de novo mais uma vez again sou obrigado a começar com disclaimers nao estamos aqui para ingerir verdades digerir nossas vontades e defecar tudo na forma de regras cada um faz o que bem entende com o automovel que e de sua propriedade mesmo e um direito que devia ser inalienavel imutavel e imexivel principalmente se voce faz essas modificaçoes voce mesmo por sua conta e risco mas sabemos que nao e as garras legislatorias continuam famintas sempre indo mais adiante e querendo mais e fazendo com isso o conceito de liberdade individual cada vez mais teorico que real [caption id= attachment_352546 align= aligncenter width= 999 ] um giulia moderno com exterior imitando giulia 1962 ha [/caption] talvez seja inevitavel um mundo onde todos os chineses e indianos e quem sabe no futuro africanos e sulamericanos consomem como um cidadao da america do norte e um mundo dificil de se manter regras e controle desse povo todo parecem inevitaveis e mesmo que nao sejam a elite mundial faz de tudo para que sejam seja por motivos justos seja pelos motivos torpes tao propagandeados por teorias conspiratorias o resultado que e o que interessa e um de controle maior e cada vez menos propriedade e liberdade individual mas enfim divago; nao estamos aqui para falar de geopolitica mundial estamos aqui para falar de uma interessante e unica encruzilhada que estamos na historia do automovel uma que gera muita coisa estranha que ninguem entende direito o motivo de aparecer carros modernos fantasiados de antigos; antigos modernizados em mecanica; assoalhos completos de carros modernos enxertados em carros antigos tudo a um custo exorbitante por que [caption id= attachment_352635 align= aligncenter width= 999 ] e type com motor de supra pode poder pode [/caption] engraçado voce perguntar isso; eu tenho mesmo uma teoria a respeito e quero aproveitar esta vespera de feriado prolongado para contar ela a voce caro assinante do flatout e assim deixa lo com um pensamento para ruminar durante o feriado; voce pode achar que estou errado ou certo nao importa fazer voce pensar neste assunto e todo meu objetivo a pasteurizaçao do carro moderno vamos começar falando da profissao de jornalista automotivo e a influencia que teve para chegarmos no cenario atual a profissao hoje tem influencia tendendo a zero nao e mais viavel economicamente em 99% dos casos e o interesse da populaçao em geral e quase inexistente; resta gente como nos que fala particularmente para os apaixonados e mais nada mas no passado como sabemos era mais importante pois bem desde que a ocupaçao nasceu com a revista the autocar inglesa a partir de 1895 o discurso basico foi o de se colocar o desenvolvimento tecnologico num pedestal claro principalmente no inicio o carro mais novo era sempre melhor que o que substituiu melhor em tudo e sem senoes nem talvez ande num ford modelo t e depois num a a gente gosta do t por curiosidade do diferente mas o a e infinitamente mais agradavel em absolutamente tudo sem contraindicaçoes por quase toda a historia do automovel isso foi verdade existiu um grande soluço localizado os eua de 1970 ate meados dos anos 1980 isso por legislaçao antipoluiçao de economia de combustivel e de segurança passiva que demoraram este tempo para serem contornadas pela tecnologia mas tirando essa pausa localizada mais novo era melhor ha que se definir melhor mas nao faremos agora mesmo porque o que interessa e a epoca em que essa melhoria era clara nesta epoca existia tambem outro motivo pouco falado mas real que tem serias implicaçoes hoje em dia a imprensa especializada precisa avaliar carros novos nao e o material basico de seu conteudo seja ele escrito filmado ou que seja ora quem tem carro novo para emprestar a industria sem carro para avaliar nao ha a revista uma relaçao simbiotica com ela se forma; e e o interesse da industria que o novo seja melhor que o velho antigamente existiam publicaçoes tao fortes que podiam criticar o que quisessem que ainda assim receberiam carros; a car and driver americana e a car inglesa grandes exemplos de pe na porta da industria que eram grandes demais para serem ignorados ou boicotados por ela aqui no brasil a quatro rodas tem tinha este poder mas nunca vi usar mas o fato e que criticando ou nao sempre o novo era o melhor mais rapido mais economico mais silencioso mais estavel mais confortavel mais tudo como um tresloucado e exagerado tim maia a imprensa quando criticava pedia mais grave mais agudo mais eco mais retorno mais tudo [caption id= attachment_352666 align= aligncenter width= 999 ] visionario especificador de automoveis [/caption] eu quando mais jovem e como a maioria acreditava que este era o caminho para o nirvana a ferrari e um bom exemplo aqui pois ainda por cima nao dava carros para a imprensa