a equipe vencedora da temporada de 2006 do campeonato mundial de rali o wrc foi a ford com o focus rs o campeao entre os pilotos foi o frances sebastien loeb da citroen mas nos nao viemos aqui falar dos campeoes e sim da equipe que ficou na terceira colocaçao a subaru com o impreza wrx sti 2006 mais especificamente dos mecanicos e engenheiros da prodrive a equipe britanica que entre 1990 e 2008 foi a responsavel pelos esforços de fabrica da subaru no wrc [gt40 content search= subaru widget= 1 ] isto porque durante o estagio inicial de shakedown para o rali da alemanha a nona prova do campeonato que aconteceu entre os dias 10 e 13 de agosto de 2006 petter solberg e o navegador phil mills sofreram um acidente e o impreza ficou com a dianteira e a traseira destruidas poderia ter sido o fim da prova para a dupla mas com um trabalho em equipe incrivelmente eficiente por parte da prodrive o carro foi consertado durante a madrugada e voltou para a competiçao quase como se nada tivesse acontecido [youtube id= xtlb9gejjlu width= 620 height= 350 ] solberg e mills corriam com o recem apresentado subaru impreza wrc 06 o impreza havia acabado de ser reestilizado ganhando a dianteira que hoje e conhecida como hawk eye olho de falcao mas o motor era o mesmo flat four ej20 de dois litros com turbo e preparaçao para entregar 300 cv que eram a potencia limitada pelo regulamento utilizado no ano anterior a potencia maxima chegava as 5 500 rpm enquanto o pico de torque de generosos 60 mgf vinha as 4 000 rpm o cambio era sequencial de seis marchas controlado por uma unica aleta atras do volante para trocas ascendentes ela deveria ser puxada; para reduçoes era preciso empurra la fotos dino dalle carbonare houve porem outras alteraçoes significativas alem do visual por conta de mudanças no regulamento os carros que competiam no wrc passaram utilizar diferenciais com bloqueio mecanico na dianteira e na traseira apenas o diferencial central poderia ser eletronico alem disso cada carro so poderia utilizar um motor a cada duas provas totalizando oito motores na temporada por sorte no rali da alemanha que foi o nono da temporada a subaru ainda nao havia substituido o motor que foi uma das varias peças trocadas depois do acidente foi a propria pagina oficial do wrc no facebook quem compartilhou nesta semana um relato publicado por oskar olsson um entusiasta sueco que e um grande admirador e conhecedor da historia da subaru nos ralis a publicaçao de 2015 conta passo a passo o processo de desmontagem e reconstruçao do subaru impreza wrc 06 de petter solberg acompanhado de algumas fotos que dao uma rara visao dos bastidores de uma equipe de rali no wrc acompanhe a seguir na integra o relato traduzido rali da alemanha 2006 como a subaru world rally team trouxe o carro de petter solberg de volta a vida as 11 05 no da 10 de agosto quinta feira petter solberg saiu para sua quinta bateria no estagio de shakedown com 3 3 km de extensao do rali da alemanha as 11 18 o diretor da equipe luis moya recebeu uma ligaçao do navegador de petter phil mills suas primeiras palavras foram esta uma bagunça [youtube id= tzw3ap5aiio width= 620 height= 350 ] o carro deles havia saido do curso perto da linha de chegada acertando algumas arvores petter e phil sairam ilesos mas o carro nao andaria mais o estagio foi interrompido petter e phil se desprenderam dos bancos e a equipe começou a pensar em um plano 11 23 o coordenador da equipe ken rees mais dois tecnicos incluindo o braço direito de petter steve whitehead vao ate o local do acidente uma subaru legacy perua os tecnicos fazem o reconhecimento inicial dos estragos colocam uma capa em cima do carro e deixam ela la ken e os pilotos retornam aos boxes 12 04 o carro de petter chega aos boxes na caçamba de um guincho usando macacos hidraulicos e a força dos proprios musculos 15 tecnicos arrastam o carro para dentro da oficina colocam se biombos para manter a privacidade da equipe e os engenheiros podem examinar com calma os danos ao carro 12 19 se o carro nao for considerado seguro o rali acabou para petter solberg o diretor de operaçoes paul howarth o engenheiro françois xavier demaison e steve whitehead inspecionam cada centimetro do componente mais critico a gaiola de proteçao apesar de as informaçoes do data logger confirmarem um impacto inicial de 15g a gaiola esta intacta um grupo de dez tecnicos do subaru world rally team começam a remover os paineis e componentes danificados 12 57 o fiscal da fia jerome touquet inspeciona a gaiola e confirma que o carro pode ser consertado 13 26 dezenove horas e dois minutos antes do prazo de largada para o primeiro