qual foi a maior revoluçao da historia da industria do automovel um cara poderia montar uma defesa do ford modelo t praticamente criou a industria de massa e mudou o mundo karl benz e seu triciclo de 1886 tambem e um bom candidato inventou a industria ponto o citroen traction avant provando que tudo na frente era viavel e outro; o fiat 128 de dante giacosa e forma definitiva do automovel moderno outra tesla pode reivindicar ser mae de outra revoluçao tambem [caption id= attachment_349919 align= aligncenter width= 999 ] nao parece mas mudou o mundo [/caption] um zilhao de outras pequenas revoluçoes como estas podem reivindicar para si a gloria de ser a maior na verdade a industria hoje com 137 anos mudou muito e muitas vezes talvez a mudança sendo a caracteristica que a define no final das contas mas eu tenho minha propria teoria sobre qual e a maior das revoluçoes da historia do automovel e ela e silenciosa quantos de voces ja ouviram falar de edward gowen budd [caption id= attachment_349920 align= aligncenter width= 999 ] edward gowen budd 1870 1946 [/caption] quem e mister budd engraçado voces perguntarem; ia mesmo contar para voces isso hoje uma historia incrivel contada pela primeira vez nest contexto e de forma completa no magna opus de ljk setright o livro que chamou de drive on e que conta a historia sociologica do automovel uma historia que requer a gente ir muito atras no passado para uma epoca em que na verdade nem carro existia a lata eu lembro do verao da lata no rio de janeiro; um vi uma dessas latas famosas bem de perto na verdade mas nao e dessa lata em especifico que falaremos infelizmente; e sobre toda lata em si a embalagem sim a embalagem de aço conhecido como a lata que diabos estamos querendo falando de lata numa publicaçao sobre automoveis calma que vai piorar antes de melhorar vamos falar um pouco sobre o mundo antes da lata para isso vamos ter que voltar ao passado mesmo para logo depois da revoluçao francesa e os ideais de liberdade igualdade e fraternidade que realmente mudaram tudo mudaram o jeito que o cidadao via o mundo uma revoluçao dessas acaba claro em guerra depois da revoluçao o pais se viu envolvido em uma serie de guerras com aparentemente todo o resto do mundo inglaterra prussia austria espanha sardenha os milhoes de soldados franceses que morreram nessas guerras napoleonicas porem nao morreram apenas em batalha doenças de toda sorte eram muito comuns principalmente o escorbuto mas tambem varias outras relacionadas a ma nutriçao fornecer alimento fresco e bom para os soldados e marinheiros longe de casa era um problema tao grande que o governo frances procurou de todas as formas uma soluçao e ate ofereceu um premio em dinheiro ao inventor que resolvesse a pendenga nicolas appert foi o cara que conseguiu coletar este premio e o que inventou appert seu metodo de conserva de alimentos ainda sem explicaçao teorica que viria depois com pasteur consistia em embalar os alimentos de forma higienica hermeticamente selados em um conteiner e depois aquecido a uma certa temperatura desta forma os alimentos duravam anos conservando paladar e valor nutricional [caption id= attachment_349923 align= aligncenter width= 999 ] pullman em aço o inicio[/caption] appert usava jarros de vidro com rolhas de cortiça mas em pouco tempo os ingleses hall e donkin ao redor de 1811 criavam a lata que conhecemos e usamos ate hoje nao foi um grande sucesso de inicio por um motivo deveras prosaico abrir a lata com facas e outros utensilios diversos era um grande desafio foi necessario ai alguem inventar o utensilio domestico chamado abridor de lata para que finalmente seu uso se generalizasse de verdade um seculo depois a lata era uma febre danada mundo afora podia se comprar de tudo em latas de cigarros a biscoitos de polvora a kits de manicure os brinquedos de criança eram todos feitos de chapa estampada e novas e criativas maneiras de usar o baratissimo metal estampado apareciam em todas as areas da engenharia [caption id= attachment_349924 align= aligncenter width= 900 ] teto de aço no inicio a fabricaçao