foto jimvw/flickr uma das primeiras modificaçoes que muitos entusiastas fazem em seus carros e trocar as rodas seja por razoes esteticas de desempenho ou um pouco das duas coisas e as chances de voce que esta lendo isso ja ter feito isso ou querer fazer sao razoavelmente grandes mas enquanto estava zapeando pela internet pesquisando modelos e preços de rodas e fotos para referencia voce ja chegou a parar e se perguntar de onde vieram as rodas de liga leve sejam originais de fabrica opcionais ou aftermarket as rodas de liga representam uma evoluçao tecnica e estetica sobre suas equivalentes de aço agora antes que os fas das boas e velhas steelies comecem a chiar sim existem rodas de aço bem bonitas e carros que ficam incriveis com ela o alfa romeo gta que mostramos por aqui outro dia na lista de versoes aliviadas e um belo exemplo seriamos loucos em discordar agora tecnicamente rodas de aço tambem sao feitas de liga o aço e uma liga de ferro e carbono pois o carbono torna o ferro mais rigido e resistente a deformaçoes e o custo de produçao e baixo contudo o termo rodas de liga e uma forma curta e popular de se referir as rodas de liga leve que sao feitas com uma liga de aluminio e magnesio ou seja metais leves dai o nome mas qual foi o primeiro carro a usar rodas de liga leve antes de responder precisamos falar um pouco sobre a historia da propria roda nao da invençao da roda que de acordo com os historiadores aconteceu em algum lugar entre 3500 e 3200 a c quando os sumerios da mesopotamia regiao onde hoje fica o iraque começaram a usar carruagens com rodas vamos falar da roda automotiva como sabemos o primeiro automovel patenteado considerando que automovel seja um veiculo projetado especialmente para ser movido por sua propria força e o benz patent motorwagen de 1886 invençao de karl benz ele usava rodas finas com raios de aço parecidas com rodas de bicicleta e pneus de borracha solida tudo projetado por benz ao mesmo tempo as chamadas carruagens sem cavalos usavam rodas de madeira exatamente como as rodas das carruagens com cavalos eram carros rudimentares e por isso nao havia necessidade de mudança foi assim por algumas decadas na verdade ate mesmo os primeiros exemplares do ford modelo t usavam rodas de madeira usadas em equipamentos de artilharia que ja eram equipadas com pneus de borracha esta borracha porem era branca pois nao trazia carbono em sua composiçao por isso sua vida util era reduzida com sorte um jogo de pneus durava 2 000 km e era preciso realizar reparos a cada 40 ou 50 km foi nos anos 20 que começaram a ser usadas rodas de metal com raios de aço parafusados a um aro de aço ou aluminio os pneus tambem eram parafusados ao aro garantindo melhor fixaçao alguns carros tambem usavam rodas raiadas como as encontradas nas bicicletas e motocicletas popularizadas nos anos 1910 por fabricantes como a britanica rudge whitworth e a italiana borrani um dos primeiros carros com rodas raiadas foi o rudge cyclecar que usava um motor monocilindrico de 750 cm³ e traçao por corrente esta foi a norma ate o ano de 1924 quando um engenheiro italiano criou a primeira roda feita totalmente de aluminio fundido com o tambor de freio integrado a roda seu nome era ettore bugatti e o primeiro carro a ser equipado com elas foi o bugatti type 35 sim o fundador da companhia que deu ao mundo alguns dos carros mais luxuosos do mundo foi extinta algumas vezes e sob a asa do grupo volkswagen criou o bugatti veyron com seu majestoso w16 de oito litros e mais de 1 000 cv tambem foi o responsavel por uma das invençoes que revolucionariam a industria automotiva para sempre [youtube id= pvruynk7798 width= 620 height= 350 ] o type 35 era um carro de corrida feito para competir nos grand prix da epoca ele foi apresentado em agosto de 1924 e usava um oito em linha de dois litros com comando no cabeçote e tres valvulas por cilindro capaz de entregar 90 cv apesar de nao parecer a carroceria do type 35 era uma das mais aerodinamicamente avançadas de seu tempo e o carro tinha suspensao por eixo rigido com feixes de molas semielipticas na dianteira e na traseira o type 35 foi um carro extremamente bem sucedido os 96 exemplares produzidos acumularam nada menos que 351 vitorias em grand prix entre 1924 e 1926 sendo que o titulo de grand prix de 1926 tambem ficou com um type 35 contudo este sucesso nao veio logo de cara a estreia do type 35 no grand pix de lyon na frança foi marcada por