giacomo agostini campeao italiano na 250 cm³ com morini era um jovem de 22 anos em 1965 e com toda pinta de gala mediterraneo dos anos 1960 que fez marcello mastroianni famoso era obviamente um astro em ascensao destinado a fama quando recebe a noticia que o conde agusta queria ve lo marca um horario 16h no escritorio do conde em cascina costa [caption id= attachment_298524 align= aligncenter width= 999 ] conde domenico agusta sentado numa mv agusta de competiçao [/caption] agostini se senta numa cadeirinha na sala de espera e o tempo passa gente entra e sai papeis andam para ca e para la secretarias levam expressos e bolinhos para dentro e para fora daquela sala uma duas tres horas de espera e nada quando finalmente e chamado ja e noite densa dez e meia da noite e o encontro duraria menos de um minuto a sala era escura mas enorme para que quem entrasse entendesse que estava na presença de alguem importante a sala e coberta de trofeus certificados e medalhas agostini nunca tinha visto tantos e todos eles se deviam nao a industria aeronautica sediada ali naquele aeroporto basicamente produtora de helicopteros eram todos eles vitorias da marca de motocicletas do conde a mv agusta [caption id= attachment_298525 align= aligncenter width= 999 ] ago com arturo magni[/caption] ate hoje e a marca de maior sucesso em competiçoes de grand prix que ja se viu muito dificil que seja superada pois a lista de vitorias era imensa mesmo ali em 1965 hoje a lista quase inacreditavel 75 titulos mundiais conseguidos em todas as classes de 125 a 500 cm³ duzentos e setenta provas de grand prix vencidas num total de 3028 vitorias em toda pista ao redor do mundo de daytona ate a ilha de man e todas sob a liderança direta despotica e completa do conde domenico agusta no fundo da sala a mesa esta num pedestal e o conde olha para mim de cima para baixo como um padre em seu pulpito disse agostini desse encontro a conversa que se segue e bizarra de uma forma que so podia acontecer na italia daquele tempo quem e voce pergunta o conde eu sou agostini e vim para entrar na sua equipe de competiçao responde o orgulhoso jovem ah mas as minhas macchine nao sao faceis de dominar voce vai ter que provar que e capaz [caption id= attachment_298526 align= aligncenter width= 999 ] agostini brinda mais uma vitoria domenico agusta de chapeu [/caption] em um minuto saia da sala com outro compromisso estar em monza no dia seguinte ao chegar la o conde e sua equipe o fazem cumprir uma prova de direçao a baixa velocidade entre cones instalados nos boxes em cima da magnifica moto de gp da mv agusta agostini diz o campeao da italia naquele ano fazendo prova de direçao como se fosse tirar a carta ridiculo mas o conde ria e se divertia com aquilo e de qualquer forma entrei para a equipe mv agusta nao ha como separar esta marca de motocicletas de seu fundador assim como nao e possivel pensar numa ferrari sem enzo o conde domenico agusta diferente de enzo ja nasceu nobre e rico alem de herdeiro de uma industria aeronautica de sucesso criada por seu pai giovanni agusta um dos pioneiros da aviaçao na italia mas como enzo era obcecado por motores e competiçao e a mv agusta acaba por se tornar apenas uma forma de participar delas; as motos vendidas ao publico apenas uma maneira de ajudar a cobrir as despesas na verdade certamente muitos dos lucros com helicopteros negocio principal da familia tambem foi desviado para competiçoes e como enzo nao era uma pessoa agradavel ou politicamente correta gente boa nao ganha nada; para vencer ou pelo menos para vencer de forma tao completa e avassaladora como agusta o que e necessario e que a vitoria seja o mais importante; o como se chega la e irrelevante muitos adjetivos ja foram usados para descreve lo egoista apaixonado astuto exigente implacavel e caprichoso alguns deles era sem duvida nenhuma um despota disse john surtees sobre ele o conde agusta era essencialmente um esnobe