o ano de 2019 foi um ano de extremos no mercado automotivo enquanto o mercado de suv e crossovers cresceu rapidamente algumas categorias foram praticamente extintas a ford e a chevrolet tiveram a ousada decisao de retirar sedas e hatchbacks de linha nos eua para focar nos suv e crossovers — e quase repetiu a dose no brasil mantendo apenas o ka como nao crossover os demais fabricantes nao foram tao ousados mas categorias como peruas hatches medios e minivans estao praticamente extintas com o fim de alguns modelos em 2019 e o possivel encerramento das vendas em 2020 listamos a seguir os modelos que deram adeus ao mercado brasileiro em 2019 volkswagen golf o golf e o carro mais importante do grupo volkswagen na europa ele figura entre os carros mais vendidos e sempre e considerado a referencia na categoria de hatches medios com a chegada da oitava geraçao lançada em 2019 na europa o modelo teve sua produçao encerrada no brasil importado a partir de 1993 e nacionalizado em 1999 o golf repetiu o ciclo nesta setima geraçao com o fim do modelo nacional ele chegou importado da alemanha em 2014 depois veio do mexico em 2015 e acabou nacionalizado em 2016 do mexico tambem veio a perua golf variant a partir de 2015 com motor 1 4 tsi cambio manual ou dsg de dupla embreagem e um pratico porta malas 605 litros a perua se tornou o sonho de consumo de muitos entusiastas por unir praticidade com a dinamica afiada do golf com a nacionalizaçao a gama de versoes cresceu e o motor 1 4 tsi virou flex entretanto a suspensao traseira multilink foi mantida apenas no gti as outras versoes passaram a usar um eixo de torçao mas a nacionalizaçao do golf veio em uma epoca complicada para os hatches medios a categoria estava em baixa com e a setima geraçao nao conseguiu repetir o sucesso da quarta geraçao em 2019 a produçao do golf nacional foi simplificada a apenas o gti para abrir espaço para o crossover t cross a perua tambem deixou de ser vendida por aqui para abrir espaço para o crossover nacional e tambem para o tiguan em setembro o gti teve a produçao encerrada oficialmente encerrando os 20 anos de produçao do golf no brasil mesmo com o fim da produçao a volkswagen deu uma ultima chance para o golf no brasil com o gte a versao esportiva hibrida foi lançada no final de novembro em um lote de apenas 100 unidades por r$ 199 000 a volkswagen nao confirma planos da vinda do golf de oitava geraçao para o brasil para os fas do golf que nao querem migrar para o t cross ou o tiguan restou o seda jetta que tem versoes com o 1 4 tsi e o gli com o conjunto de motor e cambio do gti ford focus outro carro medio que abandonou o mercado em 2019 foi o focus depois de quase 20 anos desde que recebeu a importante missao de suceder o escort o focus revolucionou a categoria com o estilo ousado da linguagem new edge e com sua pioneira suspensao traseira control blade que era um arranjo multilink mais compacto graças a essa suspensao e a ao seu bom acerto o focus se tornou referencia em comportamento dinamico da categoria lançado em 2000 dois anos apos o lançamento mundial sua produçao era na fabrica de general pacheco na argentina e nao acompanhou o ciclo de vida do modelo europeu a segunda geraçao chegou com quatro anos de atraso em 2008 ja com um face lift e a terceira veio com dois anos de atraso em 2013 apesar desse atraso o focus oferecia pacotes de equipamentos alinhados com a europa e mantinha o caracteristico acerto dinamico na terceira geraçao a ford optou por seguir a mecanica mais potente oferecida nos eua que era o motor 2 0 duratec com injeçao direta que produzia 178 cv junto do 1 6 sigma na europa o focus seguia o downsizing com motores 1 0 e 1 6 ecoboost a terceira geraçao do focus sofreu as mesmas dificuldades do golf com o mercado de hatches medios em baixa alem disso a transmissao de dupla embreagem powershift teve a imagem machada por problemas e recalls ao contrario do golf o focus nunca teve uma versao esportiva no brasil em maio de 2019 o focus teve a produçao encerrada na argentina o ano de 2019 tambem marcou o fim do focus de terceira geraçao nos eua; o hatch medio continua apenas na europa china oceania e partes da asia com a quarta geraçao lançada em 2018 ford fiesta a ford brasileira ganhou