evoluiria muito[/caption] sim estampar uma chapa de aço numa prensa era baratissimo e soldar uma chapa na outra para se obter objetos complexos tambem facil e barato uma revoluçao no custo de produçao se iniciava muito parecido com o que aconteceria depois de novo com o termoplastico injetado e aqui entao que entra nesta historia edward g budd e o carro de metal budd era um engenheiro ferroviario que trabalhou na famosa pullman company de filadelfia produtor de vagoes ferroviarios de luxo la participou da criaçao do primeiro vagao ferroviario totalmente em aço do mundo como em automoveis os vagoes ate ali eram construidos com uma estrutura de madeira no maximo revestida por chapas de metal com o tempo budd se torna um especialista em estampar soldar e ate fundir peças estruturais de vagoes ferroviarios em aço ao redor de 1911 o engenheiro chefe da hupp motor company de detroit de nome emil nelson imagina que esta revoluçao nos trilhos pode ajudar sua empresa a crescer contata a empresa no topo da tecnologia de vagoes de aço entao para uma consultoria visando transpor a tecnologia para as ruas a empresa era chamada hale & kilburn e seu engenheiro chefe entao era ninguem menos que edward budd um parentese aqui para lembrar como era feito um automovel ate entao a tecnologia era herdada das carruagens de traçao animal um chassi de aço onde toda a parte mecanica era montada e que era de fato o principal elemento estrutural do veiculo sobre ele era montada uma carroceria sempre com estrutura de madeira recoberta normalmente de chapa de aço formada a mao na maioria das vezes mas tambem em aluminio lona couro ou ate tecido por isso muitos carros eram vendidos apenas como chassi rolante e eram encarroçados por empresas especializadas nisso o advento da produçao em serie tornou imediatamente a carroceria o gargalo da produçao era um processo que consumia uma incrivel quantidade de trabalho e tempo e desafiava todas as tentativas de mecanizaçao a pintura tambem sofria com a estrutura de madeira o risco de incendio era real e grave reduzindo muito as opçoes de tempo e temperatura de secagem nas estufas e por consequencia de tintas que podiam ser usadas para o novo hupp de aço budd criou um sistema ainda primitivo de suportes onde conjuntos soldados eram fixados para que pudessem ser soldados esses subconjuntos soldados eram entao enviados para detroit onde a hupp os montava pintava e acoplava ao chassi o carro todo em metal foi chamado hupmobile 32 e era oferecido em 3 modelos diferentes de carroceria de aço [caption id= attachment_349927 align= aligncenter width= 899 ] os vagoes ferroviarios continuaram a ser um grande produto da budd[/caption] o hupp nao foi um sucesso ainda na infancia da tecnologia muita coisa nao funcionou e deu errado; emil nelson perdeu seu emprego por isso e a hupp desistia dessa loucura de fazer carro em aço estampado e soldado budd por sua vez aprendera muito ali e conseguia ver as possibilidades infinitas daquilo; abandona seu seguro emprego na fabrica de vagoes hale & kilburn e naquele mesmo ano de 1912 funda a edward g budd manufacturing company para explorar este mercado ainda inexistente dodge entram em cena entao os irmaos dodge john e horace os dodge eram os milionarios mais improvaveis da industria entao mais mecanicos que empresarios eram famosos por fornecer peças mecanicas para toda a industria [caption id= attachment_349928 align= aligncenter width= 999 ] dodge o inicio de verdade[/caption] a oldsmobile por exemplo notou que os motores fornecidos pelos dodge uma de suas varias fontes eram mais potentes e suaves em funcionamento que todos os outros mesmo se produzidos a partir dos mesmos desenhos os dodge em seguida se tornavam fornecedores exclusivos da marca de ranson eli olds o fabricante de maior volume na primeira decada do seculo 20 expansoes sucessivas se seguem e tornam a companhia um dos maiores fornecedores da industria da regiao entao em crescimento exponencial mas isso empalidece frente o que acontece depois os irmaos entram de socios e principais fornecedores de um novo produtor de