o major anthony peter roylance tony rolt 1918 2008 heroi de guerra piloto engenheiro e amante de automoveis e avioes frederick william freddie dixon 1892 1956 piloto engenheiro e inveterado amante de uisque a qualquer hora do dia henry george harry ferguson 1884 1960 industrial de sucesso no ramo de tratores pioneiro tanto da aviaçao quanto do automovel na irlanda e a esses tres pioneiros da tecnologia automobilistica que devo agradecer a existencia do meu novo carro um subaru forester 1998 muito mais que qualquer japones que o tenha projetado e construido ha 23 anos atras embora claro eu seja agradecido a eles tambem [caption id= attachment_301459 align= aligncenter width= 999 ] dixon e rolt[/caption] tudo por um simples motivo o tipo de carro que a subaru fazia simbolizado claramente pela primeira geraçao do forester foi inventado por estas tres pessoas na verdade eles criaram carros incrivelmente parecidos com ele decadas antes da subaru pensar nisso nao ha duvida alguma que ao criar o seu conceito original de motor contraposto dianteiro e traçao permanente nas quatro rodas a marca japonesa se inspirou no trabalho desses tres explico freddie dixon o chefe de equipe de competiçoes do major rolt era divertido bom companheiro e entendia horrores de carro e mecanica; mas tambem era um alcoolatra e tinha um temperamento perigoso e explosivo mas e claro que rolt relevou isso quando ambos resolvem abrir a dixon rolt developments em 1939 interessante notar que a ideia original de usar traçao integral para veiculos de alta performance era de dixon rolt apenas um entusiasmado convertido criam um carro chamado the crab o caranguejo com suspensoes independentes baixissima massa nao suspensa e traçao integral aqui ainda sem diferencial central para testar as teorias [caption id= attachment_301460 align= aligncenter width= 550 ] ferguson e outro homem de tratores famoso ford [/caption] harry ferguson por outro lado em 1946 era um conhecido magnata dos tratores e implementos agricolas inventor dos sistemas de implementos hidraulicos do trator moderno ferguson ganhara uma fortuna vendendo patentes de seus arados e sistemas para tratores sua marca de tratores a ferguson criada em parceria com a standard motor co tinha um enorme sucesso com o te20 o mais popular trator da inglaterra em 1953 vende sua empresa de tratores para a massey harris fazendo a nova massey harris ferguson marca depois simplificada para a famosa massey ferguson em 1950 ferguson conheceria dixon e rolt e os tres conversam muito sobre o futuro do automovel assunto preferido de todos ferguson tinha interesse principalmente em segurança imaginando um carro popular moderno que sendo mecanicamente superior a tudo atraves de alta tecnologia fizesse grande diferença na reduçao de acidentes e empurrasse a industria a copia lo pagando royalties a ferguson claro vender um sistema integrado para a industria nao produzir nada era o sonho de ferguson afinal de contas tal coisa tinha dado muito certo para ele com tratores [caption id= attachment_301463 align= aligncenter width= 999 ] subaru nao o sistema ferguson formula [/caption] nasce entao a harry ferguson research basicamente agora propriedade de ferguson com dixon e rolt como diretores agora nao apenas uma empresa de dois amigos mas uma firma profissional com sede funcionarios conselho e hierarquia para tirar a carga de trabalho de rolt um engenheiro famoso e competente e contratado para chefiar a engenharia claude hill antes famoso na aston martin dixon nao dura muito depois disso numa acalorada discussao com ferguson vai embora batendo a porta atras de si para nunca mais voltar era praticamente o inventor da ideia original mas como sabemos inspiraçao nao e nada sem transpiraçao e rapidamente esquecido rolt diz que adorava sua companhia mas ele tinha que ir seu vicio e temperamento eram uma ameaça [caption id= attachment_301461 align= aligncenter width= 500 ] ferguson r4[/caption] e aqui que claude hill faz a sua grande contribuiçao agora que era o responsavel pelo projeto do carro do povo de ferguson o diferencial autoblocante central alem disso aperfeiçoa o ferguson system finalmente criando algo que poderia ser vendido totalmente desenvolvido o sistema contava com um motor boxer de quatro cilindros inicialmente jowett depois um motor ferguson desenhado por hill dianteiro onde ia montado um transeixo atras do transeixo a caixa de transferencia com o diferencial autoblocante central de hill e o carda ate a traseira onde outro diferencial estava as suspensoes eram todas de duplo a sobreposto independentes e os freios a disco eram inboard fora da roda para manter a massa nao suspensa baixa um carro de especificaçao sofisticadissima ate hoje e muito parecido com um subaru uma empresa que ao lançar seus primeiros automoveis de verdade claramente se inspira nos conceitos da harry ferguson research nao devia esquecer de claude hill; tenho que agradecer a ele tambem lembro agora com suspensoes independentes nas quatro rodas motor boxer de 4 cilindros pendurado adiante do eixo dianteiro montado em um transeixo e traçao nas quatro rodas permanente com diferencial central as peruas ferguson r4 e r5 criadas para vender o conceito ferguson formula sao muito parecidas com a minha perua subaru verde; so apareceram 30 anos antes [caption id= attachment_301462 align= aligncenter width= 999 ] ferguson r5[/caption] a ferguson formula influenciou sobremaneira a industria a semente e o inicio da traçao total permanente todos nos sabemos hoje que a traçao nas quatro rodas permanente ou integral e tecnicamente superior a qualquer outro tipo de traçao pelo menos quando se fala de uso no mundo real das ruas e estradas la fora em