ele gostava de criar uma aura em torno de si tudo o que fazia era para aumentar sua posiçao social e sua auto estima e parecia gostar de dificultar as coisas para voce ele tinha que ser aquele que decide quando algo deveria ser discutido entao quando a mv 500 realmente precisava de um novo quadro em 1958 a unica maneira de conseguir falar com ele sobre isso era reservando um lugar no mesmo trem que ele na volta para milao de spa apos o gp da belgica e ainda bem que ganhei as duas corridas naquele dia senao ele nunca teria falado comigo [caption id= attachment_298528 align= aligncenter width= 976 ] john surtees e seu novo carro 1957 presente da mv agusta [/caption] mas numa coisa surtees certamente agradecia ao conde por seu carro pessoal de uma vida inteira tudo porque em 1957 quando acabara de se tornar campeao mundial com mv agusta pela primeira vez encontra no gp da alemanha com alex von falkenhauser o engenheiro chefe da bmw que tambem competia em moto gp lembre falkenhausen estava com um novissimo e recem lançado bmw 507 surtees fica encantado com o carro mas obviamente nao podia compra lo com seu salario de piloto pouco tempo depois o conde manifesta a surtees a vontade de presentea lo com algo para marcar o grande feito do ingles com as motocicletas que fabricava surtees nem pestaneja; na hora diz eu bem que estava desejando um desses novos bmw 507… surtees ganha o carro da mv agusta com uma carta de agradecimento no porta luvas assinada por domenico agusta usa o por decadas para se mover de uma pista para outra na europa; mesmo quando troca as motos pela formula 1 continua usando o bmw na verdade nunca o vendeu em 2017 aos 83 anos o multicampeao em duas e quatro rodas vem a falecer em sua garagem um bmw 507 usadinho mas em perfeito estado e funcionamento pronto para uso e com modificaçoes no motor feitas pela propria bmw a pedido de surtees que queria mais potencia e capacidade de cruzeiro de pelo menos 220 km/h leiloado pela familia foi vendido por mais de 5 milhoes de dolares em 2017 muito mais que qualquer outro 507 por motivos obvios mas divago; voltemos ao fio da meada historico presidente da agusta desde os 20 anos de idade quando seu pai morre inesperadamente em 1927 domenico agusta percebe ja ao fim do governo de mussolini em 1943 que a italia alem de perder a guerra iria ser proibida de produzir avioes resolve fabricar entao motocicletas corretamente assumindo que o pos guerra pediria veiculos pequenos baratos e economicos institui uma nova empresa chamada meccanica verghera s r l na cidade de verghera ali mesmo em gallaratte perto de milao e a apenas quatro km de cascina costa onde ficava a sede da agusta e o aeroporto de malpensa a moto inicial chamada mv 98 vespa o nome original teve que ser esquecido porque a piaggio ja o registrara para seu scooter era realmente simples e barata 98cm3 dois tempos e rabo duro sem suspensao traseira mas era barata e em 1945 no seu lançamento isso era o que importava [caption id= attachment_298535 align= aligncenter width= 800 ] surtees e a mv agusta imbativeis [/caption] mas nao demora as coisas evoluirem domenico agusta queria a gloria das vitorias em competiçao e em breve estava criando maquinas de competiçao para tal ate os scooters da marca correram em competiçao ja em 1946 registra sua primeira vitoria a primeira de milhares deles em 1949 contrata piero remor projetista das famosas gilera de 4 cilindros em linha para sua equipe de competiçao e com ele vem arturo magni que seria seu braço direito em competiçao por 25 anos logo a lucratividade da empresa de motocicletas ficaria em segundo plano as suas glorias em pista a agusta volta a produzir avioes em 1950 e em 1952 começa a fabricar sob licença o helicoptero bell 47 com grande sucesso dinheiro dali em diante nao seria um problema para a marca agora era a mv agusta e seu objetivo era tao somente a gloria nas pistas o que se segue sao anos e anos de