uma das coisas mais valiosas para a reputaçao da porsche e o modo como eles respeitam sua tradiçao acima de tudo o discurso de que modelos nao tao puristas assim como o cayenne o macan e o panamera servem apenas para que a fabricante possa pagar as contas e manter seus esportivos com motor boxer em linha cola mas voce sabia que dois dos carros mais bacanas fabricados pela porsche nao sao porsche senta que la vem historia estamos falando de dois icones alemaes dos anos 1990 o super seda mercedes benz 500e e a super perua audi rs2 avant ambos eram montados na mesma fabrica da porsche em zuffenhausen na alemanha onde entre 1986 e 1988 era feito o supercarro 959 rival tecnologico com motor de arrefecimento duplo a ar e liquido carroceria de fibra de carbono e kevlar traçao integral e distribuiçao de torque variavel entre os eixos era praticamente um carro do futuro que custava muito dinheiro para ser fabricado dava bastante trabalho ao funcionarios da fabrica e quase nao gerava lucro para a porsche mesmo o 911 era um carro de nicho e nao exatamente uma mina de ouro para a companhia e as coisas so vieram se estabilizar de verdade depois do lançamento do suv cayenne em 2002 assim a porsche estava sem dinheiro a beira da falencia pouco importava se o 911 continuava sendo um dos carros mais elogiados do planeta ou se os prototipos 956 e 962 eram imbativeis nas corridas de longa duraçao isto nao dava lucro entao em 1988 a porsche colocou um fim na carreira do 959 com 337 exemplares fabricados incluindo 37 prototipos estancando um pouco a sangria e mais agora a fabrica de zuffenhausen estava vaga com funcionarios de braços cruzados que nao tinham um carro para fabricar e fabricar um carro seria uma otima para tentar levantar as finanças da porsche em outro extremo estava a mercedes benz que simplesmente nao estava dando conta de atender a demanda pelo mercedes benz w124 o seda posicionado logo acima do tambem rentavel 190e w201 foi o primeiro mercedes a ser chamado oficialmente de classe e e era conhecido por sua durabilidade sua solidez e pela confiabilidade de seu conjunto um carro alemao por excelencia lançado em 1984 w124 tinha sua versao mais potente ate entao no 300e equipado com um seis em linha de 230 cv a ideia era criar um carro muito mais potente um muscle car a moda teutonica com traçao traseira motor potente e cambio automatico perfeito para cruzar as autobahnen como se deve de forma rapida elegante e eficiente acontece que a mercedes andava ocupada com a produçao das versoes mais comuns e simplesmente nao havia onde realizar o trabalho de desenvolvimento e a subsequente fabricaçao do super w124 a soluçao chamar a porsche preenchendo o espaço vago na linha de produçao de zuffenhausen e ocupando os engenheiros designers e mecanicos na criaçao de um belo automovel a mercedes deixou boa parte do serviço tecnico nas maos da porsche fornecendo todos os recursos necessarios juntas as companhias decidiram que o novo seda esportivo usaria o v8 m119 tambem conhecido por sua robustez e receptividade a preparaçao o v8 de cinco litros tinha comando duplo no cabeçote com perfil variavel por um sistema hidromecanico quatro valvulas por cilindro e deslocava cinco litros para entregar 326 cv era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 5 segundos com maxima de 260 km/h limitada eletronicamente [youtube id= q63xobms_ic width= 620 height= 350 ] o mercedes 500e usava os freios do porsche 928 como comentamos neste post e mais era o mesmo motor usado pelo sauber c9 prototipo vencedor das 24 horas de le mans de 1989 em uma versao biturbo de 720 cv as bitolas eram quatro centimetros maiores e por isso os para lamas foram alargados havia novas saias laterais splitter frontal exclusivo e o carro tambem era 2 3 cm mais baixo o que resultava em um stance para la de agressivo a porsche foi responsavel por afinar o motor e a transmissao automatica de quatro marchas como bom cruzador de autobahnen por acertar o sistema de suspensao para ficar mais rigido e mais baixo e por boa parte da montagem do carro cada exemplar do mercedes benz 500e como o carro foi chamado levava 18 dias para ficar pronta e era transportada repetidas vezes entre as fabricas da mercedes benz da porsche nao era a toa que cada exemplar custava o dobro do preço de um w124 comum como o 300e no total cerca de 10 500 exemplares do 500e foram fabricados pela porsche entre 1990 e 1994 o que ajudou a dar folego extra a companhia fundada pelo dr ferdinand o pessoal aproveitou ate mesmo para montar mais oito exemplares do porsche 959 usando componentes que estavam sobrando patio da fabrica de zuffenhausen cheio de porsche e de mercedes benz 500e a porsche gostou da coisa antes mesmo que a produçao do 500e fosse encerrada um contrato foi firmado com a audi para ajudar no desenvolvimento e na fabricaçao de outro carro especial o audi rs2 avant perua baseada no audi 80 que tinha um motor cinco cilindros turbo de 2 2 litros com injetores de alta vazao sistema de injeçao retrabalhado comandos de valvulas especialmente agressivos e um turbocompressor kkk para entregar 315 cv e 41 75 mkgf de torque ja aos 3 000 rpm moderados por um cambio manual de seis marchas a força era entregue a força as quatro rodas atraves do sistema de traçao integral quattro — que tinha um diferencial traseiro com blocante ativado manualmente piscas e rodas sao iguais aos do porsche 911 novamente foi um trabalho conjunto a audi fabricou todos os componentes basicos mas a montagem do carro e boa parte das modificaçoes do motor era feita no complexo zuffenhausen da porsche em stuttgart que recebia as carrocerias que vinham de ingolstadt por isso o logo da rs2 avant traz os quatro aneis da audi acima do letreiro da marca de stuttgart mostrando que a parceria foi muito alem de uma simples grife [youtube id= mddrdggmnpo width= 620 height= 350 ] o plano era que fossem fabricadas 2 200 unidades mas a forte demanda elevou esse numero para pouco menos de 2 900 carros todos produzidos entre março de 1994 e julho de 1995 isto quer dizer que por um breve periodo mercedes benz 500 e e audi rs2 avant dividiram a mesma linha de montagem na fabrica da porsche e mais da para dizer que o 500e foi o primeiro seda construido pela porsche enquanto a rs2 foi a primeira perua quem diria
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