existem inumeras carateristicas que tornam a f40 um dos carros mais absurdamente fantasticos ja feitos no brasil classics show 2018 em araxa/o flatout teve a oportunidade de observar de perto minuciosamente cada uma delas incluindo a famosa pintura rosso corsa impecavelmente aplicada em uma camada tao fina mas tao fina que se pode ver a trama da fibra de carbono por baixo dela vimos que da mesmo com atençao e a luz certa pode se admirar o esforço que a ferrari fez para manter o peso da f40 o mais baixo possivel mas da para ir mais longe afinal quem precisa de tinta em um carro do tamanho de um vw golf uma boa demao de tinta usa entre 3 5 e 4 litros de tinta o que equivale a uns tres ou quatro quilos faz sentido entao que em um superesportivo ou em um carro de competiçao as fabricantes e equipes busquem formas de reduzir o peso da tinta alem da camada de tinta ultrafina da ferrari f40 outro exemplo entre os superesportivos e o mclaren senna a carroceria extremamente ousada do track monster britanico e pintada com uma tinta formulada para usar menos liquido em sua composiçao o que teoricamente reduz o volume de tinta necessario e consequentemente seu peso a equipe de formula 1 da mclaren ja falava dos beneficios de uma pintura mais leve em 2015 naquele ano os carros trocaram a pintura metalica cinza por um esquema de cores solido preto e vermelho para pintar um carro de formula 1 vao se pelo menos dez demaos e 25 litros de tinta em um processo que leva cinco dias removendo os flocos de metal na tinta a mclaren enxugou pelo menos tres quilos da pintura na industria aeroespacial usar tintas e vernizes mais leves proporciona reduçoes de peso ainda mais significativas um boeing 747 por exemplo usa cerca de 500 litros de tinta cerca de meia tonelada e por isso que a maioria dos avioes e pintada de branco alem de ser mais barata a tinta branca tambem pesa menos alias o processo de pintura de um aviao e bem interessante o trabalho e feito manualmente com elevadores levando os pintores https //www youtube com/watch v=lk7ufnerdsq e claro que se voce realmente quer reduzir o peso de um veiculo talvez queira levar em consideraçao a possibilidade de acabar com a tinta de uma vez como os carros a seguir ilustram muito bem esportivos de rua koenigsegg naked carbon ou so knc e este o nome do material do qual e feito este koenigsegg regera mostrado pela fabricante sueca de supercarros e hipercarros no fim do ano passado com ou sem tinta o regera ja e um carro notavel ele e um tipo especial de hibrido com um 1 500 cv e 203 9 kgfm de torque vindos de um v8 biturbo de cinco litros e tres motores eletricos alem de um sistema de transmissao que dispensa a caixa de marchas tradicional e usa apenas uma relaçao fixa de 2 73 1 o regera sem pintura foi encomendado por um cliente suiço a fibra de carbono nua da koenigsegg e exatamente isto que significa knc e produzida ate certo ponto como a fibra de carbono tradicional a trama e moldada e curada em uma autoclave a temperaturas altissimas tomando a forma desejada e adquirindo rigidez contudo em vez de receber uma camada de resina para tornar se impermeavel e adquirir o acabamento brilhoso que conhecemos a fibra e lixada manualmente e um processo incrivelmente demorado e delicado a fibra nao pode ser lixada demais ou sua integridade estrutural fica comprometida e a peça precisa ser descartada a diferença que a ausencia de resina faz e impressionante sem ela o regera pesa 20 kg a menos o que significa que ele tem 1 570 kg em ordem de marcha eles so nao revelaram se os 20 kg a menos trazem melhoria no desempenho nao que isto seja tao necessario o regera vai de zero a 100 km/h em 2 7 segundos de zero a 300 km/h em 10 9 segundos e de zero a 400 km/h sua velocidade maxima em 20 segundos a koenigsegg ja havia aplicado a tecnica em peças menores como rodas capas de retrovisores e componentes aerodinamicos com o regera knc foi a primeira vez que a carroceria toda do carro foi feita em fibra de carbono lixada em tempo existiram outros superesportivos com acabamento em fibra de carbono sem pintura a pagani fazia o zonda r desta forma e tambem oferecia a ausencia de tinta como opcional para outras versoes do zonda e do huayra de forma parecida a bugatti fez o mesmo com o veyron e com o chiron [gallery type= grid link= file size= medium ids= 221905 221906 221907 ] o lamborghini sesto elemento de 2011 e outro superesportivo lembrado por sua carroceria de fibra de carbono exposta partindo do gallardo como base os italianos usaram o composito onde foi possivel incluindo nas rodas e nos braços da suspensao ate mesmo os bancos foram moldados diretamente na fibra de carbono no monocoque com isto o sesto elemento pesa apenas 999 kg e com seu v10 naturalmente aspirado de 5 2 litros e 570 cv e capaz de ir de zero a 100 km/h em 2 5 segundos outro bom exemplo e esta ferrari enzo que ate ja apareceu por aqui em 2016 seu proprietario simplesmente queria tornar o carro ainda mais exclusivo como se nao bastasse ser um de 400 e por isso encomendou a ferrari uma nova carroceira toda de fibra de carbono exposta para substituir a original em rosso corsa