total dominaçao das competiçoes de gp se estendendo ate o fim dos anos 1960 mesmo com a ferrenha competiçao da honda e outras em 1966 com as novas hondas obsoletando o seu famoso quatro em linha agusta pega a moto bibilindrica de 250cm3 e adiciona um cilindro fazendo um leve 350cm3 triple competidor feroz dos famosos seis em linha honda domenico agusta pede para aumentar a cilindrada do 3 em linha que chega a 420cm3 para competir na categoria principal de 500cm3 em 1966 e 1967 as honda de seis cilindros vencem o campeonato de 350cm3 com mike the bike hailwood mas a categoria principal de gp e vencida por agostini e o mv agusta mv 3 a marca agora fazia meras 600 motos de rua por ano; era competiçao que movia o negocio mas inesperadamente em fevereiro de 1971 o conde agusta tem um enfarto fulminante e morre; com ele se vai o impeto da marca vence seu ultimo gp em 1976 e acaba completamente em 1980 depois e revivida nos anos 1990 pela cagiva; mas isso e outra historia para outro dia a exotica mv agusta de 4 cilindros outro legado de menor sucesso mas com grande influencia na industria e sem duvida nenhuma a moto de quatro cilindros de rua nao e uma configuraçao inventada pela mv agusta mas foi ela que o fez famosa nas pistas e depois em motos de rua impossivelmente vocais e exoticas as ferrari de duas rodas hoje motores de quatro cilindros montados transversalmente no quadro de motocicletas e mais que normal; e a norma o tradicional mas alem da honda que o definitivamente o popularizou com sua cb750 de 1969 a mv agusta foi quem fez a configuraçao famosa [caption id= attachment_298534 align= aligncenter width= 992 ] a gilera 500 de piero remor[/caption] tudo começa em 1949 com a vinda de piero remor da cagiva a historia anterior de remor vale mencionar para dar contexto com carlo gianini em 1923 teve a ideia de fazer um motor de quatro cilindros em linha transversais ao quadro da moto principalmente para resolver problemas de refrigeraçao dos cilindros traseiros criam uma empresa para fabricar uma moto de gp assim a grb depois renomeada opra ao redor de 1929 1930 remor abandona a empresa e com piero taruffi cria a rondini de competiçao tambem 4 cilindros neste ponto entra em cena giuseppe gilera que compra a equipe com taruffi e tudo a intençao de gilera era dar impulso as vendas de suas motocicletas de rua com vitorias nas pistas a gilera 4 resultante era uma evoluçao da rondini e uma moto de grande sucesso em competiçao e recordes ate o inicio da segunda guerra mundial logo apos a guerra uma nova moto de corrida era necessaria e e entao que piero remor cria sua obra prima a gilera 500 de 1948 era bem mais leve agil e moderna mesmo com os quatro cilindros em linha atravessados estreita pequena e leve foi o primeiro quatro em linha transversal que mostrou o potencial da configuraçao e e um conceito basico que hoje se firmou de forma absoluta mas em 1949 esta na mv agusta nao para criar uma arma de competiçao e sim para fazer uma motor de rua de quatro cilindros em linha por isso tinha quadro parrudo transmissao por carda e um monte de outras caracteristicas nada esportivas mas ao olhar o novo motor quatro em linha com cabeçote dohc parecido com a gilera mas uma parte de baixo bem mais parruda o conde domenico agusta tem uma de suas mudanças de rumo famosas manda transformarem a moto numa moto de grand prix 500cm3 por isso a mv agusta demora a se firmar com o quatro em linha em competiçoes embora tenha aparecido em 1950 so vai ganhar com surtees em 1956 ja uma moto muito diferente com transmissao por corrente e bem mais leve e agil o seu motor porem ja nasceu uma obra prima o propulsor de maior sucesso nas competiçoes de moto gp de todos os tempos durante todo este tempo em que competiu na categoria de topo do motociclismo mundial de 1950 a 1968 quando foi substituido pelo novo 3 cilindros o motor de quatro cilindros em linha dohc refrigerado a ar de pietro remor