FlatOut!
Image default
Eventos Lançamentos

Salão do Automóvel 2016: os carros que você não pode deixar de ver de perto

A cada dois anos, a comunidade inteira de entusiastas brasileiros se volta para São Paulo, onde acontece o Salão do Automóvel. A edição de 2016 será marcada por lançamentos importantes (alguns deles, mundiais!) e atrações especiais que virão apenas para se exibir e fazer barulho, mas deverão garantir nosso entretenimento.

O FlatOut estará presente para trazer as novidades para vocês em uma cobertura especial. Mas antes disso, vamos dar uma olhada no que esperar e o que encontraremos entre os dias 10 e 20 de novembro no São Paulo Expo.

 

Audi

audi_r8_42

A marca das quatro argolas vai ser bem generosa com os entusiastas e terá como principal destaque a segunda geração do Audi R8, que finalmente desembarca no Brasil. Lançado em 2015, no Salão de Genebra, tinha suas vendas previstas para começar neste ano, mas foram adiadas – segundo consta, porque ainda havia algumas unidades do R8 da geração passada no estoque.

O que você vai ver será, em essência, um carro bem parecido com o anterior, porém com linhas mais angulosas e atuais (não que a primeira geração tenha envelhecido tanto assim). O motor é um V10 de 5,2 litros compartilhado com o Lamborghini Huracán, de 5,2 litros,  610 cv a 8.250 rpm e 57,1 mkgf a 6.500 rpm – aliás, são exatamente os mesmos números do touro.

audi_rs_7_sportback_performance_30

A outra atração também é matadora: a dupla RS6 Avant e RS7 Performance. Tanto a perua quanto o cupê-de-quatro-portas-com-tampa-traseira-de-hatchback serão apresentados com o novo pacote Performance, anunciado no meio do ano.

audi_rs_6_avant_performance_27

Originalmente, ambos são equipados com um motor V8 de quatro litros com dois turbos e injeção direta, capaz de entregar 560 cv – potência que, convenhamos, já bastaria para qualquer um de nós pelo resto da vida. O pacote Performance, porém, faz alguns ajustes no motor, que tem o limite de rotações aumentado e passa a trabalhar com mais pressão nos turbos. O resultado: 605 cv e 76,5 mkgf de torque – um ganho de 45 cv e 5 mkgf respectivamente. O câmbio é automático de oito marchas, e ambos são capazes de chegar aos 100 km/h em 3,7 segundos. É tempo de supercarro, cara!

 

Chevrolet

chevrolet_camaro_83

delay na chegada de novas gerações ao Brasil não é exclusividade da Audi. Como dissemos há exatamente um mês, o Camaro de sexta geração já roda pelas ruas americanas há quase um ano, mas a Chevrolet ainda estava vendendo por aqui o modelo anterior. Isto vai mudar em breve: logo após o Salão do Automóvel, onde fará sua estreia nacional, o novo Camaro começará a ser vendido no Brasil.

Conforme adiantado pela GM, as primeiras 100 unidades importadas serão da edição limitada Fifty, lançada em março deste ano para comemorar os 50 anos do pony car, que foi lançado em 1967. Os carros pintura exclusiva, rodas de 20 polegadas, kit RS e outros elementos estéticos diferenciados. Apostamos na versão 2SS, com o  motor V8 6.2 LT1 do Corvette de 460 cv e 63 mkgf e câmbio automático.

cruze

A outra estreia ficará por conta do Chevrolet Cruze hatch. Talvez você nem lembrasse que o Cruze Sport6 ainda está à venda – ainda mais agora que seu visual envelheceu demais com a chegada da nova geração. A fabricante manterá o nome da versão que, a exemplo do sedã, será equipada com motor 1.4 turbo de 153 cv. Imaginamos que continuarão sendo oferecidas as transmissões manual e automática de seis marchas.

 

Dodge e Jeep

dodge_challenger_srt_hellcat_21

Diferentemente dos rivais, o Dodge Challenger segue praticamente igual ao que era quando foi lançado, em 2008 – lá se vão oito anos. Isto não quer dizer, contudo, que não vemos querer vê-lo no Anhembi mês que vem. Temos um bom motivo para isto. Ou melhor, 717 motivos!

Não há planos de oferecer o Hellcat no Brasil. Aliás, nem mesmo o Challenger é vendido oficialmente aqui mas, novamente, isto não nos impede de já estar ansiosos para conferir de perto o muscle car mais potente do planeta.

jeep_grand_cherokee_srt jeep_grand_cherokee_15

Já a Jeep trará o Grand Cherokee SRT, que leva a sério a definição de utilitário esportivo: com um V8 Hemi de 6,4 litros e 481 cv, acoplado a uma caixa automática de oito marchas, ele é capaz de acelerar até os 100 km/h em seis segundos, com máxima de 250 km/h.

jeep_compass_longitude_20

Se você está achando que ele só veio para chamar a atenção, bem… você está certo. O verdadeiro destaque no estande da Jeep é o lançamento do Jeep Compass, modelo intermediário que utiliza a mesma plataforma do Renegade, porém se posicionará em uma faixa superior. Como você já deve ter lido por aqui, o Compass será fabricado no Brasil e sua primeira aparição pública acontecerá no Salão do Automóvel – em setembro, ele foi apresentado exclusivamente para jornalistas.

jeep_compass_trailhawk_22

O Compass será lançado com dois motores: um 2.0 flex de 166 cv e um 2.0 a diesel de 170 cv, e o preço ficará entre R$ 99.990 e R$ 149.990.