em certo ponto de sua historia obrigando as revistas a acharem carros de leitores para testar depois a ferrari impediria ate esses leitores de emprestar essa atitude deixava as criticas a ela mais livres vamos dizer assim mas veja o seguinte o ferrari era intensamente criticado por nao ser confiavel confortavel e duravel principalmente nos anos 1980 e 1990 piorou quando apareceu o nsx um carro que andava feito ferrari mas funcionava tao bem no dia a dia quanto um accord as criticas eram com fundamento claro o ferrari era assim mesmo olhado pelo prisma de conforto confiabilidade e ate desempenho medido entao inferior ao de muitos carros mais baratos e nao so o nsx era uma porcaria [caption id= attachment_352667 align= aligncenter width= 999 ] o honda accord 1991 nao pera desculpa nsx[/caption] mas a grande coisa que essas pessoas nao se tocavam acredito por ignorancia mesmo e nao maldade era que nada disso importava para um ferrari ande num ferrari 348tb hoje e depois num nsx o melhor carro e claramente o honda mas meu o ferrari e 735826369 vezes mais legal a alavanca de cambio longa cromada e pelada em cima da famosa grelha e encimada por bola preta e operando o mais satisfatorio e bem lubrificado cle clek da historia dos cambios manuais sozinho ja seria suficiente para isso mas tem mais tem o barulho os mostradores a suspensao dura e precisa a direçao viva o desenho do interior o ferrari e uma porcaria objetivamente mas um quase nirvana subjetivo ja o nsx excepcional que e no frigir dos ovos por detras do volante e um accord muito veloz voce nao pode fazer um carro ser confiavel e confortavel como um accord sem ter como efeito colateral uma serie de outras caracteristicas de carro normal embutidas nao ha almoço de graça [caption id= attachment_352668 align= aligncenter width= 999 ] ferrari 348tb[/caption] hoje certos ou nao a imprensa ganhou o que pediu os ferraris sao tao isolados confortaveis duraveis e usaveis quanto qualquer nsx ainda que pelo menos tenham motores divinos tradiçao da marca o cambio manual mais legal ja criado por seres humanos esse morreu como o interesse meu por eles entao foi assim olhando numeros e caracteristicas mensuraveis so que o automovel evoluiu com a chegada da internet e a longa decadencia da imprensa chegou uma hora que ninguem da imprensa tinha coragem de levantar a voz para falar algo subjetivo com medo de represalia seca de carros e falencia so o que se prova com numeros se fala como critica quem da opiniao e chato velho hater etc e cancelado de qualquer evento de lançamento e o pool de carros de imprensa mas como tentei mostrar aqui o menos importante sao os numeros nao e o que mas como assim chegamos aonde estamos hoje carros tecnologicamente avançados ao extremo rapidos velozes economicos confortaveis estaveis capazes de voltas no nurburgring mais rapidas que qualquer formula 1 dirigido por lauda e ninguem parece entusiasmado com isso logico e o que acontece quando se olha so numeros e se esquece que ser humano e incapaz de sentir numero e o restomod hoje entao esta situaçao estranha serviu tambem para exacerbar a distancia entre o entusiasta e o comprador de carro como ferramenta de transporte para este ultimo o carro moderno e bom e ele nao ve motivo para essa conversa toda mas achava o mesmo quando comprava maverick v8 duas portas como carro para familia nao mudou nada carro se move e nao da problema ta bom demais para ele vamos falar a verdade deixemos esses pobres coitados para la meu assunto aqui e com voce meu irmao de mae diferente que ve mais no automovel que mero transporte mesmo entre nos ha uma celeuma importante que temos que conversar claro conversar e melhor que achar que o outro lado esta errado e pronto mesmo entre os entusiastas esta diferença entre o que e realmente legal e interessante e o que e meramente mais rapido continua algo pouco discutido muita gente acha na verdade que o conforto e desempenho moderno sao otimos e so precisam ser transpostos aos adoraveis e leves carros antigos e boa dai o restomod para continuarmos preciso de um parentese aqui outro conceito comum na imprensa e o famoso um carro para tudo a necessidade de um carro de ser teoricamente o unico carro de uma casa e poder realizar tudo bem acredito que nasceu em cidade grande onde espaço para estacionar mesmo na sua casa e raro mas e um conceito que nos leva de novo ao fato de que nao ha almoço de graça; um carro que faz bem tudo nao existe voce pode ensinar um urso a dançar mas ele nunca sera o primeiro bailarino do bolshoi um sandero rs e quase imbativel nas pistas mas tem carros melhores que ele nas ruas por exemplo um miata ou um brz sao ainda mais divertidos que o sandero em pista mas nao tem o espaço interno dele um landau e uma delicia em viagem