nao e o tipo de coisa que a ferrari faz a qualquer cliente e preciso ser um dos melhores o carro entao foi levado para a carrozzeria zanasi oficina italiana para onde a ferrari manda os carros que tiveram danos muito grandes na carroceria e precisam de conserto uma nova carroceria foi feita usando os moldes originais e todo o processo teve a supervisao da propria ferrari ou seja tecnicamente sao autenticos o incrivel calibra itc da zakspeed ainda sobre a fibra de carbono nua nao ha como mencionar o opel calibra itc da zakspeed o bolido e um projeto abortado para o itc o international touring car championship categoria que sucedeu o dtm o calibra deveria correr em 1997 mas a competiçao foi cancelada por questoes de custo alem de um v6 cosworth de 2 4 litros e 500 cv a 12 000 rpm o calibra itc tinha esta absurda carroceria de fibra de carbono nada de aluminio ou fibra de vidro como o carro que correu antes dele ate o banco do piloto era moldado direto no monocoque assim como um console com os principais comandos do carro com isto ele pesava apenas 1 040 kg mas nunca disputou sequer um treino de classificaçao o calibra provavelmente receberia uma pintura de corrida caso chegasse a participar de uma mas nos gostamos dele assim full carbon mas nem so de fibra de carbono vive o homem flechas de prata ha um bom tempo contamos aqui no fiatout a historia por tras das cores oficiais que os paises da europa usavam no automobilismo o british racing green dos ingleses o vermelho dos italianos e o branco dos alemaes na alemanha a cor branca foi usada ate meados da decada de 1930 no entanto em algum momento alguem teve a ideia de remover a tinta branca dos carros que era feita a base de chumbo para reduzir peso adotando uma pratica que ja era muito difundida na aeronautica pelo mesmo motivo ha controversia em relaçao a quem teve a ideia primeiro se foi a mercedes benz ou a auto union a companhia que daria origem a audi ambas disputaram provas de grand prix e eventos de endurance com carros sem pintura apenas de aluminio polido que foram apelidados pela imprensa de silver arrows ou flechas de prata em portugues shelby cobra mas nao foram apenas os europeus que abriram mao da tinta em nome da reduçao de peso carroll shelby fez o mesmo com o cobra seu hot rod feito com base em um roadster britanico chamado ac ace em 1962 a shelby american oferecia como opcional a carroceria de aluminio polido sem pintura para o cobra com motor v8 289 e o mesmo acontecia com o cobra 427 versao com motor big block lançada em 1964 desde 1996 a shelby fabrica e vende o cobra original como chassi rolante ou seja sem motor na chamada continuation series em 2014 para marcar o aniversario de 50 anos do cobra 427 a shelby lançou a ediçao limitada 50th anniversary edition a serie incluia como opcional a carroceira de aluminio polido sem pintura como se via nos anos 60 exceto pelo acabamento bem mais polido e brilhante que o original que tinha uma aparencia mais escovada dmc delorean outro carro com carroceria de metal sem pintura e o emblematico dmc delorean o esportivo norte americano lançado em 1985 tinha uma proposta futurista e por isso john delorean decidiu que em vez de tinta seu acabamento seria de aço inox escovado a carroceria era montada sobre uma estrutura de fibra de vidro com uma espinha dorsal de aço embora tivesse um efeito visual matador a carroceria de inox tornava o processo de fabricaçao e reparo do delorean exacerbadamente claro era preciso usar ferramentas especiais mais resistentes para moldar os paineis pois o aço se enrijece durante a moldagem na hora de restaurar um delorean nao e possivel aplicar massa plastica ou soldas pois as imperfeiçoes nao podem ser cobertas por tinta na epoca john delorean chegou a conclusao de que seria mais facil substituir um painel danificado do que repara lo e hoje em dia por sorte existem milhares de componentes de reposiçao new old stock nos e a propria dmc a companhia renascida com sede no texas ainda os fabrica sob encomenda dkw carcara [caption id= attachment_221919 align= aligncenter width= 1600 ] foto jorte lettry via autoentusiastas[/caption] este post nao estaria completo sem um brasileiro o dkw carcara foi um prototipo criado em 1966 para quebrar recordes de velocidade seu nome foi inspirado por uma musica que fazia sucesso na voz de maria bethania e sua carroceria foi projetada para cortar o ar de forma eficaz e pesar o menos possivel isto incluiu dispensar qualquer tipo de pintura anisio campos jorge lettry e rino malzoni os criadores do carcara tomaram como exemplo justamente os silver arrows alemaes a inspiraçao maior parece ter sido o auto union typ c streamliner de 1937 que com hans stuck ao volante chegou aos 320 km/h naquele ano o carcara estabeleceu o primeiro recorde de velocidade brasileiro ao atingir os 212 903 km/h em um quilometro lançado na antiga br 2 rodovia que ligava o rio de janeiro a santos ele tinha um motor dkw de tres cilindros dois tempos e 1 089 cm³ com carburador de corpo triplo solex na verdade um solex de corpo duplo e meio para entregar 103 cv
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