caros amigos a temporada de 2017 da formula 1 merece a sua atençao especial poucas vezes na historia vimos uma mudança de regulamento tao radical como a deste ano mais largos mais baixos e com pneus imensos como eram nas decadas de 1980 e 1990 os monopostos voltaram a apresentar uma silhueta proporcional e gerarao ate 1g a mais de aceleraçao lateral o que pode representar uma reduçao de ate quatro segundos por volta [youtube id= np_93da3700 width= 620 height= 349 ] como voce pode ver no video ha instantes foi apresentado o renault r s 17 carro com o qual nico hulkenberg e jolyon palmer disputarao a temporada deste ano alem das enormes diferenças trazidas pelo regulamento cujas consequencias iremos discutir aqui tambem comentaremos se estas mudanças ajudarao nas disputas o monoposto traz o motor a combustao com arquitetura renovada e introduz a 2ª geraçao do sistema de recuperaçao de energia ers cujos detalhes tecnicos começarao a emergir em breve outra grande novidade e presença de seu novo patrocinador principal e parceira tecnica a castrol que fornecera e desenvolvera lubrificantes e combustivel este ultimo por meio de sua companhia mae bp british petroleum igualmente tradicional na f1 a ultima vez em que renault e castrol estiveram juntos foi no williams fw 19 ha exatos 20 anos na conquista do titulo de pilotos da formula 1 de 1997 pelas maos de jacques villeneuve foto abaixo mas a marca de lubrificantes possui bastante tradiçao na categoria em equipes como a brabham lotus e mclaren a castrol e a bp tambem serao parceiras da mclaren nesta temporada o mcl32 sera apresentado nesta sexta feira 24 revoluçao dinamica novos desafios e como se a f1 criasse uma categoria acima dela mesma em 2017 os monopostos estao mais largos com pneus muito maiores incorporaram difusores mais generosos e asas mais baixas e de maior envergadura um pouco mais lentos nas retas devido ao ganho de arrasto mas muito mais poder de traçao frenagem e aceleraçao lateral agora vamos destrinchar este resumo muito mais aderencia mecanica os pneus ficaram 25% mais largos se antes eles tinham 245 mm dianteira e 325 mm traseira agora eles apresentam 305 mm na frente e 405 mm atras alem disso a largura maxima dos monopostos aumentou em brutais 20 cm de 1 80 m para 2 m como era nos anos 90 que e repassada imediatamente para as bitolas dos eixos com isso a transferencia lateral de peso sera menor = ainda mais grip os braços de suspensao ficaram um pouco mais parrudos para lidar com o efeito alavanca mais aderencia aerodinamica o mais evidente e que as asas ficaram mais largas 150 mm a mais na frente e 200 mm atras e que a silhueta mudou um pouco o bordo de ataque da asa frontal ficou em forma de delta em vez de reta e a asa traseira ficou 150 mm mais baixa com os end plates terminando numa diagonal mas as mudanças radicais nao estao ai mas sim no assoalho ele ficou 20 cm mais largo 1600 mm e o principal o difusor ganhou 50 mm de altura 50 mm de largura e começa 175 mm a frente do eixo traseiro antes ele tinha de começar na linha do eixo o difusor ja era a principal fonte de aderencia aerodinamica e agora tera ainda mais poder mais deslocado para a frente ele deixara a dinamica do monoposto menos dianteira reduzindo a dependencia do aerofolio dianteiro o que sera bom para disputas outra mudança e a reduçao da zona de exclusao proxima as entradas de ar permitindo que os defletores bargeboards da regiao fiquem maiores estes condicionadores de ar suavizam o ar turbulento da asa dianteira pneus e braços de suspensao e direcionam o fluxo para ao redor da carenagem e para as entradas de ar que tambem ficaram maiores mais esforço cardiovascular com mais aderencia as frenagens ficarao mais fortes e o poder de aceleraçao lateral sera ate 30% maior o que significa que muitas curvas que exigiam lift offs ou frenagens sutis serao contornadas de pe cravado alem do esforço muscular no pescoço muito maior todos os orgaos do piloto serao submetidos a esta força para voce ter uma ideia o acrescimo de 1g equivale a toda a aceleraçao lateral que um porsche 911 carrera de rua pode produzir mais esforço no motor a bp e a castrol terao um ano bastante agitado com a renault e a mclaren pois os desafios dos motores cresceram muito para 2017 serao apenas