Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Red Bull e Aston Martin se unem para fazer hipercarro
A Aston Martin e a Red Bull anunciaram nesta semana seus planos para criar um hipercarro em parceria. O modelo terá a participação do diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, que por acaso também é um dos grandes projetistas da história da Fórmula 1.
Batizado Projeto AM-RB 001, o novo carro pretende ser nada menos que a última palavra entre os atuais hipercarros, combinando a tecnologia da Fórmula 1 com o design da Aston Martin. A estratégia de se unir à Red Bull Racing teve como objetivo trazer o know-how da Fórmula 1, algo que Ferrari e McLaren têm de sobra para fazer seus hipercarros. Segundo a Aston, a parceria “garante acesso aos melhores especialistas em aerodinâmica, compósitos e fabricação”.
Ainda não há muitos detalhes sobre o hipercarro. O que se sabe até agora, segundo apuração da Autocar (que também fez a projeção acima) é que ele será produzido pela divisão Q da Aston e terá motor central traseiro, possivelmente um V12 a gasolina equipado com KERS e algum sistema elétrico, como todo hipercarro atual.
Volkswagen é processada pelo Ministério da Justiça no Brasil
Como se não bastasse a recessão da economia brasileira que derrubou o volume de vendas de carros novos, a Volkswagen agora topa com outro problemão: a fabricante está sendo processada pelo Departamento de Proteção e defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, pela fraude no motor 2.0 turbo diesel da picape Amarok vendida no País.
Segundo o Diário Oficial da União, a Volkswagen tem dez dias para apresentar sua defesa e, caso condenada, terá que pagar uma multa de R$ 8,5 milhões. Além do processo movido pelo Ministério, a Volkswagen já foi condenada a pagar uma multa de R$ 50 milhões ao Ibama e R$ 8,3 milhões ao Procon de São Paulo.
Nova geração do Suzuki Swift é divulgada na internet
O Suzuki Swift, um dos hot hatches mais legais do momento está prestes a ganhar uma nova geração. As primeiras imagens foram divulgadas extra-oficialmente (porque “vazadas” já não convence ninguém) e mostram uma evolução sutil do design da atual geração.
Ele manterá as proporções e até a mesma silhueta do modelo atual, de sexta geração, mas ganhou um estilo mais refinado e moderno com novos faróis, grade dianteira maior, para-choques mais agressivos e uma coluna C relativamente ousada, que reforça o teto “flutuante”. As lanternas traseiras agora invadem a tampa do porta-malas.
Claro, nem todo Swift é um hot hatch, somente no Brasil ele é vendido apenas como esportivo e por isso lá fora ele terá um motor 1.0 na versão de entrada, enquanto a versão Sport, que deve chegar em 2017, pode receber um motor 1.4 combinado ao câmbio manual de seis marchas, além de freios mais potentes, direção mais direta e suspensão mais firme.
BMW irá lançar SUV X7
A BMW irá finalmente lançar um SUV para competir com o Audi Q7, Porsche Cayenne, Range Rover e Mercedes-Benz GLS. O modelo, que será batizado X7, foi confirmado pelo presidente da BMW, Harald Kruger, durante a coletiva de imprensa anual da fabricante.
O primeiro teaser do modelo já foi divulgado na internet. Compartilhado pelo site indiano Indian’s Auto Blog, o X7 aparece ainda debaixo dos panos, mas é possível notar que ele será significativamente maior que o X5. Ele possivelmente irá compartilhar a plataforma de tração traseira com a sétima geração do BMW Série 7, porém deverá ser ainda mais luxuoso que o sedã.
Ainda não há confirmação sobre os motores, mas ele certamente usará os motores 3.0 seis-em-linha, 4.0 V8 ou até mesmo o 6.0 V12 que já equipam outros modelos da marca. E como todo SUV moderno, ele também terá uma versão híbrida, assim como o Série 7 sedã. O BMW X7 deverá ser lançado em 2019, segundo o CEO da BMW North America.
Sistema de frenagem automática será equipamento padrão nos EUA
Depois dos airbags, do ABS e do controle de tração, a próxima tecnologia de segurança que se tornará obrigatória nos EUA são os sistemas de frenagem automática de emergência. Segundo a agência de notícia Reuters, 20 fabricantes já anunciaram que irão equipar todos os seus modelos com esse recurso até setembro de 2022.
Ainda de acordo com a Reuters, em setembro passado o acordo havia sido assinado por dez fabricantes, e agora mais dez empresa, incluindo Fiat Chrysler, BMW, Ford, GM, Tesla e Volvo, juntaram-se para tornar o recurso um item padrão nos carros vendidos nos EUA. Juntas, estas 20 fabricantes são responsáveis por praticamente todos os carros de passeio e picapes leves nos EUA.
Isso não significa que o sistema será obrigatório — trata-se de um acordo entre os fabricantes para trazer a tecnologia de segurança ao mercado. Contudo, a ideia de ter o sistema como padrão em todos os carros certamente irá influenciar outros países a torná-lo obrigatório, como já aconteceu com os cintos de segurança, airbags, ABS, controle de tração etc.