para contar a historia de hoje e necessario algum contexto e uma historia da gm e uma que aconteceu exatamente ao mesmo tempo em que a gm americana faliu um evento que a mudou completamente como voces podem imaginar a gm que durante os anos 1950 e 1960 era a maior corporaçao particular do mundo sofreu muito durante os anos 1970 diminuindo sua participaçao constantemente ao mesmo tempo que tinha que investir pesado em um novo tipo de carro os de traçao dianteira monobloco necessarios para combater os efeitos das multiplas exigencias de economia de combustivel individual e de frota vendida emissao veicular e segurança passiva ao mesmo tempo os japoneses davam um salto de qualidade que parecia impossivel de se acompanhar os anos 1970 e 1980 foram dificeis para a gm nos eua como voce pode imaginar chegou aos anos 1990 porem em uma condiçao melhor durante os anos 1980 o ceo roger smith realizou uma enorme mudança na empresa para se adaptar ao seu tamanho menor e aos desafios futuros fechou fabricas reduziu pessoal e atacou burocracias enraizadas no gigante que diminuia de tamanho nao entenda mal a empresa ainda era um poço de problemas principalmente em produto mas pelo menos ficou melhor financeiramente no inicio dos anos 1990 reduzindo se o tamanho absurdamente grande e sua burocracia paralisante o seu braço direito nesta empreitada era george richard rick wagoner jr cfo e vice presidente nesta epoca wagoner era um ex presidente da gm do brasil tambem ao fim do tempo de smith e alçado a presidente da gm [caption id= attachment_320151 align= aligncenter width= 1367 ] roger smith[/caption] quando chega o ano 2000 wagoner e sua empresa se encontram num dilema focada por anos na parte administrativa e financeira esqueceu se do que fabricava apesar de uma engenharia de primeira linha por falta de liderança com conhecimento na area estava perdida produzindo coisas que literalmente viravam piada o maior exemplo deles o pontiac aztek o maior feito de wagoner como presidente da gm e algo que so uma pessoa como ele poderia fazer muito criticado por nao ser um ceo assertivo e dono da verdade wagoner era na verdade inteligente demais para agir assim; sabia que estava presidente nao era uma pessoa unica incapaz de erros so por ocupar a cadeira maxima da maior empresa do mundo entendia que nao sabia de tudo recolhia se a sua propria insignificancia se fosse este o caso [caption id= attachment_320152 align= aligncenter width= 750 ] rick wagoner[/caption] ao perceber que todos os produtos inovadores que aprovara se tornaram mais que fracassos se tornaram piada mesmo fez algo rarissimo entendeu que nao sabia julgar nada a respeito de novos produtos e que para sua empresa andar adiante precisava de alguem com esta habilidade um ceo de uma empresa de automoveis que nao entende nada de automoveis e totalmente comum o que e incomum e um que admita isso encontrou alguem com esta habilidade nele claro maximum bob lutz himself lutz para quem acabou de voltar de uma viagem de 60 anos a plutao e o maior entusiasta do automovel a ocupar posiçoes de liderança na industria e ali ja importante por ser o pai do opel gt do bmw serie 3 do ford sierra e do dodge viper entre outros lutz estava em 2000 aposentado da industria na verdade as tres grandes tem uma politica de aposentar seus executivos aos 65 anos que bob completou em 1997 como nao queria ainda parar era entao ceo de um fabricante de baterias a exige [caption id= attachment_320147 align= aligncenter width= 1368 ] bob lutz[/caption] no ano de 2001 bob lutz recebia um premio do harvard club em um jantar de gala convidado a apresentar o premio estava ninguem menos que rick wagoner este faz um discurso divertido como e praxe cheio de piadas sobre a famosa carreira de lutz ao receber o premio lutz rebate continuando no espirito de brincadeira rick me desculpe mas nenhum executivo que esteve envolvido com o aztek me parece ter moral para falar de ninguem a audiencia e claro veio abaixo em gargalhadas rick wagoner fechou a cara sentado ao lado de lutz no jantar pergunta serio bob o que voce acredita que seja nosso problema com produtos gostaria de sua opiniao honesta bob responde quanto tempo voce tem ignorando a etiqueta de eventos do tipo e os colegas de mesa os dois engatam numa conversa de horas rick depois se encontra de novo com bob na exige e a conversa flui de novo por horas ate que nosso heroi aos 70 anos e convidado a trabalhar novamente na gm primeira empresa que trabalhou em mais um periodo que durou ao final 9 anos [caption id= attachment_320150 align= aligncenter width= 999 ] lutz hoje no aston martin que foi de seu pai [/caption] lutz muda completamente a maneira de se criar automoveis na gm enfrentando uma grande resistencia interna de uma hora para outra os entusiastas