com o retorno do autodromo enzo e dino ferrari o circuito de imola ao calendario da formula 1 a imprensa e os produtores de conteudo encontraram mais um motivo para relembrar o cada vez mais distante fim de semana de 30 de abril e 1º maio neste fim de semana durante a coletiva dos pilotos apos os treinos a propria formula 1 perguntou carlos sainz jr e sergio perez qual era o significado de correr no circuito em que ayrton senna sofreu seu acidente fatal a insistencia no assunto para pilotos cada vez mais jovens começa a trazer respostas pouco pessoais e demasiadamente diplomaticas checo tinha apenas quatro anos quando senna sofreu o acidente sainz jr nasceu exatamente quatro meses apos o gp de san marino de 1994 as respostas nem poderiam ser diferentes os dois pilotos nao tiveram em ayrton senna um idolo — especialmente sainz jr que tinha seu proprio ayrton senna em casa na figura do pai bicampeao do wrc e vencedor do dakar por tres vezes https //twitter com/f1/status/1382718607411408898 a insistencia no culto a ayrton senna embora seja positiva para nos brasileiros fas do piloto acaba ganhando uma proporçao suficientemente grande para fazer sombra a historia da formula 1 roland ratzenberger que tambem morreu diante das cameras naquele mesmo fim de semana levou quase 20 anos para ser ao menos citado na memoria anual que acontece entre os dias 21 de março e 1º de maio desde 1995 por quase 20 anos ratzenberger era apenas o outro cara https //flatout com br/roland ratzenberger uma homenagem a outra vitima de imola/ os acidentes de senna e ratzenberger tambem acabaram colocando em um rodape de pagina — com alguma razao claro — os outros quatro acidentes graves que aconteceram na mesma tamburello em que o brasileiro sofreu seu acidente fatal — o que ja indicava que o ponto era potencialmente perigoso embora isso nao tivesse sido levado em consideraçao ate 1994 porque os acidentes foram todos resultantes de falhas mecanicas e os conceitos de segurança do automobilismo eram um pouco menos abrangentes do que hoje a tamburello nao era uma curva tecnica era uma curva de raio longo e constante que a tornava quase uma reta que nao e reta como bem definiu nelson piquet sua primeira vitima era uma curva feita de pe embaixo com uma guinada suave do volante por esse motivo sua segurança nunca foi muito questionada era pouco provavel que algo desse errado ali para escapar na curva era preciso ter algum problema tecnico que tirasse o piloto do controle do carro e para que algo grave acontecesse esse problema teria que ocorrer em uma determinada regiao da curva o perigo contudo estava quando isso acontecia — e aqui entra o que eu mencionei sobre os conceitos de segurança serem menos abrangentes ninguem se importou muito com o risco porque alem de ele ser pouco provavel entre 1980 e 1986 absolutamente nada havia acontecido por ali mas em 1987 aconteceu nelson piquet que disputava o titulo daquela temporada com nigel mansell teve um problema no pneu traseiro direito — o pneu que recebe a transferencia de peso na curva — durante os treinos para o gp de san marino daquele ano com a perda de pressao subita a traseira baixou a dianteira subiu o bico perdeu pressao aerodinamica a roda com o pneu cheio girou o carro e piquet acertou o muro de lado https //www youtube com/watch v=oi0ojq81sdu apesar de ter escapado apenas com uma torçao no tornozelo o dr sid watkins medico da f1 na epoca nao autorizou sua participaçao no gp daquele fim de semana sete anos mais tarde em uma entrevista ao roda viva realizada logo apos a morte de senna piquet contou que teve sorte porque seu carro bateu de traseira mesmo assim ele conta que seus reflexos nunca mais foram os mesmos depois do acidente e ele perdeu um pouco da profundidade de campo da visao seu desempenho na temporada de 1987 em que teve apenas tres vitorias contra seis de mansell duas de senna e tres de prost e supostamente um reflexo do acidente https //www youtube com/watch v=lvdpxbyxsau em 1988 a corrida transcorreu sem nenhum problema mas no ano seguinte um novo acidente marcou o fim de semana desta vez durante a corrida o austriaco gerhard berger estava se aproximando da tamburello a cerca de 290 km/h quando sua ferrari teve uma falha mecanica — possivelmente algo na asa dianteira que tirou a pressao aerodinamica necessaria para evitar o sub esterço — que lhe custou o controle do carro a ferrari seguiu reto saindo pela tangente da curva e indo direto ao muro depois da forte batida o carro se arrastou mais alguns metros e o combustivel vazado ao entrar em contato com o motor quente deu inicio a um grande incendio https //www youtube com/watch v=0hv0zpkvrqm mais tarde berger contou que se lembra de tudo como um filme em camera lenta inicialmente sentiu a dianteira direita leve pensou ter se tratado de uma quebra na suspensao traseira mas logo em seguida pensou em uma quebra na asa dianteira viu o muro se aproximando e lembrou que estava com o tanque cheio pois era o começo da corrida entao ele conta que sentiu que estava muito machucado mas nao conseguia distinguir o que havia acontecido ele quebrou um par de costelas queimou as maos e suas balls como ele contou ao entrevistador a recuperaçao foi rapida e ele perdeu apenas o gp de monaco antes de voltar as pistas novamente apos o acidente a ediçao seguinte correu bem sem problemas mas em 1991 a tamburello fez uma nova vitima michelle alboreto ele testava o novo footwork fa12 com motor porsche que estrearia no gp de san marino poucos dias antes das atividades da prova quando sua asa dianteira quebrou no meio da curva como piquet e berger sem pressao na dianteira ele ficou sem controle e o footwork foi direto contra o muro alboreto tambem fraturou duas costelas e teve cortes na perna mas conseguiu sair do carro por conta propria no ano seguinte em 1992 riccardo patrese teve o mesmo problema de piquet cinco anos antes durante os testes coletivos o italiano estava em sua 38ª volta quando um problema na roda traseira deixou seu williams fw14 incontrolavel e ele acabou no muro https //www youtube com/watch v=occf_atuldy patrese foi o que menos se machucou na tamburello teve apenas uma concussao leve e dores na coluna como os testes foram realizados semanas antes do gp ele teve tempo de se recuperar e disputar a corrida para chegar em segundo lugar os acidentes de piquet e berger foram amplamente divulgados na epoca porque um deles impediu o candidato ao titulo de disputar a prova e o outro causou um enorme incendio durante a corrida os acidentes de alboreto e patrese contudo nao ganharam tanto espaço nas paginas dos jornais ou fora da italia porque foram acidentes de treinos com lesoes relativamente leves infelizmente foi preciso acontecer um acidente fatal durante uma corrida para que o perigo da tamburello fosse considerado — afinal foram quatro acidentes em sete anos se considerarmos a contagem entre 1987 e 1993 o que significa que na maioria das provas desde que o primeiro acidente aconteceu alguem estampou o muro da tamburello o muro alias era o grande perigo da curva apesar de parecer uma area ampla nas imagens da tv da epoca a area de escape era curta demais e nao poderia ser alongada devido ao rio santerno cuja margem fica a menos de 70 metros do antigo traçado da curva com o muro a cerca de 25 metros o que significa que a area de escape nao media mais de 50 metros — algo que para uma curva de 290/300 km/h era um espaço muito limitado em 1995 apos o acidente de senna o traçado da tamburello foi modificado transformado em uma chicane o que exige menor velocidade de aproximaçao e consequentemente de contorno com isso a area de escape foi otimizada e agora caso o piloto perca o controle na tomada da curva ha ao menos 60 metros entre a borda da pista e o muro de proteçao em seu ponto mais critico
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