se tem uma coisa clara hoje em dia na industria e o fato de que as diferenças entre marcas e ate paises fabricantes de automoveis ficam cada vez menores olhando se os carros em si os americanos por exemplo antes donos de uma particular forma de fazer automoveis hoje so podem ser identificados nas caminhonetes todo o resto e igual ao resto do mundo os dodge v8 estao mortos no fim deste ano nao ouviu uma caracteristica interessante dos americanos costumava ser o pragmatismo seus carros esporte por exemplo costumavam ser sempre sobre numeros de desempenho e preço olhe a ficha tecnica e o preço e ache um carro melhor segundo eles um corvette anda mais que um 911 pela metade do preço por que raios alguem compraria um 911 nuance e experiencia ao volante eram coisas que escapavam a eles na verdade mais que isso veja o interior do carro que e tema da materia de hoje o saleen s7 parece algo feito com peças compradas na loja de acessorios de esquina compare isso com sei la um alfa romeo dos anos 1970 menos que isso compare com um mazda rx7 que seja quando performance e so o que importa esse tipo de coisa e deixada solenemente de lado goste ou nao desta atitude a respeito de carros temos que respeitar a filosofia no minimo pelo menos nao e copia do vizinho e uma forma de pensar nao gostou paciencia nao e a toa que o saleen s7 nasceu da cabeça de um piloto de corrida aposentado steve saleen uma coisa que nao e muito comentada por ai mas me parece claro como agua e como piloto profissional acaba pensando a respeito de automoveis em termos de uma ferramenta sim ferramenta assim como sua esposa que quer apenas conforto espaço e o desenho externo suv para usar o carro como uma ferramenta o piloto so quer saber de resultado e mais nada a parte artistica lhe escapa e nao lhe interessa e bobagem e mais rapido entao claramente e melhor [caption id= attachment_353490 align= aligncenter width= 868 ] 1973 primeira vitoria em pista de steve saleen de mustang claro [/caption] aqui uma rapida divagada para nao perder o costume e por isso que pilotos famosos nao fazem bons avaliadores de automoveis com algumas exceçoes para comprovar regra claro tem o respaldo de sua habilidade ao volante e fama as pessoas querem saber o que ele acha mas nunca se tornam avaliadores populares e o motivo acredito seja esse claro que e uma grande generalizaçao que faço falando isso tem gente de todo tipo na profissao de piloto e nem todos sao assim mas geralmente principalmente nos pilotos de grande sucesso acredito ser uma generalizaçao bem valida [caption id= attachment_353492 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro mustang saleen 1985[/caption] mas enfim voltando ao que interessa saleen nos anos 1980 era ja um pai de familia careca de oculos e bigode estava claro que nao seria o proximo senna e resolve fazer outra coisa da vida como tinha decadas de experiencia em competiçao com carros americanos principalmente mustangs resolve aplicar este know how fazendo mustangs especiais em 1985 aparece o primeiro saleen mustang e dai em diante grande sucesso na empreitada avancemos agora para os anos 1990 saleen cria oito carros de corrida; tinham aparencia de mustang mas so os vidros vinham dele todo o resto do chassi tubular a carroceria em fibra de carbono tinha sido criada por saleen ele anunciou que faria uma versao de rua para ele o saleen street sr mas nunca chegou a fazer isso na verdade pensou se eu nao usei nada de mustang quase nesse carro por que nao ir adiante e fazer um carro inteiro do zero nascia o projeto molly nomeado em homenagem a sua filha que culminaria no s7 [caption id= attachment_353491 align= aligncenter width= 999 ] o street sr[/caption] e como um sujeito com uma oficina de preparaçao e construçao artesanal no sul da california faz um carro validado legal e com vin proprio nos anos 2000 engraçado voce perguntar; ia mesmo explicar isso o saleen s7 o plano era basicamente criar o carro mais veloz do mundo e cobrar caro para ele; planejando direito lucro era possivel apesar de seu preço alto a mclaren tinha provado que este conceito era possivel ainda que a empresa acabasse vendendo menos carros que planejara a nova bugatti faria isso de novo com o veyron em 2005 saleen estava entre os dois mostrando seu primeiro carro em 2000 outra coisa que saleen sabia bem era trabalhar com fornecedores versado na pratica da industria de massa fazia contratos com especialistas como monroe em amortecedores e por ai adiante; como na industria de massa saleen especifica os parametros de performance peso e preço; os especialistas desenham os componentes steve saleen conceitua o esquema basico do carro; pretendia desempenho de mclaren f1 mas usando uma engenharia mais simples tornando o carro mais barato para se construir e de se manter o chassi seria criado com tecnologia de competiçao tubular em aço 4130 com alguns componentes em honeycomb de aluminio para reforço; nada de estrutura de fibra de carbono aqui mas os paineis externos de carroceria seriam todos em fibra de carbono unica parte do carro fabricada fora dos eua pois a fibra inglesa era mais leve e de melhor qualidade e preço sim o carro era para ser um supercarro americano a primeira vez que isso aconteceu de verdade; o vector dos anos 1970 nunca tendo decolado; e os mosler ainda muito esquisitos e especificos para serem colocados nesta categoria; so o posterior