houve um tempo em que o povo americano pensava no automovel como um instrumento de prazer sensual nao faz muito tempo o carro era exatamente isso e muitos homens ainda vivos se lembram desses dias mas isto esta no passado agora toda a diversao acabou e inevitavel que seja assim certamente que nao para estar apto para sua funçao o transporte de uma naçao nao era necessario que o carro americano crescesse 400 kg a mais do que deveria tambem nao e necessario que todo carro deva parecer com o outro para que apenas os mais experientes possam diferencia los a vinte metros de distancia sao parecidos por fora e parecidos ainda mais por detras do volante tanto que apenas o especialista com muita experiencia em seus ossos pode perceber alguma diferença entre um e outro criamos uma geraçao de americanos que foram enganados que deixaram de lado um dos prazeres mais importantes da vida a alegria de dirigir um automovel leve rapido seguro e agil um veiculo que esterça para onde e esterçado que para quando e solicitado e acelera feito um demonio o resto do tempo alguem consegue adivinhar quando foi escrito o texto acima nao nao saiu de uma coluna de opiniao da semana passada e nao nao e de suv que o autor fala este e um extrato da introduçao de um livro americano chamado kings of the road escrito pelo grande kenneth william ken purdy 1913 1972 e publicado pela primeira vez em 1949 [caption id= attachment_255507 align= aligncenter width= 862 ] kings of the road na minha ediçao de 1963 ainda influenciando gente [/caption] o livro de purdy e de grande sucesso na epoca e com uma influencia incrivel na imprensa ate hoje escrevia muito bem e com o coraçao entao seus textos sao empolgantes epicos uma delicia de ler e sua paixao eram os carros de antes da segunda grande guerra tinha um famoso mercer raceabout de 1913 que encontrou no canada e restaurou nos anos 1940 andava para todo lado com ele com ele hoje e impensavel andar todo dia com um mercer desses um carro de corrida praticamente sem portas sem teto sem parabrisa mas pense bem nos anos 1940 era apenas um carro usado de 30 anos de idade [caption id= attachment_255511 align= aligncenter width= 999 ] mercer t35 raceabout um supercarro dos anos 1910 baratissimo em 1940 [/caption] no livro purdy fala dos bugatti dos mercedes dos duesenberg do pre guerra com tanta eloquencia e saudades que acaba por criar um bando de seguidores nao somente dos carros mas tambem de estilo literario todo escritor automotivo americano de la para ca e claramente influenciado por ele as vezes acredito sem saber cria uma geraçao inteira de escribas com um melancolico e romantico vies nostalgico [caption id= attachment_255508 align= aligncenter width= 640 ] o mercer raceabout e tao docil que ate senhouras podem dirigir [/caption] a publicaçao deste livro e algo que casa na verdade com o aparecimento do movimento do carro antigo ja existia gente que colecionava carro antigo antes da segunda grande guerra claro ate museus ja existiam mas e nos anos 1950 que realmente toma força e se dissemina se torna um fenomeno cultural popular e nao somente uma loucura de alguns excentricos sua apariçao nao e somente um fenomeno nostalgico claro que a nostalgia sempre tem grande influencia aqui como veremos mais adiante mas no inicio nao foi a origem deste movimento o fato e que o automovel evoluiu exponencialmente ate os anos 1940 sempre melhorando muito sem perder quase nada em troca a populaçao mesmo entusiasta agia de acordo sempre comprando o carro mais novo na certeza que assim tinha do melhor em maos [caption id= attachment_255509 align= aligncenter width= 872 ] a ira de ken purdy era para com estes carros hoje classicos [/caption] mas como notou purdy em seu livro no pos guerra as coisas mudaram um pouco o carro continuava a evoluir claro a passos largos mas agora tambem evoluia olhando gente que nao tem prazer algum ao volante mais conforto isolamento transmissoes automaticas ar condicionado e vidro eletrico pela primeira vez algo se perdia com a evoluçao e alguns se perguntavam se realmente precisava de tudo isso a partir de um certo ponto a evoluçao nao era mais linear o movimento do carros antigo no começo tinha origem mais pragmatica era apenas uma maneira de se ter carros interessantes a preços mais em conta tambem antes da supervalorizaçao do