em estradas longas mas e um landau https //www youtube com/watch v=zcqdav5utay&t=794s antes de existir os restomod existiam carros preparados o conceito antigo de preparaçao e um muito interessante pega o motor e balanceia trabalha dutos e valvulas e alimentaçao o resultado e o mesmo carro mas tornado melhor quase nunca falha em deixar o caro realmente melhor em tudo trocar motor as vezes e genial mas e um trabalho de desenvolvimento mais complicado trocar motor sempre faz o resultado muito diferente do carro original se voce nao gostava do original show se gostava do original pode acabar com algo que nao gostava projetar e tentar prever futuro afinal de contas quem faz isso com precisao ninguem claro entao eu me aproximo desse assunto de restomod com um pe bem atras especialmente quando se fala de se colocar todas as coisas boas do carro moderno em um carro antigo e o tal negocio se voce quer de verdade todas as coisas boas do carro moderno particularmente acho que vai estar melhor com um carro moderno ne https //www youtube com/watch v= klvh82ser0&t=4s veja os carros da alfaholics sim podem ter por exemplo ar condicionado mas sao essencialmente o mesmo carro original so com volume aumentado mesmo com o dobro de potencia e capacidade de velocidade mas sao barulhentos nervosos e desconfortaveis como o original sao realmente muito legais totalmente diferentes de outros claramente se focam num publico que quer apenas a ideia e a aparencia externa do antigo quer um carro moderno mas quando percebe que ninguem liga para ele procura algo que chama mais atençao se voce e um desses infelizmente nao posso te ajudar alguns vao mais adiante e fazem o ultimo sacrilegio transformam o antigo em eletrico por que meu deus https //www youtube com/watch v=4pmhaasp9f8 vou te falar uma coisa agora bem pessoal que de nenhuma forma deve ser tomado como regra por mais que admire os alfaholics e eu admiro nao posso deixar de dizer que um carro original e capaz de dar uma porcentagem enorme da mesma diversao por uma fraçao infima do preço sinceramente nao preciso de alfaholics nao um gtv usadinho ja estaria bom para mim claro que se estou reformando um carro pegar umas peças modernas melhores vale a pena e o que esta fazendo o nosso juliano barata por exemplo; nao faz sentido nao fazer isso ja que se esta com a mao na massa e de novo sao sensacionais os alfaholics muito minha opiniao e fundada na verdade em uma filosofia diferente altamente esquecida hoje a gente nao precisa ter o melhor de tudo para ser feliz se voce pode ter o melhor show mas se nao na verdade nao ha motivo para tristeza https //www youtube com/watch v=9buzmjmptdk&t=199s eu vou alem e digo mais acho inclusive que ar condicionado basico em 99% da especie restomod nao orna nesses carros passar calor nao e assim o fim do mundo quando se tem de volta tanta diversao e iteraçao nao so com o carro mas com o mundo la fora tambem lembra dele o mundo la fora eu lembro regularmente graças ao meu chevette meu chevette por sinal tecnicamente e um restomod ainda que um criado nos anos 1980 quando o termo nao existia um chevette 1975 que em 1984 foi restaurado e recebeu mecanica de um chevette 1983 1 6 inteira e que depois foi preparado o motor em 1988 tecnicamente um restomod mas um chevette antigo na verdade https //flatout com br/mao vs murad alfa romeo gtv vs chevette/ quando nesse espirito de melhorar apenas o carro mantendo seu cerne o que ele e totalmente a favor da especie pois na verdade e um carro melhorado apenas com cuidado para nao desandar o angu trocar motor de chevette um esporte muito popular tambem nao me apetece um motor de opala por exemplo algo que antigamente ia muito em chevette nele fica muito legal tambem mas transforma o em outro carro diferente; eu ja experimentei e gosto tambem mas prefiro o meu nao e so desempenho que conta lembra como se chega nele e mais importante fora do papel e das telas la fora no mundo real ja querer fazer de um antigo algo atual e um sacrilegio nao ha outra forma de dizer isso gente e o que sinceramente acredito carro atual com a idade percebo cada vez mais e sempre chato otimo veiculo claro e ainda existem uns e outros excepcionais por ai mas na vasta maioria isolados demais seguros demais chatos demais voce nao ia querer nada desse dna no seu fusca tenho certeza se quer compre um new beetle um professor da faculdade sempre falava uma frase obvia mas que sempre tirava a gente de uma pratica idiota e nos colocava no curso certo novamente uma coisa e uma coisa outra coisa e outra coisa no caso de carro antigo eu nao topo misturar ou e a experiencia inteira ou nada tudo no meio soa falso e forçado e francamente menos satisfatorio e voce o que acha
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