lançado em 1968 o ford corcel foi o primeiro modelo da marca desenvolvido para o brasil por uma complexa relaçao entre a marca do oval azul e a francesa willys ligada a renault o corcel era a versao brasileira do renault 12 com a mesma plataforma de motor longitudinal e traçao dianteira do frances porem com visual e nome inspirados nos carros americanos leia se no ford mustang por muito tempo o corcel foi a base de toda a gama compacta da ford em 1970 deu origem a belina; em 1977 veio a segunda geraçao o corcel ii enquanto isso os modelos maiores tinham raizes americanas o maverick modelo medio de pegada esportiva ainda que tivesse um letargico seda com motor seis em linha willys entre as versoes e no topo da linha o luxuoso confortavel e gigantesco galaxie/landau foi assim ate o começo dos anos 1980 quando veio o escort que imediatamente deixou o corcel ii obsoleto e os modelos maiores e mais antigos de traçao traseira ficaram para tras o maverick foi descontinuado em 1979 enquanto o landau saia de cena em 1983 ao mesmo tempo em que o escort fazia sua estreia o maverick nao deixou sucessor direto como todos bem sabem e o landau foi substituido por outro derivado do corcel de 1968 o del rey apesar de compartilhar a dianteira com o corcel ele era um tres volumes bem mais tradicional com traseira mais longa e baixa e levava o acabamento interno a outro patamar com materiais melhores bancos mais macios interior mais equipado e o mesmo motor 1 6 cht com comando no bloco era um projeto muito conhecido consagrado ate e na falta de opçoes maiores mais luxuosas e mais potentes na gama fez sucesso muito tambem porque era mais moderno em equipamentos com itens ineditos como relogio digital ohhhh no teto e a grande novidade vidros travas e retrovisores eletricos antes do del rey nem alfa romeo ou landau tinham isso hoje o del rey e a belina a pampa e o corcel sao simbolos da industria local especies endemicas que deixaram na paisagem automobilistica brasileira mas poderia ter sido diferente em vez do del rey a ford poderia ter trazido para substituir o landau o carro que inspirou o del rey seu nome ford granada mais precisamente o granada de segunda geraçao lançado na europa em 1977 e se isso tivesse acontecido talvez a ford tivesse tomado outros rumos em nosso mercado o ford granada pode ate ser conhecido dos entusiastas mais curiosos que vivem pesquisando carros que aos brasileiros sao mais obscuros mas fora da europa ele quase nunca e lembrado so quando alguem resolve falar sobre ele a outras pessoas como estamos fazendo agora mais ou menos da mesma forma como voce provavelmente nao vai encontrar europeu fa do del rey o ford granada original foi lançado em 1972 e era a cara dos carros da epoca produzido em koln na alemanha e em dagenham no reino unido ele usava o arranjo mecanico de seu antecessor o ford zephyr/taunus tinha colunas finas formas ligeiramente musculosas e motores v4 e v6 propulsores completamente distintos do que se via nos eua ou no brasil era um carro grande espaçoso e com potencia suficiente o que fez dele sucesso imediato entre frotistas e uma opçao interessante para familias mas ele durou relativamente pouco tempo a segunda geraçao veio cinco anos depois o granada ii e interessante porque apesar de pertencer a um segmento diferente e ser um modelo maior de traçao traseira tem alguns paralelos com o corcel ii alem de ter sido lançado no mesmo ano que ele tambem foi feito da mesma forma ele era em essencia uma casca nova para o granada i com o mesmo entre eixos a mesma mecanica e uma carroceria mais retilinea e maior mesmo que a base nao mudasse e o granada acabou servindo de inspiraçao para que a ford brasileira fizesse o del rey os dois carros sao parecidissimos embora fundamentalmente diferentes em todo o resto o mais curioso e que na epoca praticamente ninguem sabia disso exceto os entusiastas que comprassem revistas importadas afinal nao havia internet entao quem viu o del rey ser lançado em junho de 1981 ha exatos 40 anos ou quase mas voce releva nao e sequer imaginava que seu estilo era basicamente o de um ford granada europeu em escala reduzida [gallery type= grid size= large columns= 2 ids= 288853 288851 ] a semelhança fica mais evidente na traseira o formato das lanternas e seu posicionamento sao praticamente identicos aos do del rey na dianteira as formas do granada eram mais angulares e limpas com filetes horizontais na grade; o del rey por sua vez era mais careta com farois retos e filetes verticais no facelift apresentado em 1985 porem o seda brasileiro ficou ainda mais parecido com o granada no ano seguinte o corcel ii deixou de ser vendido e apenas del rey belina e pampa ficaram em linha e claro que o ford granada tinha um conjunto mecanico completamente distinto em todos os aspectos embora existissem versoes de quatro cilindros o motor v6 cologne de ate 2 8 litros e ate 135 cv era bem mais adequado ao porte do carro que afinal tinha 22 cm a mais que o del rey em comprimento 4 72 metros 11 cm a mais na largura 1 79 m e 33 cm a