começavam a sair de seus esconderijos na empresa e tomar a frente de varios projetos que fariam a empresa voltar a lucratividade e mais traz a maneira moderna de se fazer automoveis para a empresa mais que um modelo ou outro e a qualidade dos interiores o design externo em primeiro lugar e a busca por colocar quem gosta realmente de automovel para decidir sobre produto que foram seu legado em 2005 era promovido a chefe global de produto na gm uma empresa entusiasta que faliu na minha carreira de engenheiro trabalhei debaixo de duas pessoas famosissimas ferdinand piech na vw e bob lutz na gm sair do clima de gueto judeu sob dominio nazista da vw de piech para a gm de bob lutz foi como nascer de novo foi a unica vez na minha vida e certamente a ultima que uma empresa produtora de automoveis estava explicitamente procurando car guys gente que ama automovel para seu quadro de funcionarios eu estive na primeira leva de contrataçoes em 2006 que pretendia fazer a gmb um centro de desenvolvimento mundial [caption id= attachment_320153 align= aligncenter width= 999 ] eu e meu opala em 2006 nao menti [/caption] tenho certeza de que ganhei a vaga pela minha resposta frente a um quadro de cinco gerentes e um diretor para a pergunta por que voce quer vir trabalhar na gm fui totalmente honesto tenho um opala cupe 4100 1974 preto e fui criado dentro de opalas e chevettes sou entusiasta e amo automoveis especialmente se tiverem uma gravatinha azul na frente em qualquer outra epoca uma resposta dessa era capaz de me eliminar do processo de seleçao mas nao em 2006 em 2006 a engenharia estava empoderada e o amor pela empresa e sua rica historia era incentivado o design tinha finalmente voz e a excelencia do produto era o que interessava videos motivacionais cheios de chevrolets antigos ao som de the boys of summer de don henley faziam uma furtiva lagrima escorrer pelo rosto de todo mundo la dentro [caption id= attachment_320155 align= aligncenter width= 999 ] wagoner dirigindo um ssr[/caption] mas tudo isso rapidamente mudaria isso porque em 2008 a gm americana faliu acabou foi pro vinagre kaput e claro que nao foi pela gm em si estava em sua melhor fase de produto com otimas perspectivas futuras mas o investimento em produto a deixara um pouco sem caixa nao totalmente a empresa tinha dinheiro guardado para enfrentar qualquer crise brava so nao contava com o completo derretimento do sistema financeiro internacional o que se seguiu foi as baratas saindo dos esgotos a gm pede dinheiro ao governo claro precisa de ajuda para enfrentar o cataclisma financeiro totalmente externo a ela audiencias publicas sao montadas onde senadores e congressman acusam a gm de so fazer carros beberroes sem qualidade e estar falindo por causa propria um discurso atrasado 30 anos sem base na realidade uma fama antiga por algum motivo reacendida dentro da empresa claro as baratas tambem sairam dos esgotos os contadores os economistas os administradores de empresas os carreiristas todos sairam dos seus esconderijos para dizer que foi a administraçao de lutz e seus car guys que faliram a gm um absurdo claro mas a verdade ora a verdade o fato e que financiada pelo governo uma nova administraçao entrou e mudou tudo lutz usou sua labia para tentar manter o foco no produto um tempo mas logo partiria tambem e a gm nunca mais foi a mesma o agile na epoca que comecei na gm aqui no brasil a engenharia era liderada por um senhor baixinho meio corcunda bem simpatico mas com vontade de ferro chamado pedro manuchakian seo pedro tinha o ouvido de wagoner e claro que o conhecia de sua epoca no brasil seu poder na gm era enorme gigante; dizem que conseguiu a cabeça de uma certa ceo facilmente [caption id= attachment_320132 align= aligncenter width= 999 ] o conceito gpix de 2008 o design ja sabia que nao ia ficar assim mas quis lavar as maos e dizer o meu era assim [/caption] nao conheço toda sua carreira nem muito dele mas o que sei e por suas açoes enquanto meu chefe seu objetivo sempre foi aumentar a capacidade e o tamanho da engenharia no brasil sob seu comando vi a engenharia sair de 1500 pessoas para mais de 3000 a criaçao de um estudio de design moderno e completo em sao caetano do sul e o aumento do centro tecnico da mesma cidade com um enorme predio novo subindo para abrigar mais gente sem ele tudo isso rapidamente acabou analise simplista talvez mas pessoalmente acredito ser verdadeira depois dele nunca vi ninguem brigar mais pela engenharia nacional se o fizeram perderam o povo que se ressentia por nao ser entusiasta na epoca de lutz tomou poder novamente e tratou de avançar carreiras individuais e nao mais um projeto coletivo uma geraçao de carros foi feita aqui s10 onix cobalt e spin mas depois nada a engenharia hoje e sombra do que foi [caption