no inicio da tarde desta segunda feira 11 o jornalista ricardo boechat de 66 anos morreu em um acidente de helicoptero a aeronave caiu na rodovia anhanguera em sao paulo e chocou se contra a cabine de um caminhao o motorista do veiculo ficou ferido e foi levado para o hospital mais proximo boechat e o piloto do helicoptero ronaldo quattrucci morreram no local e um dia triste nao apenas para o jornalismo que perdeu um representante e tanto mas tambem para o brasil boechat que começou sua carreira em 1972 como reporter do extinto jornal diario de noticias era sem duvida um dos jornalistas brasileiros mais expressivos da atualidade conhecido por suas opinioes bem definidas e por falar o que queria sem se preocupar com represalias nos ultimos anos boechat conquistou os usuarios das redes sociais por suas brincadeiras seu bom humor e sua proximidade com o publico boechat dificilmente sera lembrado como um entusiasta ele nao era dono de uma bela coleçao nao realizava coberturas automobilisticas e nao escrevia para nenhum veiculo automotivo mas ele acabou caindo nas graças dos fas de carros por conta de seu daily driver um singelo renault twingo ou melhor eram dois o primeiro era um carro prata que segundo o proprio boechat contou em uma entrevista de 2013 foi parar nas suas maos quase por acaso mais ou menos em 2005 ele havia acabado de se mudar com a esposa para uma casa em sao paulo cedida por um amigo e o twingo estava incluso no pacote foi uma mao na roda de acordo com o jornalista na epoca ele nao teve tempo de se preocupar em comprar um carro para se locomover na nova cidade e o twingo acabou servindo muito bem a este proposito no fim das contas mesmo depois que a esposa comprou outro carro boechat seguiu com o twingo ate 2014 quando sofreu um acidente que mandou o pequeno hatchback para o ferro velho ao menos a tampa do porta malas se transformou em um encosto de cadeira [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 217528 217529 ] mas boechat nao foi um homem sem twingo por muito tempo em 2016 ele comprou outro exemplar azul na ja citada entrevista boechat disse que nao se importava muito com os carros e que nao era daqueles que tratavam o automovel melhor que um membro da familia se o twingo reclamasse em alguma ladeira ele ligava para seu mecanico que ia buscar o carro e o entregava de volta funcionando perfeitamente desprendimento que nos soa incompativel com o fato de boechat ter tido dois exemplares do twingo certamente havia algo no hatchback frances que o cativou e tambem conquistou uma legiao de admiradores que viam no pequeno renault mais que um subcompacto de visual divertido como forma de prestar uma singela homenagem a ricardo boechat nos vamos aproveitar para contar aqui a historia do twingo de primeira geraçao incluindo as caracteristicas que fizeram dele um carro tao marcante talvez nem tanto aqui no brasil onde ele e mais apreciado por connoisseurs mas na europa ele foi produzido por 15 anos entre 1992 e 2007 a frente do seu tempo o renault twingo começou a ser imaginado no fim dos anos 1980 como um ja atrasado substituto para o renault 4 o compacto posicionado abaixo do renault 5 era um projeto datado dos anos 60 e ja anacronico duas decadas depois e ainda foi fabricado ate 1992 revelando a necessidade de um projeto menor e mais barato abaixo do recem lançado clio os rascunhos iniciais foram feitos pelo projetista patrick le quement que na epoca era chefe do departamento de design da renault e foi dele que partiu a ideia de substituir o renault 4 por algo completamente fora do convencional uma mini minivan na verdade um hatchback monovolume com a linha do capo praticamente continua no para brisa e uma traseira com um corte abrupto na vertical o nome do carro twingo era um trocadilho com as palavras twist swing e tango algo que nao tem muito significado mas e bem sonoro e traduz muito bem a aura ludica do carro contudo ha quem diga que le quement se inspirou em um projeto um pouco mais antigo o fsm beskid 106 projeto apresentado em 1981 pela polonesa fsm bosmal que mais tarde começaria a se relacionar com o grupo fiat o beskid era bem um monovolume compacto como o twingo com proporçoes parecidissimas e a mesma ideia de maximizar o espaço interno usando as formas externas o formato da carroceria tambem garantia a o fsm beskid 106 excelente coeficiente aerodinamico apenas 0 29 o que proporcionaria menor consumo de combustivel caso a fsm tivesse os meios de coloca lo nas ruas so que o beskid 106 jamais passou da fase de prototipo entao em 1992 a renault apresentou um carro estranhamente semelhante embora na epoca os franceses tenham