hoje e dia 4 de abril ou 4/4 sabe o que isto quer dizer que e o 4x4 day no qual entusiastas dos quatro cantos do mundo celebram os veiculos com traçao nas quatro rodas para celebrar vamos contar a historia de como surgiu um dos sistemas de traçao 4x4 mais tradicionais e cultuados de todos os tempos o quattro da audi [gt40 content search= volkswagen widget= 1 title= vw no gt40 ] e uma historia interessante porque apesar de ser usado em carros de passeio e esportivos de alto desempenho por seus beneficios dinamicos no asfalto o sistema quattro e herdeiro direto do off road e sua origem passa ate pelo brasil de certa forma como contamos neste post os veiculos de traçao nas quatro rodas surgiram ha mais de um seculo e acredita se que o primeiro deles tenha sido o lohner porsche um carro eletrico projetado em 1898 por ferdinand porsche foi seu primeiro trabalho e equipado com um motor eletrico em cada roda uma versao arcaica dos hub motors que vem aparecendo em carros conceitos e superesportivos exclusivissimos nesta decada a primeira aplicaçao pratica da traçao nas quatro rodas aconteceu na primeira guerra mundial entre 1914 e 1918 quando veiculos muito rudimentares que pareciam simples pranchas com rodas banco e volante eram usados para transpor terrenos acidentados levando soldados e equipamentos ja nos anos 30 eles eram mais parecidos com automoveis normais e nos anos 40 surgiu nos estados unidos o jeep primeiro veiculo concebido com a traçao integral em mente o jeep foi largamente utilizado pelos aliados durante a segunda guerra mundial e de tao competente encontrou publico entre os civis logo apos o conflito tornando se aliado no trabalho dos agricultores e no lazer dos entusiastas de trilhas pouco depois começaram a surgir alternativas da europa e do japao como o land rover series que deu origem ao defender em 1948 e o toyota land cruiser conhecido no brasil como bandeirante em 1951 em 1954 começou a ser desenvolvida uma versao alema do conceito a iniciativa partiu da otan organizaçao do tratado do atlantico norte e previa uma disputa para escolher um projeto de veiculo de patrulhamento e reconhecimento terrestre participaram as fabricantes alemas borgward porsche e dkw lembrando que naquela epoca a porsche ainda era uma companhia independente e a dkw fazia parte da auto union ao lado de outras tres marcas audi horch e wanderer o projeto da dkw foi o vencedor o chamado dkw gelandewagen era um veiculo simples com carroceria de aço corrugado sobre um chassi do tipo escada 3 44 metros de comprimento peso de 1 085 kg e capacidade para quatro pessoas ou duas pessoas e 690 kg de carga seu conjunto mecanico era composto por um motor tres cilindros dois tempos de 980 cm³ e 44 cv cambio manual de quatro marchas com primeira nao sincronizada e traçao integral com reduzida [youtube id= 1bvlwbdraji width= 620 height= 350 ] o dkw gelandewagen começou a ser fabricado em 1956 e logo foi comprado aos lotes pelo governo da alemanha para uso do exercito da policia e da guarda costeira a bundesgrenzshutz nos anos 60 o dkw gelandewagen foi rebatizado como dkw munga nome simpatico que na verdade era um acronimo para mehrzweck universal gelandewagen mit allradantrieb que pode ser traduzido como veiculo fora de estrada multiuso com traçao integral nesta epoca ele se popularizou entre os civis sendo muito usado em serviços de agricultura e manejo florestal foram feitos cerca de 75 000 exemplares sendo que milhares deles foram importados para o reino unido para a holanda e para paises do norte da africa a produçao na alemanha foi encerrada em 1968 [youtube id= v cuynxxjai width= 620 height= 350 ] dito isto em 1964 houve uma mudança importante na administraçao da auto union a empresa foi comprada pela volkswagen que planejava aproveitar apenas a marca audi em 1969 depois que o munga deixou de ser produzida a volks concretizou o plano fundindo a auto union com a recem adquirida nsu e formando a empresa que veio a se tornar a atual audi na epoca a volkswagen ja havia experimentado a traçao integral para aplicaçoes militares veiculos como o utilitario kubelwagen o anfibio schwimmwagen e o fusca 4x4 kommandeurswagen todos feitos com base no besouro foram usados durante a segunda