o dia 11 de setembro mudou a historia da porsche para sempre — quatro anos antes do outro 11 de setembro foi na abertura do salao de frankfurt de 1997 quando a marca apresentou o primeiro 911 completamente novo desde o surgimento do proprio modelo em 1964 enquanto o 964 e o 993 eram geraçoes evolutivas ainda baseadas no projeto original do 911 o novo 996 apresentado naquele outono alemao trazia uma plataforma inedita uma carroceria completamente remodelada que abria mao ate mesmo dos tradicionais farois circulares [caption id= attachment_160726 align= alignnone width= 999 ] o 996 foi pensado com farois circulares mas o boxster apareceu e mudou tudo[/caption] e claro que os fas reclamaram mas os farois so acrescentaram insulto a injuria isso nao foi nada perto da outra grande mudança que irritou os puristas o motor boxer arrefecido a agua [caption id= attachment_160720 align= alignnone width= 2499 ] termometro do fluido de arrefecimento pela primeira vez instalado em um porsche 911[/caption] embora fosse uma tradiçao e uma das maiores caracteristicas do 911 na metade dos anos 1990 o boxer arrefecido a ar ja nao conseguiria mais atender as leis de niveis de ruido e emissoes de poluentes mas ainda havia outro problema o boxer a ar ja encontrava problemas de arrefecimento a medida em que a potencia aumentava e tambem lhe faltava o refinamento esperado por um carro feito para o seculo 21 a porsche precisava evoluir o 911 ou morreria agarrada as suas tradiçoes [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 160728 160729 ] e ela quase morreu para dizer a verdade o que a salvou foi o boxster que foi o modelo que estreou o boxer arrefecido a agua e teve seu desenvolvimento compartilhado com o 996 desenvolvendo dois carros com apenas um projeto a porsche pode reduzir seus custos e aumentar seu lucro e por isso que o 911 e o boxster compartilham a mesma dianteira — farois capo para lamas e para choque — a mesma suspensao dianteira que foi ligeiramente modificada para o 911 e claro o flat 6 de arrefecimento liquido que tinha 2 5 2 7 e 3 2 litros no boxster e 3 4 e 3 6 litros no 996 [caption id= attachment_160724 align= aligncenter width= 1024 ] 996 turbo os radiadores ficam na dianteira os dutos laterais resfriam os intercoolers posicionados entre as rodas traseiras e os para choques[/caption] o compartilhamento dos motores tambem fez com que os dois carros apresentassem alguns problemas de confiabilidade como rachaduras nos cabeçotes e camisas de cilindro dos primeiros modelos — os boxster com motor 2 5 e os 996 com o motor 3 4 o problema so foi resolvido com o upgrade dos motores promovido em 1999 no boxster e no final de 2001 no 996 outro problema gerado pelo compartilhamento teve a ver com o valor percebido os proprietarios do 996 simplesmente achavam absurdo ter um carro que era confundido com o modelo mais barato apesar da motivaçao de compra de um porsche ser o prazer de dirigir o 911 sempre foi um artigo de luxo pior quando voce entrava no carro topava com um interior mais moderno que o dos antecessores porem todo feito com material barato nem mesmo o couro dos bancos escapou do corte de custos a reclamaçao fazia muito sentido por isso no final de 2001 quando a porsche ja estava recuperada financeiramente e pronta para lançar as versoes turbo turbo s carrera 4s e gt3 ela tambem deu uma nova dianteira ao 996 diferenciando o do boxster e sinalizando um retorno aos farois circulares que estavam previstos no projeto original do 996 — algo que aconteceria na geraçao seguinte a 997 apesar das reclamaçoes dos puristas e dos problemas iniciais o 996 foi fundamental para manter o 911 no panteao de herois sobre rodas com a nova plataforma o entre eixos do carro foi alongado e o motor foi trazido para mais perto do eixo traseiro melhorando a distribuiçao de peso e minimizando muito da tendencia excessivamente sobre esterçante dos 911 classicos o entre eixos mais longo tambem proporcionou mais espaço na cabine o que permitiu a adoçao de um para brisa mais inclinado e reduziu o coeficiente aerodinamico para 0 30 combinado aos novos motores a agua com quatro valvulas por cilindro o porsche tambem ficava mais rapido e agil ele pode nao ter sido o melhor dos 911 — alias ele e um dos 911 mais rejeitados e dificilmente se tornara colecionavel como o 993 e o 991 — mas foi o mal necessario para que a porsche fizesse a dolorosa porem necessaria transiçao do ar para a agua
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