automoveis que tentava pela terceira vez criar sua propria empresa apos duas falencias sucessivas henry ford a sociedade com ford os tornaria ricos alem de qualquer coisa que poderiam imaginar [caption id= attachment_349929 align= aligncenter width= 999 ] os irmaos dodge john a esquerda horace a direita[/caption] em 1913 os irmaos dodge resolvem se tornar fabricantes de automoveis tambem enxergando que henry ford um conhecido megalomaniaco queria se livrar dos socios e se tornar dono supremo de sua empresa horace anuncia publicamente o objetivo da nova empresa dando uma cutucada em henry no processo eventualmente o sujeito que tem um ford vai querer comprar um automovel… procurando um pulo do gato tecnologico para derrotar ford os irmaos acabam se aproximando de budd o novo automovel de marca dodge ja nasceria com a carroceria sem madeira totalmente em aço estampado e soldado estas primeiras carrocerias seriam tourer abertos como era a vasta maioria dos carros entao obviamente porque menos carroceria significava menos tempo de produçao nos metodos tradicionais logo budd e dodge desenvolveriam um carro fechado de quatro portas que se tornaria um grande sucesso e mudaria a industria os carros fechados ultrapassam a venda dos abertos a partir do ano de 1923 na europa na primeira guerra mundial o engenheiro andre citroen virou industrial de muniçoes de grande sucesso no pos guerra aproveita a vasta fabrica e sua grande fortuna amealhada no conflito para se lançar aquele que parecia entao o negocio do futuro a produçao de automoveis começa em 1919; uma verdadeira start up se imaginarmos que renault peugeot panhard e outras ja existiam ha pelo menos 20 anos citroen se concentrou em carros populares e produçao em massa em 1923 em visita aos eua para conhecer a ford e seus metodos acaba por conhecer budd e as carrocerias todas em aço soldado que ele fabricava fica maravilhado e logo fecha um acordo de consultoria e licença das patentes a primeira licença fora dos eua citroen dizia que os metodos de budd e a carroceria tout acier tornaram possivel um aumento da produçao de 50 para 400 carros por dia logo mais de 50% do mercado frances era de citroen sua empresa maior que a renault e peugeot juntas [caption id= attachment_349932 align= aligncenter width= 999 ] c10 tout acier carroceria de aço[/caption] e claro que a concorrencia enxerga isso e logo bate as portas de budd peugeot compra uma licença da empresa americana e louis renault sempre desconfiado e mao de vaca faz sozinho sua carroceria de metal dispensando budd e suas patentes simca na frança volvo na suecia e fiat na italia tambem compram licenças william morris o industrial ingles tambem visita a industria americana e conhece edward budd e seu metodo de carroceria em metal logo acordos de consultoria sao firmados culminando em um marco importantissimo para a industria inglesa em 1926 uma joint venture entre budd e morris cria a pressed steel company of great britain e uma enorme fabrica e criada perto da fabrica de morris em cowley em pouco tempo praticamente toda a industria inglesa compra carrocerias prontas da pressed steel em cowley ate rolls royce o monobloco ate aqui inicio dos anos 30 as carrocerias ainda eram montadas em chassis separados no metodo tradicional apesar da carroceria de metal caminhar a passos largos para ser aplicaçao universal o ultimo ingrediente que faltava para o carro moderno era o fim do chassi e a aplicaçao mais completa dos conceitos de budd a carroceria monobloco em aço estampado e soldado [caption id= attachment_349933 align= aligncenter width= 974 ] lancia lambda sem chassi em 1923[/caption] claro que monobloco existia dede sempre a lancia em 1923 tinha inclusive lançado o lambda com monobloco em aço e suspensao dianteira independente e fazendo isso mostrado as vantagens de rigidez estrutural e comportamento deste tipo de construçao mas ninguem juntou o barato e rapido metodo de produçao de budd com chapas complexas estampadas soldadas a ponto com o tal do monobloco este no fim seria o pulo do gato definitivo a oportunidade para isso