mt900 foi um supercarro de verdade mas tambem nao de muito sucesso embora o s7 tenha sido concebido e estilizado nos eua grande parte do seu desenvolvimento principalmente o chassi foi realizado tambem no reino unido pela ray mallock limited uma empresa especializada em carros de competiçao a primeira vista e especialmente quando visto de frente o s7 tinha fortes conotaçoes do mclaren f1; no interior o banco do condutor foi deslocado para o centro do carro para uma distribuiçao de peso ideal embora nao fosse montado centralmente para motor saleen de novo mergulhou em tecnologia artesanal de competiçao este foi desenvolvido e criado por ele mesmo basicamente e um ford v8 351 windsor; mas nao ha uma peça sequer comum com o motor ford o bloco e em aluminio e todos os componentes internos sao exclusivos o cabeçote era derivado do desenho do 351 cleveland com valvulas em angulo semi hemi mas tambem e desenho exclusivo e em aluminio saleen dizia que a arquitetura ford fazia economizar em componentes como juntas de cabeçote e poder usar a tecnologia de preparaçao aftermarket de seu pais em bombas de agua e coisas do genero deslocando sete litros 104 8 x 101 6 mm; 7008 cm³ aspirado e ohv com injeçao eletronica multiponto era ainda assim compacto e com carter seco e montado muito baixo no carro a tolerancia de construçao era minima para este motor e tudo do melhor era usado as sedes de valvula por exemplo eram de berilio era tambem uma fera 558 cv a 5900 rpm e 72 6 mkgf a 4000 rpm o limitador cortava a 6500 rpm dando uma faixa bem grande de uso e o transeixo traseiro fabricado por um fornecedor no texas era manual de seis marchas para manter o motor baixo o volante/embreagem era de dimensoes pequenas; o cambio era pesado nos engates e a embreagem segundo a road & tarck e pesada e a janela de engate pequena e dificil de operar sem tranco as suspensoes eram tambem de tecnologia de competiçao duplo a sobreposto nas quatro rodas mas simples em execuçao tambem feita toda em tubos de aço soldado apenas cubos de roda de aluminio forjado exigiam ferramental para produçao a direçao era pinhao e cremalheira com assistencia hidraulica com a bomba acionada por um motor eletrico e nao pelo motor o carro era extremamente baixo largo e comprido; media 4 775 mm em um entre eixos de 2700 mm e quase dois metros de largura ainda assim e com pneus e rodas 275/30 r19 e 345/25 r20 frente e tras e enormes discos de freio ventilados de 15 e 14 polegadas pesava apenas 1300 kg em ordem de marcha com apenas 1300 kg e 558 cv de um v8 de sete litros aspirado e cambio manual o desempenho claro era avassalador disse a r&t se acessa toda a potencia do motor numa reta grande o suficiente e rapidamente se passa dos 265 km/h velocidade onde os 1300 kg do carro sao dobrados pelo downforce aerodinamico da carroceria e incrivel tem mais força se voce cravar mais o pe nao ha motivos para duvidar da velocidade final declarada de 320 km/h o som tambem e completamente inebriante com 7 0 litros de v 8 de aluminio fazendo a transiçao de um ruido rouco para um grito maniaco a cada passeio ate a linha vermelha de 6 500 rpm esse treco se move de verdade e faz curva como se travada em um slot a altas velocidades medido o desempenho era o maior ja medido pela revista ate ali junho de 2003 ha quase exatos vinte anos o 0 96 km/h se deu em 3 3 segundos a caminho de um quarto de milha em 11 8 segundos a embreagem pesada do saleen s7 requer alguma familiarizaçao coloque muito acelerador e as rodas traseiras lutarao pela traçao; muito pouco pedal e o carro morre uma vez posto em movimento o s7 acelera com imensa potencia disse a revista de como esses numeros foram atingidos estimou a velocidade maxima em 354 km/h o carro custava nos eua em 2003 a bagatela de us$ 395 000 nada barato claro mas ainda assim menos da metade do preço do entao descontinuado mclaren f1 um mclaren f1 de pobre maldade gente [caption id= attachment_353518 align= aligncenter width= 999 ] twin turbo [/caption] mas nao foi so isso como bom americano em certo ponto steve saleen achou que isso ai nao era suficiente em 2005 aparece o s7 twin turbo o motor recebeu uma dupla de turbos garrett soprando 5 5 psi 0 38 bar admissao abaixo; o resultado foi 760 cv a 6300 rpm e 95 mkgf a 4800 rpm a empresa dizia que agora o 0 96 km/h era em 2 7 segundos e o quarto de milha em 10 segundos a velocidade maxima 399 km/h existiu tambem uma versao de corrida o s7r correram no fia gt alms grand am european le mans e nas 24 horas de le mans series e tiveram uma carreira razoavel com 27 voltas mais rapidas 29 pole positions e varios podios incluindo 19 vitorias mas esse sucesso nas pistas nao se traduziu em vendas extras para o s7 de rua que permaneceu cada vez mais raro no ano seguinte o competition package fez a potencia subir para redondos 1000 cv mas no fim em 2009 a produçao cessa com menos de 100 veiculos construidos uma historia parecidissima com a da mclaren f1 neste ponto o carro voltaria em 2017 com s7 lm e 1300 ou 1500 cv; mas nao esta claro quantos foram feitos desta segunda leva; certamente nao muitos um carro deveras interessante mas que perdeu a atual leva de bilionarios orientais que compram tudo desse tipo e os guardam em garagens gigantescas ar condicionadas um supercarro largamente esquecido hoje em dia mas realmente interessante
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