permaneceu praticamente o mesmo em uma incrivel demonstraçao de seu desempenho e dando a medida exata do feito de remor agusta o chefe de equipe arturo magni e seus pilotos famosos mas esta historia fica ainda melhor e isto porque o gloriosamente belo motor de remor aquela obra de arte e tecnica irrepreensivel aquele exotico e complexo motor de competiçao foi parar no mais improvavel dos lugares o lugar para qual foi projetado as ruas a ferrari das motocicletas desde muito cedo apareceram rumores e pistas na imprensa dando conta de que alguma forma de motocicleta mv agusta de quatro cilindros em linha transversais iria ser vendida ao publico quando finalmente apareceu a moto de rua tinha pouca coisa alem do motor em comum com os bolidos de competiçao era na verdade uma moto ja ultrapassada a volta do desenho original de remor em 1950 uma confortavel moto turismo com transmissao por carda e um desenho bem antiquado e esquisito mas a mv agusta 600 gt de 1966 era a primeira moto de rua com quatro cilindros em linha transversal se descontarmos a artesanal e carissima munch mammut do mesmo ano [caption id= attachment_298538 align= aligncenter width= 999 ] mv agusta 600 gt[/caption] a moto pesada obviamente nao foi um grande sucesso e quando a honda lança sua cb750 em 1969 por 1/3 de seu preço o fim parecia proximo mas nao sem antes a empresa do conde agusta criar as mais fantasticamente raras caras exoticas vocais e mesmo simplesmente belas motocicletas de rua jamais criadas [caption id= attachment_298556 align= aligncenter width= 999 ] mv agusta 750s[/caption] que uma coisa fique clara desde ja em uso esportivo forte uma mv agusta nao e o melhor que se pode ter nem mesmo comparada com contemporaneas dos anos 70 a transmissao por carda e por consequencia toda a geometria da moto causa este problema muitos entusiastas da marca ficam tao decepcionados com isso que gastaram fortunas por quadros e transmissoes por corrente especiais fabricados por arturo magni chefe da equipe mv ate o fim em 1976 quando abriu sua empresa de preparaçao para resolver este problema ainda assim nas maos de um bom piloto uma mv agusta dos anos 70 reputa se magica e uma das mais sensacionais motos criadas mas por que exatamente [caption id= attachment_298555 align= aligncenter width= 1000 ] mv agusta 750 america[/caption] primeiro ha a aparencia com ou sem a carenagem opcional mas especialmente sem ela as motos sao simplesmente belissimas ha uma irresistivel aura de classicos cafe racer dos anos 70 naquela frente com semiguidoes clip ons baixos e o banquinho solo com tecido em camurça das 750 america e 850 monza que faz as pernas de adultos bambearem para mim nao ha imagem mais evocativa nao ha chamado mais impossivel de resistir que olhar uma foto de uma 750 america nao ha como nao desejar sentar nela ligar aquela obra de arte no meio das pernas e sumir em alguma estrada perdida por ai com o peito encostado no tanque cobrindo um adesivo onde acima de 37 estrelas se le em italiano 37 volte campione del mondo o coraçao de toda mv agusta e o motor de competiçao de quatro cilindros em linha como ja disse o motor veio para as ruas praticamente inalterado e como tal nao tinha nem provisao para gerador de corrente eletrica ou motor de arranque para estas funçoes foi adaptado um conjunto de dinamo/motor de arranque muito parecido em principio de funcionamento com o dynastart do dkw de dois cilindros ja antes da ii guerra atras do motor visivel por baixo da motocicleta a ligaçao com o motor era feita por duas correias de aparencia decididamente automobilistica cada uma com a relaçao necessaria para a geraçao e arranque respectivamente por causa disso e de sua origem de competiçoes o motor era extremamente estreito para um quatro em linha o motor em si era totalmente em aluminio fundido em caixas de areia o acabamento era fosco como saia da terra sem os hoje onipresentes polimentos mas mesmo assim e