acontecer acontece de novo na frança de novo com andre citroen continuando sua antiga e eterna rixa com louis renault renault e citroen eram opostos em tudo como pessoas e industriais desejava uma nova revoluçao que o colocasse a frente de seu rival que acabara de expandir sua imensa fabrica em billancourt e ameaçava substituir citroen nos coraçoes dos franceses [caption id= attachment_349934 align= aligncenter width= 800 ] o monobloco do traction avant 1934[/caption] citroen apesar de responsavel e solvente era um jogador inveterado suas jogatinas nos cassinos europeus eram famosas e publicas e este era um dos seus passatempos preferidos tambem na vida agia como jogador nao tinha medo de apostar tudo se acreditasse que as cartas estavam a seu favor o que acontece em seguida e uma junçao de gente disposta a fazer algo diferente andre lefebrvre o engenheiro aeronautico que trabalhava com gabriel voisin vem para a citroen com experiencia e monobloco e mente inovadora budd empura o conceito de traçao dianteira que explorava nos eua com seu ruxton e monobloco em chapa estampada sem chassi citroen entende o tamanho da revoluçao e aceita gastar nela citroen teve que gastar uma fortuna que entao era incomum mas hoje normal investiu em novas prensas novos estampos ampliaçao da fabrica para que o novo carro e o novo metodo chegassem com confiabilidade plena tudo isso em um clima de vendas em declinio na frança ao inventar o carro moderno citroen aprendia amargamente o ouro lado da moeda para fabricar carros monobloco em chapa estampada investe uma fabula de dinheiro no ferramental de estampo e soldagem para que a carroceria possa ser produzida com baixo custo rapidamente durante os anos de desenvolvimento do revolucionario traction avant o dinheiro da citroen ia desaparecendo queimado a uma velocidade alarmante logo apos o lançamento do carro o impensavel acontece a citroen se torna insolvente incapaz de pagar seus fornecedores a michelin seu maior credor torna se a dona da empresa e os serviços de andre citroen sao dispensados o carro porem e simplesmente uma das mais importantes revoluçoes da historia do automovel lançado em 1934 a carroceria baixissima a traçao dianteira e uma roda em cada canto do carro fizeram seu comportamento em curvas lendario bem como seu conforto de marcha a carroceria monobloco era leve rigida barata de se produzir e tinha espaço interno exemplar vendido em um sem fim de versoes por nada menos que 23 anos foi um sucesso absoluto financiou mais algumas decadas de citroens inovadores projetados por lefebvre coisas tao incriveis quanto o 2 cv e o ds [caption id= attachment_349944 align= aligncenter width= 768 ] carroceria hoje metodos basicos iguais ao do citroen em 1934[/caption] ironicamente a aposta de andre citroen estava certa pouco tempo depois a empresa estava solvente de novo e o seu carro um sucesso de publico e critica mas ele nao veria nada disso; a perda de sua empresa o abalou profundamente e ulceras de estomago certamente contraidas no stress dos ultimos dias na empresa se tornam um cancer inoperavel vem a falecer pouco depois em 1935 [caption id= attachment_349941 align= aligncenter width= 640 ] essas bobinas vao virar automoveis[/caption] chapa de aço estampada e soldada a ponto ainda e hoje a base desta industria 100 anos depois dela começar a aparecer novos metodos aparecem todo dia para complementa la mas ainda e a base de tudo a instalaçao industrial que estampa solda e depois pinta a carroceria e a base de qualquer fabricante de automoveis de volume a industria do automovel e uma industria de muitas coisas juntas para formar um automovel mas a base o entro dela e estampar soltar e pintar carrocerias e tirando alguns veiculos de carga e seus derivados o monobloco e universal tambem [caption id= attachment_349940 align= aligncenter width= 999 ] os metodos inventados por budd ainda em uso[/caption] o mundo de aço estampado imaginado por edward budd muito tempo depois dele e de sua empresa desaparecerem ainda continua nao e incrivel
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