nao e preciso ser um fa ardoroso da gravatinha dourada para saber que no brasil o chevrolet omega de primeira geraçao tem uma otima reputaçao — era o carro mais moderno e desejado do pais no inicio da decada de 1990 e foi um substituto mais do que digno para o opala na europa ele tambem e um carro bastante cultuado mas por outra razao o lotus omega feito para quem gostava de pimenta de verdade — do tipo que andava mais do que um bmw m5 no brasil voce costuma ver dois tipos de omega nas ruas os impecaveis tratados a pao de lo por seus donos e os caindo aos pedaços — sao baratos de comprar mas nem tanto de manter podemos dizer que voce dificilmente vai ver um lotus omega caindo aos pedaços na europa — ele e um carro raro e muito muito rapido o que naturalmente significa que seus fas levam a conservaçao de cada um deles bem a serio o primeiro prototipo do lotus omega de 1989 mas afinal por que o lotus omega existe aparentemente em 1990 o opel omega que no reino unido se chamava vauxhall carlton ja começava a sentir o peso dos quatro anos de idade — ele fora lançado em 1986 na europa e as duas fabricantes decidiram que ele precisava de uma versao de alto desempenho se fosse capaz de brigar com os grandes sedas esportivos europeus da epoca seria perfeito mas quem cuidaria do serviço a resposta estava em uma empresa que a general motors adquiriu exatamente em 1986 a lotus que na mesma epoca desenvolveu o elan em conjunto com a gm mas diferentemente dos esportivos da lotus que seguiam a filosofia de colin chapman o lotus omega nao tinha nada a ver com a maxima simplifique e adicione leveza nao senhor o negocio aqui era potencia e luxo e foi assim que em 1989 a lotus começou a trabalhar no omega — e logo pelo motor a companhia britanica usava como base o omega gsi 3000 que tinha um seis em linha de 2 969 cm³ bem parecido com o que equipou os primeiros omega cd nacionais porem com comando duplo no cabeçote de 24 valvulas — o suficiente para entregar 204 cv de cara a lotus aumentou o diametro dos cilindros e o curso dos pistoes de modo que o deslocamento passou de tres para 3 6 litros 3 615 cm³ em seguida deu a ele dois turbocompressores — dois garrett t25 operando a 0 7 bar de pressao que começavam a atuar a partir dos 1 500 rpm — e um intercooler o resultado era um motor de 382 cv a 5 200 rpm e 57 9 mkgf de torque a 4 200 rpm — sendo que 82% deste torque ja estavam disponiveis a partir de 2 000 rpm o motor tambem recebeu reforços no bloco um virabrequim mais resistente pistoes forjados da mahle e novas bielas para lidar com o novo regime de funcionamento acoplado a um cambio zf manual de seis marchas — o mesmo do corvette zr 1 que havia acabado de ser lançado — o motor de quase 400 cv era capaz de levar o lotus omega de 0 a 100 km/h em 5 2 segundos com velocidade maxima de 283 km/h para se ter uma ideia o bmw m5 tambem tinha um seis em linha de 3 6 litros — aspirado de 315 cv e levava 6 3 segundos para chegar aos 100 km/h [youtube id= xphdwvt7rvm width= 620 height= 350 ] quer mais o lamborghini countach 5000qv — que era movido por um v12 de 5 2 litros e pesava 1 490 kg — tinha um 0 100 km/h de 4 9 segundos o lotus omega que pesava seus 1 663 kg era so 0 3 segundo mais lento impressionante ou nao mas nao era so isso — o desempenho do lotus omega nao servia apenas para andar em linha reta com um sistema de suspensao traseira multilink ja bastante elogiado pela imprensa automotiva especializada o carro ainda recebeu amortecedores ajustaveis e foi recalibrado para ficar mais firme — garantindo estabilidade exemplar completavam o chao do carro os pneus goodyear eagle de medidas 235/45 na dianteira e 265/40 na traseira que calçavam rodas de 17x8 5 e 17x9 5 polegadas respectivamente as frenagens ficavam por conta dos freios ap racing com discos de 328 mm e pinças de quatro pistoes na frente e discos de 300 mm e pinças de dois pistoes na traseira o interior era voltado ao conforto e nao era muito diferente do que voce ja deve ter visto por aqui — com a diferença de que os bancos ofereciam melhor suporte ao motorista nas curvas externamente o lotus omega fazia a linha esporte fino — apesar do para choque modificado com grandes entradas de ar assim como o capo rodas mais largas para lama traseiro com arco de roda redondo e um grande aerofolio o carro tem uma postura mais elegante do que agressiva nao e discreto como um sleeper mas tambem nao denuncia sua disposiçao para seguir supercarros bem de perto na verdade seu desempenho foi considerado ate exagerado para a epoca — a velocidade maxima de 283 km/h por exemplo era considerada impraticavel na maioria das vias publicas com exceçao das autobahnen a ponto de bob murray entao editor da revista autocar sugerir que a opel limitasse eletronicamente a velocidade do carro a 250 km/h — como as fabricantes alemas haviam começado a fazer e continuam ate hoje talvez fosse brincadeira mas alguns veiculos jornalisticos levaram a serio e iniciaram uma campanha para banir o carro acontece que o fim do lotus omega foi bem menos rebelde se quando começou a ser produzido em 1990 ele de fato se tornou um icone instantaneo a recessao que assolou a europa no inicio da decada de 90 forçou a lotus a encerrar o ciclo de vida de seu omega apenas dois anos depois apenas 950 carros foram feitos — 630 opel omega e 320 vauxhall carlton — de um total de 1 100 unidades pretendidas hoje em dia os carros que restaram sao bastante procurados — e nao e para menos raro com visual para la de agradavel e desempenho comparavel ao de um supercarro o lotus omega tem tudo o que se pode querer de um classico absoluto
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