a escalada de potencia dos muscle cars vinha muito bem obrigado desde o inicio dos anos 1960 quando john z delorean e seus colegas decidiram instalar o v8 do pontiac grand prix no cofre do pontiac tempest daqueles 325 cv do pontiac gto em 1964 eles chegaram aos 450 cv em apenas seis anos quando a chevrolet colocou no mercado o chevelle ss 454 a disputa de potencia continuava acirrada no inicio dos anos 1970 e parecia nao ter limites mas uma serie de acontecimentos ocorridos desde o final dos anos 1960 colocou um ponto final nesta escalada tecnica dos motores americanos a era dos muscle cars chegava ao fim em 1973 e muito comum contar a historia daquela epoca usando como baliza temporal a crise do petroleo de 1973 — e e por isso que a era dos muscle cars tem uma data de encerramento mas a crise que quintuplicou os preços do petroleo foi apenas o golpe de misericordia que encerrou uma fase complicada para estes muscle cars veja o final dos anos 1960 foi uma epoca conturbada em termos de geopolitica e mudanças sociais — note que as duas coisas sempre caminham juntas na historia a questao do petroleo ainda era um ponto sensivel desde a crise de suez em 1956 tanto que onze anos mais tarde em 1967 a guerra dos seis dias representou uma pequena ameaça aos eua devido as suas relaçoes com israel e o embargo imposto pelos paises arabes depois a pauta ambiental entrou em cena e os carros estas maquinas lindas de morrer mas que cuspiam fumaça para todos os lados se tornaram um dos alvos dos ambientalistas em 1964 a california ja tinha um conselho para debater os efeitos das emissoes dos automoveis e tres anos depois foi criada um outro conselho mais abrangente com poder para impor regulamentaçoes a respeito de emissoes ainda neste tema em 1970 o presidente richard nixon propos a criaçao de uma agencia nacional de proteçao ambiental dando origem em dezembro daquele ano a epa [caption id= attachment_302220 align= aligncenter width= 2560 ] em 1948 houve tanta poluiçao em los angeles que os cidadaos pensaram estar sob um ataque de gas venenoso[/caption] estes acontecimentos foram fundamentais na historia dos muscle cars — talvez mais ate que a crise do petroleo porque a alta potencia dos muscle cars dependia muito de tres fatores quantidades diluvianas de combustivel despejadas nas camaras de combustao por carburadores imensos; motores de grande deslocamento; e combustivel de alta octanagem e nao da para ter comedimento nas emissoes ou afetar pouco a qualidade do ar quando se tem tudo isso primeiro pois quando se queima volumes copiosos de combustivel se emite volumes copiosos de gases do efeito estufa — dioxido de carbono co2 metano ch4 oxido nitroso n2o hexafluoreto de enxofre sf6 hidrofluorcarbonos e perfluorcarbonos depois porque nos anos 1960 a alta octanagem do combustivel era obtida com um composto chamado chumbo tetraetila https //youtu be/sgcfb isc9s o chumbo tetraetila como aditivo de octanagem foi desenvolvido em pesquisas conduzidas pela general motors nos anos 1910 na epoca foram feitos dois estudos paralelos um investigava uma soluçao de alto percentual ou seja uma mistura de grande proporçao relativa ao volume de combustivel; e o outro investigava uma soluçao de baixo percentual na qual havia uma adiçao de pequeno volume relativo ao volume de combustivel a soluçao de alto percentual consistia na adiçao de etanol a gasolina enquanto a soluçao de baixo percentual consistia na adiçao de um componente recem desenvolvido o proprio chumbo tetraetila essa descoberta aconteceu justamente no periodo em que a industria petroquimica e automobilistica estavam investigando os efeitos dos novos combustiveis no motor e as causas da detonaçao como o estudo foi conduzido pela gm os interesses financeiros prevaleceram o etanol nao podia ser patenteado mas o chumbo tetraetila era um desenvolvimento privado protegido pelas leis de propriedade industrial foi assim que por volta de 1924 surgiu