existem motivos claros para que nao gostemos da mania de transformar todo e qualquer carro em um suv e as conhecemos bem basicamente a transformaçao de qualquer automovel em suv e facil rodas e pneus maiores molduras plasticas foscas nas caixas de roda uma carroceria hatch mais estufadinha e pronto voila um suv a parte logica de nosso cerebro trava ai no mas por que razao rodas maiores logico menos espaço para gente e mecanica menos desempenho mais peso pior conforto e controle de movimento de roda sem nenhuma vantagem aparente o preço de ser um escravo da moda da aparencia em voga tudo e relativo porem e o melhor dos suv deste tipo na verdade um carro normal que por algum motivo tem rodas maiores do que deveria certamente e melhor que um carro normal malfeito existem varios deles os suv hoje que sao as melhores escolhas em sua faixa de preço e sao carros bem legais em comportamento e utilidade sim e triste esta escravidao para com o tipo de carroceria ainda mais para os coitados que acham este tipo de carroceria nao mais bonito mas mais feia que a dos carros normais mas nao e exatamente o fim do mundo a onipresença deles ainda sao carros ne todo carro ate o eletrico tem algo de bom intrinseco mas e um suv da ferrari essa e realmente um pouco mais dificil de engolir a empresa exclusivamente fez gt’s e carros esporte durante toda sua existencia e embora quase sempre tivesse um modelo de 4 lugares nunca lançou nada oficialmente nem em quatro portas quanto mais uma perua alta de quatro portas que atende pela alcunha de suv agora temos o purosangue porem nao ha duvida de que fora a aparencia de roma inchada e com rodao sera um grande carro usando o sistema de traçao integral inaugurado no ff com efetivamente duas transmissoes uma em cada extremidade do virabrequim e mantendo o motor baixo e recuado em posiçao decisivamente entre eixos e um v12 que deve ser fabricado por anjos e supervisionado por nossa senhora da combustao interna nao tem como ser diferente mas ainda assim muita gente coça a cabeça inevitavel diz a companhia sera mesmo imaginar uma empresa mais lucrativa que a ferrari envolve ideias de operaçoes ilegais de impressao de dinheiro e/ou trafico de drogas armas ou coisas deste tipo parece dificil acreditar que um carro como esse seja realmente necessario mas tudo isso e conjectura e nao importa o carro existe e muito provavelmente sera um sucesso que validara tudo; afinal de contas o dinheiro parece ser justificativa em si proprio hoje em dia e qualquer discussao moral se perde em ouvidos moucos sera que teriamos um carro assim de enzo estivesse vivo e fosse dono da empresa impossivel saber sim por um lado ele gostava bastante de dinheiro para esquecer todo o resto quando se falava dele mas por outro sabia que a imagem da ferrari e seu bem mais valioso e quando ficava ameaçada ele saia de sua toca para fazer algo a respeito foi assim com os dino 2+2 para fazer frente aos 911 foi assim quando fez materazzi criar o f40 https //flatout com br/o adeus ao pai do ferrari f40/ enzo tinha uma conhecida aversao por quatro portas tambem; nao via necessidade delas quando o uso dos bancos traseiros dos ferrari que o tinham eram tao esporadicos; e acreditava que a imagem sem filhos de seus carros parte de sua mistica mas enzo viveu para ter idade avançada e saude e mobilidade precarias; parece que quando passou a ser transportado nos bancos traseiros de carros de quatro portas do grupo fiat começou a olhar a ideia de quatro portas em ferrari com outros olhos a historia de hoje e essa os ferrari que levaram adiante as ideias que hoje fizeram o seu mais novo e diferente carro o purosangue o primeiro quatro portas em 1980 a fiat era agora dona da operaçao de automoveis ferrari mas nao se engane ainda trabalhando todo dia em seu escritorio na fabrica de maranello e sendo quem era com seu nome na fachada a influencia de enzo era clara por opçao propria e