 era ao mesmo tempo muito pequeno para seu preço e fraco de motor pelo menos no inicio nos anos 1950 a fiat tentara um carro maior v8 para vender nos eua mas tambem fracassou antes de ser lançado; seu motor acabaria no carro esporte de serie limitada 8v mas e um grande esforço em vao para nosso heroi; e desperdicio o maior pecado em sua opiniao https //flatout com br/ottovu o unico fiat v8/ mas tudo isso mudaria na segunda metade dos anos 1960 primeiro enzo ferrari bate a porta da fiat para que ela o ajudasse a produzir 500 carros com seu v6 pequeno para que pudesse homologa lo em competiçao giacosa e seu time preparam para este motor o carro esporte fiat 135 que chega ao mercado como fiat dino um grande sucesso [caption id= attachment_382051 align= aligncenter width= 999 ] 280s 1969 o maior concorrente do fiat 130[/caption] o sucesso do dino e as ideias de felice mario boano no estilo impulsionam a direçao da fiat especialmente agnelli e vittorio valeta a apostarem num carro de luxo fiat criado com mais vontade de ser grande um carro maior mais sofisticado e potente algo que agnelli pudesse dirigir para a riviera francesa no verao e nao passar vergonha frente a seus pares um mercedes benz italiano [caption id= attachment_382047 align= aligncenter width= 999 ] o fiat 2300[/caption] giacosa claro nao era a favor disso preferia uma evoluçao do 2300 corrente sem gastar muitos recursos no projeto disse sobre o 130 as previsoes do gerente geral previam 250 unidades por dia isso me pareceu perigoso visto que envolvia a construçao de muitos equipamentos novos e uma linha de montagem dedicada no entanto nao me pediram minha opiniao talvez porque previram que eu seria contra a ideia pois minha atitude inusitadamente fria e distante era bem clara mas acabaria entendendo a necessidade de se fazer algo melhor nao somente um novo carro maior mas tambem um novo motor para ele o fiat 130 [caption id= attachment_382015 align= aligncenter width= 999 ] fiat 130 sedan 1969[/caption] com as dimensoes finais e desenho externo andando a toque de caixa durante 1966 ficou claro para giacosa que este novo motor era necessario o 130 era um mercedes benz 300 em peso e tamanho precisava de um motor de 6 ou 8 cilindros muito maior a escolha final acabou sendo um compacto seis cilindros em v de 60° aurelio lampredi entao o homem dos motores na fiat viu se obrigado a projetar dois motores v6 diferentes simultaneamente o 130 e o dino este ultimo na versao de 2 400 cm³ com bloco em ferro fundido [caption id= attachment_382034 align= aligncenter width= 943 ] o motor v6 do fiat 130[/caption] a escolha de um novo v6 e nao o do dino e simples alem de ser muito barulhento e de cilindrada inferior ao necessario para o carro de luxo o dino era bem mais caro e com seus cabeçotes dohc ocupava muito espaço lateralmente no cofre do 130 brigando com a suspensao por espaço lateral e finalmente a produçao em maior volume nao era um parametro no projeto do motor ferrari o 130 entao ganhava um motor so seu e assim podia ser acertado para sua aplicaçao especifica algo que sempre e desejavel ainda assim em desenho basico o motor resultante tem muito dos motores fiat da epoca como o do 128 era um v6 a 60° sohc com acionamento dos comandos por correia dentada de borracha para menor ruido o modelo inicial 130 tipo a tinha uma capacidade total de 2 866 cm³ entao um 2900 e nao um 2800 como propagandeado e uma potencia de 140 cv a 5 600 rpm no lançamento em 1969 este 2800 ganhou mais potencia em 1970 via aumento da taxa de compressao de 8 3 1 para 9 0 1 e carburador duplo maior agora de 45 mm o resultado foi 160 cv competitivo com os mercedes da epoca em 1971 outro aumento para manter se relevante em um setor competitivo o motor 130 tipo b tinha diametro de pistao maior 102 mm em vez de 96 mm cilindrada de 3 235 cm³ e 165 cv a 5 600 rpm a potencia era transmitida ao eixo traseiro por meio de uma transmissao automatica borg warner de tres velocidades e uma transmissao manual zf s5 18/3 de cinco velocidades opcional o carro todo significava um salto para terrenos nunca antes atingidos por um fiat giacosa escreve uma carta para o engenheiro de manufatura bono em 1967 que diz sobre ele os componentes do chassi e da carroceria sao completamente novos nada pode ser herdado dos modelos atuais o 130 e portanto um modelo cujo tamanho do motor e qualidade o tornam superior a qualquer outro produzido pela fiat ate hoje e deve coloca lo em uma classe proxima a da mercedes sem na minha opiniao iguala la em distinçao devido ao formato americanizado da carroceria prevejo que o 130 levara tanto tempo para ser concluido que sera impossivel iniciar a produçao em 1968 vale lembrar que o mercedes e o resultado de um processo continuo de refinamento de um modelo que por muitos anos permaneceu quase inalterado fiel ao projeto inicial o seda 130 lançado em 1969 media 4 750 mm em um entre eixos de 2 720 mm e pesava 1550 kg um mercedes benz 280 s de 1969 media 4 900 mm em um entre eixos de 2750 mm e pesava 1485 kg ou seja bem na categoria do fiat 130 o mercedes tinha um seis em linha de 2 8 litros e veja so 160 cv tambem era um mercedes benz feito por italianos da fiat o 130 do estilo sobrio ao interior com bancos individuais de desenho parecido com os do mercedes mas num tecido aveludado que so podia sair da italia nos anos 1970 era sensacional em acabamento e ambiente e se reputa extremamente