miura e um nome de um touro bravo raça criada para touradas aquele festival de sangue e morte gloriosa do boi ou do humano tao amada pelos espanhois prowler sim o plymouth significa uma pessoa que se move furtivamente ou perambula perto de um local com o objetivo de cometer um crime especialmente roubo matador nome de um cupe amc nao precisa nem ser traduzido mas o pior e a nossa fixaçao com o coisa ruim sim ele mesmo o pe preto o lazarento o capeta o principe das trevas em pessoa o senhor do abismo eterno belzebu himself existe um monte de carro nomeado em sua homenagem nao so algo que seria meramente seu felino de estimaçao que tambem existe mas ele mesmo em pessoa dodge demon lamborghini diablo fiat mephistofeles nao deviamos estranhar entao que a sociedade considere o automovel profundamente errado nos mesmos adoramos propagandear sua furia seu berro seu inerente espirito antissocial sem perceber eu e voce contribuimos tambem para o desprezo generalizado para com o automovel; este sentimento ruim para uma maquina que na verdade so trouxe felicidade e liberdade para este mundo maravilhoso que ele o arqui inimigo do coisa ruim nos deu por que fazemos isso me permitam hoje mostrar um caminho diferente um jeito bem mais amigavel de mostrar ao mundo exterior seu amor pelo automovel de uma forma que nao ofende ou chateia ninguem; nem o mais ferrenho entusiasta do transporte publico que deus tenha piedade de sua pobre alma pecadora um carro que apesar de ainda manter em si tudo que gostamos de verdade num automovel direçao precisa e viva; cambio manual gostoso; estabilidade e agilidade exemplares estende ao mundo exterior o contrario da maldade apenas alegria cores divertidas e risadas risadas inicialmente pelo choque do diferente seja pelas cores estapafurdias do interior seja pela completa originalidade do conceito completo em si seja pela forma externa inimitavel de um volume so e olhinhos esbugalhados essas risadas iniciais levam a mais risadas os bancos sao macios algo que os alemaes por algum motivo eliminaram dos carros modernos e o tecido alem das estampas super maneiras dos anos 1990 sao de um veludo delicioso ao toque o para brisa enorme la na frente o painel de instrumentos baixo combinam com a linha de cintura tambem baixa para te fazer ver o mundo la fora como se um cinema 360° em double triple super surround digital 3d e depois existem as risadas atras do volante; dirigi lo e delicia mesmo se os motores nao sao la tao potentes mas e mais que bom para dirigir e uma experiencia diferente original leve e alegre como um passeio no campo numa tarde ensolarada de verao falamos claro do renault twingo de primeira geraçao a unica que veio ao brasil nao perdemos muito nenhuma das outras duas geraçoes chegaram perto de igualar o original conceito original de 1992 o twingo nasceu da cabeça fertil de patrick le quement designer frances educado na inglaterra que e um dos genios de sua era na ford desenhou o caminhao ford cargo e o sierra; seu sucesso o fez ser recrutado para liderar o design avançado da vw quando recebe um convite da renault corria o ano de 1987 e a renault depois de anos fazendo carros genericos como o r19 estava mal das pernas e precisava de uma nova direçao em produto le quement estava bem na vw mas gostou do desafio de trazer de volta o design frances para a renault topou mas apenas se pudesse ter liberdade total e reportando apenas ao ceo o que se segue e uma das melhores fases da renault que alem do twingo fez aparecer tambem os megane a scenic o kangoo o laguna o vel satis e o avantime mas definitivamente o twingo e a sua mais lembrada criaçao um dos motivos para o carro ser tao bom e claramente visivel na forma incomum como foi projetado apenas um motor e cambio nada de versao esportiva de versao diesel automatica so um motor e um cambio nem direçao do lado direito estava no projeto variaçoes existiram depois claro mas limitadas dentro deste projeto enxuto