meu deus quando e que esse cara vai parar de falar em gran turismo a resposta meus amigos e on st never s day nunquinha nunca escondi de ninguem que a franquia de jogos de corrida da polyphony digital e minha favorita mesmo com ronco de aspirador de po e foi por isso que de umas semanas para ca uma serie de posts meio que se formou icones de gran turismo que tambem sao icones no mundo real [gt40 content search= jdm widget= 1 ] ja falei do skyline gt r silhouette formula; do dodge concept car copperhead e do tvr speed 12 e eu acho que ainda da para jogar no bolo este post a respeito do suzuki escudo pikes peak todos estes carros marcaram epoca de alguma forma dentro e fora do game e hoje vamos falar de mais um deles esse cara aqui o r390 gt1 que foi um superesportivo com apenas uma unidade fabricada para homologaçao nas 24 horas de le mans de 1997 e 1998 ele nao venceu a corrida ele nao chega nem perto do historico de vitorias do skyline gt r r32 por exemplo que deu a nismo o titulo de 1989 do campeonato japones de carros de turismo japanese touring car championship ou so jtcc quatro vezes seguidas entre 1990 e 1993 no entanto ele era um carro tao bonito serio todas as fotos deste post mostram como o r390 gt1 era fotogenico que ao menos na epoca do lançamento ganhou bastante exposiçao por parte de sua fabricante vencer as 24 horas de le mans era tao importante para as fabricantes quanto hoje tanto quanto hoje ou talvez ate mais vencer uma corrida como le mans era uma forma que as fabricantes tinham de mostrar superioridade tecnologica e que sabiam fazer carros vencer uma corrida de quase 400 voltas com dos traçados mais desafiadores do planeta so e possivel com um carro muito muito bom usando um termo bem simplista talvez fosse por isso que as fabricantes estavam tao interessadas no fia gt campeonato para carros de turismo inaugurado em 1997 as aspas estao ali porque os carros da categoria gt1 a principal so eram carros de turismo porque lembravam vagamente carros de rua e porque bem eram emplacados na pratica a maioria deles era de prototipos criados para as pistas que depois eram ligeiramente amansados para andar nas ruas foi assim por exemplo com o posche 911 gt1 e o mercedes benz clk gtr ambos eram prototipos com elementos esteticos de modelos de rua o 911 gt1 era na verdade um porsche 962c com peças do 911 na carroceria; o clk gtr era um prototipo sauber com grade farois e lanternas do mercedes benz clk a fia buscava estimular a competitividade entre as marcas e atrair mais publico para as corridas de longa duraçao talvez por causa disto as condiçoes para homologaçao eram bastante faceis era necessario construir pelo menos 25 exemplares da versao de rua e cada carro deveria ter uma area de carga que pudesse acomodar uma valise provavelmente pelo mesmo motivo nao era exatamente dificil burlar as regras se a mercedes benz fez 25 carros a porsche conseguiu se safar com apenas 20 sabe quantos exemplares do r390 gt1 a nissan fez um so em 1997 e de alguma forma conseguiu homologa lo ate hoje nao se sabe ao certo por que a fia abriu uma exceçao para as fabricantes japonesas mas foi o que aconteceu a toyota tambem conseguiu homologar seu prototipo o gt one com so um carro de rua fabricado aparentemente era de interesse da fia que as niponicas disputassem o titulo e por isso eles fizeram vista grossa a nissan seguiu um caminho diferente criando primeiro o carro de rua e depois o transformando em um bolido gt1 isto ajuda a explicar por que o r390 gt1 e um carro tao fotogenico em seu processo de desenvolvimento foi dada bastante importancia a forma para começar as formas foram desenhadas pelo britanico ian callum que na epoca trabalhava na equipe britanica tom walkinshaw racing a carroceria longa e baixa a area envidraçada no formato de uma abobada os farois de nissan 300zx a dianteira curta e a traseira longa nao me surpreendo com o fato de mesmo naquela imagem cheia de poligonos enormes do playstation o r390 gt1 ter se tornado um de meus carros favoritos de gran turismo 2 logo de cara [youtube id= d81l08y2wgq width= 620 height= 350 ] o carro custava 1 000 000 de creditos e de acordo com as informaçoes do game tinha 345 cv em seu motor central traseiro na vida real porem ele herdava um motor v8 de aluminio com dois turbos do prototipo anterior da nissan o r90c que teve sua carreira encerrada em 1993 o motor de 3 5 litros com 90° de separaçao entre os cilindros era capaz de entregar 560 cv a 6 800 rpm e 65 2 mkgf de torque acoplado a uma caixa manual sequencial de seis marchas era o suficiente para levar o superesportivo de 1 090 kg ate os 100 km/h em 3 9 segundos a nissan disse na epoca que a velocidade maxima do r390 gt1 era de 354 km/h o numero jamais chegou a ser aferido fora da fabrica a twr cuidou da dinamica do carro que usava amortecedores do tipo pushrod e braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas em um arranjo inspirado em seus proprios projetos os jaguar xjr 9 e xjr 12 que tiveram sua eficacia comprovada nas 24 horas de le mans de 1988 e 1990 respectivamente [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o r390 gt1 era um carro comprido largo e baixo com 4 72 m de comprimento 2 m de largura e 1 14 m de altura seu cockpit contudo era apertado por dentro ele tinha revestimento de couro vermelho para disfarçar o acabamento rustico dos componentes de competiçao agora uma curiosidade em 1997 quando foi apresentado o r390 gt1 era vermelho no primeiro gran turismo tambem e sua traseira era mais curta no ano seguinte foi que o carro adotou uma pintura azul e uma traseira mais longa a mudança foi necessaria porque os carros de corrida tambem ficaram com a traseira mais comprida a fim de conseguir mais downforce em alta velocidade consequentemente mais estabilidade nas curvas era um bom conjunto o r390 gt1 como dissemos pode ate nao ter vencido as 24 horas de le mans mas tambem nao fez feio tres exemplares competiram pela nissan em 1997 mas dois deles sucumbiram a problemas mecanicos e apenas um dos carros completou a prova terminando em 12º lugar ainda que tenha precisado trocar a transmissao inteira duas vezes [youtube id= bv9ihdf1bcy width= 620 height= 350 ] ja em 1998 com quatro carros disputando a prova e modificaçoes na aerodinamica com uma nova asa traseira feita para gerar menos arrasto a nissan conseguiu a proeza de nao ter nenhuma baixa ao longo de 24 horas o porsche 911 gt1 pode ate ter vencido naquela ano mas o r390 gt1 conseguiu ficar em 3º 5º 6º e 10º na classificaçao geral um feito por si so [youtube id= vyt3udbasgm width= 620 height= 350 ] no ano de 1999 que poderia ter sido o ano do r390 gt1 em le mans a fia decidiu cancelar o campeonato justamente porque as fabricantes se valiam de brechas no regulamento para conseguir homologar seus carros com isto o superesportivo precisou ser aposentado das pistas o unico exemplar de rua que existe esta no museu da nissan em yokohama no japao os carros de corrida que restaram tambem estao com a nissan e de vez em quando aparecem em algum evento de pista na terra do sol nascente
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