vamos imaginar por um momento uma realidade alternativa uma em que a vw ao inves de ter comprado a audi continuou independente e o sucessor de heinz nordhoff nao apagou o passado e começou de novo com o clone alemao de fiat 128 hatchback chamado golf [caption id= attachment_347322 align= aligncenter width= 735 ] heinz nordhoff[/caption] nordhoff para quem nao sabe e o executivo que fez da vw uma potencia mundial nos anos 1950 e inicio dos 1960 tao somente usando o fusca e derivados contratado no pos guerra pelo major ivan hirst do exercito ingles para administrar a fabrica da vw era um sobrevivente daquele conflito que antes fora executivo da opel tornou a vw grande apenas renegando qualquer frivolidade com uma politica de apenas melhoria continua e sem lançamentos novos de grande estardalhaço como era comum na america nordhoff tornou a vw do pos guerra uma potencia mundial e o criador do mito da logica do bom senso sobre rodas que seria superior ao design e ao ano/modelo que conhecemos na forma de um carrinho com cara de besouro imaginemos que seu legado continuasse; que como a porsche a vw nunca abandonasse o motor traseiro boxer eventualmente acabaria como a porsche fazendo o arrefecido a liquido tambem eventualmente parece inevitavel apareceria um seis cilindros boxer da vw como na subaru talvez isso impulsionasse a porsche a evoluir o 911 com oito cilindros e um pouco de pimenta incontrolavel para reviver o conceito original e nervoso quem pode dizer este tipo de exercicio do que poderia ter sido nao e tao absurdo quanto parece pois pouca gente se lembra mas o segundo carro mais popular da vw depois do fusca era a kombi; ela continuou no conceito antigo de motor boxer traseiro literalmente por decadas depois do fim do fusca na europa e sobreviveu a ele mesmo no mexico e no brasil e e por causa dela que chegamos na historia de hoje a do motor boxer vw arrefecido a liquido o wasserboxer um motor meio que esquecido e tecnicamente uma adaptaçao meio nas coxas se formos sinceros mas um que mesmo assim teve otimos resultados e que gerou ate um seis cilindros sim um vw boxer de seis cilindros e 3 2 ou 3 7 litros mas para contar esta historia temos que voltar um pouco no tempo e falar do motor base dessa historia toda; outro vw contraposto muito parecido com o que conhecemos tambem mas maior o vw arrefecido a ar quatro cilindros big block ; o vw type 4 um vw grande a fabrica de fuscas nao fazia carros grandes afinal de contas a logica o bom senso ditava que eram desnecessarios se mais espaço era necessario uma kombi era o que ofertavam mesma mecanica e entre eixos tres carros o baixo e esportivo karmann ghia com 2 lugares motorista sentado no chao de pernas esticadas no meio do carro o fusca com 5 lugares motorista sentado como em um banco de bar mas para cima e para frente liberando espaço atras e kombi com 9 lugares motorista sentado com a busanfa em cima do eixo dianteiro literalmente [caption id= attachment_347287 align= aligncenter width= 999 ] vw 411 o type 4[/caption] mas toda a logica prevalente no pos guerra vai sumindo com a prosperidade as pessoas nao queriam so mais bom senso queriam carros bonitos grandes potentes simbolos do recem descoberto conforto que vem da afluencia financeira a resposta de nordhoff sedas e peruas de desenho mais formal o vw 1600 type 3 que aqui no brasil conhecemos como o ze do caixao o tl e a variant o relativo sucesso deles faz com que em 1968 o ano da morte de nordhoff trabalhando de infarto a resposta para ainda mais tamanho e luxo pedidos pelo publico aparecesse era simplesmente a mesma coisa de antes maior o vw type 4 nome comercial 411 o principal problema do vw 411 era a aversao de nordhoff ao estilo e ao sofisticado; era um profundamente ascetico sobrevivente da guerra que achava que o superfluo a decoraçao o luxo nao eram apenas indesejaveis; eram quase um pecado disse certa vez a ideia de