nos parece que os entusiastas andam mais tolerantes em relaçao a projetos frankenstein ver um classico modificado ao extremo com um conjunto mecanico completamente diferente do original de outra marca com outra proposta tem ficado mais frequente a impressao e que uma ferrari com motor v8 americano ou um toyota gt86 com motor ferrari nao estao sofrendo tanto linchamento virtual assim mas sera que a gente esta preparado para um jaguar e type frankensteinizado um exemplar com carroceria widebody chassi tubular rodas bbs e um motor wankel sob o capo vejamos se voce e do tipo que acompanha a cena de carros modificados internacional provavelmente ja topou com algum trampo de pipey mcgraw por ai em sua conta no instagram ele mostra os projetos da sua oficina muttley racing uma publicaçao compartilhada por pipey mcgraw @pipey_mcgraw em jan 18 2017 as 6 14 pst o ultimo projeto a ficar pronto antes do jaguar foi um volkswagen k70 modelo lançado em 1970 que foi o primeiro volks com motor arrefecido a agua da historia montado sobre o monobloco de um passat w8 que tem um motor de oito cilindros e quatro litros ja deu para sacar que o cara nao e exatamente convencional nao e dito isto a historia deste e type começou ha algum tempo em abril de 2016 pipey dirigiu quase 1 800 km por um dia e meio do sul da inglaterra ao norte da escocia para ir buscar a carroceria de um jaguar que havia sido importada dos eua se serve de consolo era a carroceria de um e type 2+2 com entre eixos mais longo e carroceria com caimento mais abrupto no teto a fim de abrir espaço para a cabeça dos passageiros que iam atras o resultado e uma silhueta menos delicada e por conta disto o e type 2+2 nao e tao valorizado quanto os cupes de dois lugares ou mesmo os roadsters alias vale lembrar que o jaguar e type foi lançado como um esportivo relativamente acessivel no mercado em 1961 e que teve mais de 71 000 exemplares fabricados ao longo de 14 anos e tres series distintas de qualquer forma o provavel destino desta carroceria de e type seria o desmanche ou a venda em peças pois tratava se de uma restauraçao antiga ja abandonada pela metade o carro tinha ate perdido as lanternas traseiras originais e o dono havia começado a adaptar lanternas circulares vindas de uma ferrari nao havia chassi motor nem nada so a carroceria mesmo assim foi preciso adaptar um chassi a busca era por um chassi tubular de caterham ja com suspensao independente e espaço para o motor pretendido um mazda 20b vindo de um seda eunos cosmo o motor de dois litros com tres rotores cada um deles deslocando 654 cm³ para um total de 1 962 cm³ foi um dos primeiros da motores biturbo produzidos em serie na historia da industria automotiva e entregava nada menos que 300 cv e 41 mkgf de torque seria mais que os 250 cv e 26 8 mkgf do seis em linha de 4 2 litros original do jaguar e type mas pipey queria mais e por isto ele decidiu deixar de lado os turbos e converter o motor para uma preparaçao naturalmente aspirada no caso de um motor wankel da mazda isto implica em mexer nos dutos de admissao em um processo conhecido como bridge porting ele consiste na abertura de um segundo buraco na admissao do motor wankel deixando entre os dois buracos uma ponte de metal dai o nome esta segunda abertura que lembra uma sobrancelha sobre o duto principal aumenta dramaticamente a admissao de ar para a camara de combustao o que ajuda o motor a respirar melhor aumentando a eficiencia da queima o regime de rotaçoes e consequentemente a potencia um trabalho bem feito de bridge porting somado a modificaçoes nos coletores de admissao e escape conseguem elevar a potencia de um motor wankel em ate 100 cv sem muita dificuldade no entanto ha alguns efeitos colaterais o motor fica mais aspero mais beberrao e tem sua durabilidade inevitavelmente comprometida e preciso encontrar o equilibrio entre ganho de potencia e conservaçao do motor no caso de pipey a potencia estimada e de 400 cv sem qualquer tipo de induçao forçada foi justamente a alta potencia especifica dos wankel que lhe chamou a atençao afinal ainda mais considerando um motor de deslocamento tao baixo e fisicamente tao pequeno que e capaz de girar a ate 8 000 rpm sem muita dificuldade o numero fica ainda mais interessante considerando que o carro recebeu um chassi tubular vindo de um kit car chamado luego viento inspirado no lotus/caterham seven porem de tamanho mais avantajado e dotado de um motor v8 chevrolet small block com braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos e entre eixos identico ao do jag e type 2+2 isto e de 2 7 metros a estrutura coube quase perfeitamente e trazia espaço de sobra para o motor wankel este em posiçao bem recuada para ajudar a distribuir de forma mais eficiente os estimados 750 kg do carro pipey estima que cerca de 15 carros diferentes cederam componentes para seu projeto que batizou de re type o r e de rotary egine motor rotativo o eixo traseiro veio de um ford sierra rs cosworth incluindo diferencial e freios traseiros; o radiador veio de um chevrolet camaro e o cambio manual de seis marchas de um mazda rx 8 os para lamas traseiros sao do porsche 911 turbo e os dianteiros foram feitos sob medida para acomodar o novo jogo de rodas e pneus a julgar pelas fotos reveladas ha alguns dias por pipey a combinaçao de peças de varios carros nao fica muito aparente ao ver o resultado e preciso abrir o capo que recebeu uma abertura convencional adaptada e nao se ergue mais por inteiro como originalmente e no e type e olhar o motor mazda para entender a salada feita aqui e o tipo de projeto que nao agrada a todos e sempre havera quem diga que o melhor seria buscar a originalidade ou a menos a fidelidade a jaguar mas pipey diz que nao teria bala na agulha para tal e que de outra forma a carroceria do e type que ele comprou na escocia acabaria por virar sucata de uma vez e a gente nunca quer ver um carro virando sucata o que voce tem a dizer sobre este e type com motor wankel
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