quatro motores por temporada em vez de cinco havera restriçao de pressao das turbinas ou seja ganhos marginais tornam se essenciais e o programa de tokens que permitia o desenvolvimento de componentes isolados do motor foi terminado para 2017 com isso o lubrificante ganha ainda mais importancia pois alem da relativa liberdade de desenvolvimento deste ou seja extrair cavalos escondidos ao longo da temporada sera essencial o desgaste dos componentes tera de ser ainda menor so que o cenario e de maior esforço que antes com mais aderencia lateral e maior poder de frenagem os f1 ficarao muito mais tempo em wot carga plena do acelerador que antes e ha a chance de eles andarem mais juntos em disputas veja mais na sequencia o que reduz a eficacia dos radiadores alem disso os alargamentos dos pneus asas e carenagem resultam em mais arrasto que nao somente aumenta o esforço mecanico como aumentara o consumo de combustivel o que tambem sera um desafio para a bp para comprovar como um lubrificante pode ajudar no aproveitamento energetico a castrol possui um case interessante na vitoria de alexander rossi nas 500 milhas de indianapolis do ano passado sua primeira prova disputada num speedway o trecho final da corrida acabou pegando muitos pilotos no contrape forçando a um splash and go dos lideres carlos munoz e josef newgarden rossi optou por uma estrategia de maxima economia de combustivel da metade para o fim da prova e ignorou esta ultima parada nos boxes de forma que ele terminou a 200ª volta literalmente no vapor do combustivel cruzando a apenas 220 km/h para se ter uma ideia a media da volta e de 360 km/h ele e seu chefe de equipe michael andretti ex piloto e filho de mario andretti creditam parte da frugalidade de consumo a baixa viscosidade e capacidade lubrificante do castrol edge desenvolvido para os motores honda da equipe na esmagadora maioria das vezes os regulamentos limitaram a performance sob diversos argumentos equidade custos segurança para 2017 estamos com um gostinho de 1966 quando o csi conselho que determinava as regras da formula 1 na epoca decidiu dobrar o deslocamento dos motores aspirados que da noite para o dia passaram de 1 5 litro para 3 litros estamos com a impressao de que a temporada deste ano sera marcante para a historia da f1 e nesse momento de busca pelas raizes e bacana ver uma marca tradicional no automobilismo como a castrol de volta a categoria eles possuem mais de 100 anos de historia e colaboraram com seus lubrificantes para a quebra de diversos recordes no rali wrc esportes prototipo wec e incontaveis categorias de turismo pelo mundo como dtm wtcc btcc gt3 super gt e v8 supercars e afinal havera mais disputas na f1 toda mudança radical de regulamento tecnico traz um embaralhamento que pode ser bom ou pode resultar no monopolio de determinada equipe que consiga uma soluçao genial tirando este ingrediente da mesa o cenario e interessante como o difusor ganhou mais peso como fonte de aderencia aerodinamica e ele começa 17 5 cm adiante do eixo traseiro o centro de pressao aerodinamica dele fica um pouco mais para a dianteira reduzindo a dependencia da asa frontal trocando em miudos isso e bom para as disputas pois o que dificulta as disputas em trechos sinuosos e justamente a queda de pressao na asa dianteira do perseguidor se ela perde proporcionalmente um pouco de relevancia na soma total de downforce temos coisa boa no ar mas idealmente a fia deveria ter partido para a simplificaçao das asas dianteiras deixando as ainda menos influentes nestes cenarios de disputa outra coisa com bitolas proporcionalmente mais largas que o entre eixos os monopostos ficarao um pouco mais tinhosos de traseira somando isso ao fato de que eles serao muito mais velozes nas curvas teremos mais flutuaçoes de performance o que e sempre bom para facilitar disputas e causar surpresas ao longo da corrida por outro lado ja se sabe que o desgaste dos pneus tendera a ser menor pois as bitolas mais largas reduzem a transferencia lateral de peso e a largura extra dos pneus oferece melhor dissipaçao de calor isso pode deixar o andamento de algumas provas mais previsiveis e agora como fica bem vamos descobrir juntos no gp da australia em 26 de março
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