oferecer algo de valor honesto um produto de qualidade altissima com preço de compra baixo e valor de revenda incomparavel me agradava muito mais do que ser comandado por uma turma de estilistas histericos tentando vender algo que francamente ninguem quer ou precisa por isso o vw 411 era simplesmente horrivel narigudo olhos esbugalhados entre eixos e rodas pequenos para o carro visualmente feio mesmo uma pena o seu fracasso impulsiona o futuro atrelado a audi empresa entao com sucesso baseado em traçao dianteira e motores arrefecidos a liquido o 411 era na verdade um vw com a maioria de seus problemas resolvidos o motor era parecido com o motor de fusca que conhecemos aqui so que maior com distancia entre centros de cilindro ampliada e capacidade para deslocamentos maiores o vw pequeno nascera para algo perto de 1 litro e chegara em 1600 cm³; em raras ocasioes como nosso sp2 ate 1700 cm³ o novo type 4 começava em 1700 cm³ e tinha capacidade para chegar alem dos 2 litros facilmente ainda era um ohv; ainda tinha o comando no centro debaixo e as varetas andavam em tubos externos ate os balancins no cabeçote era basicamente um motor de fusca em escala maior apenas o resto do carro e bom notar era como um 911 mcpherson na frente pinhao e cremalheira e freios a disco; atras braços arrastados independentes como de 911 o eixo de rolagem do carro era excepcionalmente baixo e era muito mais estavel que os vw antigos ainda que o senso familiar ao volante permanecesse recebemos esse chassi aqui mas nao o motor maior na variant ii mas foi usado mais vezes o porsche 924 era basicamente uma versao de motor dianteiro dele e antes o 914 era basicamente uma versao de motor central do 411 em 1 7 litros e mais tarde 2 litros [caption id= attachment_347300 align= aligncenter width= 999 ] vw 412 a evoluçao do 411 1972 1974[/caption] mas tanto o 411 quanto o 914 nao foram exatamente um sucesso; nem foi tambem o fusca com o chassi do type 4 o 1303 o caminho estava aberto para o golf de 1974 com motor audi e lay out de fiat e o passat um clone de audi 80 e nunca mais se falou em vw tradicional nao pera a kombi t3 a evoluçao da kombi na europa nao parou como aqui na t1 e depois na t2 que recebemos atrasada e aos poucos em 1978 bem quando o fusca acabava e o futuro da vw parecia decididamente audi/golf aparecia uma nova geraçao da kombi a t3 usando muito do descontinuado type 4 continuava mantendo a tradiçao vw agora desaparecida em carros normais um monobloco com suspensoes independentes nas quatro rodas e o motor contraposto traseiro mas agora a suspensao era bem mais sofisticada braço arrastado atras e um duplo a sobreposto bem compacto na dianteira os motores inicialmente ainda eram arrefecidos a ar e inicialmente eram dois em type 3 fusca carburado de 1584 cm³ com um carburador solex 34 pict 4 e 50 cv o outro um 1 9 litro type 4 de exatamente 1913 cm³ 94 x 68 9 mm com dois carburadores solex 34 pdsit 2/3 ou depois de 1980 injeçao eletronica bosch l jetronic o 1 9 litro dava 70 cv e 15 mkgf de torque a nova t3 estava destinada a uma longa vida como ultimo vw tradicional na europa durou de 1979 a 1992 a produçao sul africana do t3 continuou apenas para esse mercado ate 2002 mas nao sem antes ganharem uma atualizaçao sensacional o wasserboxer wasserboxer para 1984 a vw precisava tanto atender as exigencias maiores de refinamento e silencio de operaçao no mercado americano quanto novas legislaçoes de emissao a soluçao que encontraram nao foi a de colocar um de seus motores em linha mais modernos no t3 como a vw brasileira fez com sucesso usando o motor do polo 1 4 foi transformar o 4 cilindros contraposto type 4 em um motor arrefecido a liquido seria a ultima evoluçao do motor contraposto vw que conhecemos o wasserboxer aproveitava o desenho do bloco aircooled porem feito de aluminio e nao de liga de magnesio o posicionamento dos componentes internos tambem era