a adiçao de chumbo a gasolina como aditivo anti detonante na epoca uma serie de contaminaçoes e mortes decorrentes destas contaminaçoes ocorridas durante a produçao do chumbo tetraetila levaram a uma grande discussao publica sobre os riscos da adiçao de chumbo em algo tao comum quanto a gasolina — lembre se que nos anos 1920 os eua ja tinham mais de 4 000 000 de automoveis em circulaçao depois de processos legais e investigaçoes das autoridades em 1925 uma serie de estudos direcionados bancados pela industria petroquimica e automotiva apontou que a gasolina com chumbo tetraetila nao representava riscos a saude publica a polemica foi encerrada e a gasolina com chumbo se tornou o padrao dos eua e de grande parte do planeta — o brasil foi exceçao porque durante a ditadura de getulio vargas nos anos 1930 como estimulo a produçao sucro alcooleira foi imposto por lei que a gasolina brasileira tivesse uma proporçao de alcool em 5% contudo no final dos anos 1960 foram abertas novas investigaçoes sobre os efeitos potencialmente nocivos do chumbo tetraetila adicionado a gasolina desta vez com estudos independentes nao direcionados foi comprovado que a exposiçao ao chumbo tetraetila era potencialmente nociva a saude em especial das crianças diante disto os eua iniciaram a retirada gradual da gasolina com chumbo do mercado em 1970 o congresso americano aprovou mudanças drasticas no clean air act algo como a ato do ar puro que foi a base para a formaçao da environment protection agency a famosa epa e o inicio do fim da gasolina com chumbo em 1973 a epa impos uma reduçao do teor de chumbo em todos os tipos de combustivel reduzindo a octanagem ou obrigando as refinarias a usar outros aditivos antidetonantes em 1975 torna se obrigatorio o uso de catalisadores em todos os carros novos vendidos nos eua como o chumbo e prejudicial aos catalisadores a epa exigiu que os postos oferecessem ao menos um tipo de gasolina sem nenhum teor de chumbo tetraetila a partir dali seria apenas uma questao de tempo com carros mais novos obrigatoriamente equipados com catalisadores e a renovaçao da frota a gasolina com chumbo acabaria simplesmente pela falta de demanda e foi quase isso o que aconteceu em 1996 quando ela foi definitivamente banida das bombas apenas 0 6% do volume de gasolina vendido nos eua correspondia a gasolina chumbada agora note que o teor de chumbo foi reduzido em 1973 — justamente o ano em que houve a crise do petroleo e a era dos muscle cars chegou ao fim foi tambem quando os indices de emissoes começaram a se tornar mais restritivos portanto e uma simplificaçao rasa dizer que a crise do petroleo e a geopolitica da epoca que mataram os muscle cars — eles morreram porque se tornaram socialmente inaceitaveis diante de uma sociedade mais preocupada com a qualidade do ar e questoes ambientais e com razao a epa estima que entre 1927 e 1987 cerca de 68 milhoes de crianças foram expostas a quantidades toxicas de chumbo somente devido a queima da gasolina — estamos falando portanto de 1 360 000 crianças por ano em um pais com uma media de 4 000 000 de nascimentos por ano o controle de emissoes as mudanças nos combustiveis e a crise dos combustiveis em especial deram origem a chamada malaise era o periodo compreendido entre 1973 e 1983 no qual os carros americanos passaram por uma reduçao drastica de desempenho devido as restriçoes impostas pelo controle de qualidade do ar e pelo preço dos combustiveis essa fase so se encerraria em meados dos anos 1980 quando o gerenciamento eletronico dos motores permitiu uma operaçao mais eficiente aquela altura contudo o tempo dos muscle cars havia ficado para tras e levaria mais 25 anos para que eles retornassem ao patamar de potencia abandonado as pressas e a força em 1973 na segunda parte desta minisserie veremos em detalhes os modelos e motores mais potentes da era de ouro dos muscle cars fique ligado
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