FlatOut!
Image default
Zero a 300

Renault 12 e Dacia 1310: os primos do Ford Corcel – e suas versões esportivas

Quando o Ford Corcel foi lançado, em novembro 1968, sua missão era clara: ser o primeiro carro compacto vendido pela fabricante norte-americana no Brasil. Missão esta que ele cumpriu com louvor em sua primeira geração como sedã, cupê (na verdade um sedã de duas portas) e perua (a belina). Já a segunda geração, apresentada em 1977, expandiu a família, dando origem à picape Pampa e até mesmo a um modelo "de luxo", o Del Rey. Em sua história de 50 anos o Corcel tornou-se um dos carros mais populares do País, com mais de duas milhões de unidades vendidas. E entrou para o folclore automotivo brasileiro graças a seu estilo agradável, seu bom acabamento e sua mecânica robusta – esta última, grande responsável pela longa vida de serviços prestados que muitos exemplares ainda levam. O Corcel também marcou uma mudança no direcionamento da Ford brasileira. Até sua chegada, via de regra os carros e utilitários vendidos pela marca do oval azul n