id= attachment_320131 align= aligncenter width= 1580 ] baseados em ideias rabiscadas em papel com rodas enormes o gpix era bonito claro um desserviço o carro final virou uma decepçao [/caption] mas antes destes tres carros existiu o agile nasceu por volta de 2004/2005 com uma ideia simples em termos de produto um rival para o vw fox mas em termos estrategicos deveria ser o ponto de partida da nova engenharia da gmb o primeiro carro desenvolvido aqui depois de decadas sem desenvolvimento nacional; quase uma escola o vw fox se voces se lembram era a vw do brasil criando um carro para vender aqui baseado na plataforma do novo polo pq24 o polo se sabia era muito caro para os brasileiros; o fox nasceu da vontade de se fazer um pq24 barato para o brasil mas que pudesse tambem ser exportado para a europa a preços baixos foi lançado em 2003 [caption id= attachment_320130 align= aligncenter width= 1209 ] nao ficou assim no fim [/caption] importante lembrar aqui que o fox era um carro extremamente simples no lançamento o painel de instrumentos era uma capelinha que juntava todos os instrumentos em uma so placa impressa minuscula; uma obra de pura economia de dinheiro que seus criadores orgulhosamente propagandeavam como sendo o painel de instrumentos mais barato do mundo uma felicidade para a vw e para a carreira desses caras mas um motivo de chateaçao perene para os pobres compradores do fox o seo pedro manuchakian que era baixinho adorava os corsa classic 4200 e celta talvez por sua participaçao nesses projetos de sucesso da gmb talvez por sua baixa estatura nao ver problema em seus volantes baixos e bancos altos talvez por terem avançado sua carreira na empresa talvez por ter ditado como deviam ser nao pretendo saber os motivos apenas posso especular o fato e que era orgulhoso do sucesso perene de ambos muito tempo depois de lançados o advento do fox reforçou este sentimento fizeram um fox a partir do polo pq24 exatamente como fizemos um celta a partir do corsa b 4200 [caption id= attachment_320129 align= aligncenter width= 999 ] a tampa traseira ressucitaria em parte no desenho do onix [/caption] como o celta ainda vendia bem e o vw fox nao tanto a liderança da gm sem duvida alguma ouvindo palpites do influente seo pedro achou que sabia o motivo muito caro pois a base moderna pq24 com subframe dianteiro fabrica moderna com tolerancias apertadas e tudo mais impediam a reduçao do preço ao mesmo tempo era necessario um novo carro pequeno da gm imediatamente o corsa c 4300 nunca tinha sido um sucesso aqui no brasil e precisava de um substituto a ideia veio entao muito provavelmente do seo pedro fazer um fox um carro mais alto para mais espaço interno extremamente espartano e barato mas baseado no corsa b 4200/celta para garantir ainda mais possibilidades de reduçao de preço e lucratividade ninguem perceberia de onde veio o carro achavam [caption id= attachment_320133 align= aligncenter width= 999 ] este e o famoso patio interno do estilo em detroit; existem fotos de corvettes camaros e outros classicos sendo aprovados no mesmo lugar orgulho neste dia sim [/caption] talvez se continuasse como planejado esse plano tivesse alguma remota chance de dar certo mas em certo ponto se descobriu que a vw preparava um acabamento muito superior para o interior do fox um que acaba sendo lançado em 2009 e que deu mais folego nas vendas do modelo eu era engenheiro do interior do carro um coordenador de 10 outros engenheiros que faziam bancos painel paineis de porta cintos de segurança e airbags e revestimentos termoacusticos diversos a nossa vida virou um caos o que era para ser um celta de dois andares imediatamente virou um carro pequeno sofisticado e ainda baseado no celta e pior pouco tempo do lançamento e sem quase nada de investimento extra nao ficou nem uma coisa nem outra claro nao existia dinheiro no projeto e na companhia para investir num interior mais sofisticado a gente tinha que melhorar o carro usando nossa criatividade acabou um interior cheio de problemas e tentativas que deram errado; como a ideia genial de um designer americano cheio de boas intençoes que fez as maçanetas dianteiras inspiradas no corvette c3 ficaram feias no agile e ninguem percebeu que eram de corvette [caption id= attachment_320157 align= aligncenter width= 999 ] repare no desenho da maçaneta da porta; olhe a foto abaixo do agile; inspiraçao [/caption] caixa de ventilaçao cluster de instrumentos volante tudo foi prejudicado em seu desenho por ter que manter peças antigas por baixo sim o sistema de ventilaçao/ar condicionado so tem um grafico digital bonito; por tras e celta o painel e de 4300 por tras o volante de corsa 4300 estrutura de bancos do 4300 tambem o assoalho e todo corsa 4200/celta mas com um bocado de reforços e outros briquebraques