estagio o carro começa a ser demontado a medida que os componentes sao retirados o tamanho do serviço começa a ficar mais claro ja estao na lista de componentes a serem substitiidos o motor o mecanismo da correia de comando quebrou com o impacto cambio a carcaça trincou para lama dianteiro esquerdo farois radiador incluindo o suporte para choques dianteiro e traseiro arcos de roda interno e externo do lado traseiro esquerdo saia lateral traseira esquera porta traseira esquerda tampa do porta malas lanternas traseiras cintos de segurança tiras do hans cubos de roda suportes da suspensao carda diferencial traseiro e todas as ecus 14 06 sao retirados todos os componentes mecanicos mais importantes mediçoes confrmam que o motor e o cambio foram empurrados para tras na colisao os tecnicos montam os suportes temporarios para o monobloco e começam o trabalho de endireitar a estrutura o endireitamento inicial e feito usando martelos de 2 7 kg e marretas de 7 2 kg os ajustes mais delicados sao feitos usando cintas com catracas correntes e prensas hidraulicas 17 22 as longarinas dianteiras estao perfeitamente retas a longarina traseira bipartida ja foi soldada e tanto o assoalho do porta malas quanto o arco de roda traseiro ja foram consertados um novo painel externo para o para lama traseiro e colado a carroceria no total 20 tecnicos estao trabalhando no conserto do carro eles se revezam em grupos para se manter sempre alertas e descansados a remontagem começa 17 35 motor cambio carda e diferencial traseiro sao instalados começa o trabalho na suspensao nos semi eixos e nos componentes do sistema de arrefecimento do motor e do cambio 20 08 começa a cerimonia oficial no centro da cidade de trier em frente a milhares de fas os competidores dirigem pela rampa de lagada usando seus macacoes azuis petter e phil vao caminhando 22 40 um novo suporte para o radiador e um novo painel dianteiro chegam em um furgao que veio do reino unido onde fica a sede da equipe dezessete tecnicos trabalham no carro pouco antes de ir para a cama solberg recebe uma ligaçao de howarth que o atualiza ele acha que a chance de o carro ficar pronto de manha e de 90% o motor funciona pela primeira vez 00 00 com oito horas e meia ate o fim do prazo oito tecnicos deixam o local para ir ate o hotel onde poderao descansar o engenheiro mecanico vincent dumarski mais o engenheiro eletronico charles hodge alem de demaison whitehead howarth e outros tres tecnicos ficam por la eles se concentram na carroceria no motor e no cambio 01 45 primeiro teste howarth e hodge levam o carro para um test drive de 35 km para checar todos os sistemas 02 30 de volta a area de serviço o alinhamento e conferido duas vezes e os ajustes a suspensao escolhidos por petter depois de sua quarta passagem no shakedown sao aplicados as inspeçoes finais no carro e a checagem de todos os parafusos e porcas sao feitas 3 29 acabou o carro e coberto novamente howarth e os outros membros da equipe aproveitam para dormir nos carros de apoio durante a viagem de 1h30 para o hotel 06 30 a equipe de apoio de solberg chega a area de serviço um novo grupo de tecnicos inspeciona o carro e o prepara para os primeiros estagios desde o shakedown praticamente todos os componentes exceto pelo monobloco e chicote eletrico foram substituidos ao todo 89 componentes ou sub sistemas foram instalados do começo ao fim os reparos levaram mais de 300 homens horas contando todos os membros da equipe envolvidos 07 30 solberg chega aos boxes e abraça cada um de seus tecnicos 08 38 solberg deixa o local e começa o rali a tempo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nao petter solberg nao ganhou a prova naquela etapa em especifico o vencedor foi sebastien loeb que ja estava em seu quarto ano como piloto da citroen e conquistaria naquela temporada o primeiro de uma sequencia de sete titulos entre 2006 e 2012 petter solberg campeao do wrc pela subaru em 2003 terminaria o ano de 2006 em uma apagada sexta colocaçao com apenas 40 pontos o loeb o campeao fez 112 pontos o segundo colocado o finlandes marcus gronholm da ford fechou a temporada com 111 pontos [youtube id= m_vc5zfomdy width= 620 height= 350 ] aquela foi na verdade uma pessima temporada para a subaru o desempenho dos carros e pilotos foi baixo de forma atipica e a equipe nipo britanica sequer venceu um rali solberg terminou em sexto no campeonato enquanto a subaru ficou com a terceira colocaçao entre as fabricantes no entanto dizer que os mecanicos foram menos que herois naquela madrugada de agosto de 2006 seria subestima los criminosamente
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