 

Ford

shelby_gt350r_mustang_12

Para quem aprecia muscle cars, será um belo Salão do Automóvel: ao lado do novo Camaro e do ignorante (no melhor sentido possível) Challenger Hellcat, também poderemos ver o Shelby GT350R. Sim: a versão mais nervosa do Ford Mustang será exibida em São Paulo. Infelizmente, porém, é puro exibicionismo, mesmo: sequer há planos de importar o Mustang comum!

Vamos ficar com o ronco do incrível V8 de 5,2 litros de 533 cv do GT350R – que é capaz de girar a até 8.200 rpm – para nos consolar.

ford_gt_concept_2

Quer mais? Beleza: o Ford GT também está a caminho do Brasil, com sua aerodinâmica extremamente sofisticada (explicamos tudo detalhadamente aqui) e um motor V6 Ecoboost de 3,5 litros com dois turbos e mais de 600 cv (a Ford ainda não revelou as especificações técnicas).

ford_f-150_raptor_18

Aliás, a Ford F-150 SVT Raptor 2017, que tem carroceria toda de alumínio, também será movida pelo V6 Ecoboost biturbo, em uma versão de 450 cv. E ela também virá para o Salão!

 

Honda

cq5dam.web.1280.1280

Há poucos dias falamos sobre o WR-V, novo SUV compacto que a Honda vai apresentar no Salão do Automóvel. Feito sobre a plataforma do Fit e dividindo com ele o motor, 1.5 16v, o WR-V substituirá o “aventureiro” Fit Twist, porém terá visual distinto do hatchback. A concorrência será formada, principalmente, pelas versões de entrada do Renault Duster e do Ford Ecosport.

mclaren_honda_mp4-31_7

Agora, se um jipinho urbano não faz seu tipo, a Honda terá algo bem mais interessante para mostrar: o McLaren MP4-31, monoposto que marcou a volta da parceria entre a fabricante japonesa e a equipe britânica que fez história na Fórmula 1 oitentista. Falando nisso, não seria legal se eles trouxessem um MP4/4 de surpresa?

 

Hyundai e Kia

hyundai_creta_7

A dupla coreana sempre apostou em SUVs e sedãs para conquistar o público brasileiro, e suas atrações para o Salão do Automóvel mostram que isto não vai mudar tão cedo. A Hyundai confirmou que o Creta, versão brasileira do SUV compacto ix25, será lançado em São Paulo. O motor deverá ser um quatro-cilindros de 1,6 litro e 128 cv, mas o visual definitivo da versão brasileira ainda não foi revelado.

hyundai_tucson_47

Outra novidade será a nova geração do Hyundai Tucson – a terceira a ser vendida no Brasil, visto que a primeira e a segunda (que é chamada de ix35) ainda convivem em nosso mercado. O lançamento ainda não foi confirmado, mas já é dado como certo.

hyundai_elantra_56

Entre os sedãs, o novo Elantra é a novidade da Hyundai. A nova geração (que não é nova geração) seguirá o visual da versão americana, enquanto o motor continuará sendo o mesmo do modelo atual: um 2.0 naturalmente aspirado de 167 cv.

kia_cerato_sedan_14

A Kia, por sua vez, trará o Cerato reestilizado para o Salão. O sedã, que ganhou novo visual na dianteira, passará a ser importado do México em vez da Coreia do Sul, o que possibilitará uma redução no preço, visto que a carga tributária sobre o carro passará a ser menor. Com isto, a fabricante coreana espera conquistar espaço em um mercado dominado por fabricantes ocidentais.

 

Mercedes-Benz

20160705140959505620i

Ficamos surpresos ao saber que a Mercedes-Benz escolheu o Salão de São Paulo para apresentar, de forma oficial, sua primeira picape. Seu nome ainda não foi confirmado, mas especula-se que será GLT ou X-Class. A plataforma será compartilhada com a Nissan Frontier, como fruto da recente aliança entre a Renault-Nissan e a Mercedes, mas os alemães garantem que a nova caminhonete será bem mais do que uma Frontier rebatizada.

Large Image_11027

Mais informações serão reveladas no dia 25 de outubro, antes da estreia em público, e a Mercedes-Benz até colocou no ar um site com a contagem regressiva para a data.