pode parecer idiota mas e receita de perfeiçao em engenharia nada de caixas de roda enormes e suspensao parruda e estrutura mais pesada por causa das rodas maiores das versoes esportivas nada de espaço sobrando no cofre para o dia que nunca chega que alguem quiser colocar um v6 automatico ali o sonho de todo engenheiro no twingo nao ha gordura ou excesso apenas um carro projetado para ser uma coisa so se voce nao percebeu ainda foco e tudo no projeto de carro um pato nada voa e anda mas nao faz nada disso bem era um carro leve ao redor de 800kg usando rodas aro 13 e pneus de perfil alto; media apenas 3433mm de comprimento num entre eixos generoso de 2347mm era um monovolume enorme por dentro apesar de pequeno por fora e o banco traseiro corria em trilhos uma coisa muito util para a versatilidade passageiro/carga e otimo para trazer nenes em cadeirinhas para perto da gente o painel era tambem original instrumentos discretos no meio perto do para brisa comandos virados para o motorista e cores nada no twingo lembra o escuro interior dos alemaes o twingo em clinicas pre lançamento recebeu apenas 25% de aprovaçao e 40% de rejeiçao completa numeros horriveis que normalmente matariam carros com menos vontade de inovar esses numeros escondem uma outra verdade os 25% que aprovaram o carro nao so gostaram dele; o amaram de paixao e nao podiam esperar para colocar as maos num deles no fim dois milhoes e meio deles foram produzidos de 1993 a 2007 um sucesso absoluto colaboraram para esta materia guilherme murad proprietario @gui murad gustavo moreschi valente dos santos proprietario @twingocwb felipe olivani proprietario @felipeolivani versoes algumas unidades do carro vieram ao brasil de forma independente em 1993 mas oficialmente a importaçao começa em 1994 importado da frança usava o motor renault c3g um quatro em linha ohv parente do nosso ford cht parentesco este via renault/willys e corcel que la fora chamava renault r12 com 1 2 litros dava 55 cv a 5 300 rpm e 9 2 mkgf a 2 800 rpm com injeçao de combustivel monoponto parece pouco e realmente nao e algo para ligar para casa todo animadao para contar mas nao esqueçam que e um carro que na versao basica pesava apenas 790 kg; nao e um carro veloz mas tambem nao e impossivelmente lerdo velocidade aqui e conseguida basicamente se esquecendo que existem freios diz o murad do 1 2 litros ohv original muita gente nao gosta porque tem baixa potencia mas e perfeito para cidade ridiculamente economico entrega tudo que precisa entregar em rotaçoes relativamente baixas e casa muito bem com o carro varios outros motores vieram para ca mas com potencias similares como sabemos o twingo foi criado para usar apenas um motor e outros motores de comando no cabeçote da renault nao cabiam nele com o sucesso do carrinho e para atender as novas legislaçoes de emissao europeias a renault desenvolve um novo motor em 1997 aparece o renault d7f era agora ohc com duas valvulas por cilindro e camara de combustao hemisferica deslocava 1149 cm3 e dava 60 cv a 5250 rpm e 9 5 mkgf a 2500 rpm este motor dura ate 2000 quando aparece a versao 1 0 agora importada do uruguai o motor e uma nova versao do anterior o d7d com 999cm3 59 cv a 5500 rpm e 8 3 mkgf a 4250rpm finalmente em 2001/2002 era equipado com uma versao de quatro valvulas por cilindro deste motor com 70cv a 5500rpm e 9 5 mkgf de torque a 4200rpm como o carro pesava menos de 850 kg finalmente tinha um desempenho decente diz o murad o 1 0 16v e o crime da mala ninguem sabe o quao bom e aquilo 70cv em um carro ao redor de 800kg e o motorzinho gosta de girar que so ele e realmente divertido sem desculpas em acabamento ha o carro fase 1 que vai ate 1998; depois disso o fase 2 tem um face lift externo o interior e uma verdadeira festa de diferenças quase ano a ano a renault chamava isso de coleçao twingo como uma coleçao de moda diferente apresentada a cada ano pelos mestres da alta costura resumindo as mudanças 93/94 