mais no entre eixos 2 77 m e claro pesava mais chegava aos 1 417 kg em ordem de marcha enquanto o del rey ficava abaixo dos 1 100 kg o ford del rey por outro lado começou a ser vendido com o singelo motor 1 6 cht com comando no bloco e 69 cv quando abastecido com etanol numeros bem inferiores aos do motor v8 usado pelo landau que eventualmente substituiria mas na realidade brasileira a ford chegou a conclusao de que seria a melhor soluçao o del rey nao decepcionava em conforto e espaço os bancos eram confortaveis acomodavam tranquilamente uma familia com ate tres filhos nas versoes mais caras era bem equipado trazia cintos de segurança retrateis vidros eletricos primazia em carros nacionais ar condicionado integrado ao painel e nao em um modulo separado como era comum relogio digital e ate teto solar como opcional o desempenho apenas aceitavel ficou mais interessante quando foi adotado o motor 1 8 volkswagen fruto da autolatina em 1989 mas o transplante durou pouco em 1991 o del rey foi descontinuado junto da belina deixando apenas a pampa no mercado ate 1996 hoje muitos exemplares do del rey e dos outros membros da familia resistem nas ruas como veiculos de trabalho inclusive o que ajuda a corroborar sua fama de robustos mas e se o granada estivesse em seu lugar para começar ele custaria bem mais caro quando saiu de linha o ford landau ainda era o veiculo mais caro do pais e possivelmente o mais requintado mas os anos 1980 nao foram gentis com a economia e nem com o preço da gasolina o best cars website definiu bem o del rey como o carro de luxo da crise que fazia o possivel com o que a ford ja tinha a mao sem precisar investir horrores em um projeto novo era um corcel o melhor que se podia comprar mas ainda um corcel com seus defeitos e qualidades [caption id= attachment_288860 align= aligncenter width= 1024 ] interior do ford granada foto granada uwe/flickr[/caption] como o mercado brasileiro ainda era fechado na epoca o granada nao poderia ser importado como o maverick e o landau deveria passar por um processo de nacionalizaçao certamente com peças de prateleira ja disponiveis por aqui contudo os tempos de crise que tiraram os v8 das ruas brasileiras provavelmente nao seriam gentis com o v6 do granada na europa ele ate vinha com um quatro cilindros de 1 6 litro o chamado motor tl de taunus in line que era conhecido como motor lima nos estados unidos e compartilhava seu projeto com o motor 2 3 usado no maverick mas seus 68 cv suficientes na europa provavelmente seriam considerados insuficientes por um publico que nao so estava acostumado com o tamanho do landau mas tambem com seu torque em baixa e nem pense na ideia de um granada com motor cht o proprio motor 2 3 de 99 cv do maverick que era relativamente moderno para a epoca ao contar com comando no cabeçote acionado por correia dentada e tuchos hidraulicos seria mais adequado certamente tomaria algumas vendas do opala de quatro cilindros [caption id= attachment_288862 align= aligncenter width= 1024 ] motor v6 cologne do ford granada foto granada uwe/flickr[/caption] supondo porem que a ford tivesse arriscado e lançado o granada no brasil as possibilidades que se abririam depois podem soar interessantes se o granada tivesse feito sucesso a fabricante poderia ter se animado e trazido tambem o sierra lançado em 1982 que tinha traçao traseira os mesmos motores e ainda foi capaz de disputar e vencer o campeonato britanico de turismo lembrando que os argentinos tiveram o sierra la pelos seus pampas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 288850 288849 ] a ford poderia aproveitar o sucesso nas pistas como estrategia de divulgaçao e vender o sierra como um sucessor esportivo do maverick um carro indiscutivelmente mais moderno que teve ate o lendario motor cosworth y o mesmo do escort rs cosworth e traçao nas quatro rodas em suas variantes mais nervosas tal manobra significaria mudar a imagem da ford no brasil dos anos 1980 associando a com mais força a divisao europeia em vez de muscle cars cupes esportivos compactos ligados aos ralis e provas de gt mesmo o escort nao ficaria deslocado nesse cenario ao contrario a linha da ford a partir dali ficaria mais coesa com um portfolio mais europeu que poderia ate mesmo abrir caminho para outros carros interessantes que nunca vieram para ca como o escort rs com motor turbo e anos mais tarde as versoes mais nervosas do focus de primeira geraçao a ford ate assumiu seu lado europeu nos anos 1990 alem do escort sapao o mk5 tivemos tambem o ford mondeo de primeira geraçao e claro o focus o fiesta e o ka todos projetos do velho mundo mas claro hoje tudo isso e passado hoje a ford e apenas uma importadora e esta investindo novamente em seus modelos do mercado americano que tem mais apelo entre o grande publico nao se deve negar levando em conta que o mustang de sexta geraçao e vendido ate na europa hoje em dia talvez isso nao mudasse caso o granada tivesse vindo ao brasil no lugar do del rey o que voce acha
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