modificados nao tem subframe dianteiro como o celta/corsa 4200 mas a suspensao e nova exclusiva dele com geometria baseada no celta/corsa 4200 mas mais alta o grande problema era a base para la de ultrapassada a embreagem por exemplo ainda era por cabo nenhum carro era assim mais nem o ka ate ai nenhum problema mas os computadores modernos tinham que saber a posiçao da embreagem o que era impossivel para os sensores comerciais todos criados para embreagens hidraulicas tivemos que bolar um sistema para isso um sensor para embreagem por cabo ao saber disso caiu a ficha estavamos realmente dando murro em ponta de faca [caption id= attachment_320134 align= aligncenter width= 999 ] os ponteiros andam num arco mas o grafismo nao e redondo cara nova em instrumento velho [/caption] o carro alargava tambem a carroceria conforme altura mais largo em cima; o inverso do desejavel para tudo num projeto de automovel entre em um e vera como e estranho carro estreito embaixo mais largo em cima e o painel de formato estranho e o vidro proximo de voce e um celta de dois andares como se fosse um celta sem grana que adicionou mais uma laje em cima e uma que obviamente nao devia estar la a ideia inicial estava errada e todo resto sofria por isso [caption id= attachment_320137 align= aligncenter width= 1367 ] no black lake de cruz alta um agile pre serie o amarelo denuncia os carros da primeira batelada vendavel [/caption] o design externo que era bonito em desenhos a mao alto e com rodas gigantes ficou positivamente estranho na versao final e pior na sanha de se dar liberdade aos designers se esqueceu da aerodinamica o cx final era tao ruim que virou segredo de estado nao podia ser dito em voz alta o agile e leve a redor de 1 050 kg e o seu motor nao e fraco com mais de 100 cv mas tente passar de 140 km/h em um para perceber como e um tijolo aerodinamico meu chute mais de 0 50 o interior do novo fox de 2009 era da nova vw uma obra de qualidade impecavel o nosso bem podia ter ficado pior colocou se equipamentos a mais para tentar compensar mas nao compensou o que nasce vira lata nao consegue ter pedigree eu e meus colegas tentamos; fizemos nosso melhor mas infelizmente nao foi suficiente um pouco pelas condiçoes gerais do projeto um pouco pela inexperiencia de alguns um pouco pela falta de uma direçao mais clara nos objetivos que ao mudar completamente viraram fumaça impossivel de alcançar mas como engenheiro coordenador do interior a culpa final tem que ficar comigo nao vou fugir dela apesar dos milhoes de atenuantes [caption id= attachment_320136 align= aligncenter width= 999 ] um carro pre serie na serrinha pista d2 do campo de prova da cruz alta em indaiatuba [/caption] o carro em si nao era ruim demais no fim; o pessoal de suspensao a custa de barras estabilizadoras parrudissimas fizeram ele ate bem bom de curva e estabilidade geral o motor 1 4 litro era suave girador forte e economico; claro que a altas velocidades sofria os bancos dianteiros baseados na estrutura dos corsa c 4300 eram otimos para seu preço o pior era que sua altura extra nao fez dele um carro espaçoso e pratico como o fox; este acho e seu principal erro junto com a baixa qualidade final do interior o carro estruturalmente tambem nao era preparado para testes do latin ncap a 64 km/h em barreira offset dianteira apenas os testes de legislaçao a 56 km/h na mesma condiçao mas isto e um problema so teorico ninguem deixa de comprar carro por ser zero estrelas aqui no brasil pelo menos nao em 2010 a gm nao dava nenhuma importancia para o latinncap entao por este motivo somente isso tambem mudaria depois da falencia [caption id= attachment_320141 align= aligncenter width= 999 ] latinncap zero esperado [/caption] o agile era entao um carro mal resolvido baseado numa premissa ruim e com uma mudança de curso no meio e a encarnaçao da confusao que se tornou a gm durante sua falencia e o fruto de muito trabalho e dedicaçao de uma multidao de gente; um sem fim de pequenas vitorias aconteceram e uma longa pre serie em rosario na argentina fez o grupo central de projeto eu incluso passar um ano muito dificil mas interessante por la tenho orgulho do agile do meu trabalho sim; do produto final infelizmente nao mas tenho orgulho de ter feito parte de uma empresa incrivel que tinha uma longa tradiçao de excelencia e engenharia ate que essa empresa faliu e mesmo que ela tenha cometido erros como o do agile; so nao erra quem nao tenta nada e faz mais uma suv igualzinha a outra suv do outro cara do outro lado da rua pelo menos eramos brasileiros fazendo carros para brasileiros e tentando algo diferente aqui no brasil e disso sim tenho muito orgulho de ter participado mesmo porque e algo que parece nao existe mais
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