um dos primeiros posts de nossa serie sobre as lendas de le mans falava sobre o w194 o carro que deu aos alemaes sua primeira vitoria em 1952 e ainda foi a base para o lendario esportivo 300sl gullwing so que aquela tambem seria a ultima vitoria — depois de envolver se na tragedia de le mans de 1955 a mercedes decidiu simplesmente deixar de competir so retornando ao automobilismo tres decadas depois em uma parceria com a sauber nao demoraria para que o programa desse resultado — o sauber mercedes c9 venceu as 24 horas de le mans de 1989 quebrando um jejum de 37 anos como ja contamos aqui peter sauber fundou a equipe que leva seu sobrenome em 1970 e começou com prototipos primeiro veio o c1 que tinha este nome porque era o primeiro carro o c e de christine a esposa de peter sauber sauber c5 os carros seguintes iam de acordo com a sequencia numerica e o mais bem sucedido deles foi o c5 que tinha motor bmw e competiu nas 24 horas de le mans de 1977 e 1978 seu sucessor o c6 foi introduzido na temporada de 1982 do mundial de endurance ja sob as regras do grupo c talvez nem fosse preciso dizer que o carro da sauber foi um dos que nao tiveram chance por causa dos porsche 956 e 962 mas isto nao impediu que continuassem tentando [youtube id= gnw4hjr6q3a width= 620 height= 350 ] sauber c6 em nurburgring nordschleife com o c7 foi a mesma coisa com um seis em linha bmw de 3 5 litros turbo derivado daquele usado no bmw m1 o carro foi o nono colocado nas 24 horas de le mans de 1983 atras de oito porsche 956 em 1984 a sauber decidiu nao competir oficialmente e precisando de dinheiro vendeu o unico c7 que tinha a uma equipe independente americana que foi correr com ele na imsa a pausa foi um respiro bem vindo para que peter sauber pudesse projetar o c8 que era uma evoluçao do c7 com a seçao traseira retrabalhada para acomodar um motor v8 — afinal colocar um seis em linha por mais potente que fosse para competir contra motores v8 e v12 com potencia na casa dos 700 cv era pedir para entrar em desvantagem peter sauber fazia carros que tinham condiçoes de vencer — o nono lugar do c7 de diego montoya tony garcia e albert naon era uma evidencia incontestavel — mas lhe faltavam motores melhores a mercedes tinha isso em mente quando decidiu voltar a competir e firmou uma parceria com a equipe para a temporada de 1985 vencer em le mans e sempre um objetivo ambicioso e a mercedes sabia que tinha que começar com calma por isso nas temporadas de 1985 e 1986 limitou se a fornecer motores para a sauber antes de começar a colocar dinheiro de verdade na equipe sem problemas para sauber cujo novo carro o c8 recebeu um v8 de cinco litros com dois turbocompressores kkk e 650 cv o m117 derivado dos motores usados nos sedas e cupes de luxo da mercedes desde os anos 70 nao era exatamente um motor sofisticado — tinha comandos simples com bloco de ferro fundido e cabeçotes de aluminio mas era robusto e potente o bastante para garantir que o c8 conseguisse bons resultados no campeonato a infeliz exceçao era le mans o carro sequer largou na corrida de 1985 pois sofreu um acidente na reta hunaudieres durante os treinos de classificaçao em 1986 abandonou a prova por problemas mecanicos as duas decepçoes levaram a sauber a modificar o c8 novamente dando origem ao c9 [youtube id= wgcfijduuiu width= 620 height= 350 ] a falta de criatividade no nome nao refletia as mudanças do prototipo que tinha suspensao traseira totalmente reformulada e novo desenho na porçao posterior da carroceria no mais o monobloco de aluminio ainda era o mesmo o motor tambem foi retrabalhado para ficar mais eficiente serviço que ficou por conta da alema mader nas 24 horas de le mans de 1987 os dois c9 da equipe de fabrica se classificaram em 7º e 8º o primeiro com chip ganassi johnny dumfries e mike thackwell revezando ao volante abandonou a prova muito cedo na 37ª volta por problemas no cambio — o que foi uma pena pois o carro estava em quarto lugar o segundo carro dos pilotos mike thackwell henri pescarolo e hideki okada deixou a prova na volta 123 em vez de jogar tudo para o alto a mercedes benz decidiu finalmente aumentar seu envolvimento com a sauber transformando a em sua equipeoficial de fabrica mas ainda sem a classica pintura prateada como que em uma mare de sorte os sauber mercedes c9 venceram cinco corridas na temporada de 1988 do mundial ficando com o vice campeonato atras da jaguar contudo a sauber mercedes nao competiu nas 24 horas de le mans a decisao foi tomada depois que um pneu de um dos carros estourou durante os treinos de classificaçao preocupada com a segurança dos pilotos e traumatizada pelo acidente de 1955 a mercedes decidiu nao correr de qualquer forma o ano de 1989 guardava uma bela novidade o v8 m119 derivado do m117 o novo motor tinha comando de valvulas duplo nos cabeçotes ainda mais robusto e capaz de entregar 720 cv o novo motor parecia ser o que faltava para o c9 ser um carro vencedor a mercedes tambem decidiu voltar a usar a cor prata na carroceria e para os mais supersticiosos a nova velha pintura provavelmente deu sorte a equipe para começar os dois carros da equipe de fabrica — o nº 61 que trazia mauro baldi kenny acheson e gianfranco brancatelli como pilotos; e o nº 63 com jochen mass manuel reuter e stanley dickens revezando ao volante largaram nas duas primeiras posiçoes foi uma corrida tranquila e na chegada as posiçoes se inverteram com o carro nº 63 levando a bandeira quadriculada ao final das 24 horas o detalhe e que o ano de 1989 foi o ultimo em que a famosa reta de seis quilometros de le mans ficou livre de chicanes possibilitando que o c9 atingisse os 400 km/h [youtube id= k6_l 3ubvpg width= 620 height= 350 ] o bom resultado deu a mercedes animo para desenvolver um carro totalmente novo o c11 do qual ja contamos toda a historia apesar de nao ter competido em le mans pois a corrida ja nao fazia parte do campeonato o sauber mercedes c11 ficou famoso por vencer o titulo de 1990 e revelar ao mundo um talentoso jovem alemao michael schumacher
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