maçanetas e botoes verde agua com tecido azul com detalhes vermelhos 95/96 azul escuro com bancos azuis e detalhes verdes e cinza 97/98 botoes marrom 1 0 8v maçanetas e botoes amarelo banana com tecido cinza 1 0 16v vermelho translucido tambem com tecido cinza mais escuro [caption id= attachment_293265 align= aligncenter width= 999 ] twingo initiale 2002[/caption] no ano de 2002 existe tambem o mitico twingo initiale uma sub marca que a renault pretendia ser conhecida como algo de luxo e qualidade no twingo significava alem do ar condicionado bancos de couro ultrasoft volante de couro direçao eletrica opcional tambem no 1 0 16v bem raro botoes e manipulos dourados e um carpete grosso pesado fofo raro de se ver alem disso rodas de liga leve aro 13 e farois de neblina dianteiros os carros mais desejados hoje sao os primeiros e o ultimo o initiale todos os 1 0 16v tambem sao interessantes pelo seu desempenho superior mas na verdade estado e cuidado mandam aqui todo twingo e uma garantia de alegria e diversao perene apenas um carro com o desejavel teto solar de lona de fabrica infelizmente veio para o brasil para ser mostrado no salao no ano do lançamento este carro foi do guilherme murad por um tempo vejam seu depoimento no fim do guia e teve o motor modificado para 1 6 litros nessa epoca [caption id= attachment_293272 align= aligncenter width= 626 ] o teto do unico conversivel que veio para o brasil [/caption] preços tipicos a boa noticia e que o twingo e um carro barato por isso mesmo como sempre nesses casos o problema sao que os carros tendem a ser comprados como transporte por gente sem condiçoes de mante lo o que resulta em uma multidao de carros malcuidados o desafio aqui e encontrar um carro em boas condiçoes de uso parece incrivel mas e possivel achar um twingo funcionando perfeitamente mas nao um carro perfeito entenda por menos de dez mil reais ainda hoje a maioria deles se concentra ao redor dos r$15 000 e os melhores exemplares ainda assim nao chegam a r$30 000 a grande pergunta aqui nao e porque e por que nao no que ficar de olho carroceria a pintura do carro costuma perder o brilho e ficar feinha repinturas sao muito comuns corrosao por enquanto nao e um problema porem por algum motivo tambem e comum pequenos amassados na lateral sendo raro um carro sem eles mas no geral se o carro ja foi repintado recentemente nao ha o que temer aqui o gustavo chama atençao a alguns detalhes preste atençao alinhamento da carroceria e se a porta do motorista esta com folga balanço acabamento o colorido do interior do twingo e algo muito legal mas tambem e um problema como o exterior as cores internas sofrem com o sol em um carro com vidros grandes como ele perdem cor trincam ficam secos encontrar peças novas e realmente dificil e ainda mais na cor certa; quase a cada ano aparecia uma cor diferente o que dificulta ainda mais a busca existem apenas estoque nos ou usadas um carro com todas os detalhes de botoes e maçanetas coloridas inteiras e um bonus cheque o estado e funcionamento de todas o couro ultrasoft do initiale apesar de uma delicia ao toque tem baixa durabilidade praticamente todos hoje estao estragados infelizmente suspensao/freios amortecedores estao começando a ficar dificil de achar mas ainda existem peças de desgaste como discos e pastilhas nao sao dificeis de achar la fora o twingo e o r19 e clio de primeira geraçao que compartilham algumas peças sao carros de alto volume e portanto ainda se encontram peças para ele aqui e um pouco mais dificil existem peças de segunda linha por aqui mas nem sempre sao boas; o melhor mesmo sao as peças originais mesmo se for preciso importar diz o gustavo suspensao e a mesma desde 94 a 01 atençao com motor 16v que utiliza bieleta e amortecedor especifico motor/transmissao sao motores parrudos que duram muito a manutençao dos ohv e os ohc que sao da mesma familia do clio ii que tivemos aqui e bem tranquila diz o gui murad o gustavo chama