fama de tomar mas decisoes e o fiesta em sua ultima geraçao foi uma vitima destas decisoes mal acertadas o fiesta foi nacionalizado na quarta geraçao e simplificado na sexta para agradar o gosto brasileiro devido ao longo tempo de produçao no pais o fiesta conseguiu boa popularidade por sua vantajosa relaçao custo/beneficio a setima geraçao chegou importada do mexico como um compacto premium e com um prefixo new acrescentado ao nome em 2013 o new fiesta começou a ser feito no brasil ja com o face lift adotado na europa mas mesmo com a nacionalizaçao a geraçao nova nao conseguiu repetir o sucesso da anterior para piorar a situaçao do fiesta foi lançado um novo ka com preço mais acessivel o ka fez o fiesta continuar como compacto premium em uma faixa limitada do mercado onde ficou com vendas baixas ate ter a produçao encerrada em junho deste ano a ford chegou a oferecer um moderno motor 1 0 ecoboost no fiesta que vinha na versao topo de linha titanium e depois migou para um pacote de opcionais do modelo intermediario sel mas nao teve sucesso pelo preço alto e por oferece lo apenas com o condenado cambio powershift assim como o irmao maior focus o fiesta tambem parou de ser oferecido nos eua e recebeu uma geraçao nova apenas para a europa no brasil o sucessor indireto e o ecosport que usa a mesma plataforma do fiesta peugeot 408 e 308 a ultima vitima do declinio dos hatches medios no brasil foi o frances peugeot 308 que parou de ser oferecido junto do seda 408 a dupla vinha importada da argentina onde ainda sao produzidos para o mercado interno o seda começou a ser vendido aqui em 2011 e o hatch veio no ano seguinte ambos compartilhavam de um bom pacote de equipamentos e mimos tipicos de carros franceses juntos de um preço competitivo de inicio a mecanica era o motor 2 0 flex aspirado com cambio manual de cinco marchas ou a famigerada automatica de quatro marchas al4 o 308 era o unico com motor 1 6 aspirado em 2012 ambos receberam o motor 1 6 thp com cambio automatico de seis marchas no modelo topo de linha griffe esse cambio de seis marchas foi parar nos modelos 2 0 em 2013 melhorando o comportamento dos carros a peugeot da argentina decidiu manter os carros em produçao sem alteraçoes e nao trazer as geraçoes novas lançadas no exterior o 308 e o 408 receberam um face lift em 2015 e nao receberam mudanças significativas desde entao no brasil a peugeot encerrou a importaçao da dupla no inicio de 2019 passando a focar no 208 no suv 2008 e na linha de importados peugeot 208 gt a renault ousou em 2015 fazendo o sandero r s o primeiro carro assinado pela renaultsport feito fora da europa o hatch foi um revival dos hot hatches no brasil que carecia de opçoes acessiveis para quem procurava um compacto esportivo a peugeot decidiu acompanhar a renault fazendo uma versao esportiva do 208 usando a mesma formula pegar um motor potente disponivel na linha de medios e colocar no compacto completando com um acerto diferenciado de suspensao e pacote de equipamentos completos o 208 gt brasileiro pode ser considerado um versao light do gti europeu o motor 1 6 thp flex 173 cv contra os 200 cv do gti europeu e o cambio era apenas o manual de seis marchas mas 173 cv ainda e melhor que esportivo nenhum o 208 gt diferenciava do sandero r s por oferecer um acerto de suspensao mais confortavel que o de rato de track day do renault o gt tambem trazia mais itens de conforto que o rival trazendo uma pegada maior de grand tourer mesmo sendo um hot hatch mais facil de conviver no dia a dia o 208 gt nao conseguiu o mesmo sucesso de vendas do sandero r s parte disso pode ser culpado na falta de divulgaçao do carro que muitas vezes era esquecido que estava a venda pelo publico em 2019 a peugeot começou a simplificar a linha do 208 para preparar o terreno para a chega da nova geraçao o primeiro modelo a ser ceifado foi o gt esperamos que o fabricante de uma segunda chance para o gt na nova geraçao do 208 chery qq por muitos anos o carro mais barato do brasil foi o fiat mille mas a chegada dos chineses mudou isso o primeiro carro a destronar o mille foi o effa m100 que trazia mais equipamentos com uma qualidade de construçao duvidosa com o fim da importaçao do m100 o posto de carro mais barato do pais