problemas que supostamente eram relacionados justamente a sua maior inovaçao as rodas de liga de aluminio ao todo seis carros foram inscritos naquele que era o grand prix mais importante da temporada cinco para a corrida e um como reserva bugatti estava confiante de que o type 35 era um dos melhores carros de corrida do planeta e por isso nao estava preparado para o fracasso que seus carros protagonizaram dois deles abandonaram a prova por problemas mecanicos e os tres que sobraram nao impressionaram por sua colocaçao dos 11 carros que cruzaram a linha de chegada foram 22 inscritos um dos type 35 era o ultimo enquanto os outros dois ficaram em 7º e 8º todos eles tiveram problemas com os pneus que se desintegravam rapido demais os bugatti foram forçados a parar para trocar pneus ate se acabarem os estepes e por isso por mais rapidos que fossem progrediram na corrida a um ritmo muito lento naquela epoca a cobertura dos eventos automobilisticos era extremamente importante para os fabricantes o carro ainda era uma invençao recente e nao havia melhor forma de convencer o publico de que seu carro era o melhor do que vencer corridas o fracasso dos bugatti que eram os favoritos para a vitoria repercutiu amplamente de forma positiva e negativa de acordo com ettore bugatti a culpa foi dos pneus que o forçaram a escolher entre andar rapido e conservar borracha esta tambem era a opiniao da imprensa a ediçao de agosto de 1924 da autocar por exemplo dizia que as interessantissimas rodas de aluminio fundido realmente mostraram seu valor e nao apresentaram qualquer tipo de problema bugatti chegou a receber uma carta de seu fornecedor de pneus pedindo desculpas pelo ocorrido e elogiando as rodas a carta assinada por frederick lionel rapson tambem sugeria que diversas companhias americanas nao hesitariam em pagar uma boa quantia pelos royalties da criaçao [youtube id= pvd7etu pec width= 620 height= 350 ] alfa romeo p2 por outro lado as criticas eram severas elas vinham de vittorio jano engenheiro responsavel pelo alfa romeo p2 o carro que venceu o gp de lyons de 1924 de acordo com o site unique cars and parts jano testemunhou a corrida de perto e disse que as rodas de liga dos bugatti quebravam sem parar e que a equipe tinha varios jogos de rodas reserva qualquer que seja a verdade o fato e que realmente havia interesse comercial nas rodas de liga de ettore bugatti nao era para menos as vantagens descritas pelo criador foram comprovadas depois que a bugatti trocou seu fornecedor de pneus nas palavras do proprio ettore bugatti as rodas de liga leve proporcionam melhor resfriamento do pneu devido ao aro em aluminio que tem conduçao termica muito superior ao aço fixaçao do pneu ao aro com um anel de segurança evitando que ele se desprenda resfriamento perfeito da roda incluindo o disco de freio bugatti continuou desenvolvendo as rodas de liga de aluminio tres anos depois em 1927 o imponente type 41 royale surgiu com enormes rodas de 24 polegadas nos anos seguintes as rodas de liga leve começaram gradualmente a ser adotadas nos carros de corrida e modelos esportivos ou de luxo contudo as rodas com raios de aço ainda eram as favoritas as rodas de liga leve se popularizaram de verdade nos anos 60 quando fabricantes como ferrari e porsche começaram a oferece las em seus carros carlo abarth passou a oferecer rodas de liga leve como opcionais para seus modelos fabricadas pela campagnolo em 1962 a ferrari 275 gtb vinha com rodas de liga leve em 1964 e o porsche 911s em 1966 algo parecido aconteceu nos eua o chevrolet corvette sting ray vendido com rodas de liga leve em 1964 e quase ao mesmo tempo fabricantes como a cragar a american racing e ate mesmo a hurst introduziam as rodas de liga leve no mercado americano shelby gt350 de 1965 e suas classicas rodas de liga leve a primeira fabricante a oferecer rodas de liga em um carro popular foi a volkswagen em 1974 o golf de primeira geraçao usava rodas de liga de aluminio com 12 raios de 13x5 polegadas quase ao mesmo tempo volkswagen scirocco e passat alem do audi 80 receberam as mesmas rodas a partir dai o mercado de rodas aftermarket começou a se popularizar nao e a toa que a bbs uma das maiores fabricantes do segmento e fortemente associada a volkswagen e a cultura de sua comunidade de proprietarios e tudo começou com o desejo de ettore bugatti em ganhar corridas foto jimvw/flickr
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