negado veementemente qualquer tipo de inspiraçao no obscuro prototipo polones cada um pode tirar suas proprias conclusoes mas e incontestavel que o twingo causou uma sensaçao na epoca da estreia ele era realmente um salto de 180° em relaçao ao renault 4 as formas arcaicas do hatchback deram lugar a uma carroceria limpa criativa e cheia de detalhes curiosos como os farois que pareciam olhos a grande que lembrava uma pequena boca sorridente as maçanetas embutidas nas portas as lanternas em formato de capela e a enorme area envidraçada com apenas 3 430 mm de comprimento 1 630 mm de largura 1 420 de altura o twingo era minusculo por fora de fato ele so levava quatro pessoas mas seu entre eixos era relativamente generoso para o comprimento do carro com 2 345 mm alem disso havia outras questoes interessantes o interior modular por exemplo o banco traseiro corria sobre trilhos e podia ser movido para a frente priorizando o espaço no porta malas ou para tras dando mais conforto aos ocupantes com o carro parado podia se rebater os encostos dos bancos dianteiros e alinha los perfeitamente as almofadas do banco traseiro e o resultado era uma verdadeira cama de casal hoje em dia o honda fit faz isto mas em 1992 nenhum carro pequeno trazia esta facilidade https //www youtube com/watch v=jg3znyf2dwu o design do interior tambem era inventivo no painel de instrumentos que tinha apenas algumas luzes espia a frente do volante e um quadro de instrumentos digital posicionado ao centro nao era uma forma de tornar mais facil a adaptaçao para mao inglesa ate porque o primeiro twingo jamais foi vendido em mercados que a utilizam mas sim de fazer com que os instrumentos tomassem o minimo de espaço possivel enfatizando a sensaçao de amplidao do habitaculo o twingo tambem apostava em cores vibrantes para a carroceria e para o interior como deixam bem claro as imagens de divulgaçao da epoca os diferentes padroes de tecido dos bancos eram todos coloridos e ate mesmo peças plasticas como maçanetas botoes e seletores traziam cores mais divertidas que preto prata ou cromado houve quem gostasse da novidade mas alguns acharam tudo ousado demais e por isto a partir de 1998 quando foi promovida uma leve reestilizaçao a renault adotou algumas cores mais sobrias para a carroceria e o interior sendo que este ficou mais requintado a essencia do carro porem permaneceu inalterada mecanica tradicional uma boa sacada do twingo foi adotar por baixo da embalagem inovadora um conjunto mecanico ja conhecido compartilhado com outros modelos da marca inicialmente o twingo foi oferecido com um quatro cilindros de 1 2 litro com comando no bloco e injeçao monoponto e 55 cv era um projeto derivado do motor renault cleon fonte com origem em 1962 o mesmo que na decada de 1970 foi a base para os motores que a ford brasileira empregou na familia corcel chegando ao escort nos anos 80 simples e robusto o motor compensava a falta de folego com economia de combustivel exemplar a partir de 1996 foi adotado um novo motor de 1 15 litro chamado d7f agora com comando no cabeçote e injeçao multiponto sequencial o d7f entregava 60 cv apesar do menor deslocamento e ainda era menos poluente que o antigo motor cleon fonte em 2000 uma nova reestilizaçao trouxe os motores 1 0 d7d com 999 cm³ oito valvulas e 68 cv; e 1 2 d4f com quatro valvulas por cilindro e 75 cv foi o motor mais potente que o twingo teve em sua primeira geraçao ate 2007 o carro nao passou por mais mudanças em 2008 veio a segunda geraçao com uma nova plataforma e desenho bem mais moderno mas tambem muito mais convencional por dentro e por fora so na terceira e atual geraçao apresentada em 2014 foi que o renault twingo voltou a inovar e adotou um interessante layout de motor traseiro o propulsor fica acoplado ao eixo abaixo do porta malas apesar disto o twingo que e vendido hoje nao tem o mesmo apelo da primeira geraçao talvez pela oferta muito maior de carros subcompactos com desenho divertido como os smart e o fiat 500 o conceito do twingo original que trazia estetica e caracteristicas tecnicas nao convencionais ja esta batido o mercado automotivo e outro o que e uma pena nao e mais tao facil encontrar um twingo em bom estado a venda como era ha cinco ou seis anos atras atualmente so se encontra a venda na internet exemplares muito rodados e bem castigados isto quando nao sao sucatas quem tem um bom twingo dificilmente o vende ricardo boechat teve sorte em encontrar o seu em 2016 e a gente realmente espera que onde ele estiver exista um twingo novinho para que ele possa dirigir todos os dias como gostava de fazer
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