A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

R63 AMG: quando a Mercedes tentou fazer uma minivan esportiva – e fracassou miseravelmente

Houve uma época na qual os carros esportivos tinham apenas dois lugares. Era uma configuração lógica: carros esporte precisam ser leves e simples. Mesmo os carros de corrida tinham dois lugares, uma vez que todo piloto carregava um mecânico/co-piloto ao seu lado. Mas um dia alguém decidiu que um esportivo poderia ter mais lugares e assim nasceram os roadsters com o "banco da sogra" e depois os grã-turismo 2+2. Mais tarde, alguém achou que sedãs poderiam ser esportivos, e assim nasceram os carros esportivos de quatro portas. Dali para as peruas foi um passo. Há quem considere que a primeira perua esportiva foi a Chevrolet Nomad Sport Wagon, lançada em 1955, mas sua esportividade tem mais a ver com o fato de ela ter motores V8 de alto desempenho para a época. O desempenho e o comportamento dos "sport cars" eram bem diferentes do que se encontrava ao volante de uma Nomad. Por essa razão o FlatOut considera o Audi S4 Avant a primeira perua esportiva, lançada em 1991 com um 2.2 turbo de

Matérias relacionadas

Nissan Autech Zagato Stelvio AZ1: o que acontece quando os italianos desenham um esportivo japonês

Dalmo Hernandes

Rixas automotivas: as maiores rivalidades entre modelos no universo gearhead

Dalmo Hernandes

Esta Honda Odyssey é uma minivan V6 turbo com mais de 1.000 cv

Dalmo Hernandes