inteligencia nao a exercia muito; mas que ela existia existia o ferrari que apareceria como conceito naquele ano nao nasceu na ferrari porem e obra de um associado intimamente ligado a ela a pininfarina poucas casas de estilo tem uma historia tao longa e distinta quanto esta e nenhuma tem uma associaçao mais proxima com a ferrari entao quando o carrozzieri decidiu fazer um carro conceito para marcar o aniversario de 50 anos de sua empresa em 1980 tinha que ser algo extraordinario e tinha que ser um ferrari o ferrari pinin aparecia; e sim era um seda ferrari de quatro portas o nome ja começava a homenagem pinin era o apelido de battista farina o fundador da empresa sergio pininfarina filho de battista e entao chefe da empresa sonhava em criar um rival para a nova onda de sedas de alto desempenho e alto prestigio que incluia o aston martin lagonda v8 o mercedes 450 sel 6 9 e acima de tudo o maserati quattroporte cuja terceira geraçao a primeira com algum sucesso de venda fora desenhada pelo arquirrival giorgetto giugiaro era algo totalmente inesperado e falando serio ao contrario da atual purosangue era de uma beleza atemporal de proporçoes perfeitas e longo largo e baixo como um grande seda deve ser em 1980 o carro era genuinamente revolucionario nao apenas pelo par extra de portas mas tambem por uma abordagem extravagantemente futurista ao estilo e obra de diego ottina que mais tarde contribuiria para o testarossa e 348 sob a supervisao de seu chefe leonardo fioravanti olhando para o pinin voce pode ver claramente a mao de fioravanti em suas linhas angulares que lembra o 400i contemporaneo de quatro lugares mas ao contrario do que se podia esperar nada no pinin era 400i o novo quatro portas tinha transeixo traseiro uma caixa manual de cinco marchas montada no eixo traseiro e motor dianteiro na frente nao era o v12 do 400i tambem; era o doze cilindros contraposto do 512 bb era proximo em tamanho ao 400i apesar das portas extras era pouco mais longo no geral e as diferenças de altura e largura eram ainda menores mas o carro era belissimo proporcional e mesmo em formato de seda claramente um ferrari futurista e classico em proporçoes iguais e com alguns toques tradicionais ferrari escapamento ansa de 4 saidas e a grade dignos de nota era um desenho que nao precisava de explicaçoes como o atual era belo e desejavel e pronto as colunas a e b eram pretas para criar o efeito visual de uma faixa de vidro ininterrupta ao redor da cabine as rodas de cinco raios pareciam speedlines tradicionais mas tinham formato para resfriar os freios e em busca do menor coeficiente de arrasto possivel as janelas foram coladas na carroceria em vez de montadas da maneira usual enquanto os limpadores de para brisa estavam escondidos atras do capo quando nao estavam em uso o carro foi seriamente considerado pela ferrari; diz se que enzo entao com 82 anos e andando nos bancos traseiros de fiat 130 velhinhos adorou a ideia e a apoiava depois sabemos que teria um lancia thema 8 32 com v8 ferrari ate o fim de seus dias idade muda tudo claro https //flatout com br/thema 8 32 a ferrari de quatro portas da lancia/ mas no fim consideraçoes financeiras e o medo da fiat em investir em um novo tipo de carro mataram qualquer ideia de produzi lo o pinin era um novo tipo de carro e em 1980 ferrari ainda era um carro cru e sem conforto ou muita consideraçao com vibraçao e ruido; carros esportes crus muito dinheiro teria que ser investido para competir com rolls royces em preço [caption id= attachment_323245 align= aligncenter width= 999 ] o seda do sultao[/caption] alem do lancia mais uma vez apenas existiu um ferrari com quatro portas na verdade pedidos particulares do famoso sultao de brunei que virou um caminhao de dinheiro nas portas de maranello para que a empresa criasse para ele versoes seda e ate perua do ferrari 456 gt tres sedans quatro portas e sete peruas de cinco portas a 456 