carro antigo um fenomeno bem recente se comprava um ferrari antigo porque nao se podia comprar um zero e a parte mais pragmatica deste movimento hoje desaparecido mas em 1980 me lembro bem comprava se um dodge charger nacional de dez anos de idade pelo preço de um bom toca fitas automotivo novo muita gente que hoje e colecionador começou assim [caption id= attachment_255510 align= aligncenter width= 999 ] automobile quarterly a historia preservada[/caption] nos anos 1960 a cultura toma força aparecem publicaçoes como a automobile quarterly em 1962 que procura resgatar a historia do automovel com pesquisa seria e academica e nao so o monte de historia apocrifa espalhada que era norma ate entao o hemmings motor news outra publicaçao que tomava força nos anos 1960 cuida de todo comercio relacionado ao crescente hobby compra e venda de carros peças e serviços colecionadores entao se concentram vejam so nos classicos dos anos 1930 a decada dos luxuosos duesenberg packard mercedes hispano suiza isotta fraschini alfa romeo e bugatti por toda a decada eram os carros mais valorizados e cobiçados aqui no brasil gente como og pozzoli e roberto lee começavam a recolher os carros deste tipo que ate entao eram lixo fariam acervos historicos lendarios sobre os quais se fala ate hoje quando os anos 1970 chegam tudo muda principalmente nos eua e depois no resto do mundo na america as legislaçoes de poluentes fazem os carros novos distintamente piores que os da decada passada somente com a evoluçao da eletronica embarcada nos anos 1980 voltariam a melhorar some se isso a sucessivas crises de petroleo a revoluçao de costumes desencadeadas em 1968 mundo afora e entra em cena um componente poderoso para o mundo do carro antigo a nostalgia os entusiastas se apegam a seus carros dos anos 1960 porque achavam que nunca mais seriam tao bons com os novos invariavelmente menos potentes e menores crises do petroleo faziam parecer que o automovel acabaria pela primeira vez na historia da humanidade parecia que o passado era melhor que o futuro ate a ficçao abandonou o otimista capitao kirk que audaciosamente ia aonde homem nenhum jamais esteve para milhares de versoes de futuro distopico onde invariavelmente a terra era destruida por nossa ignorancia e irresponsabilidade [caption id= attachment_255513 align= aligncenter width= 800 ] american grafitti nostalgia duradoura[/caption] em 1973 george lucas lança american graffitti seguido de perto pela serie de televisao happy days ambos sao absurdamente influentes e nos mostram que realmente os anos de ouro eram os 1950 e 1960 drive in rock’n’roll harley davidson e chevrolet foi a primeira vez em que a nostalgia saia do particular e se tornava um fenomeno mundial a depressao automotiva geral dos anos 1970 muito parecida com a recente histeria carbonica faz essa nostalgia pelos anos 1950 e 1960 durarem mais que do que seria normal ate os anos 1990 ainda estavam em voga e aqui no brasil normalmente uma decada atras ate mais adiante ate bem pouco tempo atras falar de carro antigo era falar principalmente de v8 americano cromo e rock’n’roll mesmo nos eua parecia uma nostalgia que nunca terminaria rodando eternamente na rota 66 ouvindo steppenwolf mas ai um grupo de jovens californianos que nasceram cresceram e se tornaram adultos muito depois da decada de 1970 terminar resolveram que iam mudar isso na verdade nao sabiam que iam mudar algo apenas nao tinham nenhuma ligaçao com chevelles e torinos com biscaynes e barracudas carros que nao diziam nada para eles a nostalgia deles era outra por coisas que andavam esquecidas e baratas criados em fliperamas usando roupa de cor neon e andando em carros japoneses estes jovens tinham seus sonhos automotivos fincados em outra epoca os anos 1980 e 1990 [caption id= attachment_255514 align= aligncenter width= 750 ] radwood um novo tipo de nostalgia[/caption] resolvem fazer um encontro como uma brincadeira o nome seria a junçao de goodwood o chique encontro de carros antigos da inglaterra com o adjetivo rad que vem de radical e e uma giria dos anos 1980 que significa algo legal maneiro da hora o resultado nascia o radwood o bom humor era o tom ja de cara nada de gente metida se achando importante com seus carros coisas baratas e esquisitas se estivessem no tema dos anos 1980 ou 1990 estao valendo minivan