talvez tenha sido a sequencia de titulos mundiais ou a boa safra de desportistas brasileiros surgida nos ultimos 60 anos mas e fato que o torcedor brasileiro acabou mal acostumado a torcer para campeoes — começando la nos anos 1950 com maria esther bueno em wimbledon os titulos mundiais de futebol na suecia e no chile passando pelo bi mundial de basquete em 1963 emerson fittipaldi em 1972 e 1974 depois piquet senna o ouro do volei olimpico a copa de 1994 e por ai vai foi por essa valorizaçao dos campeoes que rubens barrichello e felipe massa por exemplo nunca tiveram o merecido reconhecimento do grande publico os britanicos chamam rubinho de f1 legend mas nos brasileiros preferimos apelidos jocosos voce nunca vera um britanico dizendo que david coulthard e lerdo ou pe de chinelo porque ele nao foi campeao ou por que foi escudeiro dos campeoes com quem dividiu equipe o fato e que diferentemente de um jogo ou uma luta no automobilismo o segundo colocado nao e necessariamente um perdedor basta lembrar de felipe massa em 2008 venceu a corrida e perdeu o titulo por uma combinaçao de resultados temperada com azar nao teve gosto de vitoria — na verdade ficou o sabor agridoce tipico das coisas que poderiam ter sido e nunca foram — mas a campanha consolidou seu nome dentre os grandes da historia da f1 pensando nisso chegamos a alguns segundos lugares do automobilismo que marcaram tanto ou mais que uma vitoria segundos lugares que nao foram necessariamente derrotas mas conquistas importantes na historia do automobilismo e de seus protagonistas amg 24 horas de spa de 1971 hoje a mercedes amg e uma submarca da daimler benz com direito a participaçao direta no desenvolvimento dos novos carros da mercedes benz mas como contamos neste post isto e a parte recente desta historia a amg nasceu como uma oficina de preparaçao de carros da mercedes fundada por dois engenheiros da daimler benz chamados hans werner aufrecht e erhard melcher em 1967 nos primeiros anos eles desenvolviam motores para pilotos orfaos do programa de automobilismo oficial da mercedes mas em 1971 eles decidiram construir seu proprio carro para disputar as 24 horas de spa https //www youtube com/watch v=s9ukaq94ece e eles escolheram o carro mais improvavel para isso o 300 sel 6 3 um ancestral direto do atual classe s 500 o motivo era claro era o unico amg equipado com um motor v8 apesar de ser um seda de luxo com entre eixos longo ele teria potencia suficiente para superar os rivais mais leves e ageis nas longas retas do traçado antigo de spa o motor foi ampliado para 6 9 litros as rodas tinham 10 polegadas de largura na traseira e vieram diretamente da divisao experimental da mercedes emprestadas do lendario prototipo c111 a suspensao foi retrabalhada o carro ganhou o equipamento basico para homologaçao e nao muito mais que isso nem mesmo o cambio automatico de quatro marchas foi substituido ao final das 24 horas o red sow cruzou a linha de chegada em segundo lugar nao foi uma vitoria mas nem foi preciso a improbabilidade de um seda de luxo transformado em carro de corrida chegar em segundo lugar em uma corrida de 24 horas rendeu a amg a exposiçao que a preparadora precisava para escrever seu nome no mapa e se tornar a mais conceituada preparadora de mercedes nos 30 anos seguintes ayrton senna gp de monaco de 1984 depois de testes na williams mclaren e brabham o novato ayrton senna da silva conseguiu uma vaga na formula 1 na modesta equipe toleman o brasileiro ja havia sido apresentado como world champion material a f1 por emerson fittipaldi e chegava a categoria com os titulos da formula 3 e da formula ford britanica e europeia no curriculo a estreia aconteceu em casa ou melhor quase em casa dado que o gp do brasil daquele ano foi disputado no rio de janeiro senna classificou se em 17º lugar e abandonou a prova com um motor quebrado o hart turbo de quatro cilindros era o maior ponto fraco do carro que tinha um otimo chassi projetado por pat symonds e rory byrne nas provas seguintes na africa do sul e na belgica senna conquistou seus primeiros pontos com dois sextos lugares na proxima etapa em san marino senna nao se classificou devido a uma serie de problemas com a equipe e com seu carro primeiro houve uma discussao com a pirelli fornecedora dos pneus da toleman e depois o tg184 teve problemas com a linha de combustivel impedindo que senna marcasse seu tempo para tentar largar no domingo foi na etapa seguinte no gp de monaco que aconteceu o feito mais lembrado daquele inicio de temporada foi a primeira corrida sob chuva naquele 1984 senna largou em 13º e em 19 voltas ja estava na segunda colocaçao apos ultrapassar niki lauda nas voltas seguintes ele começou a aumentar seu ritmo e em certa altura estava tirando 4 segundos por volta em relaçao a alain prost foi quando a corrida acabou interrompida devido a chuva que caia copiosamente sobre o principado na 31ª volta senna chegou