basicamente o mesmo com um virabrequim de tres mancais ligado ao comando de valvulas atraves de engrenagem como no boxer a ar as valvulas eram acionadas por varetas e o sistema dispensava a manutençao de correias dentadas ou correntes a unica correia era a do alternador com isto uma vez que as trocas de oleo fossem feitas no tempo certo o robusto sistema funcionava de forma confiavel era exatamente o mesmo motor inclusive com os tubos externos que abrigavam as varetas do sistema ohv caracteristico do vw arrefecido a ar mas utilizava obviamente um sistema de arrefecimento liquido o radiador era montado na dianteira da kombi em vez de uma junta metalica plana entre o cabeçote e o bloco havia juntas de borracha que eram instaladas apenas na junçao entre as peças os cilindros eram encaixados em uma carcaça metalica e entre eles e esta carcaça ficava um espaço vazio que depois era preenchido pelo fluido de arrefecimento outra curiosidade o cabeçote era plano as camaras de combustao ficavam na cabeça do pistao para conseguir 24% mais potencia consumindo 15% menos combustivel a gente simplesmente adicionou agua dizia a propaganda da vw o motor era realmente emitia bem menos era mais silencioso mais economico e mais potente o motor teve inumeras versoes de potencia sendo oferecido em 1 9 litro e 2 1 litros com carburadores simples duplo ou ate injeçao o menos potente um 1 9 litro com um carburador so dava 55 cv; o mais potente era um 2 1 litro injetado de 112 cv e 18 mkgf [caption id= attachment_347313 align= aligncenter width= 999 ] syncro 4x4 permanente depois de 1986[/caption] mas e claro que nem tudo sao flores uma adaptaçao assim nunca e perfeita as juntas de borracha poderiam se romper e deixar o a agua para fora do motor causando superaquecimento ou elas poderiam deixar a agua entrar na camara de combustao o que causaria um efeito ainda pior calço hidraulico siomente quando foi lançada a versao de 2 1 litros em 1986 a vw adotou um radiador de oleo e tomou providencias para reduzir os efeitos da corrosao principal causa de vazamentos foi o bastante para garantir que o motor wasserboxer sobrevivesse ate o fim do t4 e esta seria toda a historia se nao fosse uma empresa alema chamada oettinger o wasserboxer de seis cilindros no desenvolvimento da versao maior do wasserboxer a vw começou tambem a investigar uma outra possibilidade adicionar mais dois cilindros fazendo um boxer de seis cilindros [gallery ids= 347317 347319 347316 ] a vw resolve subcontratar o desenvolvimento desta possibilidade ainda remota entao; um procedimento normal nesses casos o contratado a oettinger uma empresa de engenharia que tambem vendia kits de preparaçao de motor vw no mercado desde 1946 [caption id= attachment_347275 align= aligncenter width= 564 ] o kit completo wbx6[/caption] a oettinger construiu os prototipos e ferramental de baixa produçao para eles; o motor foi testado tanto na t3 quanto no passat b2 nosso santana mas logo o projeto e cancelado so que precebendo uma chance boa demais para ser desperdiçada a oettinger resolve comprar todo o projeto e lançar o motor no mercado de preparaçao aftermarket a empresa ja fazia algumas t3 muito interessantes com os 4 cilindros aumentados ate 2474 cm³ e 130 cv mas esse novo kit um motor todo novo chamado wbx6 um seis cilindros vw boxer ohv de 3 2 e 3 7 litros a potencia ia de 130 cv ate 175 cv e com um torque de ate 28 mkgf incrivel para uma van vw versoes manuais e automaticas eram possiveis e ate 4x4 permanente baseada na vanagon syncro mesmo pesando em torno de 1500 kg o t3 wbx6 era realmente rapido para um tijolo de vasta area frontal passava dos 180 km/h e chegava a acelerar de 0 100 km/h em menos de 10 segundos um interessante caso de se imaginar e se a vw tivesse continuado como uma marca de motor traseiro boxer seria no minimo algo muito interessante de verdade
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