FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

ÉPICO! Saltos, poeira e ronco de motor no Rali da Finlândia 2014


No último fim de semana aconteceu a edição 2014 do Neste Oil Rally Finland, ou Rali da Finlândia, uma das etapas mais esperadas do WRC. O rali é quase um esporte nacional na Finlândia e o país nórdico deu ao mundo alguns dos melhores pilotos da categoria. Você já deve imaginar o que isto significa: uma prova simplesmente épica, como este belo vídeo com os melhores momentos deixa bem claro.

Os bólidos do Grupo B deixaram saudades até em quem nem havia nascido na década de 80, mas a gente arrisca dizer que os carros que competem no WRC hoje não deixam muito a dever na hora de proporcionar um espetáculo na terra. Hatches que a gente vê na rua como o Ford Fiesta, o Citroën DS3 e o Volkswagen Polo ganham equipamento de pista e motores preparados para produzir cerca de 300 a 340 cv — o bastante para roncar alto, saltar bonito e protagonizar cenas como estas:

O vídeo começa como várias outras produções automobilísticas — cenas em câmera lenta, uma música eletrônica e um filtro na imagem. Contudo, não dura mais que um minuto e meio, e a coisa fica muito mais sedutora aos olhos de um entusiasta: cascalho se espalhando, motores berrando e escapamentos estalando enquanto os carros fazem curvas de lado e dão alguns saltos inacreditáveis — por volta dos 3:08, por exemplo. O que foi aquilo?!

E ainda há quem não entenda por que a gente gosta tanto de carros e corridas.

759_Rally-Finland-D-Mack-Ketomaa-2013_83_896x504

O Rali da Finlândia teve como vencedor o finlandês Jari-Matti Latvala, que conseguiu uma vantagem de 31 segundos nos três primeiros dias de competições, mas uma falha nos freios no fim do terceiro dia colocou sua vitória em xeque. No quarto dia, porém, Latvala mostrou-se ainda mais competitivo e ficou com a vitória, com uma vantagem de 3,6 segundos sobre Sébastien Ogier, seu colega de equipe.

Mas vamos dizer a verdade: todo piloto que tem colhões para competir no WRC merece vencer, e este vídeo é mais uma prova incontestável disso.

ESTE Gol GTS 1.8
PODE SER SEU!

Clique aqui e veja como