guerra em 1968 a volks começou a fabricar o type 181 tambem conhecido como thing um conversivel rustico de traçao traseira criado para tapar o buraco deixado pelo munga que continuou sendo utilizado por mais alguns anos mas ja estava ficando ultrapassado entao no fim da decada de 60 a otan promoveu uma nova competiçao desta vez entre as fabricantes europeias e nao apenas alemas para criar o europa jeep a ideia era usar um veiculo padrao para as forças armadas de todos os membros da otan que tivesse traçao integral e as mesmas qualidades do jeep americano que aquela altura ja tinha presença significativa na europa a volkswagen entrou na disputa ansiosa para aproveitar as tecnologias que havia herdado da auto union entre elas estava a traçao integral do munga que usava um sistema bastante simples sem diferencial central o troque era distribuido igualmente atraves de um carda entre os eixos dianteiro e traseiro cada um deles com seu proprio diferencial para mover as rodas a traçao nas quatro rodas era permanente ou seja integral foi entao que a volks começou a trabalhar no desenvolvimento de um novo utilitario aproveitando o sistema de traçao integral do munga porem acoplado a um motor mais potente e moderno um quatro cilindros em linha de 1 7 litro com arrefecimento liquido novamente montado na dianteira ja falamos deste motor antes ele foi desenvolvido pelo engenheiro ludwig krauss que trabalhava na mercedes benz nos anos 60 durante um breve periodo no qual a daimler benz foi dona da dkw era um motor bem mais moderno com comando no cabeçote usado pela audi em seu primeiro modelo apos a compra pela vw o f103 que por sua vez era derivado de um projeto da dkw foi este motor que deu origem ao volkswagen ap anos depois com algumas alteraçoes por exemplo a atuaçao do comando de valvulas por corrente [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] acontece que o projeto do europa jeep foi se arrastando por anos por conta dos altos custos que estava gerando ate ser cancelado em 1976 a volks estava com o seu veiculo praticamente pronto e ele foi lançado em 1978 como volkswagen iltis talvez voce esteja começando a entender onde isto vai parar apesar de ser uma fase complicada da historia pois bem a volkswagen delegou parte do processo de desenvolvimento do iltis para a audi que acabou realmente interessada neste negocio de traçao integral foi por isto que em algum momento da segunda metade dos anos 70 um dos chefes de engenharia da audi jorg bensinger observava alguns testes com o volkswagen iltis aquela altura a audi ja estava consolidada como marca e tinha alguns produtos interessantes como o seda audi 100 que dividia alguns componentes com o utilitario e seu irmao menor o audi 80 que deu origem ao vw passat bensinger notou que o iltis era mais veloz sobre a neve do que qualquer outro utilitario de traçao traseira nada e confirmado oficialmente mas segundo consta foi ali que ele imaginou um audi esportivo de traçao integral pouco tempo depois surgiram os primeiros prototipos baseados no audi 80 cupe coincidentemente foi em 1980 que a versao de produçao do audi 80 cupe de traçao integral que foi batizada como audi quattro apareceu no salao de genebra chegando as concessionarias ainda naquele ano foi da audi a ideia de incorporar ao sistema um diferencial central adaptando outro diferencial dianteiro e posicionando o longitudinalmente no carda com isto a distribuiçao do torque entre os eixos ficava mais eficiente e adaptava se melhor a diferentes situaçoes o resto e historia um detalhe bacana nisso tudo e que o munga que pode ser entendido como o veiculo que deu origem a traçao integral na audi tambem foi fabricado no brasil sob licença pela dkw vemag entre 1958 e 1963 no entanto por aqui ele foi vendido como dkw candango era este o nome que se dava as pessoas de todo o brasil que se mudaram nos anos 1950 para o planalto central para trabalhar na construçao da nova capital brasilia o dkw candango brasileiro era praticamente igual ao modelo alemao e tambem estava disponivel com traçao nas quatro rodas dica nao deixe de ler este post no qual explicamos as diferenças entre traçao integral traçao 4x4 awd e 4wd
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