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Car Culture

Quem matou o muscle car?

A escalada de potência dos muscle cars vinha muito bem, obrigado, desde o início dos anos 1960, quando John Z. DeLorean e seus colegas decidiram instalar o V8 do Pontiac Grand Prix no cofre do Pontiac Tempest. Daqueles 325 cv do Pontiac GTO em 1964, eles chegaram aos 450 cv em apenas seis anos, quando a Chevrolet colocou no mercado o Chevelle SS 454. A disputa de potência continuava acirrada no início dos anos 1970 e parecia não ter limites, mas uma série de acontecimentos ocorridos desde o final dos anos 1960 colocou um ponto final nesta escalada técnica dos motores americanos. A era dos muscle cars chegava ao fim em 1973. É muito comum contar a história daquela época usando como baliza temporal a Crise do Petróleo de 1973 — e é por isso que a era dos muscle cars tem uma data de encerramento. Mas a crise, que quintuplicou os preços do petróleo, foi apenas o golpe de misericórdia que encerrou uma fase complicada para estes muscle cars. Veja, o final dos anos 1960 foi uma época c