confortavel e veloz o chassi tambem era sofisticadissimo na frente suspensao mcpherson mas para livrar espaço para o motor e acessorios ao inves de mola helicoidal barras de torçao eram presas as bandejas inferiores como nos dodge da epoca como os dodge por isso a frente era regulavel em altura pela posiçao dessas barras atras a suspensao era independente mais sofisticada que a dos mercedes um tipo de chapman strut mas com compridos braços inferiores esta suspensao desenvolvida para o 130 apareceu antes nos dino 2400 os semi eixos usam juntas universais tanto nos cubos quanto no diferencial que e autoblocante a direçao e de esferas recirculantes hidraulica da zf e os freios sao a disco nas quatro rodas ate hoje uma configuraçao de dar agua na boca [caption id= attachment_382036 align= aligncenter width= 999 ] interior a partir de 1971 no 3200 [/caption] para epoca era mais equipado que o mercedes o carro basico tinha direçao assistida ajustavel em angulo e profundidade ar condicionado e transmissao automatica; a transmissao manual de cinco marchas era opcional a custo extra [gallery ids= 382030 382031 382027 382017 382018 382028 ] e os agnellis claro conseguiram seu carro de luxo que nao envergonhava na riviera ou nos chiques lagos italianos; mas nao resistiram em faze lo ainda mais unico encarregaram a officina introzzi do lago como de construir uma versao perua do seda 130 chamada 130 familiare a partir de desenhos preparados para eles pelo estilo da fiat quatro foram construidos exclusivamente para a familia agnelli e seus amigos o primeiro carro equipado com paineis de madeira e um rack de teto com cesto de vime era o carro pessoal de gianni agnelli e se chama fiat 130 villa d este este carro ainda existe e faz sucesso sempre que aparece em eventos [gallery ids= 382044 382045 382043 ] a imprensa adorou o carro espantava o comportamento em curvas perfeito e altos limites de aderencia; um motor suave e forte ainda que um pouco barulhento para a classe mesmo sendo bom em curvas era extremamente confortavel bem acabado e relaxante um carro de luxo de primeira mesmo assim o publico preferia os mercedes status talvez nunca saberemos em 1969 a fiat lançava o dino 2400 o incrivelmente influente fiat 128 e o fiat 130 no mesmo ano a empresa assumiu a lancia e comprou 50% do capital da ferrari em seguida giacosa aposenta talvez o ano mais importante de sua historia certamente decisivo para seu futuro carros de luxo por exemplo seriam da lancia e ferrari dali em diante o 130 foi o primeiro e o ultimo mercedes da fiat mas ainda faltava a mais famosa variante do 130 aparecer o coupe o fiat 130 coupe pininfarina a pininfarina quando recebeu o contrato para fazer a versao coupe do 130 da fiat andava meio num vale de criatividade olhe para o fiat 1800 o peugeot 404 e o austin a60 essencialmente estava presa a isto entra em cena um jovem para mudar tudo e impulsionar a criatividade do lugar paolo martin nascido em turim em 1943 martin tinha 25 anos quando se tornou chefe do departamento de estilo na carrozzeria pininfarina em 1968 tinha antes experiencia na michelotti e na bertone mas sua obra mais importante talvez tenha sido esta na pininfarina primeiro mostrou em 1970 o ferrari modulo mostrando a que vinha depois em 1971 lançava se o incrivel fiat 130 coupe uma mistura majestosa de severidade e graça ousadia e sutileza angulos agudos unidos por curvas suaves uma verdadeira beleza de passarela uma aula magistral que foi amplamente copiada nos anos setenta mas nunca igualada disse um jornal ingles sobre o 130 coupe em retrospectiva e realmente um design diferente e unico que revitalizou a pininfarina e deu a fiat um classico realmente imortal martin nao duraria muito na empresa em 1972 ja teria mudado para a ghia mas a pininfarina venderia seus temas por muito tempo depois dele em 1974 mostraria dois conceitos para tentar unificar a linha 130 no seu desenho a perua de duas portas maremma e o belissimo seda de quatro portas opera a fiat porem descontinuaria o 130 em 1976 e nao quis nada com aquilo mas olhe para o rolls royce camargue de 1975 e veja que a influencia de paolo martin continuava ali [caption id= attachment_382053 align= aligncenter width= 999 ] fiat 130 maremma[/caption] o coupe 130 fora um trabalho de amor para martin se envolveu completamente nele com resultados sensacionais o interior tambem e dele ate os bancos foram moldados e projetados por paolo martin com a colaboraçao de giovanni gottin especialista estabelecido em turim [caption id= attachment_382046 align= aligncenter width= 999 ] fiat 130 opera[/caption] o painel foi redesenhado com mostradores redondos com ponteiros brancos o console central foi redesenhado tambem apresentando revestimento de madeira uma fileira de interruptores e iluminaçao suave por toda parte o banco do motorista possui um grau de ajuste de altura incomum entao um elemento original bem italiano era a opçao de abrir a porta do passageiro a partir do banco do motorista puxando uma alavanca logo abaixo do painel ao lado do console central para signorina entrar se imagina um carro realmente unico e diferente o 130 nos faz imaginar nao tivesse comprado a lancia a fiat ainda tentaria mais carros assim nunca vamos saber de qualquer forma giacosa se aposenta no inicio dos anos 1970 o mercedes benz de dante giacosa e so este de qualquer maneira
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