gt venice foram criados para o sultao e sua familia nunca mais desde entao se ouviu falar em quatro portas em maranello somente agora quando absolutamente todo mundo vende peruas de quatro portas altas e traçao integral de rolls royce a bentley de lamborghini a porsche de aston martin a lotus que a empresa finalmente se rendeu e criou algo do tipo o primeiro ferrari 4x4 depois que o audi quattro mostrou quao desejavel era a traçao nas quatro rodas permanente em carros de alto desempenho em 1980 todo mundo começou a estudar esquemas deste tipo em 1987 a ferrari decide montar prototipos para testar o conceito mauro forghieri parecia extremamente interessado nesse tipo de sistema mas teve que subcontratar uma empresa de engenharia para este projeto pois a liderança tinha menos esperanças com isso; lembre que estavamos na epoca da f40 e da volta ao basico e espartano na ferrari a empresa contratada seria a idea que criou dois prototipos de um modelo que desenhou com forghieri chamado ferrari 408 4rm; 408 pelo motor de oito cilindros e 4 0 litros e 4rm de 4 ruote motrici o motor um v8 dohc de virabrequim plano derivado do 328 gtb tinha 300 cv a intençao de forghieri era elevar a barra a nissan tinha mostrado o seu prototipo mid 4 um carro com um v6 central potente como um ferrari mas com traçao integral direçao nas quatro rodas e uma qualidade de construçao superior; estava claro que era uma questao de tempo para os japoneses ameaçarem a empresa italiana e o engenheiro queria estar preparado o motor era longitudinal e offsetado para a direita do carro; do cambio saiam duas saidas de força uma para cada eixo; na dianteira um pacote de embreagens em fluido de viscosidade variavel fazia a dita transmissao hidraulica o 408 4rm era uma plataforma de teste apenas e o projeto termina quando forghieri abandona a ferrari pela lamborghini pouco depois [caption id= attachment_323239 align= aligncenter width= 999 ] ff ferrari 4x4 de serie[/caption] mas nao foram perdidas quando o primeiro carro de traçao integral da ferrari e lançado em 2011 o ferrari ff seu engenhoso diferencial hidraulico dianteiro semelhante ao acoplamento viscoso da ferguson formula inglesa mas desenvolvido por forghieri na ferrari em separado aparece novamente na frente do ff o sistema e genial para um ferrari imagine um ferrari de transeixo traseiro normal com traçao traseira motor baixo e recuado para tras do eixo dianteiro o que a ferrari fez foi adicionar um segundo transeixo de duas velocidades no nariz do virabrequim pegando força dele assim e com o sistema de acoplamento viscoso de embreagens multidisco pode dar traçao na frente do carro independentemente do que faz o transeixo traseiro; o motor e a unica ligaçao entre os dois e como pode uma caixa de cambio de duas marchas na frente funcionar com uma caixa de sete marchas na traseira a primeira dianteira e seis por cento mais longa que a segunda traseira e a segunda dianteira e seis por cento mais longa que a quarta traseira assim a primeira marcha da transmissao dianteira cobre a primeira e a segunda da traseira e sua segunda marcha cobre a terceira e a quarta da traseira a alta velocidade a traçao e somente traseira apenas 20% da força do motor v12 aspirado de 659 cv da ff vai para o eixo dianteiro e um sistema que mantem o motor baixo e recuado e que e simples e bem mais leve que os sistemas normais uma forma bem ferrari de se fazer uma traçao integral o ferrari purosangue nada mais e que uma ff evoluida com quatro portas e um estilo mais proximo aos paladares atuais rodas maiores e inchado um pouco se pudesse ter um pouco da graça e proporcionalidade estilistica do ferrari pinin o mundo seria perfeito como nao e vamos agradecer por termos ainda um v12 aspirado sensacional neste o primeiro ferrari de quatro portas de produçao normal afinal de contas nao se pode ganhar em tudo
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