carros retro foram uma febre na industria automotiva ha alguns anos do fim da decada de 90 ao fim da decada de 2000 diversas fabricantes lançaram seus representantes no nicho do vw new beetle ao chevrolet camaro de quinta geraçao eles tinham recursos contemporaneos e linhas que remetiam ao passado e algumas fabricantes se sairam melhores que outras em suas tentativas [gt40 content search= classico widget= 1 title= veja classicos de verdade no gt40 ] hoje em dia esta tendencia esta desaparecendo o ford mustang por exemplo que foi um dos mais bem sucedidos carros retro em sua quinta geraçao produzida entre 2005 e 2014 abandonou quase todas as referencias esteticas ao classico dos anos 60 o atual fusca ainda mais retro que o new beetle vai sair de linha e nao vai deixar substituto ao menos nao como um hatchback retro os jipes como o jeep wrangler o mercedes benz classe g e o suzuki jimny sao a exceçao eles precisam se manter fieis aos classicos em sua funcionalidade entao e natural que o visual siga o mesmo caminho talvez por isso seja tao interessante ver o outro lado no lugar das interpretaçoes modernas de carro do passado que tal imaginar como seriam as interpretaçoes do passado dos carros modernos o que aconteceria se um designer automotivo voltasse ao passado e tentasse recriar os carros de hoje em dia usando as tendencias esteticas materiais e tecnologias dos anos 60 70 e 80 por exemplo um ilustrador holandes chamado ruben ooms cujo estilo lembra bastante o das historias em quadrinhos aparentemente tentou responder a esta pergunta com uma serie de ilustraçoes extremamente bem boladas retratando interpretaçoes sessentistas de carros como o porsche cayenne o audi r8 e o dodge viper como dissemos nao se tratam apenas de versoes retro de carros modernos ooms fez questao de respeitar ainda que com algumas licenças artisticas a identidade visual e os recursos tecnologicos de cada fabricante em sua epoca um bom exemplo e o proprio porsche cayenne 1970 batizado por ooms de porsche 999 hoje em dia a fabricante de stuttgart possui uma gama bastante diversa o 911 continua sendo um esportivo com motor boxer de seis cilindros na traseira e manteve de forma primorosa a silhueta classica incorporando melhorias a receita a cada geraçao sem perder a essencia mas voce tambem pode comprar um seda da porsche com motor v8 na dianteira panamera um esportivo mais em conta com motor quatro cilindros turbo central traseiro cayman e boxster e dois suvs diferentes o macan e o cayenne ambos com diferentes opçoes de motores v6 e v8 e nos anos 80 havia o 928 grand tourer com motor v8 dianteiro e toda uma linhagem de esportivos com motor quatro cilindros em linha 924 944 e 968 vendidos entre 1976 e 1995 mas em 1972 a ideia de um suv porsche com motor dianteiro era inconcebivel se fosse acontecer a visao de ooms seria bem plausivel um utilitario com a identidade visual do porsche 911 e motor traseiro porem com suspensao elevada e quatro portas nao seria muito diferente da ideia da vw que em 1950 fez um furgao sobre a base do fusca a famosa kombi na concepçao de ooms o porsche 999 cayenne seria algo como o porsche 911 carrera da epoca uma versao especial mais cara e mais potente com o letreiro na parte inferior das laterais ja no caso do supercarro audi r8 que foi o primeiro modelo com motor central traseiro da audi lançado em 2006 e feito em parceria com a lamborghini ooms imaginou como seria se ele tivesse sido feito em 1980 quando a audi lançou seu primeiro carro com traçao integral para ele o r8 1980 seria uma versao motor central traseiro do primeiro audi quattro com elementos esteticos comuns aos outros modelos da marca na epoca como os farois pequenos a grade com varios filetes horizontais colunas finas e linhas predominantemente retas funcionou muito bem com elementos de design do r8 como as sideblades na porçao traseira das laterais entre eixos longo e balanços curtos poderia ter sido um especial de homologaçao do grupo b com a mesma mecanica do audi quattro um cinco cilindros turbo de 200 cv ligado a uma caixa manual de cinco marchas que levava força do motor para as quatro rodas atraves de um diferencial central do tipo torsen que dividia de forma permanente o torque entre os eixos dianteiro e traseiro um conceito semelhante foi criado para o dodge viper 1965 um halo car para a merca norte americana criado para rivalizar com o chevrolet