passou a ser do diminuto chery qq a segunda geraçao do qq começou a ser feita no brasil em 2015 e continuou oferecendo mais equipamentos por um preço menor que compactos de marcas tradicionais a qualidade de construçao melhorou mas ainda era longe de ser referencia o qq trazia soluçoes de reduçao de custo como eixo rigido na traseira no lugar da suspensao semi independente com eixo de torçao usada na maioria dos compactos nacionais o chery qq em seu ultimo ano de venda foi o unico carro vendido no brasil abaixo de r$ 30 000 com a produçao encerrada o titulo de carro mais barato volta a ser de um fiat dessa vez o mobi que custa a partir de r$ 33 490 vw spacefox ja falamos do fim dos hatches medios no brasil agora e a vez da extinçao das peruas a volkswagen oferecia duas a ja citada golf variant e a spacefox a perua derivada do fox nao era tao amada quanto a do golf por conta do teto alto e estilo que lembra uma minivan mas isso trazia vantagens no espaço interno quando foi lançada em 2006 a spacefox veio com grandes lanternas com elementos circulares inspiradas no golf de quinta geraçao e no passat por dentro ela mantinha a praticidade do fox com o banco traseiro deslizante servindo de meio termo entre peruas tradicionais mais baixas e as minivans a perua do fox acompanhou as evoluçoes do hatch ganhando uma reestilizaçao em 2010 que trouxe melhorias no acabamento e mais equipamentos no ano seguinte ela ganhou a versao aventureira spacecross que trouxe o estilo do crossfox para a perua mas sem o estepe pendurado na traseira em 2014 veio o ultimo face lift que tambem trouxe mais equipamentos e um motor 1 6 16v com cambio manual de seis marchas para o modelo topo de linha highline essas opçoes foram retiradas na linha 2017 e o modelo foi simplificado a chegada do t cross foi a pa de cal na spacefox e a perua teve a produçao encerrada o fox hatch continua convivendo com up gol e polo por enquanto mas devera aposentar com a chegada do nivus em 2020 citroen c4 picasso as minivans nao sao muito amadas por entusiastas por ser uma das responsaveis pelo declinio das peruas e por nao terem a dinamica de um carro mais baixo mas e inegavel a praticidade desse tipo de carro que trazem um grande espaço interno para passageiros e soluçoes inteligentes de aproveitamento de espaço e modularidade dos bancos os suv e crossovers nao so provocaram a diminuiçao da oferta de peruas como afetaram as vendas de minivans e uma opçao bastante interessante no brasil era a citroen c4 picasso a c4 picasso vinha importada da frança em duas versoes a de cinco lugares e a grand c4 picasso de sete lugares ambas com motor 1 6 thp e cambio automatico de seis marchas a minivan francesa vinha com preço interessante e bem equipada contando ate com cruise control adaptativo com assistente de faixa de rolagem os bancos eram individuais para todos os passageiros e podiam ser removidos para aumentar o espaço interno item raro de ver em crossovers a citroen pretende substituir o c4 picasso de forma indireta importando o suv c5 aircross que nao temi versao de sete lugares mas tem bancos individuais e modulares na segunda fileira com o fim da importaçao da c4 picasso as unicas minivans disponiveis no brasil sao a chevrolet spin e a kia carnival kia picanto o kia picanto e um caso curioso o carro chegou no brasil na primeira geraçao como uma opçao interessante de compacto com cambio automatico em uma epoca onde era raro essa combinaçao na segunda geraçao ele ganhou estilo mais agressivo dentro da nova linguagem de estilo da marca ele ganhou mais versoes e ate motor flex a terceira geraçao foi lançada em 2018 em versao unica e com pouco alarde o preço era alto para um carro 1 0 mesmo sendo bem equipado essa terceira geraçao durou pouco tempo 14 meses apos o lançamento silencioso ela teve a importaçao encerrada apenas 100 unidades desse modelo foram trazidas o modelo escolhido para o brasil era o gt de aparencia esportiva mas com motor 1 0 aspirado no exterior o picanto tambem podia vir com uma versao turbinada desse motor que e oferecida no brasil no hyundai hb20 com o fim do picanto a kia pretende retornar ao mercado de compactos com o rio que chega em janeiro de 2020
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