atençao para problemas possiveis cheque vazamentos de oleo e qualquer barulho estranho no motor vazamentos de radiador e de todo sistema de arrefecimento acontecem tambem e bom olhar com cuidado o radiador do aquecimento interno tambem corroi e vaza cheque o funcionamento e procure por vazamentos os coxins do motor se nao forem originais cuidado o murad reporta falha de peças paralelas em pouquissimo tempo de uso que resulta no motor literalmente cair bomba de combustivel tambem e uma falha comum peças o problema do twingo hoje se concentra aqui nao e um carro problematico para sua idade de forma alguma mas a dificuldade de se encontrar peças boas por aqui e a ma qualidade de peças de segunda linha sao um problema a se enfrentar nao e impossivel porem; apenas e onde e necessaria mais dedicaçao a primeira coisa a fazer e polir seu frances ou o alemao google translate que seja o ingles nao vai te ajudar aqui o twingo nao foi vendido nem nos eua nem na inglaterra buscas na europa principalmente na frança sao o mais indicado algumas peças ainda podem ser encontradas na renault e no mercado livre alem de buscas diretas no google com o pn da peça por aqui mas importaçao acaba sendo necessaria em algum ponto como ja mencionamos algumas peças de acabamento podem apresentar desafio nenhum segredo aqui muita pesquisa e garimpo nos principais marketplaces e em grupos nas redes sociais focados no modelo para achar peças usadas e nos existem alguns desmanches ja se especializando no carro aqui no brasil o que ajuda e realmente uma busca sem atalhos algumas dicas ebay e o site frances opisto sao boas opçoes para peças em geral usadas ou novas na argentina e no uruguai ainda se pode achar peças nos e novas embora trazer peças de la tem sido um desafio atualmente na argentina tente la casa del renault e o mercado libre depoimentos dos donos guilherme murad @gui murad dificil escrever pouco sobre esse carro minha mae tirou um zero em agosto de 95 mesmo spec do meu atual e ele era o segundo carro de casa otimas lembranças dele foi o primeiro carro que sai de casa sozinho dirigindo alguns dias antes da emissao da minha cnh num dia dos namorados; lembro de muita coisa desde o dia que compramos dia dos pais em 1995 na caoa da av ibirapuera renault a epoca ate o dia que ele foi abalroado num semaforo num cruzamento da av paulista em 2004 onde deu pt com apenas 18 mil km; a boa convivencia com ele fez o primeiro carro do meu irmao mais velho tambem ser um twingo 2000 1 0 8v comprado usado; quando o primeiro deu pt minha mae achou que podia simplesmente ir a uma concessionaria e comprar um novo mas ficou em choque quando eu avisei que o carro tinha saido de linha tivemos a sorte de achar um 1 0 16v 01/02 com 5 mil km pouco depois que ficou com ela por mais uns anos ate uns 25 mil km pois ai era o carro reserva da casa sendo usado por nos 3 nao e surpresa entao que quando vendi meu segundo carro um civic vti 97 eu fui atras de um twingo para chamar de so meu procurei via orkut o carro com teto solar original no rs achei e trouxe para sp foi meu carro de uso por boa parte da faculdade uma restauraçao rolante com um que de hot rodding motor 1 6 de r19 com cabeçote de cht escort nao xr3 e carburador weber de xr3 um dia decepcionado com mecanicos e o carro quebrado vendi ele para ter algo mais adulto big mistake tive saudades e em 2016 ja casado e com 2 filhos fui atras de outro achei um carro muito bom em santos que tinha sido tirado zero km em sp chassi proximo ao nosso primeiro na mesma loja talvez ate veio junto no navio so na horrivel cor grena que era a mesma do carro com teto solar mas era integro tudo funcionava menos o aquecedor e tinha 93 mil km; a dona original o vendeu em 2015 a uma pessoa em santos que ironicamente colocou um jogo de mexericas italmagnesio e ia cortar um teto solar nele e um amigo dele nao deixou comprando o carro dele eu comprei desse amigo logo sou o quarto dono do carro [caption id= attachment_293274 align= aligncenter width= 999 ] conversivel e 1 6 unicornio [/caption] apesar de muito bom maçanetas internas estavam quebradas e o plafonnier luz do teto tambem; ar quente estava desligado pelo radiador interno estar vazando controle de ventilaçao quebrado para variar coxins eram novos comprados localmente coisa comum maçanetas plafonnier e controle de ventilaçao eram impossiveis de achar trouxe da argentina o ultimo jogo de maçanetas nos que havia la ao que consta e um plafonier para carro com infravermelho mas na cor do carro sem infravermelho tive que pintar e da frança controle da ventilaçao em desmanche radiador interno existe novo na argentina assim como resistencia do ventilador do carro com ar diferente do carro sem ar os 3 coxins novos falharam em pouco mais de um ano literalmente derrubando o motor na rua; trouxe um jogo de fora de marcas boas nao a borracha vagabunda usada aqui e esta perfeito ha 4 anos calotas eu trouxe um jogo da argentina novo mas comprei peças usadas aqui tambem so procurar um pouco que acha na vida real nao na internet [caption id= attachment_293273 align= aligncenter width= 999 ] o twingo atual do gui murad[/caption] foi meu carro de uso por muito tempo e por um periodo dificil foi o unico carro da familia 2 meninos de 4 e 2 anos uma labradora de 40kg e quando a situaçao melhorou desmontei o carro para repintar pintura era a unica coisa ruim mas o perfil do carro era esse mesmo o nosso 95 foi inteiro repintado de diversas batidinhas do uso na epoca e o promovi a brinquedo ai ele passou a usar de volta as mexericas que eu usava na epoca de faculdade no outro carro eu adoro ele a verdade e que andar nele me transporta quase 20 anos no passado me lembrando de andar como criança com meu avo com minha mae e tambem me lembrando dos tempos de faculdade me faz entender por que tem gente que coleciona carro ruim por que a memoria as vezes vale mais do que a experiencia ao volante mas ele nao e ruim de dirigir pelo contrario pequeno leve com direçao direta com bom feedback ninguem imagina que tinha so 55cv hoje acho que alguns ja foram pastar gustavo moreschi @twingocwb gosto do twingo por ele ser um carro carismatico encantador pequeno por fora e grande por dentro muito economico muito conforto e muito prazer em dirigir coisas que nem sempre andam juntas e chama muito a atençao por onde passa acho um carro lindo a unica coisa que ja me irrita nele e quando o telecomando da chave original deixa de funcionar ai tem que se instalar um alarme os principais gastos que tive em termos de manutençao foram principalmente de rotina principalmente na pos compra de um usado quando a manutençao vira corretiva peças podem ser encontradas no brasil e exterior tive twingo em serie adoro ele o primeiro foi um pack 2002 depois initiale preto initiale prata pack prata 2002 com direçao eletrica raro 1996 vermelho grena atualmente tenho um initiale branco com 120 mil km sou o terceiro dono dele felipe olivani @felipeolivani no twingo o que gosto muito e como tudo e diferente ao mesmo tempo que e um projeto antigo e muito moderno e atual o aproveitamento de espaço e absurdo e a area envidraçada enorme torna a cabine um lugar muito prazeroso de se estar o que nao gosto muito na verdade nao e culpa do carro mas da cidade andar no dia a dia com um carro calçado com pneus 145/80 13 e calotas originais nas ruas de sao paulo era um verdadeiro martirio quando as rodas nao eram engolidas pelos buracos os sustos e solavancos davam do principais gastos foram compostos de um pouco de tudo comprei o carro relativamente inteiro de estrutura pintura e interior mas com mecanica e eletrica precisando de atençao depois do carro todo revisado motor cambio freios o que demandou muita atençao e saco foram problemas eletricos na bomba controles boia etc fui o terceiro dono vendi recentemente e o carro tem 152 mil km
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