chrysler velhas toyotas e velhos datsun se misturam com os icones da epoca countach 911 turbo corvette como o encontro ingles famoso por exigir roupas dos anos 1950 no radwood as indumentarias cafonerrimas dos anos 1980 sao bem vindas musica new wave madonna e michael jackson reverberam pelos alto falantes para quem viveu essa epoca divertido e engraçadissimo o primeiro radwood aconteceu em brisbane california no inicio de 2017 e o segundo radwood 2 foi realizado em anaheim ca no inicio de dezembro do mesmo ano o show transbordou os limites do local com deloreans datsuns e ate ferraris alinhados nas ruas e estacionamentos do lado de fora la dentro cabeleiras cheias de laque calças apertadas em cores neon e todo veludo e nylon da face da terra um lugar que parecia permanentemente preso na musica blue monday do new order e delorean mustang fox body camaro iroc z countach chrysler k cars pontic fiero toyota 4runner e mr2 datsun mazda peugeot… todo mundo aparentemente achou tudo aquilo muito raaaaad com o numero de a s maior a cada grito o sucesso foi tao grande que os tres criadores hoje fazem a organizaçao do evento o seu unico emprego full time e a mania se espalha para todo lado tornando os carros dos anos 1980 e 1990 a nova mania mundial se voce ainda assiste a globo aqui deve ter percebido que ate suas novelas ja se mudaram para esta epoca o que prova que a mania esta chegando aqui mas para mim o que esta nova mania prova e apenas a boa e velha janela dos 30 anos a qualquer momento da historia ja a algumas decadas como voce deve ter percebido existe uma janela movel de interesse que vai de 20 a 35 anos atras antes os carros sao apenas velhos; ainda nao sao raros o suficiente para interessar na maioria das vezes depois de 35 anos de idade sai da janela de interesse das pessoas de 40 a 60 anos que formam a vasta maioria do publico pagante de carros antigos claro que falamos aqui de forma generica tem gente com 90 anos e gente com 20 anos colecionando carro antigo e carros de interesse especial sempre existirao classicos instantaneos mas a turba se move claramente junta aqui com esta janela parem para pensar nos carros de 1985 a 2000 nao parece onde os grandes sonhos nossos estao se voce reparar como o interesse atual se concentra nesta epoca como foi no passado o triste disso e que o passado mais longo vai ficando esquecido carros dos anos 1950 antes o grosso do mercado de classicos aqui no brasil hoje sao bem dificeis de trocar de maos mesma coisa começa a acontecer com os dos anos 1960 as coisas do pre guerra parece que zerou o interesse ninguem mais fala de ford modelo a por exemplo um carro que era extremamente popular no meio claro que ainda existe gente interessada neles mas cada vez menos parece e uma pena pois cada epoca tem suas caracteristicas unicas andar hoje num ford modelo a por exemplo mostra ao mesmo tempo o quanto evoluimos e o quanto perdemos algo diferente interessante quase arqueologico ate mas que tambem faz perfeitamente a funçao de transporte que sempre fez quase 100 anos depois de construido algo que nos mostra que nao mudamos tanto assim nostalgia nenhuma obviamente nao vivi esta epoca mas posso conhecer um pouco dela andando com este carro ha muito envolvido com o colecionismo ego orgulho nostalgia necessidade de parecer diferente unico especial recentemente a revolta sobre o fim da placa preta mostrou bem o quanto tudo isso esta arraigado no meio uma pena porque deveria ser apenas a expressao maxima do amor por automovel sim porque escolher algo inerentemente obsoleto para tomar como seu e uma amostra clara de amor de emoçao acima de logica nao devia ser importante para ninguem alem de voce mesmo nao pede exibiçao ou empafia nenhuma e sendo assim eminentemente emotivo sempre vai estar centrado no que gostavamos aos 13 anos de idade praticamente todo nosso gosto musical sexual veicular e astral foi decidido nesta idade nao temos como escapar daquele moleque idiota que nao existe mais fora de nossa memoria obrigados a atender suas vontades ad infinitum e esses moleques hoje parece sao bem mais bem humorados e livres de afetaçao do que seus pais preferem um espirito mais leve e divertido em seus carros cheio de cores neon e musica eletronica ultrapassada ainda bem raaaaaad
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