de uma beleza pratica utilitaria incomparavel trata se de um quatro em linha refrigerado a ar com dois comandos de valvulas no cabeçote duas valvulas por cilindro em camara de combustao hemisferica com vela central de novo como em automoveis existe um distribuidor marelli na parte de tras ao centro bem abaixo dos carburadores o virabrequim era montado em uma gaiola que tambem fixava as camisas dos cilindros e o trem de engrenagens de acionamento dos comandos que ficava bem no meio do motor esta gaiola ou berço fazia a funçao portanto do bloco do motor e nela iam montadas as camisas e cabeçote este conjunto intrincado mas extremamente rigido e estavel era entao insertado no carter uma enorme peça de aluminio aletada tambem fundida em areia desta forma se voce remover os parafusos na base logo abaixo das camisas poderia retirar facilmente o motor com virabrequim e tudo sem desmontar a moto inteira apenas com a remoçao do tanque e interessante notar que toda peça que gira neste motor o faz em cima de rolamentos sejam esferas roletes ou agulhas nao se ve uma bucha de deslizamento em lugar algum e os acionamentos dos comandos sao sempre por engrenagens sem correntes ou correias uma tecnica hoje obsoleta complexa ao extremo barulhenta mas ainda assim belissima e que nao falha em comover qualquer um que tenha alguma afinidade com mecanica de precisao [caption id= attachment_298544 align= aligncenter width= 999 ] o trem de engrenagens que acionam os comandos no cabeçote no meio do motor [/caption] voltando a linha do tempo em 1971 aparecia a 750 s no lugar da 600 bem mais esportiva com exatos 743 cm³ e 77 cv a 7 900 rpm conseguidos por meio de aumento do diametro dos cilindros de 56 mm na 600 cm³ para 65 mm com curso dos pistoes igual nas duas 56 mm freios a tambor de alta eficiencia eram empregados em lugar dos fracos e primitivos discos da 600 e a moto tinha suspensoes bem mais acertadas apesar da transmissao por carda ja era uma moto de vies decididamente esportivo finalmente e sua aparencia geral mostrava isso como viraria regra dali em diante podia se comprar a moto sem carenagem com meia carenagem ou carenagem completa cobrindo o motor o que se nao me engano e crime inafiançavel na italia hoje cobrir o motor de uma mv agusta a 750 america de 1975 trouxe a aparencia definitiva da mv agusta de rua dos anos 70 e apesar do nome trazia outro aumento de diametro de cilindros para 67 mm e exatos 790 cm³ com 87 cv a 8 400 rpm discos duplos de freio na frente e unico atras e rodas de aluminio traziam modernidade a ciclistica da nova agusta a ultima evoluçao da especie foi a 850 monza com todos os seus gloriosos 832 cm³ 69 x 56 mm e 91 cv a 8 500 rpm uma moto que podia chegar a 233 km/h em meio ao mais musical urro ja produzido por uma motocicleta foi a ultima moto produzida pela mv agusta corrente de 1978 ate 1980 quando a divisao de motocicletas da empresa fechou suas portas definitivamente praticamente as motos de rua interessantes apareceram todas depois da morte inesperada do conde domenico agusta mas nao importa sua marca e alma esta impressa em cada uma delas bem como sua longa historia de vitorias mas o seu maior legado ainda esta em seu impossivelmente exotico quatro em linha daquele motor complexo e belo emana o mais musical berro que um motor de quatro cilindros ja produziu principalmente usando os escapamentos magni hoje presentes em quase todas as motos sobreviventes alto sim inconveniente sim tambem mas e simplesmente musica para os ouvidos do entusiasta e ouvir este motor sendo acelerado ate o seu limite de giros acorda fantasmas de uma epica historia em competiçoes sim o barulho e tao forte e carrega tanto significado que certamente pode acordar os mortos ou pelo menos os fantasmas de remor surtees hailwood e de um despotico e orgulhoso conde que por vontade pura e nao destilada fez este barulho aparecer
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