corvette no caso a chrysler poderia ter optado por combater fogo com muito muito mais fogo por que nao um muscle car com m maiusculo um motor v8 com dois cilindros a mais capo longo e traseira curta isto acabou acontecendo em 1991 quando o dodge viper foi lançado para rivalizar com o chevrolet corvette pelo titulo de esportivo mais norte americano de todos os tempos com plataforma propria e um v10 que na pratica era uma versao com dois cilindros a mais do v8 magnum a versao de 1965 imaginada por ooms ficou com um jeitao de corvette e verdade mas o teto targa com um santantonio integrado a traseira sao referencias diretas ao viper de primeira geraçao que foi produzida entre 1991 e 1995 estava disponivel apenas na versao aberta o viper cupe foi lançado apenas em 1996 mudando de segmento o range rover evoque que temos hoje foi lançado em 2011 e foi o primeiro crossover compacto de luxo lançado pela land rover apesar de carregar a identidade visual da marca e ter proporçoes de suv suas dimensoes sao as de um hatchback um pouco maior e sua vocaçao e o asfalto em 1970 o primeiro range rover foi lançado um suv com capacidade off road como o defender porem com um interior amplo e confortavel acabamento luxuoso e suspensao com molas helicoidais ar condicionado direçao assistida e bancos de couro um suposto evoque lançado pouco tempo depois seria uma versao de duas portas com estilo mais agressivo teto mais baixo e o luxo de um jaguar no interior por outro lado das criaçoes de ruben ooms na nossa opiniao o evoque 1979 e o que menos parece um carro de 1979 suas proporçoes estao um tanto modernas demais [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] no caso do mercedes benz classe a 1955 a situaçao e oposta para o designer caso a mercedes dos anos 50 decidisse fazer um carro popular ele seria menos parecido com um hatchback monovolume e mais parecido com um utilitario em miniatura um compacto com carroceria monobloco teto elevado e a dianteira da van l 319 como forma de conter custos de todo modo a ideia e meio improvavel em 1955 a mercedes benz havia acabado de lançar o 300sl o carro mais rapido do mundo na epoca derivado de um de seus projetos de corrida; e ja se saia suficientemente bem no segmento dos veiculos grandes com seus caminhoes e comerciais leves falando em compactos que tal um alfa romeo feito sobre a plataforma do mini original afinal estamos em um cenario fantasioso o pequeno seda de dois volumes receberia um motor dianteiro transversal com comando duplo no cabeçote e uma nova carroceria com o cuore sportivo da alfa romeo na dianteira e laterais traseiras inspiradas pelo giulia spring porem com proporçoes mais truncadas seria a versao de 1960 do alfa romeo mito que e feito sobre a plataforma do fiat grande punto conhecido no brasil apenas como punto ruben oons tambem imaginou como seriam alguns hibridos e eletricos atuais no passado ate porque os carros eletricos eram tao comuns quanto os movidos a gasolina nos primeiros anos do seculo xx o tesla model s por exemplo seria o tesla model c produzido em 1936 e projetado pelo proprio nikola tesla que foi a inspiraçao de elon musk na hora de criar sua companhia o fisico e inventor servio americano nasceu em 1856 e morreu em 1943 e poderia muito bem ter imaginado um carro eletrico e sabido que ele ja imaginava uma rede de postos de carregamento para os automoveis movidos a eletricidade e seu carro eletrico poderia ser um seda de luxo com visual analogo ao tucker torpedo e uma televisao no console central ja o bmw i8 que usa um tres cilindros turbo de 1 5 litro e energia eletrica para entregar 231 cv seria uma versao fechada do roadster 507 em 1956 a carroceria teria portas asa de gaivota e arcobotantes nas colunas traseiras e em vez de um v8 de 3 2 litros com o conversivel seria movido por um motor eletrico e ja que falamos em hibridos claro que nao faltaria o toyota prius 1977 ele teria a identidade visual do toyota celica da epoca nota se pelas lanternas traseiras pelo formato da linha de cintura e pela persiana sobre o vigia mas a silhueta da carroceria teria o perfil do prius moderno com pesadas baterias de chumbo o carro nao teria muita autonomia e nem seria muito rapido mas poderia ser um taxi silencioso para percorrer distancias curtas em centros urbanos inovador sem duvida mas nao muito pratico
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