competiçao embora as vantagens de traçao e aderencia permaneçam existem uma serie de fatores que impedem seu uso mais disseminado motivos basicamente externos a maquina como normas nas categorias normalmente empurradas a frente por custo massa maior do sistema adaptaçao do modo de dirigir as preferencias dos pilotos mesmo assim em rali por exemplo mostrou sua superioridade de forma incontestavel e se hoje sabemos isso devemos a esses caras e seu trabalho pioneiro subaru [caption id= attachment_301475 align= aligncenter width= 946 ] subaru 1000[/caption] o primeiro carro de verdade da subaru o p1 de 1954 era um carro extremamente convencional mas o virus da originalidade pegou a pequena divisao automotiva do gigante fuji heavy industries de jeito logo em seguida em 1962 o sucessor do subaru 1500 aparecia um carro com um quatro cilindros refrigerado a ar contraposto pendurado na frente de um transeixo e traçao dianteira o motor tinha comando no cabeçote e 980cm3 de deslocamento suspensoes independentes nas quatro rodas em uma carroceria monobloco seda de quatro portas e tres volumes media quatro metros num entre eixos de dois metros e meio era o subaru 1000 [caption id= attachment_301476 align= aligncenter width= 999 ] subaru 1000 [/caption] em 1963 aparece a versao de produçao muito alterada o motor agora tinha refrigeraçao a agua e o carro era ligeiramente menor em todas as dimensoes e o inicio de uma tradiçao mecanica que vai ate hoje interessante notar aqui que o motor contraposto e otimo para traçao dianteira; montado baixo e perto da roda da mais traçao melhor distribuiçao de peso e um package otimo de capo baixo e centro de gravidade idem fora as vantagens de refinamento e baixa vibraçao da configuraçao entao por que motivo nao e usado por toda a industria simples e muito mais caro que um quatro em linha ponto para a marca que nao cedeu sua integridade tecnica para fazer mais algum [caption id= attachment_301477 align= aligncenter width= 538 ] leone o subaru como conhecemos hoje [/caption] e uma forma que a empresa encontrou para ser diferente dali em diante a partir do subaru leone de 1971 com traçao nas quatro rodas opcional e vendido mundo afora a empresa se manteve fiel a este esquema tecnicamente superior o forester de primeira geraçao nos anos 1990 o sucesso gigantesco do jeep cherokee faz aparecer uma enxurrada de suv compactos mundo afora a maioria deles seguindo o esquema hoje onipresente de monobloco baseado num carro pequeno de traçao dianteira mas esta primeira geraçao composta pelo primeiro toyota rav4 e honda cr v ainda se preocupava com capacidade off road traçao nas quatro rodas articulaçao maior de suspensao e vao livre grande hoje se sabe que nao carece nada disso; basta a aparencia hoje um forester e um suv nesta categoria do rav4 e do cr v apenas diferente por seu motor contraposto mas o primeiro forester era bem diferente inves de subir o ponto h como todo mundo a subaru independente de pensamento como so ela resolveu que nao precisava disso usando o impreza como base apenas subiu a suspensao e colocou pneus maiores o teto para mais espaço e aparencia condizente a um competidor de cherokee era mais alto e mais quadrado o forester original era um carro diferente entao; nao era uma fera off road como o jeep claro mas funcionava ate que muito bem ali com reduzida traçao total permanente e um vao livre bom apenas os angulos de ataque e partida atrapalhavam mas o mais interessante e que parecia um automovel para se guiar pelo simples fato de que o ponto h continuava o mesmo do carro de quem derivou obviamente nao era o que todo mundo queria; todo mundo agora quer sentar se alto ter a tal commanding seating position e o forester nas proximas geraçoes atendeu o desejo mas este de primeira geraçao permanece um tipo diferente de suv um que funciona como suv mas dirige se com toda a agilidade de um automovel dinamicamente correto eu acho genial particularmente o meu forester sempre gostei desse carro mas confesso que nunca procurei ativamente um a venda a maioria dos subaru dessa epoca aqui no brasil esta com quilometragem epica coisa de 300 400 mil km rodados e em estado de muito uso mas este que comprei ontem e diferente pouquissimo usado por um dono supercuidadoso desde novo e ainda com 70 mil km rodados apenas um carro com 23 anos com 70 mil km meu virtus tem 2 anos e 42 mil km o carro caiu no colo o antigo dono e meu amigo e ao resolver vende lo ligou para a unica pessoa que sabia que ia querer eu mesmo nao estava comprando nada mas oportunidades assim quando aparecem nao podem ser perdidas impressoes andei muito pouco mas ja adorei o carro esta como zero; um cliche que a partir de agora usarei com mais cuidado tive muitos carros usados em bom estado mas como este nunca e um carro confortavel mas firme de suspensao o motor ej20 aspirado de 125cv nao tem nada antes de 2000rpm mas depois gira com vontade acorda com vontade e o carro inteiro parecendo gostar de ser usado desta forma um suv esportivo o cambio manual e uma delicia de operar as janelas amplas e o teto solar de vidro enorme juntos fazem um dos mais iluminados carros que ja tive as portas sem moldura de janela outra tradiçao subaru sao geniais e e isso conforme o tempo passar volto aqui e em nosso podcast com mais informaçao por enquanto agradeço ao divino pelo acaso que novamente sem fazermos nada muda a vida para melhor; e por coisas assim que vale a pena viver e ao meu amigo paulo levi por cuidar dela tao bem por tanto tempo e me dar o privilegio de compra la sempre gostei e quis ter um carro da marca; achei sensacional que foi este carro que acabou sendo o meu primeiro
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