a passar o frances mas como o regulamento considera a classificaçao na ultima volta completa antes da interrupçao prost acabou com o primeiro lugar e senna com o segundo https //www dailymotion com/video/x2rvh5k por ter sido interrompida com menos da metade das voltas previstas a corrida valeu metade dos pontos no fim do campeonato lauda sagrou se campeao por apenas meio ponto de vantagem sobre prost — que teria sido campeao caso a corrida tivesse mais algumas voltas mas isso quase ninguem lembra porque o que entrou para a historia mesmo foi o desempenho de senna sob a chuva monegasca world champion material como disse emerson fittipaldi porsche 911 rsr 24 horas de le mans 1974 sim voce viu esta historia ontem nos a trouxemos de volta hoje porque este segundo lugar em le mans foi o fator determinante para a porsche apostar ainda mais alto nos turbocompressores para seus motores flat 6 em 1973 a porsche havia acabado de levar ao salao de frankfurt uma versao conceitual de seu 911 turbo com para lamas mais largos uma grande asa traseira e os dizeres turbo nos para lamas alem de um flat six de 2 7 litros e 280 cv um ano antes as novas regras de motores impediram o 917 de correr e nao eram atraentes para o 908 foi isso o que levou os prototipos da porsche a can am e deixou os 911 disputando as 24 horas de le mans com seus motores 3 0 aspirados de 300 cv mas diante da concorrencia acirrada formada por prototipos aerodinamicos e leves o 911 nao teve muita chance na ediçao de 1973 de le mans o jeito foi aproveitar os caracois que infestaram stuttgart no ano seguinte para criar o 911 carrera rsr 2 1 turbo sim 2 1 porque para carros sobrealimentados a razao de equivalencia do deslocamento era 1 4 com 2 142 cm³ multiplicados por 1 4 o novo carro de corridas da porsche tinha deslocamento equivalente a 2 998 cm³ e portanto se enquadrava na categoria ate tres litros a porsche inscreveu dois exemplares do rsr 2 1 turbo que se classificaram atras dos tres matra simca ms670b do matra simca ms680 e do mirage gr7 da gulf racing na primeira hora da prova os 911 turbo nem apareciam entre os cinco primeiros colocados mas a historia começou a virar a partir da sexta hora quando os dois carros assumiram a terceira e a quarta posiçoes logo atras do matra ms670 de henri pescarolo e gerard larousse e do mirage gr7 de derek bell e stanley hailwood no inicio da noite o 911 rsr turbo #21 de helmuth konig e manfred schurti acabou abandonando a corrida mas o carro #22 de gijs van lennep e herbert muller ja ocupava a segunda colocaçao geral atras somente de pescarolo/larousse as posiçoes foram mantidas ate o inicio da manha quando o porsche 911 turbo perdeu sua quinta marcha e 40 segundos por volta https //www youtube com/watch v=fmtp5um8ab0 mas pouco antes das 11 00 pescarolo teve uma quebra no cambio de seu matra simca ele precisou recolher o carro aos boxes e a troca levou 45 minutos foi tempo suficiente para que o porsche alcançasse o numero de voltas do matra — mesmo sem a quinta marcha o que impedia que o 911 turbo chegasse a sua velocidade maxima na hunaudieres isso possibilitou que pescarolo abrisse uma vantagem de seis voltas sobre o porsche na 24ª hora e faturasse a vitoria a terceira consecutiva do piloto frances e da equipe/fabricante francesa ja o porsche terminou em um brilhante segundo lugar geral provando que o motor turbo era capaz de encarar carros mais velozes e com motores mais potentes o que deu origem aos porsche 935 e 930 — e indiretamente aos atuais gt2 e gt2 rs stirling moss campeonato de f1 de 1958 este segundo lugar nao consagrou a carreira de stirling moss mas ate hoje e um dos maiores exemplos de jogo limpo e espirito esportivo da historia do automobilismo em 1958 moss estava disputando o titulo com mike hawthorn quando chegaram a portugal para a antepenultima etapa do campeonato moss conquistou a pole e liderou a corrida de ponta a ponta com hawthorn na sua cola chegando em segundo lugar acontece que ao final da prova os diretores do gp estavam prestes a desclassificar hawthorn devido a uma suposta manobra ilegal ele foi acusado de dirigir na contramao da pista depois de rodar e deixar seu carro morrer em um aclive na ocasiao moss aconselhou que hawthorn deixasse o carro correr ladeira abaixo no sentido contrario para pegar no tranco https //www youtube com/watch v=vbfg6yp7guk diante dos fiscais moss defendeu a manobra e explicou que hawthorn fora aconselhado por ele os seis pontos do segundo colocado foram mantidos e a disputa permaneceu acirrada ate a ultima corrida no fim da temporada moss acabou perdendo o titulo para hawthorn por apenas um ponto apesar de ter quatro vitorias e seu rival apenas uma o nome de hawthorn esta na lista de campeoes mas o mundo todo sabe quem foi o melhor piloto daquela temporada alem disso de que valeria um trofeu conquistado com uma trapaça
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